Breaking News
Home / Bem-Estar / Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica

PUBLICIDADE

A dieta cetogênica é uma dieta sem o acréscimo de carboidratos.Ela foi estudada e testada entre 1920 e 1930 com o propósito de tratar pacientes epiléticos.

Hoje essa dieta se popularizou e está crescendo, mas é preciso tomar cuidado, sempre consultando um profissional da área para auxiliar.

O que é a cetose?

A cetose é um estado metabólico que o nosso corpo obtém energia de moléculas que são chamadas de corpos cetônicos.

O fígado produz os corpos cetônicos durante períodos em que o organismo não ingeri carboidratos ou jejuns longos.

Devido a restrição de carboidratos o corpo não possui mais a glicose. Como as células precisam de energia elas irão precisar de outra fonte sem ser a glicose.

O fígado será responsável em quebrar os ácidos graxos já presentes no tecido adiposo em forma de corpos cetônicos.

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica é uma dieta rica em gordura, proteína adequada e baixa em carboidratos que, em medicina, é usada principalmente para tratar a epilepsia difícil de controlar (refratária) em crianças.

A dieta força o corpo a queimar gorduras em vez de carboidratos. Normalmente, os carboidratos contidos nos alimentos são convertidos em glicose, que é então transportado ao redor do corpo e é particularmente importante para alimentar a função cerebral. No entanto, se houver muito pouco de carboidratos na dieta, o fígado converte gordura em ácidos graxos e corpos de cetona.

Os corpos de cetona passam para o cérebro e substituem a glicose como fonte de energia. Um nível elevado de corpos de cetona no sangue, um estado conhecido como cetose , leva a uma redução na freqüência de convulsões epilépticas. Quase metade das crianças e jovens, com epilepsia que tentaram alguma forma desta dieta, viu o número de convulsões cair por pelo menos metade e o efeito persiste mesmo depois de interromper a dieta.  Há algumas evidências de que os adultos com epilepsia podem se beneficiar da dieta e que um regime menos rigoroso, como uma dieta Atkins modificada, é igualmente eficaz.

O efeito adverso mais comum é a constipação, afetando cerca de 30% dos pacientes – isso foi devido a restrição de fluidos, Que já foi uma característica da dieta, mas isso levou a um risco aumentado de cálculos renais e já não é considerado benéfico.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/en.wikipedia.org

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.