Breaking News
Home / Bem-Estar / Protetor Solar

Protetor Solar

PUBLICIDADE

Cuidados com a pele no verão

Os meses de verão podem ser horríveis, especialmente para pessoas com pele oleosa. No verão há o aumento do suor. A pele se torna oleosa, atraindo poluentes.

A limpeza é fundamental durante o verão. Peles normais a secas precisam de um creme ou gel de limpeza, enquanto uma pele oleosa deve ser higienizada com um leite de limpeza ou loção. Para peles com tendência a espinhas, produtos de limpeza medicinais devem ser usados.

Condições quentes e úmidas também exigem limpeza profunda dos poros, especialmente para pele oleosa. Os poros devem ficar livres de oleosidade. Para a limpeza da pele, podem ser utilizadas máscaras para esfoliar a pele fazendo movimentos circulares.

Durante o verão, o rosto deve ser lavado com água, eliminando o excesso de oleosidade.

Um tônico para pele é ideal para limpar a pele. Ou, você pode usar água de rosas, se você tem pele normal a seca. Ela refresca e transmite um efeito limpo e fresco.

A pele oleosa precisa de um tônico adstringente. Um adstringente ajuda a diminuir o excesso de óleo. 
Você pode fazer uma loção para pele oleosa em casa. Compre uma loção adstringente e misture com água de rosas em porções iguais, coloque na geladeira.

A limpeza da pele à noite, é muito importante. A sujeira (poluição do ar), depositadas sobre a pele durante o dia, necessitam ser retiradas. Isso ajuda a diminuir o óleo da face e proteger a pele de espinhas e manchas.

A pele normal a seca no período noturno deve ser higienizada com um tônico e hidratada um creme nutritivo.

Protetor Solar

Não se esqueça do protetor solar!

A pele exposta ao sol sem proteção pode envelhecer mais rapidamente.
Proteger-se do sol é a melhor maneira de diminuir o risco de melanoma.

O protetor solar deve ser utilizado nas partes expostas principalmente no rosto diariamente.

Diferença entre protetor solar e bloqueador solar

Os dois protegem a pele dos danos causados pelo sol. A diferença está na composição química e como eles atuam em nossa pele.

O bloqueador Solar reflete a radiação UV, e tem em sua composição o óxido de zinco, ótimos para proteger a pele do sol.

Impede que o sol estrague a pele.

O protetor solar tem em sua composição substâncias que absorvem a radiação UVA ou UVB. Diminuem a quantidade de raios que entram na pele. Os protetores solares protegem a pele, mas não completamente como o bloqueador solar. Os protetores também podem bronzear a pele.

Quanto maior for o número de FPS (Fator de proteção solar) maior será a proteção para a pele.

Por Portal São Francisco

Protetor solar é uma loção, spray, gel que absorve ou reflete raio ultravioleta (UV) sobre a pele exposta à luz solar e, portanto, ajuda a proteger contra queimaduras solares. Produtos de clareamento da pele têm filtro solar para proteger a pele, porque a pele clara é mais suscetível a danos do sol do que a pele mais escura.

Protetores solares contêm um ou mais dos seguintes ingredientes:

Químicos orgânicos compostos que absorvem luz ultravioleta.

Inorgânicos particulados que refletem, e absorvem a luz UV (por exemplo, dióxido de titânio, óxido de zinco, ou uma combinação de ambos).

Partículas orgânicas que absorvem a luz na sua maior parte como compostos químicos orgânicos, mas contêm vários cromóforos, podem refletir e espalhar uma fração de luz, como as partículas inorgânicas, e comportam-se de forma diferente do que nas formulações de compostos químicos orgânicos.

Dependendo do modo de ação de filtros solares podem ser classificados em filtros solares físicos (isto é, aqueles que refletem a luz solar), ou filtros solares químicos (isto é, aquelas que absorvem a luz UV).

Organizações médicas, como a Sociedade Americana do Câncer recomendam o uso de protetor solar, pois ele ajuda na prevenção do desenvolvimento de carcinomas de células escamosas e carcinoma basocelular.

No entanto, o uso de protetores solares é controverso por várias razões. Muitos filtros solares não bloqueiam UVA radiação, o que não causa queimaduras solares, mas pode aumentar a taxa de melanoma , um outro tipo de câncer da pele , e fotodermatite , para que as pessoas que utilizam os filtros solares podem ser expostos a altos níveis de UVA sem perceber.

A utilização de amplo espectro (UVA / UVB) filtros solares podem resolver este problema.

Embora filtro solar é por vezes chamado de “bronzeador”, o último é diferente na medida em que é utilizada para intensificar os raios UV, enquanto o primeiro é utilizado para bloquear os raios UV.

A exposição excessiva à luz solar direta é potencialmente prejudicial. A exposição excessiva pode resultar em queimaduras solares , se uma pessoa não usa roupa protetora do sol ou usar protetor solar adequado.

Produtos com maior FPS ( Fator de Proteção Solar ) proporcionam maior proteção contra a radiação ultravioleta.

No entanto, em 1998, o Encontro Anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência informou que alguns filtros solares UVA e UVB não oferecem segurança adequada contra a radiação UVA e poderia dar uma falsa sensação de proteção.

Um protetor solar também deve ser hipoalergênico e não-comedogênico por isso não causa uma erupção cutânea ou obstruir os poros, o que pode causar acne .

Para aqueles que escolhem para se bronzear, alguns dermatologistas recomendam as seguintes medidas preventivas:

Filtros solares que devem bloquear os raios UVA e UVB são chamados filtros solares de amplo espectro .

Filtros solares devem ser aplicados 15 a 30 minutos antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15 a 30 minutos após a exposição ao sol é iniciada. Reaplicação ainda é necessário somente após atividades como natação, sudorese e fricção.

Os raios solares são mais fortes dez horas – quatro horas. Os raios solares são mais fortes em altas altitudes (montanhas).

Vestindo um chapéu com aba e óculos de sol anti-UV pode fornecer quase 100% de proteção contra a radiação ultravioleta.

Proteção

O protetor solar deve proteger a pele contra os raios UVA e UVB e de preferência com fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou maior. Deve ser resistente a água.

Um protetor solar com as características acima, protegem a pele de queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Todas as pessoas precisam usar protetor solar, para se protegerem do sol e evitar doenças de pele.

O protetor deve ser usado todos os dias ( até em dias nublados) , pois os raios solares emitem raios UV, que penetram e são prejudiciais a pele.

Em dias nublados, até 80 por cento dos raios UV do sol podem atravessar pelas nuvens.

Proteger os lábios é uma boa forma de evitar o câncer labial. Aplique um protetor labial ou batom que contém filtro solar com FPS 30 ou superior.

Tipos de protetores

O tipo de filtro solar é uma questão de preferência pessoal, e pode variar dependendo da região do corpo. Há várias opções disponíveis nas farmácias e mercados incluindo loções, cremes, géis e pomadas.

Dermatologistas recomendam utilizar protetor solar todos os dias, não apenas na época do verão.

Diferença entre os raios

A luz solar é composta por dois tipos de raios prejudiciais que chegam a terra – raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). A exposição em excesso pode levar ao câncer de pele.

Os raios UVA podem causar o envelhecimento precoce da pele, ocasionando rugas e manchas da idade.

Os raios UVB são os principais agentes de queimaduras solares.

O Protetor solar desempenha uma função muito significativa na proteção da pele, mas não apresenta proteção completa.

Para proteger a sua pele dermatologistas recomendam o seguinte:

Aplicar, generosamente, protetor solar resistente à água com um Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30 com proteção de A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Reaplicar a cada duas horas, mesmo em dias nublados.

Use roupas de proteção, chapéu com abas e óculos de sol, sempre que possível.

Evitar bronzeamentos artificiais, pois podem causar câncer e rugas. Freqüente um dermatologista quando detectar algo diferente em sua pele. O câncer de pele é muito tratável quando diagnosticado no início.

Queimaduras de pele

É importante para o tratamento de queimaduras solares interromper a exposição ao sol.

Dermatologistas aconselham o tratamento de uma queimadura solar com:

Banhos frios para diminuir o calor.

Hidratante para auxiliar a aliviar o desconforto causado pelo ressecamento da pele.

Aspirina, pode ajudar a diminuir o inchaço, vermelhidão e desconforto.

Beber bastante água para evitar a desidratação.

Evite o sol enquanto a pele esta em tratamento. Certifique-se de cobrir a queimadura solar antes de ir ao ar livre.

Protetor Solar para cada tipo de pele

O protetor solar é essencial no cotidiano das pessoas, até mesmo nos dias nublados oferecem a proteção contra os raios ultravioletas. O excesso de sol sem proteção não é indicado, pois pode trazer sérios problemas, como insolação, queimaduras, câncer de pele , desidratação, entre outros.

A melhor forma para evitar esses problemas é com o protetor solar. Cada tipo de pele requer um cuidado especial, um fator de proteção. Hoje vamos falar um pouquinho do protetor solar indicado para cada tipo de pele, assim você pode desfrutar dos benefícios.

A pele seca é a que mais sofre nesse período, muitas vezes apenas os cremes não resolvem, segundo os especialistas o protetor solar com a textura mais oleosa é o mais indicado, principalmente com uréia ou lactato de amônia, que ajudam a hidratar e proteger a pele.

Já a pele oleosa é mais difícil, nesse caso é importante saber comprar o produto certo, opte preferencialmente por loções, com a fórmula oil free, produtos que não obstruem os poros, e deixa a pele hidratada.

Os protetores em forma de Ge também são muito eficazes, e proporcionam uma absorção rápida e não deixa ainda mais oleosa, vale a pena experimentar.

Quem tem a pele normal não precisa se preocupar muito, qualquer filtro solar pode oferecer os benefícios, que podem ser encontrados em qualquer farmácia. Nesse caso você pode escolher entre o gel ou creme, que não deixa a pele oleosa.

Em relação às crianças, existem muitos produtos desenvolvidos para peles mais sensíveis, devem dar preferência para produtos hipoalergênicos, com uma fragrância bem suave. O spray pode ser uma excelente alternativa, pois a absorção é mais rápida.

Como escolher o protetor solar

Escolher o protetor solar certo faz toda a diferença. A escolha deve ser coerente ao tipo de pele e a exposição ao sol do momento.

Protetor Solar

Com a chegada do verão é necessário redobrar os cuidados com o corpo, os quais incluem o uso do protetor solar , pois ele é de extrema importância em nosso dia a dia a fim de evitar que nosso corpo sofra com danos causados pelo sol.

Na hora de comprar um protetor solar é necessário levar em conta seu fator de proteção, o qual deve ser compatível com o tipo e a cor da sua pele.

Quando maior o FPS, maior a proteção contra os raios solares. Os protetores poderão ser adquiridos em lojas de cosméticos e em farmácias, os preços variam de acordo com a marca e o fator de proteção.

As pessoas com peles claras devem redobrar os cuidados, pois a pele é mais sensível as temperaturas quentes e podem acontecer queimaduras, manchas com mais intensidade.

Elas necessitam de um protetor solar com fator de proteção alto, como FPS 60. Já as peles mais morenas precisam de um FPS 30 ou 15.

Quem sofre com a pele oleosa deve procurar um dermatologista para usar o melhor protetor, segundo informações, os produtos em cremes podem ajudar no aparecimento de cravos e espinhas, por isso precisam ser evitados.

O mais indicado para pessoas com esse tipo de pele são aqueles protetores em gel ou oil free. Já as pessoas que possuem a pele seca ou mista podem usar os protetores em creme, que ajudam a hidratar a pele facilmente.

Também existem outros tipos de protetores com ação específica, como os protetores para o rosto, cabelos e lábios. Essas partes merecem atenção redobrada e máxima proteção todos os dias.

Independente do tempo, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, pois ele é extremamente importante para nossa pele, não somente quando vão a praia ou piscina, mais também em dias mais nublados.

As mulheres são as que mais se preocupam com a aparência, mas algumas delas acabam se esquecendo da importância da utilização de cremes e protetores solares no dia a dia, onde acabam utilizando os mesmos somente quando vão à praia.

No entanto, o uso do protetor solar deve ser feito regularmente, pois ele é de grande ajuda na prevenção de problemas de pele, como manchas, sardas ou até mesmo o câncer.

Lembrando que com a entrada do verão os cuidados com o sol devem ser redobrados, pois no verão ocorre uma incidência maior dos raios solares, os quais podem ser nocivos a nossa saúde.

A nossa pele necessita de cuidados diários e por ser a parte mais delicada, o rosto merece muita atenção, uma vez que a exposição ao sol sem proteção pode provocar além do aparecimento de cânceres de pele, rugas ou manchas.

Por isso, aplicar o protetor convencional (aquele que você usa no corpo todo) pode não ser suficiente para te proteger dos raios solares. Sendo necessário usar então os produtos específicos para proteger o rosto do sol.

O uso do protetor solar deve acontecer não apenas no verão e em dias de sol intenso, mas deve ser aplicado diariamente, independente do clima. Devendo lembrar-se também de reaplicar o protetor solar facial durante o dia, sem exageros na quantidade do produto.

Cada tipo de pele exige uma fórmula diferente de protetor, onde as loções cremosas são indicadas para aqueles que têm pele seca. Mas se sua pele é oleosa, dê preferência a protetores solares faciais em gel, que absorvem mais rápido e não provocam cravos e espinhas.

Algumas marcas de cosméticos também oferecem maquiagem com filtro solar, onde já existem corretivos, pó facial e até mesmo base com FPS.

A exposição excessiva ao sol contribui para:

– Desenvolvimento do câncer de pele 
– Envelhecimento precoce

Para prevenção destes efeitos, é importante:

– Usar protetor solar com Fator de Proteção (FPS)de no mínimo 15, diariamente
– Evitar expor-se ao sol no período entre 10 e 16 horas
– Usar chapéu com abas, óculos escuros e roupas apropriadas

Protetor solar

A proteção contra os efeitos danosos do sol é importante durante todo o ano, e não somente no verão ou na praia.Os cuidados com a proteção solar devem ser tomados desde a infância

O protetor solar é um dos itens a ser observado na prevenção dos males causados pela radiação solar.

A sua simples utilização não garante a total prevenção, e nem significa que podemos nos expor por mais tempo ao sol, além disto, o produto só será eficaz se utilizado corretamente.

Recomendações Importantes

Escolha o produto com Fator de Proteção Solar (FPS) adequado ao fototipo de pele

Siga as recomendações expressas na embalagem,como modo de uso e necessidade de reaplicação

Verifique se consta na embalagem do produto o nº do registro no Ministério da Saúde

Fonte: en.wikipedia.com/tripod.com/007blog.net/www.anvisa.gov.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.