Breaking News
Home / Turismo / Bandeira de São Tomé e Príncipe

Bandeira de São Tomé e Príncipe

PUBLICIDADE

A bandeira de São Tomé e Príncipe, embora com as cores pan-africanas, é derivado do Movimento de Libertação.

As duas estrelas negras expressar a unidade das duas ilhas, enquanto que o vermelho representa a luta pela independência.

DESCRIÇÃO

São Tomé e Príncipe bandeira foi adotada oficialmente em 5 de novembro de 1975, pouco depois de ganhar a sua independência de Portugal.

O triângulo vermelho simboliza que luta renhida pela independência, e as duas estrelas negras representam o país duas ilhas principais.

O verde, amarelo e preto são as cores Pan-africanos.

Bandeira de São Tomé e Príncipe
Bandeira de São Tomé e Príncipe

A Bandeira de São Tomé e Príncipe consiste de três barras horizontais, sendo verdes as dos extremos e de igual largura e, a do meio, à qual estão fixadas duas estrelas negras de cinco pontas, amarela e de largura igual a uma vez e meia cada uma das outras, e de um triângulo escarlate cuja base está localizada no lado direito da bandeira.

A altura do triângulo é metade da da sua base.» §1 do art.º 13º da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe, aprovada em 1990.03 e posta em vigor em 1990.09.10

Este texto, apesar de datar de 1990, decalca o da constituição original, de 1975, não tendo a bandeira de São Tomé e Príncipe sido alterada desde a independência.

Note-se que é omisso quanto às proporções da bandeira e quanto ao tamanho e posição das estrelas.

Além disso, é frequente ver esta bandeira com as faixas verdes de tamanho idêntico à da amarela, ou então muitíssimo mais reduzidas que os 2/3 que o texto legal prescreve.

Não raramente a fonte destas bandeiras erradas é o próprio governo santomense (bandeiras em embaixadas, selos postais, representações desportivas et c.).

Com base em observações fidedignas de exemplares da bandeira apontados pelo Governo como sendo corretos, foi publicado (Flaggenmitteilung 96, 1984.03) uma descrição mais detalhada, incluindo os pormenores em falta, embora mantrendo o estilo confuso do texto.

Simplificando, diz-se nesse artigo que as estrelas estão centradas respectivamente no centro da bandeira e na metade direita desta.

Para produzir a figura acima, assumimos ainda que este centro se refere nao ao pentágono estrelado mas ao círculo onde este se insere, e que este seria de diâmetro igual à altura das faixas verdes.

Influências no arranjo definitivo desta bandeira, após numerosas propostas, foram certamente a do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe e, talvez, também a da vizinha Guiné Equatorial.

Brasão de armas de São Tomé e Príncipe

Bandeira de São Tomé e Príncipe
Brasão de armas de São Tomé e Príncipe

O brasão de armas de São Tomé e Príncipe é constituído por um falcão à esquerda e um papagaio à direita segurando um brasão com uma palma em seu centro.

O brasão é encimado por uma estrela azul.

Acima, existe uma faixa que indica o nome do país.

Na base dos braços o lema nacional, “a unidade, a disciplina de trabalho”, se inscreve.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.