Breaking News
Home / Bem-Estar / Termalismo

Termalismo

O que é

PUBLICIDADE

Termalismo é o tratamento com água termal. A água termal possui inúmeros componentes (minerais e gases) que auxiliam em diversos tratamentos para diferentes patologias.

O termalismo utiliza diferentes formas de usar a água mineral para tratamentos do corpo.

A crenoterapia é baseada na recomendação das águas minerais com fins terapêuticos, auxiliando como complemento para tratamentos de saúde.

O termalismo é benéfico a saúde, pois auxilia na prevenção de doenças, reduzindo seus sintomas.

Termalismo

A utilização terapêutica das águas minerais naturais, designada por Crenoterapia, é conhecida desde há vários séculos.

A designação de crenoterapia refere-se ao conjunto de atividades terapêuticas desenvolvidas no espaço de um estabelecimento termal, que têm como agentes terapêuticos as águas minerais naturais com propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas para tratar, prevenir e reabilitar vários tipos de patologias.

A atividade termal está, histórica e umbilicalmente, ligada ao setor da saúde e à prestação de cuidados nesta área. Assim, a crenoterapia constitui uma abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais naturais, de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde.

O nosso país dispõe de recursos naturais e humanos ideais ao seu desenvolvimento tendo a melhoria dos seus serviços, o aumento da resolubilidade e o incremento de diferentes abordagens configurado melhores opções preventivas e terapêuticas para as diversas patologias.

As indicações terapêuticas das águas minerais naturais utilizadas em estabelecimentos termais carecem de estudos médico-hidrológicos elaborados cientificamente.

Por conseguinte é importante não só o desenvolvimento de ações para uma melhor definição das indicações terapêuticas e qualificação de novas águas minerais naturais, como também dar resposta à pretensão dos concessionários para acrescentar novas indicações terapêuticas em águas já qualificadas como minerais naturais.

Tais ações vão permitir a prossecução de objetivos de promoção da saúde e de desenvolvimento sócio-económico. Urge na comunidade científica a disponibilização de provas sustentadas que justifiquem as tradicionais terapêuticas empiricamente estabelecidas ao longo dos anos.

A reformulação do conceito de Termalismo teve como principal objetivo a definição de estabelecimento termal como uma unidade prestadora de cuidados de saúde, com aproveitamento das propriedades terapêuticas de uma água mineral natural para fins de prevenção, tratamento e reabilitação.

Estratégias de saúde e efeitos do tratamento:

Os tratamentos em estâncias medicinais podem ser aplicados a diferentes grupos de pessoas, por exemplo, indivíduos saudáveis, indivíduos portadores de transtornos não-específicos e pacientes com problemas de saúde definidos.

Os principais objetivos dessas intervenções são os seguintes:

A promoção da saúde visa uma melhoria geral da saúde, do bem-estar e da capacidade de regulação, bem como uma redução e / ou eliminação dos fatores de risco.

Prevenção visa a redução do risco para condições específicas de saúde, por exemplo, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas, entre outros.

O objetivo da prevenção primária é a redução da incidência de doença sintomática, incluindo medidas como a mudança de comportamento (por exemplo, a melhoria da atividade física), a redução dos fatores de risco nutricional e melhoria da capacidade de regulação das funções corporais diferentes (por exemplo, as funções do aparelho circulatório, as funções musculares, funções metabólicas).

A prevenção secundária visa o diagnóstico e tratamento precoce de doenças.

A prevenção terciária tem o objetivo de prevenir a recaída da doença, melhorar o funcionamento, reduzindo complicações e educar para conviver com os danos.

O tratamento visa a supressão ou redução dos sintomas da doença (por exemplo, redução da dor, aumento da amplitude do movimento, redução da pressão arterial, melhora da função pulmonar, entre outros.

Reabilitação visa a melhoria de funcionamento de acordo com a definição da OMS e a melhoria da qualidade de vida relacionada com o estado de saúde.

Isso inclui estratégias que permitam às pessoas com deficiências e com doenças crónicas incapacitantes, estratégias de compensação e adaptação do ambiente às necessidades específicas dessas pessoas. A melhoria da qualidade de foi demonstrada em estudos recentes.

O uso das águas

O uso de águas minerais, gases, peloids A aplicação medicinal de águas minerais naturais, gases e peloids (Fango, por exemplo) são os principais elementos em estâncias medicinais, sendo eficazes para a prevenção ou tratamento de doenças e para a melhoria do funcionamento geral (reabilitação).

Métodos de aplicação (modalidades) são o banho (imersão em água com a cabeça de fora, banhos em partes especificas do corpo), hidropinia, inalações, irrigações, as embalagens (aplicação local de peloids), a terapia peloid seca (por exemplo, areia), banhos de gás, aplicação local de gases, entre outros. Os efeitos do uso de águas minerais naturais, gases e peloids baseiam-se em ambas as propriedades físicas e químicas dos agentes.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/repositorio-aberto.up.pt/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.