PUBLICIDADE
O anabolismo é a construção do tecido muscular. Significa a construção de macromoléculas.
O anabolismo é o conjunto de caminhos metabólicos que constroem moléculas de unidades menores. Essas reações exigem energia, conhecida também como um processo endergônico.
O anabolismo é alimentado pelo catabolismo, onde grandes moléculas são divididas em partes menores e depois são usadas na respiração celular. Muitos processos anabolizantes são alimentados pela hidrólise de trifosfato de adenosina (ATP).
Os processos anabolizantes tendem a “construir” órgãos e tecidos. Esses processos produzem crescimento e diferenciação de células e aumentam o tamanho do corpo, um processo que envolve a síntese de moléculas complexas. Exemplos de processos anabolizantes incluem crescimento e mineralização do osso e aumento da massa muscular.
Os endocrinologistas classificaram tradicionalmente os hormônios como anabolizantes ou catabólicos, dependendo da parte do metabolismo que eles estimulam. Os hormônios anabolizantes clássicos são os esteróides anabolizante , que estimulam a síntese protéica, o crescimento muscular e a insulina.
O uso e / ou abuso de esteróides anabolizantes sintéticos pode resultar em acne, pressão arterial elevada, ataque cardíaco, níveis elevados de colesterol no sangue, danos ao fígado e agressão.
O equilíbrio entre anabolismo e o catabolismo também é regulado por ritmos circadianos, com processos como o metabolismo da glicose flutuando para coincidir com os períodos normais de atividade de um animal ao longo do dia.
Fonte: en.wikipedia.org