Breaking News
Home / Biologia / Anabolismo

Anabolismo

PUBLICIDADE

Anabolismo – Definição

anabolismo (metabolismo anabólico) é a atividade metabólica coordenada que permite às células produzir macromoléculas.

anabolismo é um processo metabólico no qual moléculas complexas são sintetizadas a partir de outras mais simples com o armazenamento de energia.

Anabolismo – O que é

anabolismo é a construção do tecido muscular. Significa a construção de macromoléculas.

O anabolismo é o conjunto de caminhos metabólicos que constroem moléculas de unidades menores. Essas reações exigem energia, conhecida também como um processo endergônico.

O anabolismo é alimentado pelo catabolismo, onde grandes moléculas são divididas em partes menores e depois são usadas na respiração celular.

Muitos processos anabolizantes são alimentados pela hidrólise de trifosfato de adenosina (ATP).

Os processos anabolizantes tendem a “construir” órgãos e tecidos. Esses processos produzem crescimento e diferenciação de células e aumentam o tamanho do corpo, um processo que envolve a síntese de moléculas complexas. Exemplos de processos anabolizantes incluem crescimento e mineralização do osso e aumento da massa muscular.

Os endocrinologistas classificaram tradicionalmente os hormônios como anabolizantes ou catabólicos, dependendo da parte do metabolismo que eles estimulam.

Os hormônios anabolizantes clássicos são os esteróides anabolizante, que estimulam a síntese protéica, o crescimento muscular e a insulina.

O uso e/ou abuso de esteróides anabolizantes sintéticos pode resultar em acne, pressão arterial elevada, ataque cardíaco, níveis elevados de colesterol no sangue, danos ao fígado e agressão.

O equilíbrio entre anabolismo e o catabolismo também é regulado por ritmos circadianos, com processos como o metabolismo da glicose flutuando para coincidir com os períodos normais de atividade de um animal ao longo do dia.

Anabolismo – Metabolismo

Metabolismo

metabolismo se refere a todas as reações químicas envolvidas na modificação de uma molécula em outra.

Pode ser categorizado em dois: catabolismo e anabolismo.

anabolismo se refere a uma sequência de reações químicas que constrói ou sintetiza moléculas a partir de unidades menores e, geralmente, essas reações requerem entrada de energia.

Muitas dessas reações são alimentadas pela hidrólise do ATP.

Em contraste, o catabolismo inclui uma série de reações químicas degradativas que quebram moléculas complexas em unidades menores, e frequentemente elas liberam energia no processo.

Esses processos são regulados por ritmos circadianos. O anabolismo é para a síntese de moléculas complexas essenciais na construção de órgãos e tecidos. Portanto, é responsável pelo aumento do tamanho corporal.

Exemplos de anabolismo são o crescimento e mineralização óssea e o aumento da massa muscular. Os hormônios são normalmente classificados como anabólicos (pertencentes ao anabolismo) ou catabólicos (pertencentes ao catabolismo) com base em seus efeitos nos processos metabólicos.

Anabolismo – Processo

O anabolismo é um processo bioquímico no metabolismo onde as moléculas simples se combinam para gerar moléculas complexas.

Esse processo é endergônico, o que significa que não é espontâneo e requer energia para progredir na reação anabólica.

As moléculas complexas obtidas são posteriormente utilizadas para armazenar energia na forma de ATP (Trifosfato de Adenosina).

Exemplo de anabolismo

As células usam um processo anabólico para fazer polímeros, reparar e cultivar tecidos.

Por exemplo:

Formação de dissacarídeos e água com a ajuda da combinação de açúcares simples

C6H12O6 + C6H12O6  C12H22O11 + H2O

Formação de dipeptídeos pela combinação de aminoácidos

NH2CHRCOOH + NH2CHRCOOH NH2CHRCONHCHRCOOH + H2O

Formação de lipídios quando o glicerol reage com ácidos graxos

CH2OHCH (OH) CH2OH + C17H35COOH  CH2OHCH (OH) CH2OOCC17H35

Processo de fotossíntese para formar glicose e oxigênio

6CO2 + 6H2 C6H12O6 + 6O2

Alguns exemplos de hormônios anabólicos são:

Insulina – promove a absorção de glicose
Esteróides anabolizantes – ajuda a estimular o crescimento muscular
Exercício anaeróbico – ajuda na construção de massa muscular

Estágios do anabolismo

Existem três estágios no anabolismo.

Eles são:

Produção de precursores, como monossacarídeos, nucleotídeos, aminoácidos e isoprenóides.
Ativação dos precursores acima mencionados em formas reativas com a ajuda da energia do ATP.
Reúna os precursores para formar moléculas complexas, como polissacarídeos, ácidos nucléicos, proteínas e lipídeos.

Fontes de energia para processos anabólicos

Várias espécies dependem de várias fontes de energia.

Alguns foram discutidos abaixo:

Autótrofos – Formação de moléculas orgânicas complexas, como proteínas e polissacarídeos em células vegetais, a partir de moléculas simples como água e dióxido de carbono com a ajuda da luz solar como fonte de energia.
Heterotróficos – eles requerem substâncias complexas como aminoácidos e monossacarídeos para produzir essas moléculas complexas.
Fotoheterotróficos e fotoautotróficos – Eles obtêm energia da luz
Quimioheterotróficos e quimioautotrofos obtêm energia de reações de oxidação inorgânica.

Função do anabolismo

Os nutrientes dos alimentos são decompostos em pequenos blocos na via catabólica.

As macromoléculas são formadas quando pequenas moléculas são combinadas.

Durante a via anabólica, a energia é utilizada para gerar moléculas grandes, formando ligações químicas entre as moléculas menores.

Essas macromoléculas são posteriormente usadas para construir novas células ou estruturar as células. O anabolismo é essencial para a manutenção, crescimento e desenvolvimento de uma célula.

Qual é a diferença entre anabolismo e catabolismo?

Anabolismo e Catabolismo

metabolismo, que é o conjunto de todas as reações bioquímicas em uma célula ou corpo, é composto de anabolismo e catabolismo.

anabolismo compreende reações construtivas envolvidas na síntese de moléculas complexas. As reações anabólicas são endergônicas e requerem energia para ocorrer. Por outro lado, o catabolismo inclui todas as reações destrutivas envolvidas na quebra de moléculas complexas. As reações catabólicas são exergônicas e liberam energia.

Simplificando, o catabolismo, também conhecido como metabolismo destrutivo, é o conjunto de processos que quebram os alimentos e as moléculas líquidas que consumimos em formas utilizáveis de energia.

A comida que comemos é na forma de vegetais, frutas, grãos, proteínas animais, etc., mas nosso corpo não pode usar a comida dessa forma.

Os processos catabólicos quebram as biomoléculas em unidades menores, que podem então ser oxidadas, ou podem ser usadas em processos anabólicos (metabolismo criativo) para criar novas moléculas maiores.

Você provavelmente já conhece o principal processo catabólico do corpo – a digestão! Quando moléculas maiores são quebradas em menores, é liberada energia que pode ser usada por um organismo.

Alguns dos principais processos catabólicos no corpo são a quebra de polissacarídeos (glicogênio, amido, etc.) em monossacarídeos (frutose, glicose, etc.), a quebra de proteínas em ácidos nucléicos e a quebra de ácidos nucléicos em nucleotídeos.

Os processos catabólicos são frequentemente associados a certos hormônios desencadeantes, incluindo adrenalina, glucagon, citocinas e cortisol. Como tudo o que ocorre no corpo, os processos catabólicos devem ser regulados e controlados, e é por isso que esses hormônios são tão cruciais. Esses hormônios afetam tudo, desde a frequência cardíaca e os níveis de absorção de oxigênio até a concentração de glicose no sangue e a eficácia da comunicação entre as células.

Quando esses hormônios são ativados, liberados ou disparados, eles estimulam a decomposição necessária dos nutrientes disponíveis para produzir energia para o funcionamento do corpo. Por exemplo, quando você se depara com uma situação perigosa, o corpo entra em modo lutar ou fugir, no ponto em que a adrenalina é liberada, o que acelera sua freqüência cardíaca, aumenta a capacidade do pulmão de ingestão de oxigênio e estimula a degradação de glicogênio em glicose, a unidade básica de energia que o corpo pode usar para lutar ou fugir.

Anabolismo – Resumo

Anabolismo, ou biossíntese, é o processo pelo qual os organismos vivos sintetizam moléculas complexas de vida a partir de outras mais simples. O anabolismo, junto com o catabolismo, são as duas séries de processos químicos nas células que, juntos, são chamados de metabolismo. As reações anabólicas são processos divergentes. Ou seja, relativamente poucos tipos de matérias-primas são usados para sintetizar uma ampla variedade de produtos finais. Isso resulta em um aumento no tamanho ou complexidade celular – ou em ambos.

Os processos anabólicos produzem peptídeos, proteínas, polissacarídeos, lipídeos e ácidos nucléicos. Essas moléculas compreendem todos os materiais das células vivas, como membranas e cromossomos, bem como produtos especializados de tipos específicos de células, como enzimas, anticorpos, hormônios e neurotransmissores.

catabolismo, o oposto do anabolismo, produz moléculas menores usadas pela célula para sintetizar moléculas maiores, como será descrito a seguir. Assim, em contraste com as reações divergentes do anabolismo, o catabolismo é um processo convergente, no qual muitos tipos diferentes de moléculas são decompostos em relativamente poucos tipos de produtos finais.

Fonte: science.jrank.org/e-ducativa.catedu.es/en.wikipedia.org/byjus.com/www.sciencedirect.com/www.biologyonline.com/www.collinsdictionary.com/www.aatbio.com

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.