Bandeira do Marrocos

PUBLICIDADE

Bandeira do Marrocos – História

bandeira marroquina é comum nas ruas de Marrakech; pode ser encontrado voando orgulhosamente tanto na nova cidade de Gueliz quanto na antiga cidade de Medina. Na verdade, o povo marroquino é muitas vezes muito patriótico e encontrará muitos habitantes de Marrakchi que lhe contarão com orgulho a história do seu país e da sua cidade. No entanto, como qualquer bandeira, a própria bandeira marroquina também pode dizer muito sobre a história do próprio Marrocos.

bandeira do Marrocos é composta por um campo vermelho com uma estrela pentagrama verde com borda preta. Embora o uso do vermelho seja mais comumente associado aos estados árabes do Golfo Pérsico, o vermelho e o verde são cores tradicionais nas bandeiras árabes e ambas as cores são vistas na bandeira da vizinha Argélia e na bandeira do Saara Ocidental. Além disso, o vermelho tem um significado histórico considerável em Marrocos, proclamando a descendência da família real Alaouite do profeta islâmico Maomé.

Sob a Dinastia Alaouite, a bandeira marroquina tinha um campo vermelho liso. A estrela verde de cinco pontas foi adicionada à bandeira em 1915, quando Mulay Yusuf governou Marrocos. Este pentagrama verde é desenhado com cinco linhas retas; cada linha representa um dos cinco pilares do Islã. Este estilo de estrela tem sido usado há muito tempo como símbolo de religiões como a estrela de Salomão, também conhecida como Selo de Salomão ou Selo de Maomé, e o verde também é frequentemente associado ao Islã.

Quando os franceses e espanhóis governaram Marrocos, a bandeira foi proibida na maior parte do país. Quando Marrocos conquistou a independência em 1956, retomou o uso da bandeira que vemos hoje hasteada orgulhosamente na cidade vermelha e em Marrocos.

bandeira do Marrocos tem um desenho relativamente simples: é uma bandeira vermelha com uma estrela verde no centro.

Mas olhar mais de perto o significado deste desenho e a história das bandeiras de Marrocos revela um quadro mais complexo.

A Bandeira do Reino de Marrocos

O uso da bandeira em Marrocos como símbolo do Estado remonta à dinastia Almorávida (1062-1125 d.C.). Antes dessa época, bandeiras de seda branca eram frequentemente carregadas em batalha, às vezes com inscrições corônicas escritas nelas. Os Almorávidas institucionalizaram esta prática. Eles deram um estandarte para cada unidade de 100 soldados; os líderes sempre carregavam uma inscrição: “Não há deus senão deus, e Maomé é Seu Profeta.” As duas dinastias seguintes (os Merínidas e os Saadiens) continuaram a usar a bandeira Branca como símbolo do Estado. Os Alaouites (começando no século XVII), que são as dinastias governantes e os ancestrais de Sua Majestade o Rei Hassan II, foram os primeiros a introduzir a bandeira vermelha. Era erguido todas as manhãs e baixado todas as noites nas fortalezas de Rabat e Sale. A estrela verde de Sulayman na bandeira foi introduzida em 1912, quando Marrocos foi colocado sob o protetorado francês, para distinguir a bandeira do país das demais.

Bandeira do Marrocos – Significado e Cores

bandeira de Marrocos está em uso contínuo desde 1915 e apresenta um pentagrama verde centrado sobre um fundo vermelho.

Existem várias interpretações sobre o significado das cores escolhidas para a bandeira, especialmente o vermelho.

O vermelho brilhante ou Pantone 7620 C é a cor oficial da bandeira e é uma cor que tem uma história de importância em Marrocos. Talvez mais notavelmente, esteja associado à família real ‘Alawid e à sua dinastia.

A família afirma ser descendente do profeta islâmico Maomé e ocupa posições de poder na região há quase 400 anos. O atual Rei de Marrocos, Mohammed VI, pertence à ‘Dinastia Alawid’.

O vermelho também é a cor usada pelos xarifes de Meca e pelos imãs do Iêmen, o que o torna uma cor importante nas culturas islâmicas. Além do significado islâmico, diz-se que o vermelho da bandeira representa valor, bravura e força.

O verde também é uma cor tradicional amplamente utilizada no Islã. O pentagrama verde no meio da bandeira representa o Selo de Soloman, símbolo islâmico atribuído ao rei israelita Soloman.

As cinco pontas do símbolo da estrela também representam os cinco pilares do Islã ou as ideias de Amor, Verdade, Paz, Liberdade e Justiça.

Bandeira do MarrocosBandeira do Marrocos

Bandeira do Marrocos – Descrição

Pentagrama Verde

O pentagrama verde representa o Selo de Salomão.
Representa ainda a deusa Ishtar, associada pelos muçulmanos a Fátima, filha do profeta Maomé.
Na bandeira do Marrocos, o pentagrama representa o elo entre Deus e a nação.

Cores Verde e Vermelho

As cores verde e vermelho são tradicionais nas bandeiras de países árabes.
O verde representa o Islã.

Brasão de armas do Marrocos

Bandeira do MarrocosBrasão de armas do Marrocos

A coroa real, cravejada de pérolas e encimada pela estrela de cinco pontas, é cinzelada em prata sobre fundo preto.

O escudo exibe um pôr do sol com quinze raios, simbolizando o próprio nome de Marrocos, o “Reino Magrebe”, literalmente o “Reino do país onde o sol se põe”.

O sol brilha sobre as duas cadeias montanhosas do Atlas, representadas por losangos cobertos pela estrela marroquina de cinco pontas.

Em cada lado do escudo estão os chifres da abundância, depois dois felinos norte-africanos rugindo. À esquerda está o leão Atlas, com a boca de perfil, levantando a pata esquerda. À direita, está o leopardo-leão, ou leopardo berbere, boca à frente e pata direita levantada.

brasão atual de Marrocos (formalmente, o brasão real) foi introduzido 14 de agosto de 1957.

Ele foi desenvolvido pelo artistas gráficos Gauthier e Hainaut e mostra um verde pentagrama em um fundo vermelho antes da Cordilheira do Atlas e um sol nascente.

A coroa real está no topo.

Dois leões funcionam como os titulares do escudo.

Embaixo tem uma fita com a inscrição em árabe: Se você glorificar a Deus, ele vai te glorificamos ( Alcorão, versículo 7, Sura 47).

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.marrakech-riad.co.uk/www.africa.upenn.edu

Veja também

Pontos Turísticos da Jordânia

PUBLICIDADE Viajar a Jordânia é remontar-se no tempo, e gozar a possibilidade de viver uma aventura numa …

Pontos Turísticos de Israel

PUBLICIDADE Pontos Turísticos de Israel – Atrações Sua lista de desejos de Israel deve incluir todas as …

Pontos Turísticos do Iraque

PUBLICIDADE Recentemente Iraque tem vivido uma história, que conseguiu impactar o mundo, e que tem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.