Breaking News
Home / Bem-Estar / Iontoforese

Iontoforese

PUBLICIDADE

Definição

A iontoforese é um procedimento no qual uma corrente elétrica é passada através da pele embebida em água da torneira (água não destilada), solução salina normal (0,9%) ou uma solução contendo um medicamento anticolinérgico, que permite que partículas ionizadas (carregadas) atravessem a pele normal.

Reduz a transpiração e melhora a administração de medicamentos e macromoléculas na e através da pele.

A iontoforese é definida como o movimento facilitador dos íons através de uma membrana, permitindo a entrega transdérmica de drogas vasoativas.

A iontoforese é a introdução de uma substância ionizada (como uma droga) através da pele intacta pela aplicação de uma corrente elétrica direta

Este método pode ser usado para conduzir uma droga através da barreira da pele.

O que é iontoforese?

A iontoforese é um procedimento médico no qual uma corrente elétrica leve é aplicada à pele. Essa corrente elétrica serve para aumentar temporariamente a permeabilidade da pele, permitindo que a medicação passe através do que normalmente seria uma barreira. Esse processo é usado como um método de administração de medicamentos e para testar a fibrose cística.

A base de muitos tipos de tratamento por iontoforese é o fato de que, quando uma corrente elétrica suave é aplicada à pele, ela se torna mais permeável.

Isso significa que poros como glândulas sudoríparas e folículos capilares são mais receptivos à absorção de produtos químicos. Muitos fisioterapeutas usam o procedimento por esse motivo.

Quando usado dessa maneira, a medicação anti-inflamatória pode ser aplicada na pele, permitindo que o fisioterapeuta atinja mais diretamente uma área do corpo que precisa de tratamento.

Uma condição do calcanhar chamada faciite plantar e uma doença inflamatória chamada bursite podem ser tratadas usando esse método de administração de medicamentos.

Uma condição do sistema nervoso chamada hiperidrose também pode ser tratada com iontoforese.

A hiperidrose causa aumento da transpiração, principalmente das mãos e pés.

Essa condição se desenvolve porque o sistema nervoso simpático do corpo não pode controlar adequadamente a temperatura do corpo, principalmente nas extremidades. Como resultado, as mãos e os pés e outros locais como tórax, axilas e costas suam excessivamente.

A iontoforese pode ajudar a tratar esse problema; no entanto, a maneira exata pela qual esse tratamento ajuda a reduzir os sintomas da hiperidrose é desconhecida.

A teoria predominante é que a estimulação elétrica serve para engrossar a camada externa da pele, reduzindo o fluxo de suor para a superfície da pele.

Este tratamento é geralmente usado apenas para hiperidrose das palmas das mãos das solas dos pés. Durante o procedimento, o paciente deve sentar-se com as mãos ou os pés imersos em um banho de água rasa, enquanto uma corrente elétrica suave é passada através da água. Este tratamento pode ser repetido duas vezes por semana até que a transpiração seja reduzida.

Outro uso para o procedimento é como um teste de diagnóstico para fibrose cística. Esta doença hereditária causa excesso de produção de muco e reduz significativamente a vida útil do paciente.

O marcador de diagnóstico mais fácil de medir é o nível de cloreto no suor, pois as pessoas com fibrose cística têm um nível muito maior de cloreto no suor. Durante o teste, um produto químico indutor de suor é aplicado à pele; Depois disso, a iontoforese é realizada para ajudar a estimular as glândulas sudoríparas.

O suor é coletado em papel de filtro e analisado quanto à presença de cloreto.

Iontoforese – Significado

“ionto” refere-se a íons – partículas positivas e negativamente carregadas.

“forese” refere-se a um organismo ou composto que auxilia o transporte de outro organismo ou composto.

A iontoforese descreve um processo de transporte passivo e ativo de íons através da pele.

A iontoforese adiciona energia, usando corrente contínua, para transportar medicamentos ionizados através da pele e no tecido alvo subjacente.

Iontoforese – Técnica

A iontoforese é uma técnica que utiliza uma corrente elétrica para fornecer um medicamento ou outro produto químico através da pele.

Em termos populares (leigos), às vezes é chamado de “uma injeção sem agulha”.

No passado, às vezes era chamado de Administração de Medicamentos Eletromotivos, embora na terapia moderna esse seja um termo raramente empregado.

Esta não é uma técnica nova – há atividade de iontoforese registrada nos anos 1700, embora a maioria das autoridades concorde que não foi até o trabalho de Le Duc no início dos anos 1900 que a técnica realmente ganhou impulso, embora seu uso desde então esporádico.

Formalmente, a modalidade pode ser definida assim: “… um método não invasivo de propulsão de altas concentrações de uma substância carregada (normalmente um medicamento ou agente bioativo), transdermicamente por força eletromotriz repulsiva usando uma pequena carga elétrica aplicada a um iontoforético câmara contendo um agente ativo com carga semelhante e seu veículo “.

O termo iontoforese é simplesmente definido como transferência de íons (ionto = íon; forese = transferência).

A iontoforese é usada em terapia, mas não é exclusiva dessa arena, e existem aplicações em medicina, odontologia, ciências laboratoriais e fisiologia.

Uma pesquisa bibliográfica identificará rapidamente milhares de referências, embora apenas uma proporção relativamente pequena delas seja diretamente relevante para as aplicações do tipo de terapia.

Ao longo dos anos, houve várias revisões (consulte as referências no final deste material) que ajudarão aqueles interessados em acompanhar a literatura principal.

Há relativamente poucos profissionais que usam iontoforese no Reino Unido, mas nos EUA é uma aplicação convencional. Na Europa há bolsões de atividades e forte apoio de muitos praticantes.

O uso da iontoforese em todo o mundo é irregular – com áreas de alto uso e áreas onde quase nunca é empregada.

A ionoforese NÃO é a mesma que a fonoforese, que envolve dirigir íons através da pele com ultra-som terapêutico.

Resumo

A iontoforese tem sido usada para tratar a transpiração excessiva nas mãos e nos pés desde a década de 1940. Recentemente, houve melhorias no dispositivo para tornar o tratamento mais eficaz para outras áreas do corpo também.

A iontoforese é frequentemente recomendada para pessoas que experimentaram antitranspirantes com prescrição ou força clínica, mas precisam de um tratamento mais forte.

Para pessoas com hiperidrose das mãos e/ou pés, os tratamentos por iontoforese demonstraram diminuir drasticamente a transpiração. Um estudo descobriu que a iontoforese ajudou 91% dos pacientes com sudorese palmoplantar excessiva (mãos e pés).

Outro estudo mostrou que a iontoforese reduziu a transpiração palmoplantar em 81%.

Durante a iontoforese, um dispositivo médico é usado para passar uma corrente elétrica leve através da água (geralmente usando panelas rasas para mãos ou pés ou almofadas específicas para outras áreas do corpo) e através da superfície da pele. Não há efeitos colaterais significativos ou graves e os benefícios são de longo prazo, desde que você mantenha o cronograma de manutenção recomendado pelo seu médico (geralmente uma vez por semana).

Iontoforese
Iontoforese

Iontoforese
Iontoforese

Fonte: www.sweathelp.org/www.healthline.com/dermnetnz.org/www.hey.nhs.uk/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/www.electrotherapy.org/www.bad.org.uk/media.lanecc.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Flacidez

O que é PUBLICIDADE A flacidez pode ocorrer tanto na pele como no corpo e …

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …