Breaking News
Home / Bem-Estar / Ácido Azeláico

Ácido Azeláico

PUBLICIDADE

Ácido Azeláico

O que é

Ácido azelaico é um composto orgânico com a fórmula (CH2)7 (CO2H)2 . Ele é saturado de ácido dicarboxílico existe como um pó branco. É encontrada em trigo, centeio e cevada. Ele é um componente de um número de condicionadores de cabelo e de pele.

O ácido azeláico é usado para amenizar e tratar lesões da pele, como a acne. O ácido azeláico é uma classe de medicamentos chamados ácidos dicarboxílicos.

É indicado para a acne pois mata as bactérias que infectam os poros e diminui a produção de queratina.

Ácido Azelaico é bom, pois é uma das substâncias ativas mais conhecidas pela sua eficiência no tratamento de acne suave e moderada, além de outros problemas epidérmicos. Presente no trigo, cevada e centeio, o Ácido Azelaico é desenvolvido a partir da fermentação desses cereais pelo fungo.

Da mesma forma que a penicilina, que também é uma substância produzida pelos fungos, esse ácido tem a capacidade bactericida que inibe o desenvolvimento de bactérias no folículo piloso. Além disso, o Ácido Azelaico também combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele, reduz a inflamação e tem poder de clarear manchas. Ele ainda pode agir como redutor da enzima 5-alfa-reductase e tratar a queda de cabelo.

Produção

Ácido azelaico é produzido industrialmente pela ozonólise de ácido oleico. O produto secundário é o ácido nonanóico. É produzida naturalmente por Malassezia furfur (também conhecido como Pityrosporum ovale ), uma levedura que vive no modo normal de pele. A degradação bacteriana de ácido nonanóico dá o ácido azeláico.

Função biológica

Nas plantas, o ácido azeláico serve como um “reflexo de aflição” envolvido em respostas de defesa após a infecção. Ele serve como um sinal que induz a acumulação de ácido salicílico , um componente importante da resposta de defesa da planta.

Uso

Ácido azeláico vem como um gel e um creme para passar sobre a pele. É importante seguir as instruções na embalagem ou como a prescrição medica. O ácido azeláico controla a acne, matando as bactérias e reduzindo a inflamação, e a rosácea.Os resultados são normalmente dentro de 4 semanas ou mais, dependendo da pessoa e do caso.

Como usar o gel ou creme:

Lave a pele com água e sabão neutro e seque.

Peça indicação ao seu dermatologista sobre produto de limpeza sem álcool.

Aplique uma fina camada na pele.

Cuidado com olhos e boca.

Quais os efeitos colaterais?

Certos sintomas podem ocorrer ao longo do tratamento com ácido azeláico, como vermelhidão, ardência. Informe o seu médico sintomas persistentes.

Contra-indicações: Hipersensibilidade ao propilenoglicol.

Indicação

Diferentes formas da acne vulgar, ou seja, as formas inflamatórias e não-inflamatórias.

Propriedades

É um agente que age na mitocôndria da célula e tem pouco ou nenhum efeito em outras células da pele ou melanócitos normais. Atua como inibidor competitivo da tirosinase “in vitro”. É indicado para melasma, cloasma, acne, síndromes melanóticas, hiperpigmentação.

O ácido azeláico é um ácido dicarboxílico, saturado, não-ramificado: ácido 1,7 heptandicarboxílico (ácido nonanodióico). O efeito antibacteriano é demonstrável pela diminuição da colonização bacteriana na superfície cutânea e dentro do folículo, assim como por uma redução do percentual de ácidos graxos livres nos lipídios da superfície cutânea. Exerce efeito “comedolítico” direto sobre as eflorescências que influi na diferenciação dos queratinócitos e, possivelmente, em sua proliferação, o que permite uma normalização da queratinização folicular perturbada. A efetiva ação farmacológica está baseada em sua fácil penetração na pele.

Como uma pequena parte do ácido aplicado em forma tópica é absorvida por via percutânea, deve ser considerada também como parâmetros farmacocinéticos importantes a biotransformação e a eliminação. Sob condições clínicas, inclusive na aplicação em grandes superfícies, não podem ser empregados, em geral, mais de 6g por dia. Isto equivale a uma reabsorção sistêmica de 44mg de ácido azeláico.Tendo em conta taxas de eliminação diárias de 18 a 28mg em voluntários sãos não-tratados (27), que respondem a uma quantidade endógena de 30 a 47mg/dia, a sobrecarga sistêmica calculada para o emprego tópico é muito baixa, em particular, considerando as propriedades, em geral, atóxicas do ácido azeláico.

Aplicação

Polímeros e materiais conexos

Ésteres deste ácido dicarboxílico encontrar aplicações na lubrificação e plastificantes. Com hexamethylenediamine ácido azeláico formas Nylon -6,9, que encontra usos especializados como plástico.

Pele

O ácido azeláico é usado para tratar a acne leve a moderada. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamados ácidos carboxílicos. Ele funciona por matar as bactérias da acne que infectam poros da pele. Além disso, diminui a produção de queratina, que é uma substância natural que promove o crescimento de bactérias da acne O ácido azeláico também é usado como um gel tópico para o tratamento de rosácea , devido à sua capacidade para reduzir a inflamação.

O ácido azeláico tem sido usado para o tratamento de pigmentação da pele, incluindo melasma e hiperpigmentação pós inflamatória, particularmente em pessoas com tipos de pele mais escuros. Tem sido recomendada como uma alternativa à hidroquinona (HQ). Como tirosinase inibidor, o ácido azeláico reduz a síntese da melanina.

Ácido Azeláico benefícios

Eficaz no tratamento de acne.
Diminui o crescimento de bactérias no folículo piloso.
Retarda o envelhecimento precoce da pele.
Combate os radicais livres.
Estimula o crescimento de cabelo.
Reduz as inflamações e pigmentações.

Ácido Azeláico efeitos colaterais

No começo da administração, podem surgir irritações cutâneas localizadas.

Outros efeitos colaterais comuns são: formigamento, pele seca e descamação.

Dermatite de contato e foliculite são raras. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e normalmente regridem durante o tratamento. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas na pele, como erupção cutânea. Antes de iniciar o tratamento com Ácido Azeláico consulte o médico e seguida suas recomendações.

Fonte: winxmake.com.br/en.wikipedia.org/www.ativasfarma.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.