Breaking News
Home / Turismo / Locais Turísticos de Burkina Faso

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL

PUBLICIDADE

É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de 500 anos pela etnia Mossi. No ano de 1441 foi a capital do imperio Mossi e 250 anos depois foi escolhida como residência permanente do Moro Naba, o rei mossi.

A cidade cresceu a partir do Palácio Imperial e extendiu-se durante a colonização, tendo contribuido para isto o recente êxodo rural. Sem parecer a capital de um país, Ouagadougou tem uma coleção de vilas e subúrbios a conformarem sua particular idiosincrássia.

Há para se ver o Palácio do Mouro Naba, do célebre imperador mossi, e a Catedral, a igreja mais ampla do ocidente africano. Está última está situada na Avenida Bassawarga muito perto do Palácio. Na Avenida Mandela pode-se visitar a Casa do Povo, cuja arquitetura obedece ao estilo tradicional do país.

O Museu Nacional encontra-se na Avenida Oubritenga, no Liceo Bogodogo. Entre seus principais atrativos estão as máscaras típicas das diferentes etnias, algumas estátuas de madeira e objetos das tradições dos diferentes lugares do país. Sobressaem, também, suas curiosas aldrabas de grande valor, instrumentos musicais, jóias, tamboretes de madeira e os trabalhos de olaria e cestaria.

O Grande Mercado conta entre um dos melhores da África Ocidental. Tem também um Centro do Curtido do Couro e Artes, centro artesanal onde trabalham o bronze, o couro e a madeira.

O maior Festival do Cinema Africano celebra-se em finais de fevereiro na capital e sua sede é Fespaco. Durante os dias que dura o festival, além de assistir os diferentes filmes, pode-se comprar nos arredores produtos procedentes de todos os pontos do continente.

ARREDORES DE UADAGUDU (OUAGADOUGOU)

A 47 quilômetros de Uadagudu (Ouagadougou) encontra-se o Lago dos Jacarés Sagrados em Sabu.

Se tomar a direção oeste, a uns cem quilômetros encontra-se a localidade de Koudougou, uma das mais importantes do país, com um atrativo mercado, grandes e amplas avenidas, hotéis e restaurantes.

O NORTE DO PAÍS

OUAHIGOUYA

É uma cidade ampla e vital, tanto de dia como de noite. O verdadeiro coração da localidade acha-se no mercado e toda a área em ao redor. Não muito longe está a Casa de Naba Kango, um vestígio dos tempos do reinado Yatengo, outro dos períodos importantes da história do país. Aos arredores da cidade encontra-se o Lago Le Barrage, situado numa formosa estação espalhada de granjas.

KAYA

No caminho ao seguinte destino importante, Dori, pode-se fazer uma parada em Kaya. Esta localidade, situada a uns cem quilômetros ao leste de Ouaga, dispõe de um atrativo mercado de grande vitalidade e colorido. Nele pode-se encontrar artigos diversos, sobretudo pele e alimentos.

Outro dos lugares que pode-se visitar na cidade é o Centro de Reabilitação Morija.

Ao norte da cidade encontra-se o Lago Dem, uma boa excursão para passar o dia. Já no caminho a Dori, pode-se visitar o Mercado Bétail, onde o notável artesanato do couro desta zona se faz notar em muitos dos artigos à venda.

DORI

Este é um lugar interessante sobretudo porque aqui juntam-se algumas das etnias do país, peul, tuareg, songhaï, etc. Irá ve-los no mercado todos os dias. Não deixe de visitar os centros artesanais onde as mulheres trabalham os panos e o algodão à maneira tradicional.

Para o sul de Dori localiza-se Bani, um assentamento muçulmano, onde também encontrará belo artesanato e poderá visitar a Grande Mesquita.

GOROM-GOROM

Esta é uma de esas cidades onde pode-se respirar o ambiente típico do país. Dispõe de um colorido mercado, dizem que o melhor de Burkina Faso. Nele encontrará os melhores tapetes africanos e avelórios típicos, artigos de couro como sandálias, bolsas e facas.

MARKPYÉ

Muito perto da fronteira com o Níger acha-se Markoyé, cujo maior atrativo, como em quase todas as localidades do país, é o mercado.

O SUDOESTE DO PAÍS

BANFORA

É uma pequena e tranquila cidade situada em uma agradável e bela área natural. A principal razão para visitá-la é o Lago Tengrela a uns 10 quilômetros ao leste do centro. Porém, o centro da cidade é também um bom lugar para caminhar. Deve ver o mercado.

Na estação úmida não pode perder a vista às Cascatas, a 13 quilômetros da cidade em direção à estrada de Bobo Diulaso. Pode-se alugar táxi, motocicleta ou bicicleta para ir até lá. Destacam-se as de Comoe-Yahanon, perto de Tussiana, e as de Karfiguiela. Na estrada Banfora-Sindu encontram-se as de Niafila, as melhores do país. Toda a zona está cheia de rochas e galerias florestais

Outros lugares de interesse nos arredores de Banfora são o Pico de Sindu e Douna, um pequeno povoado ao que é relativamente difícil de chegar.

BOBO DIULASO

Bobo Diulaso é a segunda maior cidade da Burkina Faso e é bastante mais agrádavel que a capital. É o centro econômico e financeiro do país. Está situada na zona mais úmida da Burkina. É a capital do povo bobo. Trata-se de uma cidade encantadora que oferece entre seus atrativos, a Grande Mesquita, uma mostra da arquitetura saheliana e o símbolo número um da cidade.

No Grande Mercado há mostras de esculturas e outras curiosidades, enquanto que na Praça da Nação há um pequeno mas interessante Museu com exemplos de construções tradicionais a escala. Não perca o Centro Cultural Francês, onde encontrará arte local.

Una cerimônia vista por poucos viajantes é a interessante Festa das Máscaras que celebra-se sete vezes no ano. Baila-se a um ritmo exorbitante ao compasso dos tambores até cairem exaustos na entrada da madrugada.

Arredores de Bobo Diulaso

Nos arredores de Bobo pode-se ver Dafora, um lugar sagrado com cascata e rio, além de realizar um safari com sua cidade encantada, e Koro, uma aldeia típica de casas de pedra granítica. Também pode-se ir a La Guinguette ou ao Mar dos Hipopotamos, onde poderá navegar de canoa e contemplar estes simpáticos animais.

BOROMO

É uma parada no caminho entre Ouaga e Bobo-Diulaso, onde pode-se passar a noite e comer alguma coisa.

PAÍS LOBI

Este singular povo tem sabido conservar muito bem seus costumes e tradições. Chama a atenção suas casas, chamadas “sukala”, com paredes de barro e tetos com terraços, por onde têm a entrada ao interior. Não se agrupam, mas estão espalhadas. Encontram-se assentados perto das fronteiras da Gana e Costa do Marfim.

Gaoua é o centro do País Lobi. Muito perto encontram-se as ruinas de Loropéni.

O SUDESTE DO PAÍS

KOUPÉLA

A 137 quilômetros da capital encontra-se este importante encruzamento de caminhos. É um lugar ideal para deter-se e percorrer a zona. Ao sul encontra-se a Reserva de Nazinga, perto de Pô. É o lugar ideal para ver os elefantes.

A quarenta quilômetros de Pô localiza-se Tiébélé, onde poderá admirar sua particular arquitetura. Se quiser comprar cerâmica, a melhor acha-se na localidade fronteriça de Boungou.

FADA N´GOURMA

Para o leste encontra-se Fada N´Gourma, uma das capitais importantes do país.

Pode-se percorrer a cidade e visitar o mercado antes de viajar aos parques naturais que encontram-se no sul: Parque de Pendjari e Parque de Natitingou. Vale a pena contemplar estas estações naturais tipicamente africanas, onde a fauna e flora constituem os maiores atrativos.

Regiões

Burkina Faso tem quatro regiões turísticas tão rico quanto o outro.

Região Central

Região de grandes reuniões e turismo de negócios.

Com efeito, a capital de Burkina Faso Ouagadougou e seus arredores oferecem pontos turísticos que atraem visitantes: Museu Manega, esculturas de jardim de granito de Laongo o jogo rancho Nazinga, lagoas para os crocodilos sagrados de Sabou e Bazoulé, habitat kassena de Tiebele, etc. são muitas atrações nesta área, que oferecem oportunidades de turismo e permanece infra-estrutura hoteleira variada e renome internacional. Ouagadougou é também famosa pelo seu Festival de Cinema (FESPACO) e da Feira Internacional de Artesanato (SIAO).

A Região Oeste

Bobo-Dioulasso, segunda maior cidade do Burkina, é famosa por suas fascinantes sítios naturais e suas tradições. Museu, a catedral, a estação ferroviária, o mercado, a cerâmica, a cidade velha, aldeias tradicionais, ritos e música, praças e monumentos são características essenciais de Bobo-Dioulasso, Burkina capital colonial de idade comumente chamado de “Bobo”, uma cidade com largas avenidas sombreadas acolhedora e aberta. É a sede da Semana Nacional da Cultura.

Em torno da cidade você pode visitar o Guinguette a Dafra os hipopótamos lagoa e aldeias de Koro, Koumi e Pala. Cúpulas Fabédougou, cachoeiras Karfiguela, Lago Tengrela Picos Sindou, as quedas e Tourni Niofila, vilas Néguéni de Douna de Samorogouan de Toussiana etc. você surpreender em torno de Banfora. A região ocidental também cobre o país onde Lobi museus, ruínas, santuários e costumes atraem inúmeros visitantes.

A Região Leste

Região excelência turismo de caça e visão, ele contém muitos parques nacionais e reservas de vida selvagem: Arly National Park, W (dividido entre o Níger, Burkina Faso e Benin) Sujeito a Pama etc.

Muitas espécies de animais selvagens estão presentes Oeste Africano leões, hipotragues, hartebeest, búfalos, javalis, macacos, etc elefantes.

O Sahel Burkinabe

Misterioso, estranho, bonito e sedutor, o Sahel ainda é atravessado por caravanas de camelos, mas cada vez mais também por motorhomes. Esta é a terra da, Tuareg Fulani e Bella. O país de nômades que conduzem seus rebanhos de bem para o bem. Homens orgulhosos com a cultura particular, passado, bem glorioso com a vida muda pouco de uma geração para outra.

O visitante nunca vai esquecer as lembranças que o deixam visitar as dunas de areia e o santuário de pássaros Oursi o Markoye rancho, pinturas rupestres Pobé Mengão, Arbinda de colorido e mercados Gorom-Gorom , etc … Markoye

Turismo em Burkina Faso: País de costumes e tradições principais

A África é, sem dúvida, um continente de grandes histórias e mitos. Aqui está Burkina Faso, um dos países mais pobres do mundo, embora tenha muitas atrações turísticas para oferecer aos visitantes, ligados à cultura Africano e tradições.

Burkina Faso
Catedral de Ouagadougou, Burkina Faso

Ouagadougou, a capital da nação, tem vários locais de interesse, como a Plaza Naba Koom, o Museu Etnográfico, o Jardim de Ouaga-Loudun, o Parque Urbano e Bang-Weoogo mercado central. Ouagadougou catedral, construída na década de 30, é um dos melhores exemplos da arquitetura colonial.

É uma das maiores igrejas da África do Sul-Oeste.

Bobo-Dioulasso

 Burkina Faso
Mesquita em Bobo Dioulasso, Burkina Faso

Bobo-Dioulasso é a segunda cidade do Burkina Faso. É um destino que atrai viajantes por meio de sua antiga mesquita, um templo de estilo sudanês foi construído em 1880, os bairros antigos, um museu, um jardim zoológico, um mercado de cerâmica, o lago sagrado de peixes e Konsa palácio.

Ouahigouya

Burkina Faso
Ouahigouya, Burkina Faso

Ouahigouya, é uma cidade do norte, que serve como a capital da Região Norte. É notável por seu lago artificial, o túmulo complexo Kaba Yatenga Kango e Naba.

Ruínas Loropéni

Burkina Faso
Ruínas Loropéni, Burkina Faso

Loropéni é uma vila situada a sul de Burkina Faso, onde estão as ruínas do que são considerados Patrimônio Loropéni. Este sítio arqueológico cobre uma área de 11.130 metros quadrados e tem a melhor preservada fortaleza de um grupo de 10 que foram construídas mais de 1.000 anos atrás. As ruínas de Loropéni são formadas por paredes de pedra vermelha, que pode ser superior a seis metros.

Parque Nacional Kaboré Tambi

Burkina Faso
Parque Nacional Kaboré Tambi, Burkina Faso

Kaboré Tambi National Park, localizado na fronteira com o Gana, tem uma vegetação exuberante, com mais de 200 espécies de plantas, e uma grande fauna pode encontrar elefantes, antílopes, chacais, hienas, javalis e crocodilos.

Museu Manega

Burkina Faso
Museu Manega, Burkina Faso

Manega Museu é de apenas 55 quilômetros de Ouagadougou. Ele foi criado pelo escritor Frederic Pacéré Titinga para preservar e divulgar a cultura do Burkina Faso. Ele tem uma coleção de mais de 500 máscaras sagradas, usadas para expulsar os espíritos ou os rituais de sepultamento, uma amostra de túmulos antigos e réplicas de casas dos primeiros colonos da nação.

Fonte: www.rumbo.com.br/www.afrique-planete.com/www.descubra.info

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Burkina Faso

INFORMAÇÃO PRÁTICA ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO PUBLICIDADE Passaporte em vigor, com validez mínima de seis meses, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.