Breaking News
Home / Turismo / Camocim

Camocim

PUBLICIDADE

Último dos municípios do litoral Oeste do Estado do Ceará, Camocim é uma cidade centenária, com intenso movimento cultural. Sua principal atração é Tatajuba, uma praia que guarda seus encantos naturais intactos e todo o primitivismo de aldeia de pescadores.

No Carnaval, Camocim recebe milhares de visitantes. É um dos principais pontos da festa no Estado. A indústria é a principal atividade econômica, acompanhada pela pesca e pelo comércio. Toda a arquitetura da cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX.

Camocim

Eventos

Festa do Bom Jesus dos Navegantes – Padroeiro (Janeiro); Carnaval (Fevereiro), Festival de Violeiros (Abril); Festival de Quadrilhas (Junho); Procissão Marítima de São Pedro (29/Junho); Festival de Música (Julho); Festa da Lagosta e escolha da Rainha da Lagosta (Julho); Aniversário de Camocim (Setembro); Festa do Município (Setembro); Regata de Canoa (Setembro); Regata Ecológica de Tatajuba (Novembro).

Atrações

Praia da Tatajuba

Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. É cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais. Possui uma das dunas mais altas do litoral cearense, o Morro Branco. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). O acesso é feito com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas.

Estuário do Rio Coreaú

Possui belos manguezais e diversas ilhas, que se estendem por cerca de 20 Km, num cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbra-se, entre os manguezais, caranguejos e aves marinhas, além da beleza das salinas.

Ilha da Testa Branca

Também conhecida como Ilha do Amor, fica em frente à cidade e possui manguezais, dunas e belas praias. É muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para praticar esqui nas dunas, caminhadas e banho de mar. Da ilha, tem-se uma bela visão da cidade.

Praia de Camocim

Praia de grande beleza, formada pelo conjunto do Rio Coreaú, com muitas dunas, mangues e ilhas ao longo do rio.

Praia das Barreiras

Oferece uma visão panorâmica, a partir de suas falésias elevadas, de grande parte da costa leste do município. Fica na foz do rio Coreaú, a 2 km do centro de Camocim.

Praia do Farol do Trapiá

Distante 2 km da praia das Barreiras, possui uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió

Fica a 15 km do centro de Camocim, a partir do Lago Seco. Nela fica a Vila de Pescadores, que possui lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas, sendo cada vez maior a freqüência de turistas.

Praia das Caraúbas

Totalmente virgem, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, possui uma paisagem especial para os amantes do Ecoturismo.

Praia da Barrinha

Fica a 21 km de Camocim. Possui areias brancas e vermelhas, que a deixam com um visual todo especial. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor de um imenso coqueiral. O acesso é feito com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceió.

Praia das Imburanas

Área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico, é totalmente virgem. Fica entre Camocim e Tatajuba. Acesso de barco ou balsa.

Outras atrações

Prédio da Antiga Estação Ferroviária

Prédio histórico onde funciona o balcão do Sebrae e um Campus avançado da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Construído em 1881.

Igreja Matriz de Camocim

Foi construída no início do século pelo mesmo engenheiro da estrada de ferro, Engenheiro Privat.

Praça José Severiano Morel

É onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal.

Boa Vista Resort & Conference Center

É o mais novo e moderno Resort do Nordeste brasileiro, construído de acordo com as tendências e exigências do turista internacional. Localizado na Praia de Barreiras, a 2 km do centro histórico de Camocim, é cercado de praias selvagens e desertas

Fonte: www.guiabrasilturismo.com.br

Camocim

O município, a 379km de Fortaleza, já foi uma cidade portuária e atualmente participa da economia cearense como um dos principais pólos pesqueiros do Estado. A preservação arquitetônica de fachadas de antigas construções embeleza o ar charmoso de Camocim.

Tendo como área de lazer a margem do Rio Coreaú, o turista que vai ao município não pode deixar de apreciar o ambiente de mangue fazendo a travessia de barco para a Ilha do Amor, com a possibilidade de aventuras na outra margem do rio.

Na Barra dos Remédios os visitantes conferem uma das mais altas dunas do Ceará. O local é dominado por dunas móveis que modificam o ambiente, proporcionando surpresas a cada reencontro com o lugar.

Os turistas têm a opção de alugar carros com tração 4 X 4 para fazer uma visita à comunidade de Tatajuba, próximo a Jericoacoara, onde o cenário retrata um paraíso bastante preservado. É importante não se esquecer de visitar os Lagos do Boqueirão, da Torta, e Seco.

A cidade conta com hospedagem de qualidade, com hotéis de padrão internacional. São 57,7 mil habitantes e a gastronomia é condizente com a vocação natural da cidade: a pesca. Destaque também para as manifestações folclóricas e o artesanato.

Em poucos quilômetros, a paisagem de mangue dá espaço para as dunas e a praia de Camocim. O personagem principal deste cenário é o Rio Coreaú, que divide a cidade da Ilha do Amor e de outros atrativos naturais, como as lagoas no meio das dunas. Para atravessar o rio e conhecer essas belezas, os moradores locais auxiliam no transporte de turistas e carros através de balsas. Não precisa se preocupar: balança, mas não cai!

Praias – Camocim

Praia da Tatajuba

Entre Camocim e Jericoacoara, uma das maravilhas do Ceará: a Praia da Tatajuba. Águas claras e mornas, coqueiros espalhados pela enorme extensão de areia, dunas e ainda um vasto manguezal são características da praia. Tatajuba está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara, o que garante a preservação do local.

Os visitantes não podem deixar de parar na lagoa que leva o mesmo nome da praia para tomar um refrescante banho. Para chegar a este paraíso, é preciso veículo com tração 4 X 4. Os aventureiros que partem de Jeri, atravessam um braço de mar em uma balsa para chegar a Tatajuba.

Ecoturismo – Camocim

Rio Coreaú

Ideal para um relaxante passeio de barco para apreciar as diversas ilhas ao longo do rio e para a prática de esportes náuticos, o estuário do Rio Coreaú oferece ainda a beleza das salinas e a rica fauna dos manguezais. Os visitantes podem observar a areia branca do mangue em contraste com as raízes e os caules dos vegetais que característicos daquele ambiente.

Lagoa da Torta

Aprecie saborosos peixes e tome bebidas geladas dentro de uma lagoa com água doce e límpida, cercada por dunas, carnaubais e cajueiros. Este lugar é a Lagoa da Torta, onde os visitantes podem degustar camarões, lagostas, peixes grelhados ou a alho e óleo e tomar uma cerveja gelada sem sair de dentro d´água. E o melhor, dentro de uma rede.

Quer relaxar mais? Que tal um passeio de canoa? Eis outra opção indispensável. Quem não quer folga e prefere aventura, pode praticar esportes de aventura no local. Os ventos colaboram com os praticantes do kitesurf.

Fonte: guiadolitoral.uol.com.br

Camocim

O Ceará tem um extenso litoral com quase 600km de praias e cenários de encher os olhos. No litoral Oeste é onde fica Camocim, uma pequena cidade repleta de dunas, praias e lagoas paradisíacas. As praias de Camocim ficam a 300km da capital, Fortaleza, e essa beleza quase intocável é desconhecida até pelos próprios cearenses.

Camocim

De Fortaleza até Camocim, a viagem pode durar até 7 horas. Mas basta chegar até o vilarejo para saber o quanto vale a pena chegar até lá. A cidade é contornada pelo Rio Coreaú, o que torna um cenário encantador nas dunas que ficam entre o rio e o mar.

Camocim

Logo quando o visitante chega, é recebido com uma visão de grandes jangadas artesanais. Cruzar o rio, navegando pelas jangadas, é um convite irrecusável. Outra opção é atravessar de balsa até chegar à Ilha do Amor, onde existem várias piscinas naturais de água doce formada pela água da chuva. Um banho quentinho e restaurador.

Camocim

Em Camocim são 62km de praias paradisíacas, um cenário privilegiado de encantos naturais e beleza intocáveis. A Praia da Tatajuba, Duna do Funil e a Lagoa da Torta são as mais conhecidas para quem vem da famosa praia de Jericoacoara, logo ao lado. Muitos cearenses e turistas até pensam que essas praias e lagoas fazem parte de Jeri, quando na verdade, são pertencentes a Camocim.

Camocim

Na Lagoa da Torta é possível tomar um banho maravilhoso. Em algumas épocas do ano, as barracas ao redor da lagoa ficam submersas, possibilitando ao turista um banho num bar molhado.

Fonte: www.dicasviagem.com.br

Camocim

Praia das Barreiras

Um penhasco de areias vermelhas de onde se vislumbra o mar aberto, uma boa parte da costa de Camocim até a praia dos Imburanas. As dunas muito brancas da Ilha do Amor, os manguezais na foz do rio, enfim, toda a orla marítima da cidade.

Fica a três km do centro e, por causa da proximidade, é muito frequentada pelos moradores e pelos turistas e por causa disso, a praia tem diversas barracas para servir a todos.

Praia do Maceió

Praia voltada para os turistas com águas claras, limpas e mornas perfeitas para o banho. É uma praia muito bonita que abriga uma vila de pescadores, cheia de coqueiros. Fica a 15 km de distância do centro de Camocim podendo ir pela estrada de piçarra a partir do lago seco ou de bugre e 4×4 pela areia da praia das Barreiras na maré baixa.

Praia da Tatajuba

Dunas, manguezais e coqueiros. As águas são calmas e a vela é um esporte que pode ser praticado com total liberdade, já que barcos a motor não são permitidos nessa área de Camocim. Toda a área é protegida por Lei Ambiental.

Barra dos Remédios

Tem uma paisagem diferente do resto do resto do litoral devido a presença dos mangues de Camocim. Existem dunas em forma de cone em toda a extensão.

A maré é típica de mangue e possui uma rica fauna. As águas são caracterizadas pelo encontro do mar com o Rio dos Remédios. A praia fica a aproximadamente 16 km do centro de Camocim e o acesso é por bugre ou 4×4 pelas dunas em trilhas que são um labirinto, logo, para se chegar até lá, é necessário a companhia de um guia.

Praia de Camocim

Formada por ilhas, dunas e mangues, a Praia de Camocim tem uma grande beleza. É um dos principais pontos dos foliões do Ceará no Carnaval. Toda a arquitetura em volta é formada por casarões e a economia se baseia na pesca e no comércio.

Praia da Barrinha

O próprio nome já diz. Barrinha é uma pequena barreira de areia vermelha que veio do sangradouro do lago das Cangalhas, que deságua na praia. As areias mescladas entre muito brancas e vermelhas deixam a paisagem com um ar especial. O acesso só pode ser feito pela Praia do Maceió de bugue ou 4×4.

Fonte: oradical.uol.com.br

Camocim

Camocim, esta localizada no estado do Ceará, a 340 Km de Fortaleza e a 125 Km de Parnaíba, tendo Jericoacoara, Bela Cruz e Barroquinha como cidades próximas. É o ultimo município do litoral oeste do estado, com maravilhosas praias e uma exuberante natureza que proporciona momentos de muita descontração. Em Camocim o turista encontra um cenário de praias totalmente preservadas, com águas claras, dunas, manguezais e lugares realmente lindos.

Camocim

O acesso a Praia do Tatajuba é feito por buggy ou veículo 4×4. A praia possui águas claras, mornas e calmas, poderá encontrar ainda dunas, manguezais e coqueirais, é uma área de proteção ambiental.

A Praia do Maceió é perfeita para banhos de mar, pois suas águas são claras e mornas, nela também encontrará dunas e coqueirais, além de uma vila de pescadores.

Camocim

A Barra dos Remédios é considerada uma das mais lindas do litoral, nela a água do rio dos Rémedios se encontra com o mar, possui dunas móveis(chamadas assim pois se modificam) e o acesso é feito com buggy ou veículo 4×4.

Não deixe de conhecer a Ilha do Amor ou Testa Branca, a ilha fica de frente para a cidade de Camocim e é parada obrigatória para o turista. Poderá praticar esqui em suas dunas ou caminhar em suas belas praias, encontrará também manguezais na Ilha do Amor.

Entre as praias do Maceió e do Farol do Trapiá esta a Praia das Caraúbas. O lugar é ideal para quem curte a natureza, a praia é deserta e formada por pedras e dunas, poderá ainda descansar embaixo dos coqueirais de Caraúbas.

Visite a Praia da Barrinha, moradia de pescadores, mas que não deixa de ter seu encanto. Suas areias são mescladas de branco e vermelho e poderá ainda passear por suas dunas móveis.
A Praia do Farol do Trapiá, conta com um farol ainda em operação, é deserta e de fácil acesso.

Não deixe de fazer um passeio de barco no Rio Coreaú, o rio é famoso por suas salinas e é rodeado de manguezais e ilhas. Durante o passeio são feitas paradas para banho, onde os turistas poderam ver os cavalos marinhos. Além disso o rio é um excelente lugar a prática de esportes náuticos.

Faça também o passeio de buggy, passando por rios, manguezais, praias, vila de pescadores em um panorama inesquecível.

Fonte: www.viagenseturismo.tur.br

Camocim

HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras referências datam da Segunda metade do Século XVI, quando cartograficamente identificou-se a nomenclatura costeira, a começar de Tutóia no Maranhão aos limites finais entre Ceará e Rio Grande do Norte. O ancoradouro, denominado pelos nativos de Camocim, constou do levantamento cartográfico com o nome de Rio da Cruz ou foz do rio Coreaú, no percurso extensivo ao atual Município de Granja.

No início do Século em referência (19-01-1604),Pero Coelho de Souza aportou no ancoradouro do Rio da Cruz, partindo no dia seguinte rumo a Ibiapaba.

Em 1656,procedendo a visita do Superior Padre Antônio Vieira à Ibiapaba, o Governador do Maranhão autorizou a construção de Forte em Camocim, na suposição segundo a qual os Índios Tabajaras não receberiam pacificamente o ilustre visitante. Como, no entanto, o contrário viesse a ocorrer, o Forte não passou de simples projeto.

No começo do Século XVII, quando o padre Ascenço Gago instalou várias tribos, retiradas da Missão da Tabainha, houve como local de realdeamento o Rio Cruz, porém no extremo-sul da foz do Coreaú, no que se presume tenha sido no final da extensão Granja-Camocim.

Na foz do rio, então denominada por Índios Tremembés e de outras Nações por esses não rejeitadas, formou-se a povoação, constantemente assediada por embarcações em tráfego e eventualmente a reclamar pouso.

Sua elevação à categoria de Vila, subordinada ao Município de Granja, ocorreu segundo Lei nº 1.786, de 23 de dezembro de 1778, com o nome de Barra do Camocim, tendo sido instalada a 8 de janeiro de 1783. Desmembrado da jurisdição de Granja, consoante Lei nº 1.849, de 29 de setembro de 1879, elevou-se a Município segundo Lei nº 2.162, de 17 de agosto de 1889.

A primitiva capela, dedicada ao Bom Jesus dos Navegantes, teve início de obras em 1880, obedecendo planta e orientação do engenheiro José Privat, responsável pela construção da Ferrovia Camocim-Sobral. A continuação das obras, já sob a direção do engenheiro Beltrão Pereira e em termos de Igreja-Matriz, data do ano de 1882. Em 1905, tendo à frente o padre João Teixeira de Abreu, os trabalhos são interrompidos.

Significado do Nome

Buraco para enterrar defunto

Aniversário da Cidade:
29 de Setembro

Gentílico:
Camocinense

População:
60.163 habitantes

CARACTERÍSTICAS

Município histórico litorâneo, Camocim é cercado por antigas muralhas de pedra, apresentando intenso movimento cultural. Seu litoral, com 64Km de praias urbanas e virgens, é cheio de dunas, falésias, lagos, mangues, ilhas e o Estuário do Rio Coreaú. É importante porto pesqueiro e um dos principais locais de agitação no Carnaval do Ceará. Sua maior atração é a Praia de Tatajuba. A arquitetura da Cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX. Seu Padroeiro é Bom Jesus dos Navegantes.

Clima:
Quente

Temperatura Média
26º C

Principais Pontos Turísticos

Estuário do Rio Coreaú

Partindo de Camocim subindo o rio Coreaú percorremos seu estuário com belos manguezais e diversas ilhas, que estendem-se por cerca de 20 Km, num excelente cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbramos entre os manguezais caranguejos e aves marinhas, alem da beleza das salinas. Vias de acesso: BR 222; Ce 165 ou Ce 071

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor)

A ilha da testa branca, também conhecida como ilha do amor, localizada em frente à cidade, contém manguezais, dunas e praias, sendo muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para desfrutar de agradável banho de mar, de caminhadas e de esqui nas dunas, alem de saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia.

Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.

Praia das Barreiras

A Praia das Barreiras, na foz do rio Coreaú, a 3 Km do centro de Camocim, nos oferece uma visão panorâmica a partir de suas falésia elevadas, de onde vislumbram-se o mar aberto, grande parte da costa leste do município, até a praia das Imburanas, as alvas dunas da ilha da Testa Branca, os manguezais da foz do rio e a orla marítima da cidade. Porto pesqueiro – leste.

Praia do Farol do Trapiá

Distante 2 Km da praia das Barreiras encontramos a praia do Farol do Trapiá, onde existe uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió

A 15 Km do centro de Camocim, dos quais 9 Km em estradas de piçarra, a partir do lago Seco, está a praia de Maceió, onde localiza-se a aprazível vila de pescadores com o mesmo nome, que tem lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas sendo cada vez maior a freqüência a esta praia.

Praia das Caraúbas

Totalmente virgem, a praia das Caraúbas, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, só possui um local especial para os amantes do Ecoturismo. Seguindo-se pela orla marítima são 12 Km da sede até a praia.

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz Barrinha vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas formam um visual todo especial ao lugar. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor do imenso coqueiral existente no local que fica a 21 Km de Camocim. Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceio.

Praia da Tatajuba

Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, a praia da Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. Cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais, a praia lembra um paraíso perdido. O Morro Branco existente no lugar é uma das dunas mais altas do litoral cearense. Entre dunas, mar e o Laguinho da Torta, e sem energia elétrica, a praia da Tatajuba é habitada por 745 moradores que residem em 166 casas, divididas em três setores: Vila de São Francisco, Vila Nova e Nova Tatajuba. A partir de Camocim o percuso até Tatajuba pode ser feito pela orla marítima, cruzando-se a foz do rio Coreaú. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas – 40 km.

Praia das Imburanas

Totalmente virgem, a praia das Imburanas, localizada entre Camocim e Tatajuba, é outra área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico. É também uma barra onde a vegetação coberta de mangues e dunas dá um colorido todo especial. O acesso é difícil, o turismo aventuroso é que vale a pena. Acesso de barco ou balsa – 75 km – oeste.

Prédio da Antiga Estação Ferroviária

Prédio histórico onde funciona o balcão do Sebrae e um Campus avançado da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA – Construído em 1881.

Igreja Matriz

A igreja Matriz de Camocim foi construída no inicio do século pelo mesmo engenheiro da estrada de ferro, Engenheiro Privat.

Praça José Severiano Morel

Onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal

Praça Deputado Murilo Aguiar

Em frente ao antigo prédio da estação Ferroviária

Praça Pinto Martins

Onde está localizado o Mercado Público

Praça de São Francisco

Em frente a igreja de São Francisco

Praça Sinhá Trévia

Onde está localizada a Estação Rodoviária

Igreja de Bom Jesus dos Navegantes

Fundada pelos jesuítas

EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro
Festa do Bom Jesus dos Navegantes – Padroeiro

Fevereiro
Carnaval – Praia das Barreiras e Lago Seco (trios elétricos)

Abril
Festival de Violeiros – Reúnem-se violeiros de várias regiões

Junho
Festival de Quadrilhas – Praça da Casa de Cultura
29 – Procissão Marítima de São Pedro

Julho
Festival de Música
Festa da Lagosta – Escolha da Rainha da Lagosta – Associação Atlética Banco do Brasil

Setembro
Aniversário do Município
Salão de Arte
Festa do Município
Regata de Canoa

Novembro

Regata Ecológica de Tatajuba
Festa do Caju

Fonte: www.ferias.tur.br

Camocim

Camocim está localizada no litoral do Ceará. A praia de Camocim é um importante porto pesqueiro. Com boa infraestrutura, Camocim possui orla urbanizada.

A cidade é centenária e cultural e está próxima a santuários ecológicos. A dica é visitar locais próximos como Jericoacoara e Delta do Parnaíba. Passeie na praia de Tatajuba, com natureza intacta e estilo rústico de vila de pescadores.

Camocim

Camocim é formada pelo do Rio Coreaú, dunas, mangues e ilhas ao longo do rio. O local recebe muitos visitantes principalmente durante o carnaval.

O que comer

Há restaurantes à beira mar, além de boas opções em pousadas.

Onde ir

Passeie do santuários ecológicos próximos a cidade. Se refresque no rio ou no mar das praias de Camocim e se divirta nas dunas.

Onde ficar

A cidade oferece boas opções de hotéis e pousadas. Os estabelecimentos têm boa estrutura e qualidade de serviço.

Quando ir

Se quiser movimentação, já durante o carnaval.

Fonte: adoroviagem.uol.com.br

Camocim

Importante porto pesqueiro na Foz do Rio Coreaú, tem a melhor estrutura para quem quer conhecer as praias do Oeste do Ceará.

Camocim

Praias

Camocim (ou Barreiras)

Porto pequeno, principalmente no trecho em frente ao Centro. Urbana, com faixa estreita de areia e ondas fracas. Há dunas em formação, mangues e ilhas ao longo do Rio Coreaú.

Ilha do Amor

Uma das mais visitadas, a travessia é feita pelos barcos dos pescadores.

Barrinha e Maceió

Ondas fracas, águas límpidas e azuis e vila de pescadores. Dunas móveis se separam dos lagos Cangalha (Barrinha) e Boqueirão (Maceió). Acesso por estrada de terra até Maceió. Para chegar até Barrinha é melhor ir por meio das dunas. Em Maceió, há algumas pousadas, bares e restaurantes modestos.

Caraúba

Enseada, rochosa, com dunas. Acesso complicado pela estrada que vai para Maceió.

Farol de Trapiá

Fica na Foz do Rio Coreaú, com acesso a partir de Camocim. Um pontal rochoso avança para o mar. No lado esquerdo da praia há alguns barzinhos. Muito freqüentada pelos moradores da cidade.

Imburana e Moréia

Acesso de barco ou balsa que sai do Centro (80 km por estrada de terra).

Praia de Nova Tatajuba

Com larga faixa de areia, dunas que seguem a orla, águas límpidas e mansas e lagoas temporárias.

Fonte: www.melhorespraias.com.br

Camocim

Camocim não foge a regra do litoral cearense: praias quase selvagens limitadas por dunas intermináveis ou coqueiros são a principal paisagem da cidade.

Num litoral extenso, Camocim apresenta, além das praias selvagens, algumas praias conhecidas, urbanizadas e agitadas na alta temporada.

A cidade também é um importante porto pesqueiro da região e o turista pode apreciar na Praia de Camocim o bonito espetáculo dos jangadeiros, uma das mais belas imagens do local.

Para conhecer todas as praias, a melhor opção é ir de bugue e aproveitar o passeio para passar pelas dunas. Lagoas, o Rio Coreaú e áreas de mangue completam esse cenário que nos rodeia de natureza o tempo todo. Não deixe de conhecer Camocim.

Fonte: tvturismo.terra.com.br

Camocim

Último município da costa oeste do Ceará, Camocim é uma cidade que apresenta intenso movimento cultural. Sua principal atração é Tatajuba, que mantém intacta a praia é o encanto natural é o primitivismo da aldeia de pescadores.

Camocim

Praia Camocim

Praia de grande beleza, formada pelo rio Coreaú, com muitas dunas, mangues e ilhas ao longo do rio.

Praias em torno de …

Praia da Tatajuba

Localizado ao oeste da câmara municipal, entre Camocim e Jericoacara, Tatajuba é um dos mais belos paraíso tropical do Nordeste. É cercada por dunas brancas, coco, plantas e grandes manguezais. Possui uma das mais elevadas dunas costeiras cearense, Morro Branco (Montanha Branca). A praia pertence a uma grande área de preservação ambiental (APA). É acessível em buggy ou veículos 4×4.

Estuário Rio Coreaú

Tem belos manguezais e diversas ilhas que ao longo do caminho cerca de 20 quilômetros, em um cenário ideal para o barco e à prática de esportes aquáticos. Nos passeios de barco se ver, entre os manguezais, caranguejos e aves marinhas, assim como a beleza de sal.

Ilhada Cabeça Branca

Também conhecida como Ilha do Amor, está mesmo em frente da cidade e possui manguezais, dunas e belas praias. É muito procurado pelos banhistas após atravessar o rio Coreaú de barco para praticar esqui sobre as dunas para caminhadas e natação no mar. Tem uma vista magnífica da cidade.

Praia das Barreiras

A partir de suas altas falésias você tem uma visão geral da maior parte da costa leste da Prefeitura. Ele está situado junto à foz do rio Coreaú, 2 km a baixo de Camocim.

Praia do Farol (faro), do Trapiá

Trata-se de 2 km da praia de Barreiras, tem uma barraca à beira da praia com total infra-estrutura, incluindo um restaurante que prepara comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió

Está localizado a 15 km a baixo de Camocim, a partir do Lago seco. Existe vilarejo de pescadores, belos coqueiros e extensa praia de areia na barra do mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas. O fluxo de turistas é sempre maior.

Praia de Caraúbas

Completamente virgem, está localizado entre a praia e o Farol do Trapiá Beach Maceió. Ela oferece uma paisagem especialmente para aqueles que amam o Ecoturismo.

Praia da Barrinha

Ela está localizada 21 km de Camocim. Tem areias brancas e vermelhas que conferem um aspecto particular. Vivem 23 pescadores que foram organizadas em torno de uma grande extensão de coqueiros. Se pode chegar a buggy ou com carros 4×4, a partir da Praia de Maceió.

Praia Imburanas

Zona propícia para o desenvolvimento do turismo ecológico, é completamente virgem. Ela situa-se entre Camocim e Tatajuba. O acesso é por barco ou balsa.

Fonte: www.brasil.it

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.