Breaking News
Home / Alimentos / Kombucha

Kombucha

PUBLICIDADE

O que é

O Kombucha é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras. É uma matriz onde tem o crescimento de bactérias e leveduras  que irão utilizar o açúcar e a cafeína para fermentar a bebida.

Kombucha é uma bebida fermentada feita de culturas de tecidos e bactérias. Nos últimos 2.000 anos na Ásia, as famílias tomaram por suas supostas qualidades medicinais. As culturas especiais de leveduras e bactérias são geralmente circuladas de pessoa para pessoa, embora agora as misturas possam ser compradas on-line.

Esta bebida homeopática, mas cheia de sabor, como a cidra de maçã carbonatada. As receitas para esta bebida viajaram para a Coréia e o Japão, de lá para a Rússia, e finalmente chegaram à Europa depois da Primeira Guerra Mundial.

Você deve ter uma “mãe brew” para cultivar o kombucha, e é por isso que originalmente foi transmitido através de gerações de uma família. Muito parecido com o iogurte , um copo de kombucha pode ser reservado para fazer o próximo lote. Isso ocorre porque é uma fermentação viva, com microorganismos que são benéficos para nosso trato digestivo e outros afirmam ajudar outros sistemas internos. A cultura não é um fungo, como alguns relatam, mas uma mistura de bactérias e fermento que forma uma substância gelatinosa e amarelada.

Cultivar o kombucha é um processo altamente personalizado com muito espaço para experimentação, em vez de uma receita com quantidades exatas. Você infunde um chá verde ou preto,  em um recipiente de vidro ou cerâmica de água fervente. Adicione um pouco de açúcar de cana granulado à água quente para que ele se dissolva completamente. Quando esta mistura esfriou um pouco, mexa a fermentação da mãe e um pedaço da geléia kombucha. Use apenas colheres de plástico ou de madeira, pois o metal vai matar bactérias. Agora, o líquido está pronto para fermentar por mais de uma semana em uma área acolhedora, mas não na luz solar direta, com uma capa de musselina. Desta forma, você encoraja um crescimento limpo das bactérias e permite que o oxigênio circule. A bactéria transforma o açúcar em carbonodióxido causando leve carbonatação. Após a fermentação, a fermentação pode ser esticada e armazenada na geladeira para beber.

Embora os benefícios para a saúde desta bebida não tenham sido oficialmente avaliados como medicamento, muitas pessoas experimentaram efeitos positivos de 1 / 2-2 xícaras (120-470 ml) por dia. Diz-se que é calmante, ajuda na digestão, pois as bactérias permanecem no nosso trato intestinal, aliviam a dor da artrite, melhoram a imunidade e diminuem o colesterol. Uma cataplasma de kombucha pode ser aplicada topicamente a feridas como anti – séptico. Algumas pessoas até bebem para desintoxicar, como parte de uma estratégia geral de saúde, como uma dieta vegana, um suco rápido ou apenas comendo alimentos crus.

kombucha

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.wisegeek.org

Veja também

prebióticos

Prebióticos

PUBLICIDADE Os prebióticos são uma classe de alimentos funcionais, um definidos como “ingredientes não digeríveis …

própolis

Própolis

PUBLICIDADE O própolis de abelhas é definido como uma mistura resinosa que as abelhas produzem …

iogurte

Iogurte

PUBLICIDADE O iogurte é um produto do leite. Ele possui probióticos que são microrganismos responsáveis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.