Breaking News
Home / Bem-Estar / Hidrolipo

Hidrolipo

PUBLICIDADE

Com a hidrolipo aspirativa, que dispensa hospital e sedação, você pode perder barriga ou culote em uma hora – e ir trabalhar em seguida.

Uma variante da lipoaspiração convencional, a hidrolipo aspirativa (HLPA) aos poucos está se tornando a nova sensação das clínicas estéticas. Desenvolvida há cerca de dois anos pelo Dr. Alexander Gomes de Azevedo, especialista em Medicina Estética, em parceria com o cirurgião plástico Luis Fernando Dockhorn, a HLPA só começou a ser mais difundida neste ano e vem sendo a cada dia mais procurada pelos pacientes que desejam se livrar das gordurinhas localizadas – mas não querem se submeter a uma lipoaspiração convencional. A nova técnica é menos dolorida, tem um pós-operatório mais curto e deixa menos hematomas do que sua “irm㔠mais velha.

Como funciona

A hidrolipo aspirativa nasceu da junção de duas técnicas: a lipoaspiração, cirurgia que revolucionou a Medicina Estética e dispensa apresentações, e a hidrolipoclasia, método em que o médico aplica injeções de soro fisiológico na região a ser tratada, e em seguida aplica um ultra-som.

O soro faz com que as células de gordura fiquem inchadas, tal como uma bexiga cheia de água. O ultra-som, aplicado na seqüência, emite vibrações que provocam a ruptura das células gordurosas. Na hidrolipoclasia, essa gordura não é aspirada, sendo eliminada naturalmente pelo organismo através da urina.

O problema é que esse processo é demorado, e podem ser necessárias cerca de 20 sessões para que a paciente perceba o resultado. Já na HLPA, o cirurgião retira a gordura sobressalente com o auxílio de cânulas finíssimas. “Como o ultra-som deixa a gordura em estado liquefeito, é possível aspirá-la com cânulas de 2 a 3 mm, as mesmas utilizadas para lipo na região da face”, afirma o Dr. Alexander.

De acordo com o médico, a HLPA está no limiar entre a Medicina Estética e a cirurgia plástica. “É uma técnica realizada a ‘quatro mãos’: o médico especialista em Medicina Estética realiza a hidrolipoclasia e o cirurgião aspira a gordura resultante desse processo”, explica.

Resultados sem trauma

A hidrolipo aspirativa não precisa ser feita em hospital: pode ser realizada na própria clínica médica. Requer apenas anestesia local, sem necessidade de sedação. Isso representa uma vantagem a mais, porque o paciente pode ficar de pé durante o procedimento, possibilitando que o cirurgião tenha uma percepção melhor da distribuição da gordura e da quantidade exata a ser retirada.

A técnica pode ser aplicada em qualquer região do corpo, e demora cerca de uma hora. Os resultados dependem da região e da quantidade de gordura, mas em geral é possível eliminar cerca de 6 cm do abdome e até 8 cm dos culotes.

Como o procedimento é bastante simples, não há necessidade da pessoa interromper suas atividades normais. “Já houve casos em que o paciente fez a HLPA e foi direto para o trabalho”, conta o Dr. Alexander. O importante é que a pessoa já saia da clínica com a cinta pós-operatória colocada, e que a utilize durante duas a três semanas.

O médico também aconselha no mínimo cinco sessões de drenagem linfática e ultra-som, que vão ajudar a eliminar o edema e o restante da gordura que fica retida entre as células. O inchaço e a maior parte dos hematomas irão desaparecer cerca de dez dias após o procedimento.

Quem não pode fazer

De acordo com o Dr. Alexander Gomes de Azevedo, as únicas pessoas que não podem se submeter à HLPA são mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas descompensadas (como diabetes e hipertensão, por exemplo) ou que sejam alérgicas à anestesia.

É indicada principalmente para pessoas que não possuem acúmulos muito grandes de gordura, já que é realizada com cânulas mais finas do que as usadas numa lipoaspiração convencional. Como não requer que o paciente se afaste de suas atividades cotidianas, a técnica tem sido muito procurada por pessoas que não podem tirar férias do trabalho.

Também é muito requisitada pelo público masculino, pois o pós-operatório simples e a recuperação rápida fazem com que o procedimento seja mais discreto do que uma plástica convencional.

FIQUE ESPERTA

Apesar de ser um procedimento simples, a hidrolipo aspirativa requer alguns cuidados básicos para garantir melhores resultados. Anote aí:

Aguarde de uma a duas semanas para voltar a praticar exercícios físicos.

Evite o sol por pelo menos um mês, e, depois disso, não deixe de usar protetor solar, para evitar manchas na região tratada.

Não dispense a cinta pós-operatória nem a drenagem linfática: elas são uma garantia a mais de que o resultado da HLPA será perfeito.

A técnica

A primeira técnica consiste na infiltração de uma solução apropriada com anestésico na área a ser lipoaspirada, fazendo com que as células gordurosas inchem, causando a ruptura das mesmas e tornando-as mais liquefeita.


A Hidrolipo é um revolucionário método que nasceu da junção de duas técnicas: a hidrolipoclasia e a lipoaspiração.

A segunda técnica visa à aspiração dessa gordura liquefeita através de microcânulas que não excedem a 3 mm, moldando assim a região almejada.

Este procedimento requer apenas anestesia local, mantendo a paciente acordada para que a mesma possa avaliar os primeiros resultados.

A Hidrolipo traz vantagens preciosas quando comparada a uma lipoaspiração tradicional:

– Menos agressiva;
– Dispensa a necessidade de internação;
– Não requer anestesia geral, reduzindo potencialmente o risco de uma complicação;
– O procedimento é executado em aproximadamente 1 hora;
– É praticamente indolor, exigindo apenas 1 dia de repouso;
– O pós-operatório, ou seja, a recuperação é extremante rápida;
– Deixa muito menos hematomas;
– O custo é consideravelmente menor;
– Utilização de cânulas finíssimas, tornando a aspiração da gordura muito mais eficiente e bem menos traumática. 
– Evita perda excessiva de sangue e minimiza o risco de ondulações.

Diante de tantas vantagens, a Hidrolipo também ficou conhecida como Lipo Light. No entanto por haver limitação na quantidade de anestésico local num paciente em uma mesma cirurgia, o número de regiões a serem lipoaspirada num único dia também é limitado, porém o paciente fica apto a dar seqüência no procedimento após um intervalo de 5 a 7 dias.

É importante salientar que as mais graves complicações numa cirurgia de lipoaspiração estão diretamente relacionadas ao uso da anestesia geral e ao excesso de gordura aspirada numa única sessão.

Desta forma, por segurança, foi fixado pelo Conselho Federal de Medicina um limite de retirada de gordura corporal que equivale a 7% do peso total do paciente, por isso a necessidade de fracionar o procedimento da Hidrolipo, tornando o método super seguro.

Um grande aliado ao alto grau de satisfação do paciente com a cirurgia é o uso da cinta pós-operatória e as sessões de drenagem linfática e ultra-som. De acordo com especialistas, as únicas pessoas que não podem se submeter à Hidrolipo são mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas descompensadas como diabetes e hipertensão ou que sejam alérgicas à anestesia.

Os resultados dependem da região e da quantidade de gordura, mas em geral é possível eliminar cerca de 6 cm do abdome e até 8 cm dos culotes.

Imagens- Resultados


Abdome Feminino


Abdome Masculino


Flancos Femininos


Flancos Masculinos


Culote


Ginecomastia


Mento


Posterior do braço

1 – O que é HLPA?

HLPA é uma técnica médica para tratamento definitivo da gordura localizada de pequeno volume. Foi desenvolvida a partir de duas técnicas médicas clássicas e reconhecidas, a hidrolipoclasia ultra-sônica (técnica italiana) e a lipoplastia (técnica francesa).

2 – Quem desenvolveu esta técnica?

Esta técnica foi desenvolvida pelo Dr. Alexander Gomes de Azevedo (especialista em nutrologia e medicina estética) e Luis Oliveira (Cirurgião plástico)

3 – Como funciona esta técnica?

Inicialmente faz-se a hidrolipoclasia (HLC) ultra-sônica que consiste em injetar líquido no local a ser tratado (gordura), fazendo com que a área fique edemaciada (inchada).

A célula gordurosa absorve o líquido e aumenta de tamanho o que facilita sua explosã. Esta explosão se consegue através do uso de ultra-som estético sobre o a pele local, pois as ondas ultra-sônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana da célula, com conseqüente explosão desta.

Esta gordura fica mais liquefeita e pronta para ser eleiminada do corpo. Esta, é aspirada por uma micro-cânula que é acoplada a um Vibrolipo mais aspirador. Por isso que colocamos o nome de hidrolipo aspiradtiva (HLPA). Este processo é totalmente indolor. Resumindo: Injeta Líquido, explode a gordura com ultra-som e aspira com a micro-cânula.

4 – Como pode ser indolor se aspira a gordura?

Nós fazemos uma anestesia local (na pele) e adicionamos anestésico no líquido injetado, com isso o paciente não apresenta dor durante o procedimento. Na HLC ultra-sônica tradicional não se usa anestésico no líquido.

5 – Esta técnica é utilizada por outros médicos no mundo?

Não. Por enquanto só quem faz esta técnica no mundo somos nós, pelo que sabemos. Pois nós fomos os únicos a unir duas técnicas (hidrolipoclasia ultra-sônica e lipoplastia).

6 – Qual a diferença entre a HLPA e uma Micro-Lipoaspiração?

A diferença é que na HLPA a gordura fica mais liquefeita e portanto sai com maior facilidade, podendo ser aspirada por uma cânula muito fina e com menos trauma, conseqüentemente a recuperação do paciente é mais rápida.

7 – Este procedimento é realizado em hospital?

Não. Este procedimento é realizado em clínica médica, não é necessário hospitalização ou anestesia geral.

8 – Quantos dias o paciente fica afastado do trabalho?

Varia de caso para caso, dependendo de orientação médica.

9 – Quando pode voltar a fazer exercícios?

Em média de 15 de acordo com orientação médica o paciente pode voltar a fazer exercícios.

10 – Qualquer médico pode fazer esta técnica?

Não. No procedimento é obrigatório ter sempre dois médicos na sala, um que seja especialista em estética médica que é o único capacitado para fazer a hidrolipoclasia ultra-sônica e um cirurgião plástico que é o único especialista capacitado em fazer aspiração. Seria no mínimo imprudente o médico especialista em estética fazer aspiração da gordura, como também o cirurgião plástico fazer a HLC ultra-sônica. Os dois profissionais obrigatoriamente têm que trabalhar juntos. Se não houver dois profissionais na sala é aconselhável o paciente não fazer este procedimento, pois não dá para brincar com sua saúde.

11 – E as pessoas que não são gordas mas têm áreas de gordura, também podem fazer uso desta técnica?

A HLPA foi desenvolvida especificamente para pequenas áreas de gordura localizada, ou seja, aquelas gordurinhas que não saem mesmo que a pessoa tenha uma dieta balanceada e faça exercícios regularmente.

12 – E as pessoas que estão acima do peso , essa técnica é indicada?

Dependendo do caso sim, só o médico pode avaliar se ele indica ou contra-indica, em muitos casos dá para fazer, só em alguns é indicado a lipo tradiconal em ambiente hospitalar.

13 – Esta gordura retirada é desprezada?

Pode ser tanto desprezada como reaproveitada para preenchimento de rugas, sulcos nasogenianos, aumento de lábios e glúteos, etc. A gordura é um material abundantre, barato, reabsorve pouco (se o enxerto for bem feito) e não provoca rejeição nem alergia, portanto é o material ideal para enxertos (implantes).

14 – A área tratada fica muito “Roxa”?

Depende de paciente para paciente. Caso fique algum hematoma este some em aproximadamente 7 dias.

15 – O que fazer após aplicação?

O paciente deve usar uma cinta durante 2 a 3 semanas, e pode tomar antinflamatórios e analgésicos, caso seja necessário. É fundamental que se faça no pós procedimento a drenagem linfática e ultra-som, no mínimo 8 sessões de cada que pode ser realizada na clínica de estética que o paciente freqüenta.

16 – Custa muito caro?

O melhor deste tratamento é o preço, pois todas as pessoas poderão fazê-lo já que custa menos que um tratamento estético. Em uma aplicação você retira a gordura que está te incomodando.

17 – Qual a vantagem desta técnica para a HLC ultra-sônica?

Existem várias vantagens, mas as três principais são:

Custo menor – Uma sessão corresponde a no mínimo 20 hidrolipoclasias ultra-sônicas (cada sessão vai de R$ 100,00 a R$ 150,00).

Garantia de resultados – Mesmo com 15 a 20 sessões de HLC-U, não podemos garantir o resultado do paciente.

Rapidez no resultado – Após a HLPA o paciente já vê o resultado, mesmo com edema local, enquanto que a HLC-U tem que ser feita uma por semana, até 20 semanas.

18 – Qual a desvantagem desta técnica?

A única desvantagem é que apesar de poder, não é aconselhável fazer grandes áreas de adiposidades localizadas.

19 – Existe uma dieta específica a ser seguida?

No dia do procedimento o pciente deverá fazer uma refeição leve. Após o procedimento é indicado ao paciente uma dieta específica para a HLPA. Nesta dieta estarão incluídos alimentos funcionais com ação diurética, antiinflamatória e cicatrizante.

20 – Preciso tomar medicamentos após o procedimento?

Sim. Normalmente é prescrito antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos.

Principais áreas de realização da HLPA Também são muito procurados a Ginecomastia, que é a retirada de gordura da mama masculina e o enxerto de glúteo.

Diferenças entre HLPA e Lipo Tradicional

A principal e maior diferença entre essas duas técnicas é que enquanto a Lipoaspiração tradicional utiliza anestesia geral a HLPA utiliza anestesia local, dispensando a sedação. O paciente fica o tempo todo consciente em constante contato com o médico e não raras vezes o paciente, em pé, acompanha o andamento do procedimento dando inclusive sua opinião sobre o resultado do mesmo.

Outra grande diferença é que a HLPA é muito menos traumática que a Lipo Tradicional, pois a retirada da gordura liquefeita é menos agressiva do que a mesma em seu estado natural, onde o médico necessita, inclusive de preparo físico devido a força e movimentos contínuos para a retirada da gordura.

O custo de uma HLPA é muito mais baixo que a tradicional pois, não é necessário despesas com a internação em hospital e utilização de medicamentos específicos para a anestesia geral, o que encarece muito o procedimento.

Logo após o térrmino de uma HLPA o paciente pode caminhar normalmente e no dia seguinte realizar suas atividades normais, com algumas restrições médicas, enquanto a Lipo Tradicional exige internação imediata do paciente até sua alta, tendo uma recuperação demorada e dolorida.

A Importância do pós-operatório da HLPA

Dor é um dos primeiros sintomas a surgir no pós-operatório levando neste caso, os pacientes a utilizarem principalmente analgésicos e antiinflamatórios receituados pelos médicos.

O Pós-operatório visa ajudar o recém-operado a normalizar suas funções com conforto e da forma mais rápida e segura, e para tanto as clínicas devem estar devidamente preparadas e equipadas com profissionais e aparelhos específicos.

No caso da HLPA o tratamento pós-cirúrgico representa 40% para um bom resultado do procedimento.

Um pós-operatório específico para HLPA é inciado 24 horas após o procedimento com um banho de ozônio, que é realizado em uma banheira que promove aproximadamente 600 jatos de água drenantes, acompanhados de sessões de drenagem linfática, ultra som de 3mhz e corrente pulsada, e invel (infravermelho longo), esclarecendo-se que quanto mais drenagens forem realizadas em um período de 3 meses o resultado se tornará mais visível.

A drenagem linfática deve ser realizada com cremes com princípios ativos específicos que auxiliam na recuperação dos tecidos, revitalizando-os.

Outro complemento importantíssimo para um excelente resultado da HLPA é o uso de cinta cirúrgica a qual irá reduzir possíveis edemas e auxiliar no reposicionamento dos tecidos por um período aproximadamente de 30 a 45 dias.

Recomendações aos pacientes

Providenciar a execução dos exames de sangue solicitados pelo médico com antecedência e encaminhar para a clínica;

Ligar um dia antes para a clínica, ou quando entender necessário, caso esteja menstruada, ou com qualquer outro problema de saúde, inclusive resfriados, pois seu “estado” será analisado pelo médico, podendo ter seu procedimento remarcado, visando a segurança do paciente;

Evitar a ingestão de carne de porco, bebida alcoólica e AAS (aspirina) um dia antes do procedimento…

Indicação no dia do procedimento

Fazer uma refeição leve;
Trazer cinta modeladora;
Vir acompanhado.

Recomendação pós procedimento

Seguir a receita prescrita pelo médico;

Tomar banho somente 24 horas após o procedimento – a água deve estar morna e em caso de tontura, sentar-se imediatamente (a tontura se deve a uma queda de pressão arterial somente no primeiro banho);

O curativo deve ser trocado após o banho. Limpar com água oxigenada e gaze, cobrir os pontos apenas com micropore; • Permanecer com a cinta modeladora por 45 dias retirando-a somente para tomar banho. Seu uso é INDISPENSÁVEL e fundamental para o êxito do procedimento, facilitando a drenagem, dando sustentação aos tecidos;

Fazer banho de Ozônio, ultrason e drenagem local 24 horas após o procedimento;

Fazer no mínimo 10 sessões de Drenagem Linfática com Invel e Ultra-som, inciando após 48 horas do procedimento, pois é fundamental na obtenção do resultado final;

A prática de exercícios aeróbicos, aquáticos e musculação somente é permitida após o décimo dia da realização do procedimento;

A exposição solar, seja qual for o meio utilizado, só é permitida após 60 dias da realização do procedimento, salvo se ainda houver “vermelhidão” e/ou hematomas nos locais “tratados”, devendo então o paciente aguardar seu “desaparecimento” para a exposição solar, sob pena de hiper-pigmentação/obtenção de manchas na pele.

Fonte: plasticaebeleza.terra.com.br/www.guiaparamulheres.com/www.belezain.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.