Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Reeducação Postural Global  Voltar

Reeducação Postural Global

Como nasceu a Reeducação Postural Global

Françoise Mézières recebeu uma paciente com dores nos ombros que não melhoravam com nenhum tipo de terapia. Percebeu nela uma grande cifose.

Deitando-a, verificou que suas costas possuía pouco contato com o solo. Somente algumas vértebras dorsais e quase nenhuma lombar apoiavam.

Vendo isto, experimentou aproximar o queixo ao esterno (movimento que reduz a lordose cervical), e percebeu que a parte inferior do tórax se elevava (por acentuação da lordose lombar). Depois, elevando as pernas (para diminuir a curvatura lombar), o queixo levantava, arqueando assim a região cervical superior.

Reeducação Postural Global

Ao retificar as duas lordoses (cervical e lombar), se produzia um ligeiro flexo de joelhos, deduzindo que esta cadeia posterior do tronco continuava pelos membros inferiores, formando uma terceira concavidade: a “lordose” poplítea.

Este fato a fez pensar na existência de mecanismos compensatórios, nos quais a musculatura posterior do tronco forma uma cadeia que atua em uníssono por toda sua longitude. Nascia assim em 1947 o Método Mézières, como ela mesma conta no “Les Cahiers de la Méthode naturelle” de 1973.

Continuando suas observações ela postulou três leis básicas no tratamento postural:

1 - Toda e qualquer correção local gera uma compensação a distância (a causa muitas vezes está distante do problema que preocupa o paciente)

2 - Toda tentativa de tensionamento da cadeia leva a tendência da rotação interna dos membros

3 - No tensionamento global da cadeia, promove-se a tendência de um bloqueio respiratório em apnéia inspiratória.

Em resumo: deslordose, desrotação e desbloqueio diafragmático.

Mézières, segundo sua aluna Therése Bertherat, era uma mulher cujos dons de observação eram fora do comum, o que tornou o seu método uma grande evolução no tratamento de doenças ditas “incuráveis” e acabou influenciando outros alunos que adicionaram suas experiências criaram suas próprias técnicas.

Dentre eles podemos citar:

Therése Bertherat – anti-ginástica
Michael Nissand – Reconstrução Postural
Serge Peyrot e Pierre Mignard - morfoanálise (MARP)
Philippe Emmanuel Souchard - Reeducação Postural Global (RPG)
Godelieve Denys-Struyf - Cadeias musculares e articulares (GDS)
George Courchinaux - Corpo e Consciência
Leopold Busquet. - Cadeias musculares

No Brasil o método mais difundido foi a RPG. Souchard usa basicamente o método Mézières salientando a importância de colocar todas as estruturas musculares simultaneamente em tensão. Ou seja, uma postura em Reeducação Postural Global constitui a súmula de todos os posicionamentos de estiramento da cadeia muscular. Já em Mézières, é muito comum tratar primeiro parte da cadeia para passar depois a outra parte da mesma (inicialmente, parte respiratória e zona superior da cadeia posterior, e depois, zona inferior da cadeia posterior).

A tensão colocada em Mézières é grande no sentido em que a deslordose requerida é máxima. Por outro lado, a RPG usa mais frequentemente as posturas em coluna neutra além de ser um trabalho mais ativo para o paciente.

A RPG, por sua vez, influenciou seus alunos que também criaram suas próprias técnicas. Dentre elas nasceu a RPG / M que preenche algumas lacunas vazias do método anterior.

Fonte: www.saberemsaude.com.br

Reeducação Postural Global

ASPECTOS HISTÓRICOS

Com muita freqüência, pessoas que procuram um fisioterapeuta fazem-no para resolver algo que as incomoda. Na maioria das vezes, a dor é a principal queixa.

Diante desse quadro, é muito freqüente o fisioterapeura ater-se aos sintomas arrolados pelo paciente e desenvolver ações que os eliminam ou minimizam, em geral com efeito apenas temporário. Desta forma, trata-se o sintoma local e esquece-se que o corpo é um todo e que a dor deve ter uma causa. Querer corrigir apenas o sintoma é permitir que a causa da dor permaneça, ficando o paciente eternamente dependente de tratamento fisioterápico.

Por que esta situação se mantém? Um dos determinantes dessa situação - que depõe contra o profissional de Fisioterapia - reside na qualidade do ensino oferecido pela maior parte dos cursos, que não preparam o fisioterapeuta para atuar como profissional independente, não o capacitando para, diante de um paciente, fazer o diagnóstico, propor medidas terapêuticas adequadas que ataquem as raízes do problema, nem avaliar o tratamento oferecido.

A atualização de uma abordagem terapêutica adequada, que considere o indivíduo globalmente, é um dos instrumentos fundamentais para que o fisioterapeuta possa desenvolver esse tipo de atuação, chegando até às causas dos sintomas, em condições de propor soluções mais eficazes. A Reeducação Postural Global é uma das abordagens que propõe uma visão corporal integrada do indivíduo e, portanto, é especialemte adequada para a formação do futuro profissional.

A proposta de globalidade

No início da década de 50, a terapeuta corporal francesa Françoise Mézières elaborou, através de observação cuidadosa, uma proposta de atuação que revolucionava a forma de trabalhar o corpo: surgia assim a antiginástica. Como Mézièries praticamente não deixou registros escritos, é através da obra de Thérèse Bertherat, aluna entusiasta de um dos cursos que ministrou, que temos acesso a sua proposta. Segundo a aluna, Mézières foi pioneira ao perceber por exemplo, que

"o deslocamento das massas do corpo - cabeça, barriga, costas - faz com que as curvas vertebrais se acentuem. A cabeça mantida para a frente obriga os músculos ligados às vértebras num arco côncavo. O mesmo se verifica com os músculos inferiores das costas em relação às vértebras lombares. E essa curva e achatamento da musculatura posterior - que é o preço dos nosso equilíbrio - só tendem a agravar-se com o correr dos anos" (Bertherat, 1977, pp.119-20).

Mézières já afirmava que a questão não está na "fraqueza" da musculatura posterior, mas no excesso de força, sugerindo então que a solução seria "soltar os músculos posteriores para que eles libertem as vértebras mantidas num arco côncavo". Mézières ia mais longe em suas considerações teóricas, afirmando que "não é somente o esforço para ficar em equilíbrio que encurta os músculos posteriores mas, também todos os movimentos de média e grande amplitude executados pelos braços e pernas, solidários com a coluna vertebral.

Por exemplo, toda vez que levantamos os braçoa acima dos ombros ou toda vez que afastamos as pernas num ângulo superior a 45 graus, os músculos das costas se encolhem: "A retração, a contração dos músculos posteriores é sempre acompanhada pela rotação interna dos músculos dos membros e pelo bloqueio do diafragma"(Bertherat, 1977, p. 120).

A inovação proposta por Mézières pautou-se na seguinte observação: cada vez que tentava tomar menos acentuada a curva de um segmento da coluna vertebral, a curva era deslocada para outro segmento. Desta forma, era necessário considerar o corpo em sua totalidade e cuidar dele enquanto tal. A causa única, porém, de todas as deformações era o encolhimento da musculatura posterior, conseqüência inevitável dos movimentos cotidianos do corpo.

Philippe-Emmanuel Souchard ensinou o Método Mézières durante dez anos no Centro Mézières, no sul da França. Fundamentou esta forma de trabalho em seu profundo conhecimento de anatomia, biomecânica, cinesiologia, osteopatia etc., campos que lhe permitiram embasar a técnica hoje conhecida como Reeducação Postural Global (RPG).

Um exemplo citado por Souchard mostra mais claramente como se dá o processo de compensações num indivíduo, quando o organismo "escolhe" a postura que minimize a dor - o que muitas vezes dificulta a localização da dor inicial.

"Um indivíduo é vítima de entorse do ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Imediatamente instala-se uma claudicação antálgica que lhe permite andar sem sofrimento. A livre movimentação do quadril esquerdo e da região sacro-lombar fica afetada.Graças aos músculos espinhais, organiza-ae uma compensação vertebral. Esta provoca, por exemplo, uma hiperlordose mais acentuada na direita. Finalmente, o ombro se eleva cada vez mais que o pé esquerdo toca o chão. Em nével muscular, uma vez que o comprimento obtido não foi devolvido espontaneamente, o ombro direito e a coluna fixam a posição, caso essa dor não seja eliminada a tempo. Assim, esse paciente pode chegar ao consultório muito tempo depois, queixando-se de dor nas costas"(Souchard, 1984, p.122)

Assim, para chegar à causa da dor, é necessário utilizar posturas especificas, que permitam perceber que qualquer tentativa de abaixar o ombro elevado provoca pertubação cervical. pelo encurtamento do trapézio superior, do angular e dos escalenos. A correção simultânea dessa posição incorreta do ombro e da nuca acentua a lordose lombar, sobretudo à direita. A correção sempre simultânea dessa nova compensação revela uma rotação interna do joelho (músculos) semitendíneo e semimembranáceo). Por último, a recolocação do joelho na posição correta em relação aos segmentos anteriores revela a antiga lesão do joelho, que havia sido encoberta por mecanismos de defesa.

Na abordagem clássica dos problemas musculares, o corpo é tratado de forma segmentada. Por exemplo, uma dor no ombro é geralmente vista como um problema local e o tratamento envolve apenas os músculos presentes nessa articulação. Já a proposta da RPG considera o sistema muscular de forma integrada, em que os músculos se organizam em cadeias musculares. Utilizando esta técnica, o fisioterapeuta identifica o comprometimento das cadeias musculares e, a partir daí, trata as causas e as conseqüências.

Diz-se que o homem fica em equilíbrio quando as oscilações de sua linha de gravidade ocorrem dentro do polígono de sustentação, onde a linha cairá naturalmente na frente da articulação do tornozelo (ver modelo de normalidade do Kendall).

"Quando a linha de gravidade sai do polígono de sustentação, são necessárias manobras de reequilibração, as quais, por certo, dispendem mais energia do que o simples controle das oscilações da linha de gravidade no interior do polígono, quando o indivíduo está em equilíbrio" (Souchard, 1984, p.8).

Para que os segmentos empilhados uns sobre os outros possam ficar em equilíbrio, devem garantir uma certa regidez no nível das articulações que os mantêm unidos. Por outro lado quando há movimentos de pequena dinâmica, como andar, ou de grande dinâmica (correr, por exemplo), cada uma das articulações deve apresentar mobilidade em todos os seus eixos articulares. Em dinâmica, um movimento é mais amplo quando precedido por um alongamento muscular e, em estática, quanto mais encurtado for o músculo, mais resistente será. Assim, estas duas grandes funções articulares - estabilidade e mobilidade - têm grande dificuldade em coexistir, por dependerem dos mesmos músculos.

Conclui-se, portanto, que manter esse equilíbrio por muito tempo é quase impossível, uma vez que o homem moderno fica sujeito a muitas agressões (físicas ou psicológicas) que, de alguma forma, o levam a uma reequilibração constante. Assim, pode-se afirmar que é impossível sobreviver sem que haja uma forma de defesa contra todas essas agressões.

Segundo Souchard (1986), nosso sistema de defesa fundamenta-se em três aspectos: a) manter as funções hegemônicas; b) eliminar o prevenir a dor; c) minimizar ao máximo as conseqüências das agressões.

Daí surge a definição de dois tipos de reflexos de defesa: os antálgicos a priori que, antes de produzida a dor, encontram uma forma de evitá-la, e os antálgicos a posteriori que, após um traumatismo qualquer, ajudam a encontrar um funcionamento compensatório para evitar sentir a dor.

Como vimos, os músculos organizam-se em cadeias musculares estáticas, responsáveis por manter o indivíduo em equilíbrio.

Segundo (Souchard, 1985; Marques, 1999), são cinco as cadeias musculares: respiratória, posterior, cadeia antero-interna da bacia, anterior do braço e antero-interna da bacia, anterior do braço e antero-interna do ombro.

Na abordagem clássica os problemas musculares, o corpo é tratado de forma segmentada. Por exemplo, uma dor no ombro é geralmente vista como um problema local e o tratamento envolve apenas os músculos presentes nessa articulação. Já a proposta de globalidade considera o sistema muscular de forma integrada, em que os músculos se organizam em cadeias musculares. Utilizando esta técnica, o fisioterapeuta identifica o comprometimento das cadeias musculares e, a partir daí, trata-se as causas e as conseqüências.

MODELO CLÁSSICO X MODELO GLOBAL

CLÁSSICO

1- Em pé => é necessário uma força atrás

2- Para manter a posição, caso contrário, o homem cairia para frente pelo excesso de peso de suas vísceras.

3- A gravidade é o principal inimigo da má postura, encurtamentos, dores e deformidades. Ela joga o indivíduo para a frente.

4- Há uma causa para tudo => Músculos posteriores fracos.

5- Para se manter corretamente em pé, só há um remédio: fortalecimento dos músculos paravertebrais e abdominais mesmo nos indivíduos musculosos.

6- Problemas musculares e o corpo são vistos de forma segmentada.

7- Tratamento envolve somente a região comprometida.

8- Para recuperar a função deficiente é necessário exercitar.

MÉZIÈRE

1- A posição em pé é uma posição de equilíbrio não é necessário força para mantê-la.

2- A gravidade é nossa amiga e o equilíbrio se preserva quando o centro de gravidade cai dentro do polígono de sustentação.

3- Os músculos posteriores não necessitam de mais força, eles são encurtados. A hipertonia é a responsável pelos males e deformidades.

4- O remédio não está em fortalecer os músculos, mas sim combater o excesso de tonicidade através do alongamento.

5- O RPG considera o sistema muscular de forma integrada, organizado em cadeias.

6- O tratamento é global e não considera somente a região comprometida. A luta é contra os encurtamentos dos músculos posteriores.

7- Para recuperar a função deficiente é necessário corrigir uma forma alterada.

PORQUE O TRABALHO EM CADEIAS?

Todos os movimentos solicitam os músculos das cadeias.

Pela tonicidade constante e que nunca se relaxa totalmente, as cadeias tem um papel de freio, gerando assim dores, deformações, etc.

Esses comprometimentos podem ser produzidos em qualquer parte do corpo: tendinites nas escápulas, hálux valgo de joelhos, hiperextensão de joelhos, etc.

Todas as alterações provocadas pela hipertonia das cadeias são corrigíveis, mesmo nos adultos.

Proposta dos curso de Reeducação Postural Global - Estruturação Postural Integrada (RPG-EPI)

Preparar o fisioterapeuta para uma atuação independente.

Capacitá-lo para realizar uma avaliação global e que dela seja tirado o diagnóstico da disfunção original.

Propor medidas terapêuticas adequadas que tratem a raiz do problema e possa ainda ter condições de avaliar o tratamento oferecido.

Aprender a ver e avaliar o ser humano de forma global e integrada.

Aprender e eleger o recurso ou técnica fisioterapêutica mais adequada para sanar o problema desse indivíduo.

INSTALAÇÃO E PROGRESSÃO DAS POSTURAS

Ângulo aberto dorsal - Rã no chão

Cliente em decúbito dorsal, braços ao longo do corpo sem esforço:

Pompage global

Pompage do esterno (osso)

Manobra de abaixamento de costelas

Posicionamento ou tracionamento do sacro

Relaxamento respiratório

Pés em rã ( no chão)

Tracionamento da nuca (sem retificação)

Posicionamento da cintura escapular

"escorregar" os calcanhares no chão

dorsiflexão no chão

Ângulo fechado dorsal

Rã no ar

Cliente em decúbito dorsal, Braços caem ao longo do corpo sem esforço:

Pompage global

Pompage do esterno (osso)

Manobra de abaixamento de costelas

Posicionamento ou tracionamento do sacro

Segurar pelos calcâneos e subir as pernas com rotação lateral dos joelhos e abdução de coxo-femural

Alinhamento da cabeça e ombros

Relaxamento respiratório

Dorsiflexão dos pés (com manutenção da cabeça, ombros e sacro)

Elevação das pernas com pés paralelos ao teto

OBSERVAÇÃO

As compensações que se instalam durante a postura devem ser corrigidas, se possível, mantendo sempre a tensão com auxílio da respiração.

Fonte: www.dornascostas.com.br

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global (RPG), técnica usada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.

Criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica que tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.

Segundo os especialistas que aplicam esse método, cada pessoa reage de maneira diferente a um problema. Portanto, a forma de combate-lo deve ser personalizada. A RPG é usada para resolver disfunções do músculo – esquelético.

Podendo ser indicada para pessoas de todas as idades, age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por Esforços Repetitivos (LER), desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos e hérnias de disco. É utilizada também para proteger contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura.

“Ninguém sofre de forma igual. Por isso, não podemos tratar todos como se fossem a mesma pessoa. Também não tratamos apenas o local onde há dor e sim todo o corpo”, explica Oldack Borges de Barros, fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de reeducação Postural Global (SBRPG). Segundo ele, atualmente existem cerca de 8 mil RPGistas (fisioterapeutas que utilizam o RPG) em todo o mundo, sendo três mil só no Brasil. Além do nosso País, França e Itália ocupam posições de destaque naq aplicação do RPG.

A reeducação postural global se baseia em um trabalho Corporal ativo. São utilizadas oito posições, o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si.

Por exemplo: uma torção de tornozelos pode provocar uma futura dor no ombro, devido à sobrecarga que o ato de mancar exerce sobre os demais músculos.

O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Os resultados aparecem, geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.

De acordo com Barros, a RPG aproveita os benefícios dos medicamentos homeopáticos e da acupuntura. Para ajudar as pessoas que não tem acesso a um RPGista, a SBRPG presta um serviço gratuito à população, no qual são atendidas cinco pessoas por mês. “Para que o atendimento seja facilitado, as pessoas devem entrar em contato por telefone e, quando vierem à entidade, devem trazer algum exame sobre seu problema”, orienta Barros.

Quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.

SÓ UM FISIOTERAPEUTA PODE APLICAR A RPG

Curso é dividido em nível básico e avançado em patologias específicas

Apesar de não muito conhecida, a Reeducação Postural Global (RPG) tem se expandido no território brasileiro. Com isso, também tem crescido o número de falsos RPGistas que podem colocar em descrédito o método criado por Philippe Souchard.

Para aplicar a técnica antes de tudo é necessário ser fisioterapeuta. Vencido este obstáculo, é preciso participar de um curso, ministrado pelo próprio Souchard, segundo a Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global.

O aprendizado é dividido em nível básico, com duração de um mês e avançado em patologias específicas, que dura uma semana para cada especialidade. O fisioterapeutra pode se especializar, por exemplo, em esporte, pré e pós-parto e em uma série de outras áreas.

Para que haja a formação desses novos profissionais, o fisioterapeuta francês vem ao Brasil pelo menos duas vezes ao ano para transmitir o ensinamento. Mas, conforme a SBRPG, já existe no Brasil toda uma estrutura montada nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro para dar continuidade a esse trabalho.

Fonte: Sociedade Brasileira de RPG

Reeducação Postural Global

RPG: descubra o que ela pode fazer por você

Reeducação Postural Global

Já que iremos falar de postura, que é do que trata a Reeducação Postural Global (RPG), em primeiro lugar, sente-se direito. Apóie os dois ossos mais pontudos dos glúteos (ísquios) na cadeira, mantenha os pés no chão, os ombros levemente para trás e a coluna reta. Segure a revista à sua frente mantendo os cotovelos dobrados em um ângulo de 120 graus. A posição da cabeça deve permitir que o olhar seja o mais horizontal possível.

Observe sua respiração: tente inspirar e expirar na mesma medida. Pronto. Fique assim.

Talvez você esteja se sentindo um pouco “desalinhado” nessa posição. Acontece. A maioria de nós não está acostumada a se portar como deveria com o corpo, e não so por displicência. Existem fatores fora do nosso alcance que, literalmente, nos entortam. A gravidade é um deles. Sua força nos comprime achatando músculos e articulações, quadro piorado com as tenções do dia-a-dia, que enrijecem ainda mais nossa maquina.

Além disso, a RPG leva em conta um probleminha que todo mundo tem mas que ninguém percebe: costumamos inspirar o ar, mas não o expiramos com o mesmo vigor. A expiração acaba acontecendo pelo simples relaxamento dos músculos inspiratórios.

O resultado é uma descompensação muscular: os músculos inspiratórios, de tanta musculação, ficam fortes e rígidos, enquanto os expiratórios só são solicitados para gritar ou tossir (sabe aqueles músculos que ficam doloridos depois de um dia tossindo muito? É deles que estamos falando).

Tudo isso provoca um desequilíbrio do corpo.

E, já que precisamos de equilíbrio para nos manter de pé, damos inicio a uma serie de compensações: colocamos a cabeça para frente, elevamos os ombros, arrebitamos o bumbum, pisamos para dentro ou para fora ou entortamos as cosas e por ai vai. Cada um reage de uma forma e assim se criam as patologias.

Mas não é só culpa da natureza ou dos outros. Cada um tem sua cota de responsabilidade de ler revista em uma posição desconfortável como essa que você está agora? (Não vá me dizer que você relaxou.) A gente gosta é de se sentir no sofá com os pés para fora, ou assistir à TV largado na almofada de qualquer jeito, certo? É a famosa lei do menor esforço. “Quando nos acostumamos com uma maneira, ela se torna a mais confortável e a que menos dispende energia.

Se você, por exemplo, começar a descer escada dez vezes por dia, vai precisar se alimentar um pouco mais, ou seu corpo vai começar a dizer: estou com preguiça, não vá”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros.

COMO NASCEU

Foi prestando atenção nesses detalhes que o fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou a RPG, no livro O Campo Fechado, de 1981. A obra é resultado de 15 anos de pesquisa em anotomia, fisiologia e biomecânica, além de diversas terapias como acupuntura, reflexologia e homeopatia. Uma das grandes mestras de Souchard foi François Mézières (precursora da antiginástica), de quem foi aluno por 15 anos. Foi ela quem criou a idéia das cadeias musculares, um dos princípios da RPG.

Quando varias pessoas dão as mãos e formam uma roda, o primeiro que se desequilibra e cai sai puxando os outros.

É assim com nossos músculos: eles estão agrupados em cadeias musculares, que interferem umas nas outras. Se você torcer o tornozelo direito e começar a mancar (é so um exemplo), vai enrijecer os músculos posteriores da perna, dobrar o joelho, entortar a bacia, endurecer a coluna e elevar o ombro esquerdo. Dias depois, o incomodo do tornozelo acaba e você não manca mais, mas passa um tempo e você sente dor no ombro esquerdo. E ai? Tratar o ombro não vai adiantar nada, se o problema está espalhando pelo corpo.

Na RPG se começa da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz a tona o problema na bacia e assim vai, até chegar ao tornozelo.

Essa é a principal diferença do método em relação à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. E há estudos indicando que esse pequeno detalhe faz diferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) diz que 70% das pessoas que tinham dores lombares e foram tratadas com RPG relataram diminuição do sintoma a partir da décima sessão. Das submetidas à fisioterapia tradicional, 40% responderam o mesmo.

NA PRÁTICA

A RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos que duram, em média, 20 minutos cada. A sessão de RPG dura ma hora e os tratamentos variam de uma a dezenas de sessões, mas a média é de 12 sessões. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço que você deve estar fazendo agora, tentando manter a postura correta.

Mas, antes que você jogue a revista na cadeira e comece a praticar RPG sozinho em casa, é bom avisar: o tratamento é personalizado, pois parte do principio de que cada pessoa é única. Ou seja, cada um se entorta de seu jeitinho especial. Por isso, sim, é preciso ir a um especialista, nem que seja para descobrir que posturas são mais adequadas a você e, principalmente, como faze-las corretamente. Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta com especialização em RPG.

Fonte: www.sbrpg.com.br

Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.

Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.

O que é RPG?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

A Técnica

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.

Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.

Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

O tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?

Ortopédico

Pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc.

Neurológico

Hérnia de disco e labirintite.

Reumatológico

Artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

Respiratório

Asma, bronquite, etc.

Somáticos

Stress, disturbios circulatórios e digestivos, etc.

Fonte: www.soscoluna.com.br

Reeducação Postural Global

R.P.G. (reeducação postural global) é uma técnica, de origem francesa, muito usada para correções posturais: escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose, etc.

Os desvios posturais causam inúmeros problemas, dos quais o paciente nem pensa que a causa seja o desvio postural.

Posso citar, como exemplo, a barriga saliente, o paciente é "barrigudo", tenta inúmeros tratamentos para obesidade, faz abdominais incansáveis nas academias de ginástica, mas não consegue resultado algum.

O problema está na curvatura chamada hiperlordose (vide fig. 2, abaixo). Esta curvatura, que ocorre na coluna lombar, faz com que a barriga seja projetada para a frente, que causa mais peso na coluna, formando um círculo vicioso de dor e efeito anti estético.

Este desvio da coluna é muito mais comum do que se possa imaginar, acometendo uma grande parcela da população.

Outro exemplo de como a postura da coluna é importante, é o caso de hérnia de disco causada por escoliose. Se deseja saber mais sobre hérnia de disco visite minha outr página (hérnia de disco).

Felizmente a R.P.G. (reeducação postural global) oferece resultado para estes e outros problemas posturais, sem sofrimento.

É um tratamento agradável, sem uso de medicamentos. Apenas com manipulações sobre a coluna, pernas e braços do paciente.

R.P.G. e a mecânica da nossa coluna vertebral

A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre.

São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares + 5 sacrais e 4 no cóccix), uma sobre a outra, tendo que manter o próprio equilíbrio e ainda sustentar o peso da metade superior do corpo mais pesos extras. E se não bastasse isso, ainda consegue dar movimento ao conjunto, como se abaixar, virar ao lado, etc. Isto tudo por muitos anos.

Por isso ela (a coluna) merece uma manutenção, afinal dependemos do seu bom funcionamento.

Por incrível que possa parecer a posição ereta do ser humano ainda não esta totalmente desenvolvida. O fato de andarmos no modo bípede favorece o aparecimento de problemas na coluna.

De acordo com a concepção darwiniana, que nos ensina sobre a seleção natural das espécies, os macacos foram aos poucos desenvolvendo mais os membros inferiores e nos membros superiores desenvolveram mais a destresa no manuseio de alimentos.

Como o aparecimento do homem ainda é recente, se comparado com a idade de nosso planeta, não houve tempo hábil para que a coluna se desenvolvesse de acordo para suportar toda sua carga de trabalho.

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais.

A partir do momento que conhecemos melhor nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.

Reeducação Postural Global
Figura 1

Na fig. 1 podemos observar o perfil de uma coluna boa.

A curvatura lombar é fisiológica (natural) devido o citado acima: o ser humano ser bípede. Esta curvatura é chamada de lordose e na região torácica ocorre outra curvatura, chamada de cifose. Esta é decorrente da lordose.

Enquanto estas duas curvaturas não estão acentuada a pessoa esta muito bem. Os problemas ocorrem quando inicia o aumento destas curvaturas.

Reeducação Postural Global
Figura 2

Observe agora a fig. 2, onde a pessoa está com acentuadas curvaturas, tanto lombar como torácica

Agora as curvaturas passam a ser chamadas de hiperlordose (lombar) e hipercifose(torácica). Observe que até o abdomem fica mais aparente, seguindo a curvatura da coluna. É muito comum pessoas nem serem obesas e terem uma barriga muito grande, nem imaginam mas o problema esta na sua coluna.

Reeducação Postural Global
Figura 3

Reeducação Postural Global
Figura 4

Os fatores que fazem o aumento da lordose são váriados, mas um dos mais importantes é um músculo chamado iliopsoas (na realidade são dois músculos: o ilíaco e o psoas maior) que é fixado no trocanter menor (uma região do osso femur, da coxa) e nas cinco vértebras lombares), trata-se de um músculo muito forte que tem a função de flexionar a nossa coxa, com indiscutível utilidade no nosso caminhar, porém o seu encurtamento traciona a coluna nas figuras 3 e 4 são vistas de frente, pode-se observar onde se localizam suas fixações.

Reeducação Postural Global
Figura 5

Veja agora, na fig. 5, a resultante da força de tração causada pelo músculo iliopsoas e entenda por que ele músculo causa tanto estrago na coluna quando está encurtado. A força exercida é em direção para a frente, causando a hiperlordose.

Reeducação Postural Global
Figura 6

Este é um dos motivos que sempre recomendo aos pacientes que só durmam na posição de lado. Como na fig. 6, pois quando se deita de barriga para cima o citado músculo continuará puxando a coluna para cima, como quando se está em pé. E quando de deita de barriga para baixo também estará se forçando a coluna.

R.P.G. (Reeducação Postural Global)

A R.P.G. (Reeducação Postural Global) é uma técnica muito usada para correção de escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda) ou quaisquer desvios da coluna vertebral ou membros (pernas ou braços).

A técnica da rpg foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. Baseia-se na teoria do campo fechado. Esta teoria esclarece que o ser humano para conseguir permanecer em pé, correr e realizar a infinidade de movimentos diários, depende da harmonia das cadeias musculares, da dinâmica e cadeias musculares da estática , que com suas contrações e descontrações constantes e precisas permite-nos realizar uma infinidade de movimentos com equilíbrio e graça. Somente o fato de ficarmos em pé, já é algo maravilhoso.

Veja: façamos uma comparação do ser humano com uma caneta (comparação da relação altura / área ocupada no solo), imagine, agora, uma caneta fazendo todos os movimentos que realizamos. Pois bem, nós só conseguimos realizar todos os movimentos, graças ao trabalho constante de todos os músculos do nosso corpo, desde o mais poderoso até aqueles pequeninos músculos que se ligam de uma vértebra a outra.

Uma das grandes responsáveis por manter nossa postura em pé é a coluna vertebral.

Esta figura demonstra o que chamamos de cadeia muscular posterior. Apenas um encurtamento de músculos dela, pode acarretar p. ex. uma hiperlordose lombar, alterações no joelho, entre outras alterações.

Existem, evidentemente outras cadeias musculares com suas respectivas alterações posturais e dores relacionadas.

Observamos que quando um músculo é afetado, todos os outros músculos da mesma cadeia muscular também o serão.

Por exemplo: se uma pessoa sofre um ferimento na panturrilha (músculos da "batata" da perna), começará a mancar e a desenvolver um desvio postural, devido a dor. Após algum tempo o ferimento não existe mais, porém o corpo acabou por assumir uma postura errada, criando retrações em músculos importantes na cadeia muscular posterior, estas retrações acarretaram outros problemas.

Com o passar dos anos a pessoa nem se lembra mais do ferimento na panturrilha, e tem um problema em outra região do corpo, problema este, relacionado ao ferimento inicial.

É nesta hora que entra a função do RPG: em primeiro lugar será feita uma avaliação completa da postura da pessoa, e serão analisadas as posições que mais lhe causem dor, aí chegaremos a uma conclusão do que está afetando aquela pessoa. Com certeza, para surpresa do paciente, aquela panturrilha será identificada como uma das causas da sua dor.

Reeducação Postural Global

Nesta figura podemos ver duas pessoas: a pessoa da direita está com uma postura correta, demonstrando não sofrer de retração em nenhuma cadeia muscular, a sua região lombar tem a curva fisiológica(normal), a cabeça não está projetada para frente. Já a pessoa da esquerda demonstra uma hiperlordose (concavidade lombar muReeducação Postural Global (RPG) ito acentuada e uma gibosidade (convexidade dorsal muito acentuada), e cabeça caida para frente.

Isto não reflete apenas um problema estético, mas principalmente um desequilíbrio sério, causando transtornos para sua saúde.

Aproveito o momento para lembrar às mães, que não adianta ficar chamando a atenção dos filhos adolescentes, que estejam desenvolvendo um desvio postural ( p. ex: escoliose), pois estes não têm como resolver o problema por si mesmo, apenas tentando corrigir a própria postura.

MÉTODO DO TRATAMENTO COM R.P.G.(Reeducação Postural Global)

O método de tratamento com rpg - Reeducação Postural Globa é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais.

Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso.

É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário pois o principal músculo da respiração(músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios.

Desta forma a R.P.G. (Reeducação Postural Global) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado.

Fonte: www.drgilberto.com

Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global, ou RPG , é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980 , pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

PRINCÍPIOS

A técnica de RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo. Tem como princípios a Individualidade, cada ser humano sente e reage de maneira diferente; casualidade, a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. A RPG remonta do sintoma à causa; globalidade, não tratar partes isoladas, e sim o corpo como um todo.

TRATAMENTO

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões individuais e semanais, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

PATOLOGIAS INDICADAS

Para as mais diversas patologias clínicas a técnica de RPG é indicada.

Alguns exemplos:

Ortopédico

Exemplos

Pés planos e cavos, joelho valgo e varo, joanetes, escoliose, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical, dor dorsal etc.

Neurológico: Ex.: Hérnia de disco e labirintite. Reumatológico: Ex.: Artrite, artrose, bursite, tendinite etc. Respiratório: Ex.: Asma, bronquite etc. Somáticos: Ex.: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos etc.

Fonte: www.cerpofisioterapia.com.br

Reeducação Postural Global

O que é R.P.G.?

A Reeducação Postural Global, método francês de tratamento fisioterápico, é umas das técnicas mais inteligentes de que se tem notícia, como abordagem corretivo-preventiva, fundamentando-se na Biomecânica Moderna e Neurofisiologia.

Devido à bipedia os músculos posteriores do corpo humano, da cabeça à planta dos pés (músculos da cadeia estática) são mais tônicos, mais rígidos, para manter a posição ortostática contra a força da gravidade. Mais tônicos são também os músculos suspensores dos ombros, braços, antebraços e mãos, além dos músculos responsáveis pela inspiração, mais numerosos que os da expiração.

É exatamente nisso que se baseia a R.P.G.: A atividade contínua desses músculos tônicos tende a encurtá-los, enquanto os outros grupos de músculos, como os abdominais, por ex., não participam ativamente da nossa posição ereta, não sendo solicitados e distendendo-se exageradamente.

Flexibilizar os músculos da chamada cadeia estática, constantemente solicitados, é primordial, pois cada vez que um músculo desses se enrijece, suas extremidades se aproximam e os ossos nos quais são inseridos se deslocam. As articulações se bloqueiam e o corpo acaba por se deformar. Todos os outros músculos que se inserem sobre esse osso ficarão "desarrumados" por esse deslocamento e propagarão esse desarranjo a outros ossos e assim por diante.

O que a R.P.G. visa é o aumento da elasticidade dos músculos da estática. As posturas feitas durante o tratamento são realizados em posição de "freiar" a força da gravidade, levando-se em conta os diferentes tipos de contrações musculares.

É um trabalho músculo-articular associado a uma conscientização corporal: sentindo e percebendo seu próprio corpo, as pessoas conseguem modificar posturas.

Através da elasticidade muscular alcançada, modifica-se a estrutura óssea, restabelecendo os espaços articulares e a boa morfologia, evitando-se os bloqueios e as compensações que são as principais causas de desvios e dores.

Através desse tratamento estimulamos o Sistema Nervoso Central a "Trabalhar" numa nova imagem corporal, levando ao automatismo do novo padrão postural.

O tratamento é indicado para pacientes portadores de:

Alterações morfológicas do esqueleto, tais como hipercifoses, hiperlordoses, escolioses, joelhos valgos ou varos, pés planos ou cavos, deformações do tórax, etc...

Dores articulares ou musculares ( agudas ou crônicas ) decorrentes de degenerações, traumas ou reações inflamatórias, em afecções como, por ex.: artroses, entorses, hérnias de disco, bico de papagaio, ciatalgias, lesões meniscais, tendinites, bursites, etc...

Síndromes compressivas neurovasculares.

Disfunções respiratórias.

Traumatismos desportivos.

Seqüelas de traumatismos ou afecções neurológicas.

Concluindo, a R.P.G. representa um campo muito vasto dentro de uma proposta de terapia física e repercute nas esferas motora, respiratória, circulatória, digestiva e psíquica, podendo ser aplicada a qualquer indivíduo que busque o auto-conhecimento.

Wanderley Conde Salomão

Fonte: www.sitemedico.com.br

Reeducação Postural Global

RPG

A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

Ele consiste em exercícios realizados com a ajuda de um fisioterapeuta, que visa tratar desvios posturais e dores decorrentes desses desvios, má postura e estresses.

Indicações

Correção de postura inadequada e conseqüentes dores.

Dores nas costa, ciáticas, lombalgia, cervicalgia.

Dores ou desvios na coluna vertebral.

Artroses, bursistes, traumatismos, torcicolos.

Hérnias de disco, tendinites e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT).

Correções estéticas da postura e auto-estima.

A Reeducação Postural Global (RPG), um método de tratamento fisioterapêutico das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo-preventiva, fundamentado na biomecânica moderna e neurofisiologia. Leva em consideração as necessidades de cada pessoa, já que todo organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Foi criada durante anos por Philippe Emmanuel Souchard na década de 70 a partir de observações feitas por Francoise Mezières sobre as cadeias musculares. Reeducação Postural Global (RPG) é um método francês de tratamento fisioterapêutico.

Por sermos bípedes, os músculos posteriores do nosso corpo, da cabeça à planta dos pés (músculos estáticos) são mais tônicos, mais rígidos, para manter a posição de pé contra a força da gravidade. Mais tônicos também são os músculos suspensores dos ombros e membros superiores, além dos músculos responsáveis pela inspiração.

É exatamente no trabalho com estas cadeias musculares que se baseia a RPG. A atividade contínua destes músculos tônicos tende a encurtá-los. Flexibilizar os músculos da chamada cadeia estática, constantemente solicitados, é primordial. Cada vez que um músculo destes se enrijece, suas extremidades se aproximam e os ossos nos quais são inseridos se deslocam. As articulações bloqueiam-se e o corpo acaba por se deformar. Todos os outros músculos que se inserem sobre estes ossos ficam desequilibrados por este deslocamento, propagando este desarranjo a outros ossos. Isso significa dizer que uma alteração nas pernas ou pés pode gerar problemas na coluna e vice-versa. Enfim, a origem do problema pode estar distante do local dos sintomas, e o tratamento com RPG busca estabelecer esta relação, não tratando partes isoladas e sim o corpo todo.

A RPG visa o aumento da elasticidade dos músculos da cadeia estática. As posturas feitas durante o tratamento são realizadas com o intuito de “frear a força da gravidade”, sendo um trabalho músculo-articular, associado a uma conscientização corporal.

Através da elasticidade muscular alcançada modifica-se a estrutura óssea, restabelecendo-se os espaços articulares e a boa morfologia, evitando-se os bloqueios e as compensações que são as principais causas de desvios, dores e lesões. Com a RPG estimulamos o Sistema Nervoso Central a assimilar essa nova imagem corporal (esquema corporal), tornando o novo padrão postural automático.

A RPG proporciona um tratamento individual, ativo e progressivo, encarando cada caso (sejam dores na coluna, nos joelhos, hérnias de disco ou quaisquer outros) como possível decorrência da postura global, partindo da constatação de que traumatismos, torções e até problemas emocionais acabam sendo compensados pelo corpo, refletindo-se em más posturas cotidianas. O corpo acumula, memoriza e se adapta a essas tensões nos vários grupos musculares.Esse tratamento parte de uma avaliação individual, sistemática e criteriosa, relacionando a história do indivíduo com sua alteração postural e sua função muscular, tentando estabelecer causas e conseqüências das dores ou sintomas.

O método não visa atender apenas indivíduos que estejam sentindo dor, mas também aqueles que desejam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção.

A RPG tem o objetivo do tratamento global de problemas músculo-articulares através de posturas de alongamento muscular baseadas na normalização da morfologia. Tais posturas são feitas em decúbito, sentado e em pé, cada uma com indicações diferentes.

Indicações

Ortopédicas: Pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), hipercifose torácica (corcunda), hiperlordose lombar e hiperlordose cervical, dores cervical e dorsal, cefaléias (dor de cabeça), encurtamentos musculares.

Neurológicas: Hérnia de disco, labirintite, hemiparesia espástica

Reumatológicas: Artrites, artrose, bursite, tendinite, fibromialgia.

Respiratórias: Asma e bronquite

Somáticas: Estresse, distúrbios circulatórios e digestivos

Ocular: Estrabismo

Desportiva: Prevenção de lesões no esporte através da melhora da função muscular.

Outras: Hiperlordose, Escolioses, Hipercifose, Hérnia de disco, Torcicolo, Lombalgias, Cervicalgias, Artrose, Bursites e Tendinites , Asma e Bronquites , Joelho Varo e Valgo , Pé Plano e Cavo , Dores Musculares , Stress e Enxaquecas.

Escoliose: É o desvio da curvatura da coluna vertebral para um dos lados.

Conseqüências: acúmulo de gordura na lateral das costas, no lado do desvio, e os famosos pneuzinhos, além de um ombro mais alto que o outro.

Hipercifose: É o aumento anormal da cifose - curvatura natural da coluna vertebral, cuja principal causa é a má postura. Caracteriza-se por ombros caídos e pescoço projetado para a frente. A conseqüência dessa alteração é o acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço.

Hiperlordose

É o aumento anormal da curva lombar, causado, entre outros, pela má-postura. Provoca o enfraquecimentos dos músculos abdominais, a barriga é projetada para a frente e a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, acarretando a retenção de líquidos - e, conseqüentemente, no surgimento de celulites - e o acúmulo de gordura nos culotes.

Por ser um método difundido em 8 países, algumas pesquisas foram feitas com melhoras significativas e comprovadas como no aumento da flexibilidade em atletas, diminuição da escoliose, melhora na capacidade respiratória, melhora da sintomatologia da fibromialgia, melhora da postura do portador de hemiparesia pós Acidente Vascular Encefálico (derrame).

A duração de uma sessão de RPG é de cerca de uma hora. A freqüência das sessões nos casos crônicos é de uma sessão por semana e nos casos agudos, duas sessões por semana.São escolhidas duas posturas para serem trabalhadas sob orientação e manualidade do fisioterapeuta. O trabalho é feito sempre de forma suave, respeitando os limites do paciente.

Desvios da coluna e gordura localizada

Como se corrigir

Ao andar, mantenha o olhar no horizonte e alinhe o queixo paralelamente ao chão.

Parado ou ao caminhar, encaixe os quadris, contraindo os glúteos. Imagine que existe uma linha puxando seu corpo do topo da cabeça para o alto.

Relaxe os ombros e deixe os braços ao lado do corpo - dedo médio na lateral da coxa.

Sempre expire e inspire o ar completamente.

Ao se sentar, apoie-se nos ísquios (ossos dos glúteos). Mantenha os pés apoiados no chão, o abdômen contraído e os ombros para trás. A cada 40 minutos, levante, dê uma volta, alongue-se.

Fonte: www.zonaleste.net

Reeducação Postural Global

O Método da RPG

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) é um método revolucionário criado pelo fisioterapeuta francês PHILIPPE EMMANUEL SOUCHARD para a correção de patologias do sistema músculo-esquelético.

PHILIPPE SOUCHARD

Souchard graduou-se em Fisioterapia pela École de Kinesithérapie do Hôpital des Enfants Malades, de Paris, em 1962. Souchard é, desde 1983, presidente da UIPTM - Universidade Internacional de Terapia Manual de Saint-Mont, escola francesa de RPG, que recebeu, em 1996, o selo de qualidade da Federação Francesa de Cinesioterapeutas Reeducadores.

O professor Philippe Souchard é autor de 17 livros, na maioria já traduzidos para Português, Inglês, Alemão, Italiano e Espanhol, tendo dado conferências sobre RPG em mais de 15 países.

Cerca de 6.000 fisioterapeutas de 9 países diferentes foram por ele diplomados em RPG. Souchard (e equipe) ministra cursos de especialização contínua em RPG na Espanha, Bélgica, Itália, Brasil (há mais de 15 anos), Portugal, Canadá, França, Argentina e Suíça.

BASES DA RPG

Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.

O que nos mantém de pé, contra a gravidade, são os músculos estáticos. Para exercer esta função antigravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações.

Para produzir movimento, nós usamos os músculos dinâmicos. Para esta função de aplicar força intermitente, os músculos dinâmicos têm menos tecido conjuntivo e baixo tônus. Daí a tendência a tornarem-se excessivamente flácidos e hipotônicos como, por exemplo, os músculos abdominais de pessoas sedentárias.

Quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um acidente, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações provavelmente terá começado nos músculos da panturrilha, que aumentaram seu tônus para proteger a articulação do tornozelo, o que, por sua vez, poderá ter aumentado o tônus dos músculos isquiotibiais e dos eretores da coluna, culminando com a elevação do ombro. Se este ombro for mantido permanentemente naquela posição, é possível que o paciente acabe tendo uma dor no ombro. É natural que o fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o fisioterapeuta pode estabelecer esta conexão entre o sintoma (a dor no ombro) e a causa do problema (a retração da cadeia muscular após a torção do tornozelo).

COMO É A SESSÃO

O fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada).

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global

A RPG requer do paciente uma participação muito ativa. Ao longo da sessão, ele trabalha seu corpo, alongando os músculos estáticos ao mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos, seguindo a cadeia que está causando a dor e/ou outros problemas.

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global

A duração e a frequência dessas sessões, que são individuais, dependem do problema do paciente. Por exemplo, no caso da paciente cujas fotos você poderá ver clicando aqui, é indicada uma sessão de 1 hora e meia por semana, durante aproximadamente dez sessões.

Reeducação Postural Global

INDICAÇÕES DA RPG

Pode ser indicada sem limite de idade, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor, como problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, lombalgia, ciática, LER (lesão por esforço repetitivo), lesões articulares e pós-traumáticas, etc.; e também para aquelas sem a presença de dores, como desvio de coluna - por exemplo, escoliose, hipercifose, hiperlordose -, desvios dos pés e dos joelhos, e outras.

Também temos a RPG na preparação para o parto e a RPG no Esporte.

SGA - Stretching Global Ativo

O SGA - que também foi criado por Souchard e tem suas bases nos princípios da RPG - é um alongamento progressivo e não forçado, aplicado de forma global e específica para cada pessoa. É global porque vários músculos são solicitados simultaneamente (inclusive os da respiração), sem que haja compensações em outras partes do nosso corpo, ou seja, preservando o eixo e o espaço das nossas articulações, as curvaturas da nossa coluna e os seus discos intervertebrais.

O SGA utiliza posturas de alongamento e a musculação em alongamento contra-resistência, com a duração de até 10 minutos cada postura. As sessões de 50 minutos podem ser individuais ou em grupo, com uma freqüência de no mínimo 2 vezes por semana.

É indicado para todas as idades a partir da pré-adolescência.

Fonte: www.rpgoriginal.com.br

Reeducação Postural Global

O QUE É RPG ?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos).

A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação.

É como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar em qualquer momento. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais.

Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra.

Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando...

Tratamento

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos.

Problemas que podem ser tratados com a RPG:

Escolioses
Hiperlordose
Hipercifose
Hérnia de disco
Torcicolo
Lombalgias
Cervicalgias
Artrose
Bursites e Tendinites
Asma e Bronquites
Joelho Varo e Valgo
Pé Plano e Cavo
Dores Musculares
Stress
Enxaquecas

Posturas

A RPG é um método terapêutico baseado em seis posturas básicas, no qual se assume uma posição que é mantida por um tempo determinado (com o treino, a pessoa se acostuma a ficar no "encaixe certo"). Cada postura dura aproximadamente 20 minutos e será indicada de acordo com a patologia do paciente, portanto trata -se de um método personalizado.

Dicas de Posturas

A Postura ao andar

A má postura ao andar é a causa de muitas dores. Procure andar o mais ereto possível, sempre olhando acima da linha do horizonte. Um bo teino é andar em casa com um livro sobre a cabeça.

Como apanhar e conduzir objetivos de peso

A - Evite sempre dobrar o corpo.

B- Dobre os joelhos, abaixe-se lentamente mantendo tronco ereto e apanhe o objeto.

C - Levante-se lentamente mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo.

Reeducação Postural Global

Dicas de Postura no Escritório

No trabalho, evite colocar objetos pesados ou documentos em gavetas que esteja muito próximas ao chão.

Dicas de Postura no dia-a-dia

Inúmeras lesões podem ser evitadas com a adoção de posturas corretas, nas atividades do dia-a-dia. Procure manter a postura ereta ao esfregar o chão; passar roupa; torcer roupas; bater bolo; colocar objetos no alto de armários; estender roupa no varal; bater bola; segurar penelas pelo cabo; lustrar móveis; fazer tricô.

Dicas de postura ao telefone

Evite a torção de tronco ao atender chamados telefônicos.

A Escolha do colchão

Reeducação Postural Global

A - Colchão rigido tipo "ortopédico"

Por causa dos ombros e da pélvis a coluna permanece "torcida" durante o sono.

B - Colchão mole ou com molas gastas

A falta de suporte para as partes mais pesadas do corpo ocasiona a torção da coluna.

C - Colchão semi-rígido ou colchão de espuma

É o mais indicado para coluna, uma vez que distribui uniformemente o peso do corpo.

Como vestir roupas

Evite dobrar o corpo para vestir calças ou calçar sapatos. Procure uma posição confortável, sentando-se em uma cadeira ou na beira da cama.

O Uso do travesseiro

A - Dormir de lado ( Cabeça )

Nesse posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros.

B - Dormir de barriga para cima

Nesse posição, escolha, escolha um travesseiro baixo.

C - Dormir de lado ( corpo )

Coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que uma perna pressione a outra.

Reeducação Postural Global

Como sentar-se corretamente

A - Postura no Computador

Ajustar a distância entre seus olhos e o monitor do computador, ajudar a melhorar a postura de sentar

B - Em qualquer situação procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto.

Fonte: www.reeducacaoposturalglobal.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal