Breaking News
Home / Bem-Estar / Naturologia

Naturologia

PUBLICIDADE

O que é

A Naturologia é o campo de estudo da natureza e como ela pode ser aplicada a a saúde das pessoas.

A Naturologia incorpora uma variedade de abordagens naturais (ativamente através de dieta / nutrição e exercício físico e passivamente através de repouso e relaxamento, incluindo técnicas como a terapia floral, Colorpuntura, e reflexologia) para promover a saúde e bem-estar em todos os níveis: corpo, mente e espírito.

A Naturologia originou na segunda metade do século XIX, na Alemanha. Dr. John H. Scheel, um homeopata, nascido na Alemanha, cunhou o termo “naturopatia” em 1895, quando ele abriu o Sanatório Badekur em Nova York.

Origem

A palavra Naturologia é de origem greco-latina: natura + logos, e se refere ao estudo dos recursos naturais.

A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida

A Naturologia é uma ciência que estuda métodos naturais antigos, tradicionais e modernos de cuidado, com objetivos de promover, manter e recuperar a saúde, através da estimulação e suporte à inerente energia do corpo, para a melhoria da qualidade de vida, harmonia e equilíbrio do ser humano com o meio em que vive.

A Naturologia se destaca como ciência da área da saúde que trabalha focada no equilíbrio do indivíduo, ou seja, orienta a utilização das terapias naturais para promover o bem-estar e qualidade de vida de forma integral.

A aplicação dos conhecimentos da Naturologia visa promover saúde, através de recursos naturais. Visa, ainda, identificar os problemas de saúde suscetíveis às práticas das terapias naturais e selecionar os métodos e terapias complementares mais adequados a cada tipo de situação, sempre resguardando a livre escolha e a integridade física e psíquica das pessoas, bem como interagindo com as equipes de saúde.

Profissão

Para desenvolver seu trabalho particular de tratamento natural, os naturistas aprendem diferentes visões integrais de Medicamentos Tradicionais (chinês, Ayurveda e Xamanismo) e Antroposofia; ciências humanas como Psicologia, Sociologia, Antropologia; ciências biológicas como Biologia, Fisiologia, Anatomia, Neurofisiologia e farmacologia.

Esta visão integral será aplicada a suas práticas naturais como Hidroterapia, Fitoterapia, aromaterapia, Cromoterapia, Reflexoterapia, Terapia musical e outros.

A Naturologia pode ser aplicado em muitas maneiras diferentes para a melhoria da saúde dos indivíduos ou da comunidade.

Os Naturistas podem trabalhar individualmente com alguém que quer assumir a responsabilidade pela sua própria saúde e, desta forma esta pessoa será chamada interagente, porque ele / ela irá interagir / trabalhar em conjunto com o naturista em sua própria melhoria.

O trabalho nas comunidades ou grupos de pessoas (como instituições) pode ser feita pelo naturistas verificar a qualidade de vida do grupo, utilizando práticas naturais para melhorá-lo e dar educação para a saúde.

A Naturologia

A Naturologia é uma profissão da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. Isso se deve ao fato de que atualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeadores do bem estar e da qualidade de vida e estão intrinsecamente relacionados aos níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais.

O Fórum Conceitual de Naturologia, realizado de 05 a 7 de novembro de 2009 em Santa Catarina definiu de forma oficial e homologada a Naturologia como: “um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida.”

A Naturologia utiliza-se de técnicas naturais de tratamento sobre a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde tendo como apoio pesquisas e estudos que contribuam para a validação das mesmas.Não visa em hipótese alguma realizar o diagnóstico físico do ser humano, deixando esse aspecto para as áreas médicas competentes e se atendo unicamente à diagnose energética.

Dentro do processo terapêutico, o naturólogo – profissional de Naturologia, se preocupa em compreender a problemática inicial de forma não-segmentada, buscando o equilíbrio em diversos níveis.9 , sempre resguardando a livre escolha e a integridade do seu interagente.

O processo naturológico visa em primeira instância, o tratamento do ser humano com seus processos de saúde e doença focalizando trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, pois o naturólogo tem o importante papel de fazer um trabalho complementar (e não alternativo) observando seu campo de atuação diante de um caso clínico mas também fazendo os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde – fisioterapeutas, médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros.

Dentro de seu espectro de atuação, o naturólogo é um estudioso das práticas naturais. Possui uma visão integrativa do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os tratamentos modernos para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas da área de humanas (como: fundamentos de psicologia, fundamentos de naturologia: embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras técnicas (sem comprovação científica) como: terapias orientais (chinesas e japonesas), ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais, nutrição e dietas naturais, entre outras.

Os campos para a aplicação destes conhecimentos incluem instituições hospitalares, casas de saúde, postos de saúde, casas de repouso, estâncias hidrominerais, spas, empresas privadas, organizações não-governamentais e eventos.

Duas outras funções da Naturologia merecem ser citadas:

A primeira é a de produzir material científico para comprovar a eficácia das técnicas utilizadas

A segunda – e não menos importante -é a de padronizar, organizar e legislar as Terapias Naturais no Brasil uma vez que estas técnicas devem ser feitas com os devidos cuidados de assepsia, os atendimentos devem ser explicados com propriedade e embasamento científico além de feitos com o devido respaldo e os encaminhamentos médicos devem ser sempre efetuados, respeitando o caráter complementar de sua abordagem.

O quadro mundial demonstra grande expansão desta profissão e países como o Canadá, Portugal, França, Itália e Inglaterra contam com a Naturologia como uma ferramenta de bem-estar e qualidade de vida.

Como atua o profissional Naturólogo?

O naturólogo pode atuar em consultório com as terapias naturais de forma individual e com grupos em instituições como hospitais, empresas, escolas, asilos, clínicas. Seu grande foco é auxiliar a pessoa ou o grupo a despertar a arte, a essência que existe dentro de cada um.

Reconhece a importância da multidisciplinaridade nos tratamentos de saúde, o que consiste em unir sua prática com a de outros profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e outros.

Os tratamentos feitos com as terapias naturais são conhecidos de diversas formas, por exemplo: medicina complementar, medicina alternativa ou mesmo terapias complementares. No entanto, podem ser aplicados como forma principal de tratamento em um grande número de casos, o que não exclui a possibilidade de se fazer um tratamento em conjunto com outras áreas da saúde.

Duração: 4 anos.

Fonte: natuterapia.com/www.apanat.org.br/www.vidapora.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.