Breaking News
Home / Bem-Estar / Lipoescultura

Lipoescultura

PUBLICIDADE

Um dos procedimentos mais difundidos e realizados em cirurgia plástica é a lipoaspiração. A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica simples e segura, que exige profissional habilitado, avaliação pré-operatória criteriosa e instrumental específico.

Nos últimos vinte anos, foi aperfeiçoada com a utilização de cânulas delicadas e funcionais, e de métodos avançados, como a lipoaspiração ultra-sônica, e mais modernamente, a vibrolipoescultura.

A cirurgia apresenta ótimo resultado quando bem indicada e quando o paciente for bem esclarecido de todos os cuidados e procedimentos auxiliares que podem ajudá-lo na sua recuperação pós-operatória. Seus resultados definitivos são percebidos após quatro a seis meses.

Indicada para corrigir pequenas e grandes deformidades abdominais e do contorno corporal, deve ser realizada em pessoas com peso próximo ao normal, com gordura localizada e com boa elasticidade da pele. Não é um método de emagrecimento e não deve ser feita em pacientes com excesso de peso.

A finalidade da cirurgia é melhorar o contorno corporal e não reduzir peso. Em alguns casos, recomenda-se uma dieta balanceada e ginástica adequada, para preparar o corpo para uma lipoaspiração, que consiste em retirar o excesso de células gordurosas.

A gordura que é retirada durante o procedimento pode ser utilizada para o preenchimento de depressões, ou áreas que necessitam de projeção: nádegas, coxas, pernas, e até mesmo colo mamário. Mãos senis também podem se beneficiar com o enxerto de gordura.

O enxerto de gordura é um procedimento cada vez mais estudado pelos cirurgiões plásticos. Mesmo na face, onde havia sido quase abandonado pela absorção precoce que a gordura sofria, recebe atualmente um impulso na sua utilização, pois a gordura é injetada nas estruturas musculares e profundas onde sua integração é muito mais efetiva.

O preparo da gordura também vem merecendo um cuidado especial, visto que a célula gordurosa é bastante frágil e necessita de um manuseio atraumático.

O ultra-som é utilizado em áreas de flacidez, como os braços e entre pernas. Na região dorsal, onde o tecido gorduroso é mais resistente, também se dá preferência à lipoaspiração ultra-sônica.

Outro método, a vibrolipoescultura, está ocupando um espaço maior neste procedimento, seja pelo menor trauma no tecido, assim como permite obter resultados mais uniformes, além de uma recuperação mais rápida e de ser mais confortável para o cirurgião. Cirurgiões experientes obtêm resultados excelentes, cada um com o seu método.

O volume a ser aspirado em uma lipoaspiração não deve exceder de 5% do peso corporal. Em uma pessoa de 70 kg, por exemplo, é permitido aspirar, no máximo, em torno de 3.000g e 3500g. Utilizamos nos volumes limítrofes, a auto-hemotransfusão, método que consiste em retirar sangue próprio em laboratório especializado, para ser infundido no dia da intervenção. Isto permite uma recuperação mais rápida e a volta precoce ao trabalho.

A lipoescultura não é tão simples como parece

Essa é uma cirurgia rápida e que deixa cicatrizes muito pequenas, mas é extremamente invasiva!

Para quem é indicada?

A lipoaspiração tradicional é feita para eliminar gorduras indesejadas de áreas problemáticas como abdome, bacia, nádegas, coxas, joelhos, braços, queixo e pescoço.

A técnica da lipoaspiração baseia-se na elasticidade que a própria pele tem para voltar ao seu lugar, e por isso não é recomendada a pessoas com mais de 50 anos.

Procedimento

O cirurgião faz uma pequena incisão na área desejada e insere um pequeno tubo de 3mm chamado cânula. Há casos em que, antes do procedimento, são injetados fluidos compostos de anestésicos e outros produtos para reduzir o sangramento, os hematomas e o inchaço.

Esta cânula é conectada a uma espécie de bomba a vácuo ou a uma seringa longa que serve como uma espécie de sugador, e aspira a gordura existente embaixo da pele. O cirurgião movimenta essa cânula através do tecido gorduroso para que as células se rompam e ele possa aspirá-las. Finalmente, após toda a gordura ser retirada, o corte é suturado. A duração depende da quantidade de gordura e da área da remoção. Assim que a cirurgia acaba, o local é coberto com curativos para evitar a inflamação.

Má cicatrização, infecção, hemorragia ou reações à anestesia são as possíveis complicações desta cirurgia.

Recuperação

Tempo de permanência no hospital: um dia ou um dia e uma noite, dependendo do tamanho da área tratada. Período de recuperação: de 7 a 10 dias.

Outros efeitos adversos da lipoaspiração incluem o risco de que a área tratada fique com nodos e desigual , além do risco de ocorrerem hemorragias sob a pele, causando inchaços.

Lipoescultura
Lipoescultura para que? Mas o que é gordura localizada?

Para entender o motivo da lipoescultura, vamos primeiro saber que a gordura é uma forma do nosso corpo armazenar energia, necessária para a sobrevivência.

O problema é o excesso deste acúmulo de gordura, que causa volume (barriguinha). Nosso organismo funciona como no sistema bancário: quanto mais se guarda e menos se gasta, maior o volume acumulado.

No sistema bancário o volume acumulado será o dinheiro, porém no nosso organismo o acumulado será a gordura e a lipoescultura será o consumo. A gordura fica armazenada em células chamadas de adipócitos. E a “coleção” das células adipócitas que forma a gordura corpórea ou gordura localizada.

Como é a técnica de lipoescultura sem corte nem cirurgia (nem lipoaspiração)?

Lipoescultura é a modelagem do corpo, deixando-o com os contornos desejados através da remoção da gordura localizada dos locais indesejados (barriga, culote, braço, etc).

O procedimento para a lipoescultura, redução da gordura localizada, é realizado com moderno equipamento computadorizado que realiza uma terapia combinada dos efeitos do ultrasom de 45 watts (alta potência) na lipotripsia (quebra das moléculas da gordura) em conjunto com corrente de ação espacial (estereodinâmica) para ativação do sistema linfático.

Na lipoescultura a palavra “ultrasom” pode trazer à memória os aparelhos que já são usados a vários anos em centros de estética que utilizam ultrasom com apenas 3 watts.

O aparelho usado para a lipoescultura é ultrasom de última geração, com potência de 45 watts e com resultados imediatos após a lipoescultura (o paciente acompanha a medição antes e logo após a lipoescultura).

A função do ultrasom de 45 watts, na lipoescultura, é causar micro agitação mecânica na gordura, transformando-a em partículas muito pequenas que atravessam facilmente as paredes dos adipócitos (onde estavam armazenadas). Aí entra a função das correntes estereodinâmicas que o aparelho emite concomitantemente.

Desta forma, a gordura será facilmente captada pelos micro vasos linfáticos e seguirá para fora do nosso corpo através das vias excretoras, resultando em uma escultura pela gordura, ou lipoescultura.

Qual a comprovação científica da diminuição do volume gorduroso na lipoescultura?

Existem alguns experimentos científicos sobre a lipoescultura. Na minha opinião o mais interessante é mostrado na foto ao lado.

Podemos observar que o ultra som de alta intensidade promove o esvaziamento das células de gordura sem a quebra da membrana celular.

Esta fotomicrografia de tecido gorduroso, feita após aplicação do aparelho nos mostra as partículas de gordura fora das células, onde estavam estocadas (gordura localizada) e já nos vasos linfáticos para seguirem seu trajeto até serem expelidas do organismo através da urina.

Este “milagre” da tecnologia ocorre através da uma micro agitação da gordura localizada, transformando-a em micro micro partículas que atravessam facilmente a membrana celular sem causar dano algum. Estas partículas finas da gordura são, então, captadas pelos vasos linfáticos. Como resultado teremos a lipoescultura

Existem riscos e efeitos colaterais na lipoescultura?

A lipoescultura sem cortes é totalmente isento de riscos. O equipamento para lipoescultura foi aprovado em inúmeros órgãos fiscalizadores da saúde (oms, anvisa, etc) passou por muitos testes, provando ser inofensivo para a saúde do paciente.

Mesmo assim, para a lipoescultura, são tomados alguns cuidados:

– Não uso o equipamento para lipoescultura em mulheres grávidas;

– Pessoas diabéticas;

– Pessoas com pressão alta não compensada, etc.

A aplicação da lipoescultura é totalmente indolor e livre de quaisquer efeitos colaterais, desde que observada a dosagem correta e o espaçamento mínimo de 24 horas entre uma sessão e outra.

A redução da gordura localizada através da lipoescultura não causa nenhum dano a saúde e é autorizada pela oms (organização mundial da saúde) desde que observada a intensidade máxima citada acima.

No brasil o aparelho é registrado na agência nacional de vigilância sanitária (registro anvisa nº 10245230012).

Lipoescultura
Quando verei o resultado da lipoescultura?

Já na primeira sessão de llipoescultura o paciente nota o resultado de diminuição de parte da gordura localizada através da fita métrica.

O(a) paciente acompanha a medição, antes e depois de cada sessão, verificando a redução da circunferência. A quantidade de redução da circunferência em cada sessão de lipoescultura dependerá de quanto o paciente tem de gordura acumulada.

Os magros terão menor diminuição em relação a quem tenha grande quantidade de gordura. Mas em média pode-se dizer que ocorra uma redução de aproximadamente 1 cm da circunferência por sessão DE lipoescultura. Este resultado apos a lipoescultura é aproximado, pois cada pessoa responde diferente e, além disso, a medição é muito difícil devido a respiração que altera o valor. Com o passar das sessões de lipoescultura a pessoa notará melhor a diferença nas medidas.

Porém deixo bem claro que deve-se fazer regime alimentar e exercícios, senão o que foi retirado de gordura em cada sessão de lipoescultura voltará no futuro.

Para os pacientes com sobrepeso, realizo outro tratamento em conjunto, no sentido de diminuição do peso como um todo (tratamento do sobrepeso).

Em qualquer procedimento de retirada de gordura (lipoaspiração, minilipo ou lipoescultura) se o paciente não tomar as medidas citadas acima (regime e exercícios) a gordura que foi retirada voltará. É como um pneu que pode estar mais cheio ou menos, só que no nosso caso a preferência é que esteja vazio.

A redução da gordura localizada ocorre devido ao esvaziamento dos adipócitos, porém eles podem ser enchidos novamente com nova gordura. Então para ter resultados satisfatórios não adianta ficar empolgado em estar iniciando sessões de lipoescultura e festejar comendo !!!

Quantas sessões de lipoescultura são necessárias para redução de medidas?

Já na primeira sessão de lioescultura a pessoa livra-se de um pouco de gordura, que poderá ser obserdo através da medição da circunferência antes e depois . O total de gordura localizada sairá com a somatória de várias sessões de lipoescultura com treinamento físico e regime alimentar.

Quantidade de sessões de lipoescultura dependerá de algumas variáveis:

1) O quanto o paciente tem de gordura localizada a retirar. Em pacientes com apenas um leve acúmulo geralmente apenas algumas (+/- 5 sessões) são suficientes. Já para os pacientes com quantidade maior de gordura localizada serão necessárias mais sessões.

2) O quanto o paciente deseja diminuir de medida com a lipoescultura.

3) Como o organismo do paciente reagirá a lipoescultura. (noto que em pacientes com mesma medida, mesma constituição física e mesmo procedimento realizado no consultório existe diferença nos resultado por sessão de lipoescultura).

4) Do paciente colaborar com a lipoescultura através de exercícios e regime. As sessões de lipoescultura serão repedidas algumas vezes por semana. A quantidade de sessões de lipoescultura semanais serão da escolha (e pressa) de cada paciente.

A gordura localizada voltará no futuro, apos as sessões de lipoesculura?

Sim, poderá voltar em algumas semanas após as sessões de lipoescultura, se o paciente não tomar alguns cuidados. Tanto quanto na lipoaspiração tradicional o paciente necessitará ter cuidado alimentar e atividade física, para que não haja aumento de peso generalizado.

Se estes cuidados não forem tomados poderá ocorrer aumento de peso, e a gordura se acumulará novamente, causando a gordura localizada indesejada.

Este tratamento de lipoescultura destina-se apenas para quem tem gordura localizada sem estar obeso. Para os pacientes com sobrepeso, realizo outro tratamento em conjunto, no sentido de diminuição do peso total (tratamento da obesidade) é um tratamento natural, sem uso de nenhum medicamento.

Nos casos que restam flacidez muscular, temos aparelhagem específica para ginástica passiva, em paralelo a lipoescultura.

É usado algum medicamento na lipoescultura?

Não. Não é usado medicamento nem produto químico na lipoescultura. O resultado da quebra das moléculas de gordura, que ocorre na lipoescultura, é apenas da onda ultra-vibratória conseguida de um cristal específico que emite a vibração com a passagem da corrente elétrica nele.

É necessário fazer drenagem linfática após a lipoescultura?

Em seguida da sessão de lipoescultura nós executamos a massagem de drenagem linfática eletrônica e manual, para a drenar a gordura retirada dos adipócitos.

Quais as vantagens da lipo escultura não invasiva (sem cortes)?

– Lipoescultura não invasiva não é cirúrgica, ou seja, é sem cortes;

– Lipoescultura não invasiva não necessita internação;

– Lipoescultura não invasiva é totalmente indolor;

– A lipoescultura não invasiva não destrói paredes celulares;

– Na lipoescultura não invasiva ocorre reduções de medidas semelhantes da lipoaspiração tradicional, porém com baixo custo;

– A lipoescultura não invasiva oferece resultado imediato. Logo após a primeira sessão de lipoescultura o paciente verá uma leve redução da circunferência através da fita métrica e poderá monitorar os resultados sessão por sessão;

– Lipoescultura não invasiva não deixa o aspecto de “pele esticada” comum na lipoaspiração tradicional, como pode ser observado.

Fonte: www.clinicaheller.com.br/www.discoverybrasil.com/www.lipoescultura.med.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.