Breaking News
Home / Bem-Estar / Massoterapia

Massoterapia

PUBLICIDADE

Massoterapia
Massoterapia

O que é

A Massoterapia envolve o uso da massagem como terapia, seja físico ou emocional na natureza

Massagem terapêutica é uma das mais antigas formas, eficazes de cuidados médicos.

É considerada uma terapia global, uma vez que reduz o ritmo cardíaco ajudando a relaxar todos os músculos do corpo. Ela também ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, melhora o sistema linfático, e aumenta a libertação de analgésicos naturais do organismo (tais como endorfinas).

Há muitos tipos diferentes de massagens terapêuticas disponíveis, cada um com seu próprio estilo e propósito. Algumas terapias ajudar a tonificar e manter o corpo saudável, enquanto outros trabalham para aliviar a diferentes tipos de dor e estresse. Massagem terapêutica também ajuda a melhorar as funções do muscular, circulatório, linfático, nervoso e sistemas esquelético. Ele cria um corpo mais forte, mais saudável que é capaz de recuperar rapidamente de doenças e lesões.

A Massagem tipicamente envolve a manipulação dos tecidos do corpo, para aliviar a tensão e a dor e promover relaxamento.

A Massagem terapêutica também inclui a manutenção de posições, que se estende os tecidos moles e aplica pressão para o corpo. Isso melhora a flexibilidade e reduz a tensão muscular.

Algumas das formas mais populares de massoterapia incluem massagem profunda do tecido, massagem desportiva e massagem sueca, e terapia ponto de disparo.

Massagem profunda do tecido é uma técnica que incide sobre a manipulação das camadas profundas do tecido muscular. As áreas tensas do corpo são massageados por as mãos usando pressão profunda e acidentes vasculares cerebrais lentas. Ela trabalha para liberar a tensão, soltando os músculos e promover a boa circulação do sangue e oxigênio.

A massagem desportiva é projetado para os atletas para antes ou depois de qualquer evento desportivo. Ele ajuda o atleta conseguir um melhor desempenho e também para relaxar os músculos após um treino intenso. Ela ajuda a melhorar a flexibilidade, reduzir a tensão muscular e fadiga, e prevenir lesões.

A Massagem sueca é usado para aumentar a circulação de sangue e oxigênio no corpo e para promover o relaxamento. Ela integra uma variedade de técnicas de massagem, como amassar, vibração, cursos longos, tocando, alongamento e flexão. Ele foi desenvolvido por um médico sueco no século XVII, daí o nome.

Por último, a terapia do ponto gatilho, também chamada terapia miofascial ponto de disparo, usa um sistema de aplicação de pressão suave para áreas tensas do corpo para aliviar o stress e dor.

Massagem

Massoterapia
Massoterapia

Ouvir música, apreciar o movimento das nuvens, catar pedras ou conchas na praia – esses são modos dos quais lançamos mão para acalmar a mente, readquirir um sentido de nossa própria integração na simplicidade do momento.

Quando crianças subimos em árvores e corremos de pés descalços. Estamos à vontade, entregues a nós mesmos, e em contato com nossa natureza básica.

Mas ao crescer, gastamos cada vez mais tempo vivendo puramente em torno do nosso raciocínio. Agora é tempo de redirecionar o equilíbrio e nos voltarmos para nosso corpo, pela suave arte do toque e do contato.

Essa é uma linguagem comum, que podemos usar para instilar melhora ou confiança, para aliviar a dor ou eliminar as tensões – mas, acima de tudo, para transmitir o fato de que nos preocupamos com as pessoas. Como uma clareira na floresta, a massagem nos dá um “espaço para respirar”, no qual podemos descansar e buscar um processo de reorientação.

A massoterapia pode nos proporcionar um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões domésticas.

Para um grande número de pessoas, rigidez e dor são um modo de vida ao qual se habituaram, e com frequência é depois que fazem ou recebem uma massagem que percebem o quanto de sua energia é consumida pela tensão.

A massagem pode ser uma viagem de autodescoberta, revelando como é sentir-se mais relaxado e em harmonia, como é vivenciar a prazer de um corpo que pode respirar, prosseguir e movimentar-se livremente.

Definição

Massoterapia, terapia corporal, ou também conhecida como massagem sueca, é a utilização de diversas técnicas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, antiestresses, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

Ela visa corrigir deficiências físicas como artroses e artrites, problemas estéticos como gordura localizada e celulite e problemas desportivos como fadiga muscular e traumatismos.

Tipos

A Massoterapia engloba diversas técnicas holísticas de origem Ocidental e Oriental, e devido a isso são variados os tipos e técnicas de massagem, alguns listados abaixo:

Reflexologia: Massagem nos pés que trabalha os pontos correspondentes a órgãos do corpo. Também se propõe a diagnosticar problemas em locais como o fígado ou estômago e, por meio da massagem, sanar o mal no ponto que corresponde ao órgão deficitário. É muito relaxante e boa para quem gosta que mexam em seus pés. A reflexologia também é boa para quem tem retenção de líquidos.
Sei-Tai:
À base de torções é eficiente quando há deslocamento de vértebras ou dores nas articulações.
Do-In:
Utiliza pontos específicos para aliviar sintomas causados por doenças agudas ou crônicas. Serve para a cefaléia, dor na nuca, insônia, desconforto causado por rinite ou sinusite.
Shiatsu:
Proveniente do Japão, utiliza o amassamento, deslizamento, alongamento e pressão por meio dos dedos, palma da mão, com o objetivo de relaxar principalmente os músculos. O Shiatsu também pode ser usado como prevenção. Ele é indicado principalmente para dores de cabeça, insônia, dores cervicais, lombares e stress.
Shiatsu facial:
Muito relaxante, melhora a fisionomia de cansaço ou tensão do rosto. Bom para disfarçar o nervosismo antes de uma festa ou reunião importante, pois melhora a aparência na hora.
Drenagem linfática:
Facilita a eliminação das toxinas pelo organismo e é indicada para tratamentos estéticos, como o combate à celulite. Auxilia na redução da gordura localizada e é usada para melhorar o contorno das formas, e não para perder peso. Também é indicada para pessoas em pós-operatório e para sedentários, pois ativa a circulação.
Massagem redutora:
É eficaz na eliminação de gorduras localizadas.
Massagem estética:
O objetivo é diminuir barriga, tirar a celulite e gordura localizada por meio da redistribuição de gordura. É indicada para pessoas que querem apenas cuidar do contorno corporal, e não emagrecer. É uma massagem forte, mas exatamente por isso é eficiente e os resultados são visíveis. Claro que não é milagrosa. Se a pessoa quer emagrecer, precisa fazer regime e atividade física.
Massagem desportiva:
É utilizada com a finalidade de condicionar a musculatura e as articulações, inclusive após a prática de esportes, visando um relaxamento.
Massagem relaxante:
É utilizada no intuito de resgatar a sensação de bem-estar físico, mental e espiritual, através de um conjunto de manobras específicas realizadas no corpo que ajudam a restaurar o equilíbrio geral, amenizando os efeitos do stress, aliviando tensões, dores musculares e melhorando a postura e o tônus muscular.
Massagem Ayurvédica:
Técnica curativa que desbloqueia a energia retida nos músculos e demais sistemas, permitindo assim um livre fluir da energia vital. Através de seus toques profundos e alongamentos em todo o corpo, essa massagem propicia um realinhamento postural natural e progressivo, despertando uma nova consciência corporal obtida com a realização das práticas.

Formas de aplicação

São seis os tipos principais de manobras básicas dentro do Massoterapia.

Dentre eles, citaremos o: amassamento, deslizamento, fricção, percussão, pressão e vibração.

Amassamento:

Existem várias técnicas de amassamento como:compressão, reptante, rolamento e torção. Essa técnica permite que os músculos sejam trabalhados num nível profundo e mostra-se eficaz em particular quando realizada em áreas com bastante tecido muscular como panturrilha, quadril, coxa, ombro e as gorduras localizadas do abdômen, e as celulites do glúteo. O amassamento reptante visa dar maior nutrição às fibras musculares e proporciona maior cota de sangue arterial as mesmas, enquanto que o amassamento por compressão visa eliminar as toxinas, como o ácido lático.

Deslizamento:

Deslizamento superficial – é a técnica aplicada sempre no início e no final da massagem. Seus movimentos lentos e suaves, essenciais para que a pessoa se acostume com o contato de suas mãos, são utilizados para espalhar o óleo em todo o corpo. Além disso, permite que as mãos deslizem delicadamente ligando um movimento ao seguinte. O deslizamento superficial pode ser aplicado em qualquer parte do corpo e em geral não tem sentido obrigatório. A palma de uma, ou das duas mãos, desliza devagar pelo corpo, moldando-se a seus contornos. Para isso, elas precisam estar totalmente relaxadas. O ritmo também pode variar. Um ritmo lento acalma e relaxa, enquanto um ritmo rápido estimula determinada área. O deslizamento superficial é excelente para acalmar e eliminar a tensão e ansiedade. Além de aliviar o stress e acabar com as dores de cabeça e enxaquecas, ela melhora a pressão arterial e interrompe as noites mal dormidas.Aplicada depois de atividades esportivas, ajuda a eliminar os resíduos, como o ácido lático, que ficam depositados nos tecidos. O tempo de recuperação pode ser bem acelerado.

Deslizamento profundo – –Visa a circulação de retorno (sanguínea e linfática).Tem sentido obrigatório. Deve ser feito no sentido da circulação venosa, sempre da periferia de um determinado segmento para o centro do corpo, ou seja, o coração (direção centrípeta). Seus movimentos são mais rápidos e profundos, essenciais para eliminação de toxinas dos tecidos mais profundos. O deslizamento profundo estimula o organismo. Ele melhora a circulação e ativa o fluxo da linfa para que resíduos sejam eliminados. A massagem vigorosa é eficaz em particular antes das práticas esportivas. Quando combinada com outras técnicas de massagem, pode melhorar o desempenho, aumentar a agilidade e evitar luxações.

Fricção:

Em geral, a fricção é feita com as polpas dos polegares. Entretanto, a ponta e o nó dos dedos também podem ser usados, bem como os cotovelos. Essa técnica constitui uma excelente forma de localizar e dissolver nós ou nódulos que podem desenvolver-se, sobretudo na região da escápula e dos músculos paravertebrais da coluna. O terapeuta, em geral, aprimora essa técnica nas costas. Quando aplicada no sentido celular subcutâneo, visa destruir coágulos, dissolver nós e nódulos, elimina resíduos, dissolve depósitos de gordura, suaviza velhas cicatrizes (aderências) e alivia a dor localizada. Quando aplicada em torno das articulações, visa ativar o líquido sinovial e reabsorver líquidos extravasados em consequência de um trauma. Quando aplicada no abdômen, visa ativar a circulação fecal.

Percussão:

A percussão consiste em uma variedade de movimentos nos quais os músculos são estimulados por várias partes das mãos, como os lados, as palmas ou até mesmo os punhos cerrados. Os movimentos de percussão são realizados apenas nas áreas mais carnudas, com mais tecido muscular – nunca nas áreas predominantemente ósseas. A manobra de percussão melhora a circulação, pois visa a contração das fibras musculares e o sangue é trazido para a superfície, induz o tônus muscular, reduz os depósitos de gordura, ajuda a soltar o muco dos pulmões. Os movimentos de percussão estimulam e são extremamente benéficos quando aplicados antes de atividades esportivas. Quando aplicada no abdômen, com as palmas das mãos em forma de concha, recebe o nome de tapotagem e visa ativar os movimentos peristálticos. É ótimo para quem sofre de prisão de ventre.

Existem quatro tipos diferentes de percussão:cutiladas, palmadas, pancadas e socamentos.

Cutiladas –A cutilada é um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que as bordas laterais e as superfícies dorsais dos dedos golpeiam a superfície da pele em rápida sucessão, como objetivo de criar um efeito estimulante e vigoroso.
Palmadas –
A palmada é um movimento com uma ou ambas as mãos, em que as mãos em forma de concha golpeiam rapidamente a superfície cutânea, comprimindo o ar e provocando uma onda de vibração que penetra nos tecidos.
Pancadas –
A pancada é um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que o pulso frouxamente cerrado golpeia a parte do corpo, de modo que o aspecto dorsal das falanges médias e distais dos dedos e a parte carnuda da palma da mão entram em contanto com os tecidos.
Socamentos –
O socamento é um movimento em que as bordas ulnares dos pulsos frouxamente cerrados golpeiam alternadamente e em rápida sucessão à parte sob tratamento.

Pressão:

A pressão consiste em comprimir a zona da massagem com toda a palma da mão, mas também apenas com o “calcanhar” da mão, com o polegar e também com a mão fechada. A pressão é seguida de movimentos rítmicos e repetitivos. Tanto o contato da mão com a pele , como sua retirada, devem operar-se lentamente, de modo que a pressão aumente e diminua gradualmente. No ponto mais alto, a pressão deve ser mantida constante, antes de começar o declínio regressivo.

Vibração:

É uma técnica praticada com uma ou duas mãos, em que um delicado movimento de agitação, ou tremor, é transmitido aos tecidos pela mão ou pelas pontas dos dedos. A vibração é um movimento que objetiva principalmente ajudar a soltar as secreções nos pulmões. A vibração também pode ser usada como técnica estimulante sobre o tecido muscular, visto que pode estimular o reflexo do estiramento. Quando a manobra é plena e suave, tem efeito calmante, analgésico e antiespasmódico. Quando a manobra é enérgica e profunda, tem efeito estimulante.

Um pouco de história

O livro mais antigo do qual se tem conhecimento na China, é o “Livro de Massagem da Dinastia Han”, escrito aproximadamente em 150 d.c., composto de 10 volumes.

Hipócrates usava a massagem como uma de suas técnicas terapêuticas. Gregos e romanos eram adeptos da massagem para relaxamento e prevenção de doenças. Atualmente, várias pesquisas comprovam os efeitos terapêuticos desse método de prevenção. A massagem provoca a dilatação dos pequenos capilares,aumentando o fluxo sanguineo nas áreas massageadas.

Quando realizada em musculatura com contratura, auxilia a drenagem de substâncias tóxicas, relaxa as fibras musculares e alivia a dor. Além desse efeito analgésico, reduz edemas e se traduz no efeito de relaxamento combatendo o estresse do dia a dia.

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz os maiores benefícios.

O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão ou uma fraqueza estrutural resultante.

A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso, e portanto ajudar a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com sensação de ter recobrado as energias. Bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o individuo físico, mental e espiritualmente.

A massagem

A massagem tem sido usada nas técnicas de cura do Oriente há milhares de anos. Nas pinturas murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos ficou o registro do uso das técnicas de massagem na China, Japão, Egito e Pérsia (Irã) há mais de 5.000 anos. No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana – até mesmo Hipócrates, o “pai da medicina”, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média e só foi retomado no século 16, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivar o retorno de sua prática.

O que vêm a ser Massoterapia ?

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático (que corre paralelo ao sistema circulatório), melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.

O que Importa é a Saúde

A ênfase é a saúde e não a doença. Por isso nos beneficiamos de uma sessão de massoterapia mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Saímos da sessão nos sentindo mais relaxados e harmônicos, com mais energia – enfim, com mais saúde. A terapia holística tem, assim, recursos para tratar as pessoas “meio-doentes”, que não apresentam um quadro sintomático definido, mas que também não se sentem bem dispostas, saudáveis. E sem efeitos colaterais.

A medicina ocidental trata a doença. A terapia holística trata o doente. A mente ocidental disseca, divide, analisa para então chegar a uma conclusão. A lógica holística trabalha o homem como um todo, numa visão integral, que percebe a doença não como um fenômeno isolado e casual, mas como parte de um contexto.

É o enfoque que caracteriza o que em inglês chamamos de holistic medicine (medicina holística) – se propõe a tratar o doente na sua totalidade, e não apenas a parte enferma. Vê o ser humano como responsável pelos seus atos, e sua saúde/doença como uma extensão de seu modo de vida. Ser responsável não é ser “culpado”.

Doença não é castigo, não é punição por mau comportamento. É uma consequência natural dos procedimentos (tipo de dieta, exercício físico, trabalho) e fatores externos (clima, meio ambiente, cultura) e hereditários que caracterizam uma vida. A medicina holística não é melhor que a ocidental, ou vice-versa. Seus enfoques são diferentes. Cada uma tem suas limitações e – também – recursos valiosos. Devemos conhecê-los para podermos utilizá-los com inteligência, procurando sempre a terapia mais indicada para cada caso em particular. Qualquer forma de radicalização reflete certa estreiteza mental. Idéias preconcebidas e rígidas podem trazer conflitos internos e sofrimentos desnecessários à pessoa. Com uma atitude aberta podemos sempre incorporar alguma coisa nova à nossa maneira de ser e agir.

Os efeitos da massagem

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz os maiores benefícios. O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e uma fraqueza estrutural resultante.

A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso – dependendo do que se necessite – e por tanto ajudar a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com uma sensação de ter recobrado as energias. Se for bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o indivíduo físico, mental e espiritualmente.

MASSAGEM – Profissão Reconhecida por Lei Federal

A Massagem é profissão reconhecida pela Lei Federal Nº. 3968 de 05 de OUTUBRO de 1961. E temos registrado o Código de Ética do Massagista e do Massoterapeuta.

A Massagem já era praticada no ano 2800 antes de Jesus – o Cristo – pelas antigas civilizações Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa e Grega.

No início do Século XX com a imigração dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.

Os Massagistas que ao longo destes anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração. E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns tornaram-se muito conhecidos por atenderem os Jogadores de Futebol, com o aumento da procura por Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista.

A denominação MASSOTERAPIA/MASSOTERAPEUTA foi assim definida no ano de 1980 Englobando todas as Técnicas Corporais como Shiatsu, Anma, Tui-Na, Shantala, Do – In, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Reflexologia, Yoga, Quiropraxia, Reiki, Terapia Pranica, Rolfing entre outras.

Começamos a estruturar nossa Categoria Profissional ,diferenciado e expressivo.

Um corpo de Profissionais que utiliza como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), que expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, ética, consciência, atenção, preocupação, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

Cuidar de si mesmo, antes de mais nada, pois a palavra TERAPEUTA (vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo, e assim como cuidamos do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona segurança, bem-estar e alívio das dores.

Ser MASSOTERAPEUTA, do seu Corpo constituído por nós Profissionais, com nossas Especialidades Técnicas, nossas idéias, nossos sentimentos e nossa expressão que consiste em nossa ação na comunidade;

E assim podermos crescer saudáveis no momento em que estamos vivendo, com os avanços tecnológico e científicos na área da saúde visando o bem estar das pessoas, a nossa Profissão de MASSOTERAPEUTA e SIMILARES se faz necessária integrar-se na equipe multidisciplinar da Saúde, que pelo cuidar re-humaniza a relação no ato terapêutico.

Legislação de massagem, legislação de massoterapia

A profissão de massagem foi reconhecida por lei federal 3.968 em Outubro de 1961.

A MASSAGEM É RECONHECIDA POR LEI FEDERAL Nº.8.345 de 10/12/1945 e LEI FEDERAL Nº. 3.968 de 05/10/1.961.

Legislação

LEI N. º 3.968, DE 05 de outubro de 1961.

Dispõe sobre o exercício da profissão de Massagista, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O exercício da profissão de Massagista só é permitido a quem possua certificado de habilitação expedido e registrado pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina após aprovação, em exame, perante o mesmo órgão.

Art. 2º O massagista devidamente habilitado, poderá manter gabinete em seu próprio nome, obedecidas as seguintes normas:

1 – a aplicação da massagem dependerá de prescrição médica, registrada a receita em livro competente e arquivada no gabinete;
2 –
somente em casos de urgência, em que não seja encontrado o médico para a prescrição de que trata o item anterior, poderá ser esta dispensada;
3 –
será, somente, permitida a aplicação de massagem manual sendo vedado o uso de aparelhagem mecânica ou fisioterápica;
4 –
a propaganda dependerá de prévia aprovação da autoridade sanitária fiscalizadora.

Art. 3º É terminantemente vedado aos enfermeiros optometristas e ortopedistas a instalação de consultórios.

Art. 4º A infração do disposto na presente Lei é punível, sem prejuízo das penas criminais cabíveis na espécie:

a) com fechamento do consultório e recolhimento do respectivo material ao depósito público, onde será vendido, judicialmente, por iniciativa da autoridade competente;
b)
com multa de Cr$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros) a Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), conforme a natureza da transgressão, a critério da autoridade autuante.

Parágrafo único. A multa de que trata a alínea b deste artigo será aplicada em dobro a cada nova infração.

Art. 5º Os processos criminais decorrentes da transgressão do disposto nesta Lei, serão instaurados pelas autoridades competentes, mediante solicitação do órgão fiscalizador nas Justiças do Distrito Federal, dos Estados e Territórios.

Art. 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 5 de outubro de 1961; 140º da Independência e 73º da República.

JOÃO GOULART, Tancredo Neves, Souto Maior

DECRETO – LEI N. º 8.345, DE 10 de Dezembro de 1945.

Dispõe sobre a habilitação para o Exercício Profissional.

Artigo 1º – Só é permitido o exercício das profissões de Protéticos, Massagistas, Óticos Práticos, Práticos de Farmácia, Práticas de enfermagem, Parteiras Práticas e Profissões Similares, em todo o Território Nacional a quem estiver devidamente habilitado e inscrito no Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e nos respectivos serviços sanitários, nos Estados.

Parágrafo único – A inscrição de que trata o presente artigo é obrigatória para os Protéticos, proprietários de oficinas isoladas ou que trabalhem em oficinas anexas a consultórios.

Artigo 2º – Para o cumprimento das instruções necessárias à habilitação nas profissões de que se trata o artigo anterior, expedidas pelo Diretor Geral do Departamento Nacional de Saúde, na conformidade do que dispõe o artigo 6 do Regimento do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina, baixado pelo Decreto nº 9.810, de 1º de julho de 1.942, a respectiva banca examinadora deverá ser designada pelo referido diretor geral, no Distrito Federal, e pelos diretores dos departamentos estaduais de saúde, nos Estados.

& 1º – O Ministro da Educação e Saúde arbitrará as gratificações a serem concedidas, como honorários pelos serviços prestados, aos membros das bancas examinadoras e aos demais serventuários que tomarem parte nos trabalhos das provas de habilitação de que trata o presente Decreto – Lei.
& 2º –
Os candidatos à inscrição nas provas de habilitação sobre que versa o presente Decreto Lei pagarão a taxa de Cr$ 300,00 (trezentos cruzeiros).

Artigo 3º – Este Decreto – Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 4º – Revogam-se as disposições em contrário.

As técnicas de massagem como instrumento terapêutico foram introduzidas na sociedade no início do século XX, com a imigração dos orientais no Brasil.

As experiências que foram passadando de geração em geração, ao longo dos anos, e com a mudança de vida das pessoas houve um grande aumento na procura por profissionais qualificados e com isso surgiu a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos e as técnicas.

Em 1980, foi englobado todas as técnicas corporais tais como:Shantala, Shiatsu, Tuina, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Terapia Pranica, entre outras; e denominado Massoterapia ou Massoterapeuta.

Através da Portaria 397 datada em Outubro de 2002, foi aprovada a classificação brasileira de Ocupações, para uso em todo o território nacional com a finalidade de constituir um documento normatizador do reconhecimento, com fins meramente classificatórios da nomeação e conteúdos das ocupações do mercado brasileiro, estabelecendo os campos de atuação. Iniciando assim a estruturação da Categoria Profissional. Profissionais esses que utilizam como instrumento de trabalho as mãos, tendo como princípioo cuidarde forma expressiva e diferenciada, com dedicação, que carrega consigo a responsabilidade, o respeito, a ética, a consciência, a atenção e a preocupação, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

Desde 1999 existem projetos de lei para criar um conselho federal de massoterapia, mas ainda não existe. Varias entidades estão tentando regulamentar a massagem como por exemplo SINATEN, CONBRAMASSO e SINTE. Por não ter essa legislação o massagista ou massoterapeuta atua como autônomo.

Ele precisa se inscrever no CCM e pagar ISS, código 04596. Essa inscrição é feita na subprefeitura. Como não existe uma regulamentação moderna ou lei que define sobre as atividades de massagem qualquer pessoa pode atuar como massagista. A massagem não é regulamentada no país. Existem cursos técnicos de 1200 horas aprovados pelo MEC. Lembrando que o MEC reconhece a Educação e não a Saúde.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

De posse do certificado você se torna um Profissional da Saúde, podendo realizar o registro junto à Secretaria de Saúde, abrir seu póprio negócio (empresa individual) e recolher INSS como Massoterapeuta. Pode ainda atuar em estéticas, salões de beleza, clínicas de fisioterapia, academias ou até mesmo a domicílio.

MERCADO DE TRABALHO

O massoterapeuta possui um amplo mercado de trabalho, estará apto a trabalhar em clínicas de massoterapia, hotéis, spas, saunas, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, centros de apoio a idosos, empresas, programas voltados a saúde coletiva e ainda em atendimento domiciliar ou atendimento domiciliar.

Fonte: www.massagetherapy101.com/br.geocities.com/www.conbramassoconselho.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Dieta Paleolítica

Dieta Paleolítica

PUBLICIDADE A dieta paleolítica é uma dieta de moda moderna que exige o consumo exclusivo …

Um comentário

  1. Excelente artigo, bastante minucioso!

    Apesar de estar fazendo um curso de massoterapia ele é meio básico, então estou sempre tentando ampliar os meus conhecimentos em busca de bons artigos na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.