Bandeira da Colômbia

PUBLICIDADE

Bandeira da Colômbia

A oposição local ao domínio espanhol no que hoje é a Colômbia começou em 20 de julho de 1810, em Bogotá.

A rebelião logo se espalhou por Cartagena, vale do Cauca e Antioquia.

Cada área proclamou a independência sob uma bandeira separada – listras horizontais de amarelo sobre vermelho, uma tricolor de listras azul-amarelo-vermelhas, azuis e brancas dentro de uma borda prateada e outras.

A vitória do “Libertador”, Simón Bolívar, na Batalha de Boyacá em 7 de agosto de 1819, garantiu a independência da Colômbia, e em dezembro daquele ano a Colômbia adotou como bandeira nacional o tricolor horizontal de amarelo, azul e vermelho sob o qual Bolívar lutou.

Em 1834, as listras foram alteradas de horizontais para verticais e uma estrela branca de oito pontas foi adicionada ao centro.

Posteriormente, brasões apareceram na bandeira para fins oficiais específicos. A atual bandeira nacional foi estabelecida quando o governo voltou para a horizontal amarelo-azul-vermelho em 10 de dezembro de 1861.

Ao fazê-lo, porém, fez com que a faixa amarela tivesse o dobro da largura de qualquer uma das outras faixas. Foram previstos símbolos distintivos no centro da bandeira para fins de identificação do serviço diplomático, dos navios da marinha, dos navios de propriedade privada e das forças armadas.

Essencialmente, os mesmos símbolos já eram utilizados há meio século, mas a representação artística exata variava de um regime para outro em reacção à mudança do cenário político.

Na versão colombiana, amarelo representa o ouro, o azul representa os dois oceanos que banham o litoral do país e o vermelho simboliza o sangue que foi derramado para a libertação do país. Uma versão popular não oficial afirma que o amarelo representa a riqueza do país, e os azuis e vermelho, que a parcela seja, os dois partidos tradicionais com os símbolo da cor da colombianas.

A bandeira é usada como símbolo pelo governo nacional e as instituições do Estado, com variações diferentes em sua preparação de acordo com o uso que lhe é dado pelo corpo diplomático, civil ou militar.

A bandeira tem três listras horizontais:

Amarelo: Na parte superior, ocupa a metade do tamanho total; representa a riqueza de solo.
Azul: No centro e simboliza os mares que banham território.
Vermelho: Na parte inferior, significa o sangue derramado pelos heróis nos campos de batalha para dar-nos pátria e liberdade.

O comprimento e a largura da bandeira devem ter uma proporção de três a dois.

Bandeira da Colômbia –  História

Bandeira da ColômbiaBandeira da Colômbia

bandeira Nacional da Colômbia é amarela-azul-vermelha listrada horizontalmente.

No século 16, a Colômbia foi chamada de Novo Reino de Granada sob controle espanhol. A bandeira hasteada nessa época estava a Cruz da Borgonha, uma cruz vermelha em um campo branco. Em 1717 a bandeira do Vice-Rei de Nova Granada era um campo branco com um brasão no centro à esquerda.

Em 1785 a bandeira do Vice-Rei de Nova Granada foi alterada para a bandeira nacional espanhola. A bandeira da época apresentava duas faixas vermelhas e uma faixa central amarela que tinha o brasão menor no centro à esquerda.

Em 1810, Nova Granada tornou-se independente da Espanha e chamou-se Províncias Unidas de Nova Granada. Uma bandeira que apresentava um retângulo verde central com uma borda amarela e vermelha dentro da qual havia um retângulo branco de oito pontas estrela foi adotada.

Quando em 1819 Nova Granada se tornou parte da Gran Colômbia, a bandeira adotada foi uma bandeira amarela maior com letras menores listrado tricolor azul e vermelho com o brasão da Gran Columbia no canto superior esquerdo. Em 1920 o o brasão foi alterado para apresentar o novo design com uma águia.

A terceira bandeira da Gran Colômbia foi adotada em 1821. As faixas coloridas agora eram do mesmo tamanho e maiores.

Em 1922 foi proposta uma nova versão da bandeira com um brasão diferente.

Em 1831 o nome do país foi mudado para República de Nova Granada e um novo nome vermelho-azul-amarelo o tricolor vertical foi adotado. Em 1858 o país tornou-se a Confederação Granadina e a bandeira permaneceu o mesmo.

Em 1861, as áreas que seriam Colômbia, Panamá e noroeste do Brasil tornaram-se os Estados Unidos da América.

O tricolor vertical permaneceu com 9 estrelas brancas adicionadas ao centro.

Em 1861 a bandeira foi alterada para tricolor horizontal com faixa amarela maior e quando a área permaneceu Colômbia, a bandeira permaneceu a mesma.

Enfimmuitas variações diferentes da bandeira moderna da Colômbia já foram usadas antes. As cores da bandeira têm origem durante a luta pela independência contra a Espanha em 1810.

A atual bandeira da Colômbia manteve as três cores principais da bandeira da Gran Colombia (fundada por Simon Bolívar). Em 1830, a Grande Colômbia – a efêmera república sul-americana invadiu as atuais nações da Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela. Em 1831, a bandeira teve o selo da Colômbia colocado no centro da nova bandeira tricolor vertical vermelha-azul-amarela. Em 1861, o desenho da bandeira foi alterado para um tricolor horizontal composto por uma grande faixa amarela.

Brasão de armas da Colômbia

Bandeira da ColômbiaBrasão de armas da Colômbia

O atual brasão da Colômbia foi adotado oficialmente em 9 de maio de 1834. No centro do brasão está um escudo dividido em três seções. a seção base mostra o istmo do Panamá, que pertenceu à Colômbia até 1903.

A seção intermediária usa um boné frígio, que é um símbolo tradicional de liberdade. A seção superior mostra uma romã com duas cornucópias (chifre da abundância), que é um símbolo colonial do Vice-Reino de Nova Granada. No topo do escudo está uma espécie em extinção – o Condor Andino, segurando um ramo de oliveira no bico. Atrás do escudo está uma vela feita com a bandeira nacional colombiana, pendurada sobre as lanças.

Acima do escudo há uma fita que exibe o lema nacional: “Libertad Y Orden” (“Liberdade e Ordem”).

O brasão de armas é em forma de um escudo (forma Suíça) e é 6 partes de largura por oito partes altas. Está dividida em três distintas secções horizontais.

A parte superior, em um campo azul, tem em seu centro um ouro aberto romã com grãos vermelhos dentro, um tronco e folhas de ouro.

Em cada lado da romã existe uma cornucópia reclinada de ouro, a uma das moedas de esquerda em direção ao vazamento de romã, e um outro sobre o pleno direito de frutas tropicais.

A romã (granada) indica o nome do país no momento em que o brasão de armas foi introduzido (La Nueva Granada) e as cornucópias simbolizam a riqueza da terra, seus minerais e os solos ricos da zona tropical.

A seção do meio mostra um barrete frígio (símbolo da liberdade) em um campo de platina (um metal precioso colombiano).

A parte inferior mostra o Istmo do Panamá separa os dois mares adjacentes de prata, com um navio preto, velas desfraldadas, em cada um deles. O Istmo não pertence mais à Colômbia.

O condor, representando a liberdade, poleiros no topo do brasão de armas. Pendurado seu bico é uma coroa de louros, entrelaçada com uma fita dourada onduladas ligadas ao emblema. As palavras “Libertad y Orden” (Liberdade e Ordem) são escritos em preto sobre a fita.

Quatro lanças inclinadas subir a partir dos lados do brasão de armas, dois à direita e dois à esquerda, de que pendem quatro bandeiras colombianas que circundam o emblema. As bandeiras estão unidos na ponta inferior do escudo.

Fonte: Colégio São Francisco/www.worldatlas.com/flagmakers.co.uk/www.britannica.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.