Breaking News
Home / Bem-Estar / Autobronzeadores

Autobronzeadores

PUBLICIDADE

Autobronzeador é um produto que auxilia as pessoas a pegarem uma cor, mesmo sem sol. É importante saber aplicá-lo para não manchar a pele.

O produto possui uma substância que em contato com a pele produz uma cor semelhante ao bronzeado. Esse produto dura em média 1 semana, dependendo do tipo de pele e transpiração.

No mercado, há inumeras marcas e modelos, géis, loções, cremes, spray. O interessante desse produto é que não precisa se expor ao sol, evitando todos os problemas que hoje em dia o sol traz a pele.

Antes de aplicar o produto é essencial fazer uma boa esfoliação para retirar as células mortas, evitando manchas.

Normalmente a cor aparece após umas 3 horas de aplicação, dependendo do fabricante. Para manter o bronzeado por mais tempo, o ideal é utilizar toda semana, sempre fazendo a esfoliação.

Por Portal São Francisco

Autobronzeadores

As dicas chave para um bronzeado natural

O calor chegou e você não pode tirar férias. No entanto gostava de ficar com aquele ar mais saudável que a praia lhe dá: o bronze!

Hoje em dia existem variadíssimos produtos que lhe conferem esse tom de pele. Neste artigo damos-lhe os passos chave para que fique com um bronze perfeito através do uso de autobronzedores.

O mais importante a ter em conta é escolher o melhor produto para si, para o seu tipo de pele e tez. Se tem pele clara, por muito que queira ficar muito morena, não escolha um autobronzeador para peles morenas.

Antes de começar a aplicar o autobronzeador esfolie a pele, hidrate-a com um bom creme e deixe-a secar.

Apesar de muitas embalagens lhe dizerem para lavar as mãos após a aplicação o ideal é usar luvas de látex.

A aplicação deve ser feita em movimentos suaves e paralelos e cruzando-os horizontal e verticalmente

Comece pelos braços e pernas. Aplique num braço de cada vez, partindo do pulso, e não se esqueça que os cotovelos podem ser zonas mais problemáticas (aliás como todas as zonas mais rijas como os joelhos e os dedos). Entre um braço e o outro espere cerca de dez minutos. O mesmo se aplica para as pernas.

Para a cara escolha um autobronzeador específico para a face visto que se trata duma zona muito mais sensível. Tal como o resto do corpo faça uma esfoliação (no dia anterior à aplicação é preferível para a pele não estar tão sensível), hidrate-a bem e deixe-a secar. Certifique-se que todos os cabelos estão bem presos e quanto às sobrancelhas proteja-as com vaselina. Esbata bem o produto e depois só lhe resta esperar que fique bem seco.

Não use autobronzeador todos os dias, aplique numa média de 3 em 3 dias consoante o efeito que desejar.

Não se esqueça que há certas zonas do seu corpo que não apanham muito sol normalmente, por isso para um look mais natural aplique menos autobrozeador em zonas como as axilas.

Autobronzeadores – O que são

Os autobronzeadores são os nossos melhores amigos para manter uma cor resplandecente e uniforme todo o ano, sem riscos para a saúde.

A tecnologia avançou e os produtos hoje são muito mais eficazes e de mais fácil utilização.

Há no entanto cuidados básicos a observar na sua aplicação. Neste artigo vai encontrar a resposta às suas dúvidas mais frequentes.

Quais os cuidados básicos para usar autobronzeadores?

Alguns cuidados são muitos importantes antes de utilizar autobronzeadores. O primeiro deles é usar um esfoliante corporal e um esfoliante facial para retirar as células mortas e deixar a pele uniforme garantindo, assim, um efeito bronzeado mais homogêneo e sem manchas. Atenção especial com as áreas mais secas como cotovelos e joelhos, onde há maior acumulação de células mortas e, por isso, a coloração pode ficar mais intensa.

Outra dica é espalhar o produto escolhido no corpo limpo e seco. Para o rosto, é importante escolher um autobronzeador específico para a região. Afinal, ela é delicada e mais oleosa do que as demais partes do corpo devido sua maior concentração de glândulas sebáceas.

Imediatamente após o uso do produto, deve-se lavar bem as mãos para não ficar com palmas, unhas e cutículas coloridas e não ficar com um aspecto de bronzeado irreal. Isso acontece porque essa região tem grande quantidade de queratina que reage com o princípio activo dos autobronzeadores.

Cuidado também com cabelos, sobrancelhas e sola dos pés, pois também podem adquirir coloração. Quem tem cabelos claros deve evitar o contato de autobronzeadores com os fios e a raiz. Também é preciso atenção especial ao se vestir ou deitar. Deve-se esperar que a pele esteja completamente seca.

Para conhecer o tom que a pele vai ficar uma boa dica é testar o produto antes nma área pequena.

Pode-se usar autobronzeadores diariamente?

Não é indicado o uso de autobronzeadores diariamente. O melhor resultado dá-se com um espaçamento mínimo de três dias.

É recomendável descolorir pêlos e usar autobronzeador?

Durante o processo de autobronzeamento não se deve utilizar descolorantes no corpo, pois prejudicam o efeito do produto e causam manchas.

O uso de hidratante corporal e facial danificam o efeito do autobronzeador?

Pode-se utilizar o hidratante de uso habitual após a aplicação de autobronzeador desde que ele já tenha sido totalmente absorvido pela pele.

Pode também optar por um hidratante específico com acção autobronzeadora.

Eles podem causar manchas?

Caso não seja seguida a forma correcta de aplicação e tomados todos os cuidados necessários, qualquer autobronzeador pode causar diferenças de coloração em algumas áreas mais do que outras, dando um aspecto de pele manchada.

Isto porque os autobronzeadores contém o ingrediente ativo DHA (dihidroxiacetona) que reage com a queratina existente na camada mais externa da pele, cabelos e unhas. Quanto maior a quantidade de produto aplicado e frequência do uso, maior é a reacção da pele com o produto. Lembrando que cada tipo de pele tem um limite máximo de coloração.

Mas, caso essa sensação de pele manchada apareça não há motivo para preocupação, pois o efeito dos autobronzeadores é temporário. Ou seja, a própria interrupção do uso do produto e o passar dos dias fará com que a cor da pele volte ao normal. O mesmo não acontece com a mancha de sol que é mais profunda e exige cuidado médico.

Outro alerta: pintas e sardas também são coloridas pelo produto. Assim, a pele ficará bronzeada como um todo, inclusive pintas e sardas. Por isso, pode pensar que suas pintas ficaram mais escuras, mas, na verdade, todo o corpo ficou mais bronzeado.

Os Autobronzeadores saem na água?

Esse tipo de produto não é resistente à água nem ao suor. Por isso, quem pratica desporto ou transpira em excesso deve ter atenção especial em relação ao uso de autobronzeadores. O atrito mais intenso do corpo com a roupa e suor excessivo podem retirar o produto, causando aspecto manchado na pele.

Eles deixam um tom bronzeado ou há riscos de amarelarem a pele?

A tonalidade final depende da cor natural da pele. Por isso, existe uma grande variação na tonalidade final desses produtos. Pessoas mais claras percebem a mudança de tonalidade logo após a primeira aplicação. Já quem tem pele mais escura, deve usar o produto várias vezes até perceber a mudança. O ideal é experimentar o autobronzeador em uma área pequena para conhecer o resultado.

Pode usar na região em torno dos olhos?

Como todo cosmético, é preciso muito cuidado com a região dos olhos para evitar qualquer tipo de irritação. Quanto aos autobronzeadores, uma boa dica é colocar uma pequena quantidade do produto (específico para o rosto) no dedo e aplicá-lo com leves ‘batidinhas’ ao redor dos olhos. Caso haja qualquer reação adversa, deve-se interromper o uso do produto e procurar o auxílio de um médico.

Quem tem tendência para olheiras deve evitar a aplicação de produto nesta zona, pois este vai acentuá-las ainda mais. O melhor é optar por um creme específico de contorno dos olhos com um pouco de coloração, como é o caso do Inositol – Cuidado específico alisamento contorno de olhos.

Joelhos e cotovelos ficam mais escurecidos?

Devido a maior concentração de células mortas nos joelhos e cotovelos é preciso cuidado especial ao utilizar autobronzeadores nessas áreas. Não se esqueça de fazer a esfoliação antes de aplicar esse tipo de produto. Outra dica é utilizar uma menor quantidade de autobronzeador nessa região, assim como próximo ao calcanhar e sola do pé.

O uso de autobronzeador é imcompatível com a exposição solar?

Se se vai expor ao sol na piscina, praia, etc., não é preciso interromper o seu uso e sim tomar algumas precauções.

Por exemplo, utilizá-lo somente à noite. Pela manhã, tomar um banho para retirar o excesso do produto.

É importante não esquecer que, independente da coloração que a pele já tenha adquirido com o uso so autobronzeador, é obrigatório complementar com um protector solar compatível com a cor natural da sua pele.

O perigo do sol

Infelizmente, as pessoas ainda têm o conceito equivocado de que bronzeado é sinônimo de beleza, juventude, saúde e, até mesmo, adequação social. Assim sendo, continuam a se expor demasiadamente ao sol, desconsiderando, muitas vezes, os conselhos da classe médica e as campanhas de prevenção do câncer de pele.

As pessoas se expõem ao sol com a finalidade de deixar sua pele mais bonita, mas caminham em direção oposta, ou seja, rumo ao fotoenvelhecimento e câncer de pele.

É importante ressaltar que a pessoa que apresenta fotoenvelhecimento, caracterizado por rugas, manchas, pele seca e espessa, aparenta mais idade do que realmente tem, e ninguém gosta de se parecer mais velho do que realmente é.

Este fato tem levado ao aumento da procura do Dermatologista, com a finalidade de buscar um tratamento para o fotoenvelhecimento e, também, a um maior investimento das indústrias farmacêuticas, incluindo o Centro de Pesquisas da STIEFEL, em pesquisas nesta área, considerando, além destes, aspectos como alterações nos cenários demográficos – envelhecimento da população/ redução do tamanho da família e sócio-cultural — maior preocupação das pessoas quanto à aparência, bem-estar, qualidade de vida.

Em resposta à necessidade de uma forma segura e conveniente de bronzeamento, foram desenvolvidos os autobronzeadores.

A maioria dos autobronzeadores contém a dihidroxiacetona (DHA), substância atóxica que confere cor à pele, sem a necessidade de exposição ao sol os autobronzeadores correspondem a uma forma segura e eficaz de bronzeamento.

Através de seu uso, pode-se obter o bronzeado desejado o ano todo, sem danos à pele, evitando-se os riscos da exposição solar e o uso de câmaras de bronzeamento. Atualmente, há vários trabalhos científicos publicados, os quais alertam quanto aos riscos envolvidos no bronzeamento artificial.

Tal forma de bronzeamento tem contribuído para o aumento da incidência de câncer de pele e fotoenvelhecimento, pois os equipamentos usados no bronzeamento artificial emitem, principalmente, a radiação UVA que, também, é responsável pelo câncer de pele e fotoenvelhecimento.

Nos EUA, o FDA recomenda a inclusão de uma advertência nos equipamentos de bronzeamento artificial quanto aos riscos envolvidos na exposição à radiação UVA. Segundo dados da Academia Americana de Dermatologia, 15-30 minutos de bronzeamento artificial correspondem a um dia inteiro de exposição solar na praia.

No Brasil, a ANVISA proibiu o uso de câmaras de bronzeamento para menores de 16 anos e por jovens com idade entre 16-18 anos que não apresentarem autorização do responsável legal.

As clínicas de estética que usam as câmaras devem apresentar a ANVISA o Termo de Ciência e Avaliação Médica do Cliente, o cadastro de clientes atendidos com datas de cada um, a duração e os intervalos das sessões e o registro de reações adversas.

Fonte: mulher.sapo.pt/www.vidaebeleza.pt

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.