Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Sauna  Voltar

Sauna

Sauna
Sauna

A Sauna oferece vários benefícios para a saúde.

A Sauna hidrata a pele, desintoxica, abre os poros eliminando impurezas, aumenta a circulação sanguínea, melhora nas vias respiratórias, relaxa o corpo.

A Sauna é uma prática muito antiga. Começou na China e foi disseminada pela Finlândia.

Há dois tipos de sauna: seca e molhada.

A Sauna seca tem maior propriedade de ordem terapêutica.

A Sauna úmida também possui essa propriedade só que é mais relaxante, ajuda a diminuir o cansaço físico e melhora o sono.

A Sauna pode ajudar no emagrecimento conciliando com um regime alimentar, pois a sauna desidrata e isso faz com que a pessoa perda líquidos.

Benefícios: Saunas também são conhecidos para ajudar a estimulação músculos, reduzir a pressão arterial, reduzir o stress e melhorar a saúde cardiovascular.

Origem da Sauna

A diferença entre uma sauna e uma sala de vapor pode ser resumido simplesmente - seco vs. molhado. Saunas oferecem calor seco, enquanto salas de vapor geram calor úmido. Ambos podem abrir seus poros, relaxar os músculos e ajudar a relaxar.

A Sauna é uma técnica tão antiga quanto os egípcios. Tanto eles, como os fenícios, os chineses e os árabes já conheciam a técnica do banho a vapor. Um sistema sem a mesma sofisticação e compreensão médica de hoje, mas baseado nos mesmos princípios, unindo tratamento de saúde e relaxamento.

Na realidade banhos a vapor sempre existiram, portanto vamos enumerar algumas teorias a respeito de suas origens:

Os grandes mercadores da Turquia tinham que percorrer grandes distâncias atravessando terras áridas ou desertos. Os médicos da época encontraram então, um modo para curar os males resultantes dessas intensas viagens, um modo para desobstruir os poros, os pulmões, as vias respiratórias e, ao mesmo tempo, hidratar todo o corpo.

Desta forma surgiram os primeiros balneários ou termas. Eles eram totalmente construídos em mármore, tinham tetos côncavos e abrigavam enormes caldeirões de bronze cheios de água, que produziam grande quantidade de vapor quando aquecidos pelo fogo.

Com o passar dos anos, massagistas foram admitidos para auxiliarem no relaxamento muscular. O banho turco evoluiu e hoje consta inclusive em receituários médicos.

Conforme teoria, a verdadeira sauna originou-se na Finlândia, quando um grupo de lenhadores buscava encontrar uma forma de transpirar. Devido às baixas temperaturas daquele país gelado, a transpiração torna-se muito difícil, mesmo durante a execução de trabalhos braçais, foi então que tiveram a idéia.

Eles notaram que após a erupção de algum vulcão, a lava proveniente de seu interior (até resfriar-se por completo e transformar-se em rocha vulcânica) mantinha um agradável calor durante todo o processo de solidificação. Com base nesta propriedade especial, eles juntaram algumas dessas rochas formando uma espécie de forno, no qual adicionaram lenha e atearam fogo.

Ao redor do forno construíram uma pequena cabana de madeira totalmente lacrada.

Imaginem o que aconteceu: as rochas vulcânicas novamente incandesceram-se. Após o fogo extinguir-se, eles fizeram uma abertura na cabana para que toda a fumaça e o excesso de calor saíssem, e então, entraram no recinto e sentaram-se ao redor do forno que ainda mantinha uma temperatura elevada, porém muito agradável.

Quando a intensidade do calor tornava-se demasiadamente intensa, incomodando-os, eles deixavam a cabana e mergulhavam nas águas frias dos lagos e rios a fim de refrescarem-se. Já no inverno eles deitavam-se na neve ou abriam um buraco na superfície congelada dos lagos e ali submergiam, como o fazem até os dias de hoje.

O choque térmico provocado, proporcionavam-lhes uma agradável sensação de bem-estar físico e mental.

Colonizadores finlandeses nos USA seguiram uma interessante fórmula, quando eles chegaram ao seu novo lar. Primeiro eles limparam a terra, depois com as toras eles construíram uma sauna.

Eles viviam dentro da sauna até a futura morada ficar pronta nas proximidades. Mais tarde eles passaram a ter as crianças neste local, pois o vapor tinha a propriedade de relaxar a mãe durante o trabalho de parto. Alguns colonizadores não finlandeses, acreditavam que as construções pertenciam ao demônio, “mesmo uma família finlandesa possui sua própria casa de bruxas”, escreveu um colonizador de Minnessota, acrescentando que ele tinha visto “a família inteira envolta em um largo lençol branco indo para sua casinha rezar para alguma divindade”.

Hoje as saunas continuam enormemente populares na Finlândia, onde elas se equiparam com o número de automóveis por habitante, ou seja, existe uma sauna para cada 3 ou 4 finlandeses.

Outra teoria afirma que o banho a vapor é originário dos japoneses, que aqueciam panelas com água em locais fechados, para se beneficiarem do vapor produzido.

Apesar de todas essas teorias, o certo é que o hábito da sauna acompanha o homem desde a antiguidade. Atualmente, nos países mais desenvolvidos, ela é praticada regularmente. O avanço da medicina contribuiu decisivamente para essa mudança de mentalidade, pois estudos científicos de órgãos de saúde internacionais, que avaliam os efeitos da sauna, comprovam que ela é uma terapia natural para a cura de diversos males.

Benefícios

A sauna ajudando o coração

INDICANDO SAUNA NO TRATAMENTO DE CARDIOPATIAS

Alivia dores musculares

O calor do vapor fornece a distensão dos músculos, descarrega a eletricidade do corpo e proporciona o relaxamento muscular que é contraído por tensão nervosa ou frio. Elimina também as dores ocasionadas pelo acúmulo do ácido láctico e da irritação dos tendões, bem como das articulações.

Atua como hidratande natural

Mantém a composição do manto hidrolipídico, a camada de proteção natural da pele. O banho de vapor é uma possibilidade de colocar o corpo inteiro em contato com micro-partículas de água associada ao calor, o que ocasiona uma umidificação da pele e a dilatação dos poros.

O corpo para manter o equilíbrio térmico elimina água (suor). O vapor por ser água destilada (pura) hidrata profundamente os tecidos, possibilitando a dilatação e desobstrução dos poros, o que facilita sua absorção pelo corpo. Com um maior bombeamento do sangue, a pele recebe mais nutrientes, melhorando a função celular e de respiração da pele.

Benefícios às vias respiratórias

A Sauna úmida possui uma característica muito especial, é excelente no tratamento de problemas respiratórios. O vapor limpa e hidrata as vias respiratórias, facilitando a eliminação das impurezas, oriundas da poluição. É coadjuvante no tratamento da renite, sinusite, bronquite e asma.

É indicado por pneumologistas a crianças, adultos e pessoas com dispnéia (dificuldade para respirar, acompanhada por uma sensação de opressão no peito). O contraste quente/frio que se consegue tomando uma ducha fria, aumenta a resistência física evitando doenças como gripes e resfriados.

Coadjuvante no combate a obesidade

Estudos feitos na França indicam que, se feita frequentemente, a sauna pode ajudar a emagrecer. A explicação é que com o aumento da circulação, há mais oxigênio, ajudando a consumir o excesso de gordura. É bom não confundir, no entanto, com a redução de peso que se nota ao sair da sauna - é resultado da perda de líquido.

Ao beber água, irá recuperar o que se perdeu transpirando. Contudo, o combate ao estresse, a fadiga e as toxinas resultam positivamente para o emagrecimento, causas muito prejudiciais a programas de perda de peso.

Combate a flacidez

Depois da sauna, a pele fica mais firme e bem nutrida. Com os vasos sanguíneos dilatados pelo calor, mais nutrientes e vitaminas chegam às células da pele.

Depois, a água fria fecha os poros, melhorando seu aspecto geral. O banho de contraste melhora a tonicidade muscular e dos tecidos. O vapor possibilita a distensão e o banho frio, a contração, ocorrendo a eliminação ou prevenção à flacidez. Potencializa também a ação de cremes que não devem ser usados durante a sauna.

Dexintoxicante

A sauna úmida ajuda a fluidificar e a eliminar as secreções impregnadas de partículas de pó e outros poluentes que retemos nos pulmões, aumentando a oxigenação dos mesmos. Recomendada também para os fumantes, pois o cigarro promove ressecamento e secreção pulmonar que não é expelida pelos cílios da traquéia e dos brônquios (pigarro), local de atuação do banho de vapor que facilita a movimentação destes cílios, permitindo assim a limpeza do aparelho respiratório.

Elinina toxinas do organismo

Os alimentos produzem toxinas e resíduos que se deslocam pela corrente sanguínea e causam obstrução (entupimento de qualquer natureza) dos capilares, veias e artérias. As pessoas com um alto conteúdo delas no sangue, têm propensão a depressão e ansiedade.

A sauna atua dilatando os poros da pele e facilitando a saída dessas toxinas, desta forma se limpam os capilares. A transpiração, ao eliminá-las, reduz também a carga de trabalho que os rins e o fígado teriam para filtrá-las.

Limpa a pele e previne o envelhecimento precoce

O vapor, ao fazer o corpo suar, limpa profundamente a pele, eliminando as células mortas. O vapor também “esteriliza” a pele, eliminando os microorganismos que são adquiridos no dia-a-dia. Reduz os odores que provocam a transpiração e também elimina cravos e espinhas, potencializando a ação dos cremes rejuvenescedores.

Ao eliminar a água do corpo carregada de toxinas, recomenda-se ingerir água pura que corresponde a um bom tratamento dermatológico. Com o aumento da circulação e consequente oxigenação dos tecidos, previne contra a formação de radicais livres – principais agentes do envelhecimento da pele.

Melhora a circulação sanguinia

A sauna exerce sua ação mais importante sobre o coração e a circulação. Em descanso absoluto a temperatura corporal subirá, a pulsação será acelerada e teremos uma super circulação em todos os vasos do cérebro, nas artérias do coração, nas coronárias e na pele, promovendo uma transpiração de dentro para fora e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, tireóides, pâncreas, supra-renais, glândulas sexuais e o fígado.

Assim, obtém-se algo como uma quelação fisiológica, ou seja, uma recompensação circulatória que traz a regressão da hipertensão arterial, eliminando progressivamente o colesterol sanguíneo, desobstruindo por pressão os vasos parcialmente fechados, levando a uma vida melhor, sem estresse ou ansiedade.

A dilatação e a contração dos vasos, provocadas pelo choque térmico, faz uma “ginástica” vascular que fortalece as paredes das veias, ajudando a evitar varizes.

No combate a celulite

Ao suar, é eliminada a água que está represada nas células de gordura. E com a hidratação da pele, as células readquirem a elasticidade, havendo uma maior irrigação sanguínea, o que possibilita o recebimento de mais nutrientes. Ao suar, também eliminamos as reservas de gordura existentes em nosso corpo, num processo em que se queima energia. Nesta sinergia (ação simultânea), a celulite será eliminada.

No combate ao estresse

Com a eliminação das toxinas, melhora a circulação sanguínea e o relaxamento, são excelentes anti-estresse. Na Confraria utilizamos ervas medicinais, como capim cidreira, alecrim, majericão, arruda, anis estrelados, cristais de menta.

Nutre e revigora os cabelos

É uma ação própria da sauna úmida. Com o vapor, as escamas dos fios se abrem e os cremes de tratamento para cabelos penetram melhor.

Prevenção de estrias

A estria é uma desorganização.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.saunaconfraria.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal