Breaking News
Home / Biologia / Anabolismo

Anabolismo

PUBLICIDADE

 

O anabolismo é a construção do tecido muscular. Significa a construção de macromoléculas.

O anabolismo é o conjunto de caminhos metabólicos que constroem moléculas de unidades menores. Essas reações exigem energia, conhecida também como um processo endergônico.

O anabolismo é alimentado pelo catabolismo, onde grandes moléculas são divididas em partes menores e depois são usadas na respiração celular. Muitos processos anabolizantes são alimentados pela hidrólise de trifosfato de adenosina (ATP).

Os processos anabolizantes tendem a “construir” órgãos e tecidos. Esses processos produzem crescimento e diferenciação de células e aumentam o tamanho do corpo, um processo que envolve a síntese de moléculas complexas. Exemplos de processos anabolizantes incluem crescimento e mineralização do osso e aumento da massa muscular.

Os endocrinologistas classificaram tradicionalmente os hormônios como anabolizantes ou catabólicos, dependendo da parte do metabolismo que eles estimulam. Os hormônios anabolizantes clássicos são os esteróides anabolizante , que estimulam a síntese protéica, o crescimento muscular e a insulina.

O uso e / ou abuso de esteróides anabolizantes sintéticos pode resultar em acne, pressão arterial elevada, ataque cardíaco, níveis elevados de colesterol no sangue, danos ao fígado e agressão.

O equilíbrio entre anabolismo e o catabolismo também é regulado por ritmos circadianos, com processos como o metabolismo da glicose flutuando para coincidir com os períodos normais de atividade de um animal ao longo do dia.

Fonte: en.wikipedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.