Breaking News
Home / Turismo / Malange

Malange

PUBLICIDADE

Malange é uma província da Angola. Possui diversos municípios, com clima tropical úmido mesotérmico, uma área de 98 302 Km² e uma população de aproximadamente 911 000 habitantes.

CAPITAL: Malange

Mapa de Malange
Mapa de Malange

Municípios

Malange, Mucuso, Kalandula, Caculama, Kangandala, Kambundi-Katembo, Quela, Cahombo, Kiwaba-Nzoji, Massango, Marimba, Luquembo, Quirima, Kunda-Dia-Base;

Clima

O Clima é tropical úmido mesotérmico. Tem temperaturas médias anuais entre 20° C e 25° C. O mês mais frio é o de Junho com uma média anual de 21°C e os meses mais quentes são os de Março e Abril, com uma média de 25° C.

Ao longo do ano registam-se duas estações: Chuvosa que abarca cerca de nove (9) meses (15 de Agosto/15 de Maio) e a outra é a estação do Cacimbo que vai de 15 de Maio a 15 de Agosto.

O território está subdividido em duas grandes áreas de relevo:

1 – Uma depressão de abatimento (Baixa de Cassange) no Nordeste da Província NW – SE, que é uma vasta planície confluênciada nos rios Cambo e Cuango. Tem limites naturais bem definidos com os pontos extremos nas coordenadas de 7° 38′ e 10° 5′ de latitude sul e 16° e 18° 38′ na longitude Este;

2 – Uma zona planáltica com orientação N – S, onde os limites na parte Norte atingem a linha divisória da escarpa da Baixa de Cassange e no Sul, prolongase até ao planalto do Bié. A Leste dilui-se nas extensas planícies arenosas do Kalahari, com coordenadas extremas de 9° 38′ e 13° 38′ de latitude Sul e 16° 14′ e 18° 38′ de longitude.

Em todo o território da Província encontra-se uma variedade de solos próprios de zonas tropicais, hidromórficos, oxialíticos, ferralíticos, psamo-ferráliticos, paraferraliticos, litossoles, Calsialíticos, fersialiticos e fracamente ferrálicos sobre uma vegetação de florestas abertas com matas de panda, savanas, arbustivas e de prado palustre com bosquedo.

Área: 98 302 Km²

População: 911 000 Habitantes, densidade 224 hab/km²

Principal produção

Abacateiro, Algodão, Amendoim, Ananás, Batata Doce, Cana de Açúcar, Ervilha, Mandioca, Mangueira, Maracujá, Feijão Macunde, Feijão Cutelinho, Milho, Girassol, Arroz, Sisal, Rícino, Plantas Aromáticas, Pastorícia, Produtos Hortícolas, Soja, Tabaco, Vielo, Eucalipto, pinheiro,

Recursos Madeireiros: (Floresta tropical Seca)

Pecuária: Bonivicultura de Carne, Bonivicultura Leiteira.

Minérios: Fosfatos, Diamantes, Urânio, Calcário-Dolomite, Cobre e minerais radioactivos

Indústria: Materiais de Construção, Alimentar, bebidas e Tabaco.

A Província possui vários minerais, tais como: manganês, cobre, ferro, diamantes, granito, ca1cário e minerais radioactivos. É rica em recursos hídricos visto que é banhada por muitos rios e riachos de caudal permanente, além de inúmeros lençois de águas profundas. Possui ainda muitos lagos, e lagoas.

Cultura

Complexo Sócio-Cultural Ambundu

Existem na Província diferentes grupos etno, linguísticos tais: como (Kimbundo, Bangalas, Bondos e Songos), que ocupam a parte Centro e Sul da Província e os Gingas que ocupam a parte Norte de Malange. Existem também outros grupos etno, linguísticos nomeadamente Umbundos, Kiokos, Suelas, que ocupam a parte planáltica da Província.

Existem para a cobertura do ensino e assuntos administrativos, na Província um total de 3.020 professores, o que é irrisório para o número de alunos que se encontram dentro do sistema de ensino, distribuídos conforme ilustra o quadro:

Neste momento a Cultura sobrevive de algumas iniciativas, com a aparição de grupos musicais, de teatro e de danças tradicionais, (marimbeiros, muquixes e batuque).
Existem 4 (quatro) monumentos históricos classificados e 4 (quatro) sítios:

Monumentos

Forte de Cabatuquila: Localizado no Morro de Cabatuquila sitiado ao Poço mais antigo de Malange no Bairro da Vila;

Ruínas de Duque de Bragança: Ruínas de Duque de Bragança no Município de Calandula sitiado em Matari ya Ginga no Município de Malange;

Igreja Metodista Unida: Localizada em Quéssua sitiada em Poço da Sé Catedral na Igreja Católica Central.

Antigo Palácio na Cidade de Malange: Sitiado em Manivela Mais Antiga no Bairro da Quizanga.

Lazer

Quanto ao lazer, é de realçar o facto da natureza, nesta Província ter proporcionado aos seus habitantes pontos turísticos bastante atraentes, tais são os casos das famosas cataratas de Kalandula, as sempre naturais Pedras Negras de Pungo Andongo, a convidativa Baixa de Cassange, os parques nacionais do Bembo e Luando, onde pode-se encontrar a imponente Palanca Negra Gigante, assim como as cataratas do Porto Condo em Kangandala.

Saúde

Existem na Província 13 Hospitais (1 funcional), 36 Centros de Saúde e 97 Postos de Saúde que pelo movimento migratório das populações urge cuidados e reabilitações.

Parceiros do Governo como o UNICEF< OXFAM, VISÃO MUNDIAL, OIKOS, CRUZ VERMELHA, etc., têm levado a cabo um trabalho valioso, junto das populações peri-urbanas e rurais, fruto da sua organização em Grupos de Água. Pontes e estradas estão sob a Direcção Provincial do INEA.

Distâncias em km a partir de Malange: Luanda 423 – N’Dalatando 175;

Indicativo telefónico: 051.

Malange

Malange

A Terra da Grandiosa Cascata e da Palanca Gigante tem uma superfície de 97.602km e toca no Kwanza Norte a oeste, no Uíge a norte, na RDC a nordeste, na Lunda Norte a leste, na Lunda sul a sudeste, no Bié a sul no Kwanza Sul a sudoeste.

Tem clima tropical húmido com chuvas durante os meses de Outubro a Abril. Desenvolvem-se as culturas da mandioca, arroz, milho, batata-doce, abacateiro, amendoim, ervilha, feijão, girassol, goiabeira, mangueira, abacaxi, banana, citrinos, maracujá, sisal, soja, eucalipto e pinheiro.

Malange

As culturas do algodão, tabaco e cana-de-açúcar são significativas e servem a indústria local. A indústria é dominada por unidades transformadoras nos sectores alimentar, das bebidas e do tabaco. Uma das regiões mais ricas em diamantes, dispõe também de fosfatos, urânio e calcário.

A riqueza de Malange não está contudo, somente nos seus belíssimos diamantes. Aqui, a Natureza foi pródiga e atinge o seu ponto alto nas Quedas de Kalandula.

No Parque Nacional da Cangandala (600km’) encontra-se a Palanca Negra ou Gigante, exem­plar magnífico, de grande raridade.

Fonte: www.consuladodeangola.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.