Locais Turísticos de Serra Leoa

PUBLICIDADE

Serra Leoa é um dos segredos mais bem guardados da África Ocidental. Não é o país mais visitado do mundo porque sofre de má reputação devido à guerra civil durante 1991 e 2002 e à epidemia de Ebola por volta de 2015. No entanto, Serra Leoa é um país seguro agora com uma história interessante, numerosos lugares para visitar e praias deslumbrantes. Ou seja, você não pode ficar entediado, há muitas coisas para fazer em Serra Leoa!

Serra Leoa é um dos poucos países de língua inglesa na África Ocidental. Suas ilhas idílicas, moradores locais acolhedores e linda flora e fauna fazem dele um ótimo destino na região.

Você poderá mergulhar totalmente na cultura local. Para sua informação, Serra Leoa significa Montanha do Leão em português.

Pontos turísticos

Bo: Embora a cidade em si não tenha muitos atrativos, ela é o ponto de partida para quem quer conhecer as Reservas Naturais de Kenema e de Ilha de Tiwai, que são ambas muito interessantes pela natureza.

Freetown

Localizado numa península montanhosa, possui algumas praias de areia dourada bastante apreciadas. O Museu Nacional possui uma excelente coleção de artefatos tribais Nomolis.

Próximo à cidade há algumas reservas naturais, onde podem ser vistos diversos animais, como antílopes, javalis, búfalo d`água, e ocasionalmente elefantes e hipopótamos anões.

A capital de Serra Leona costumava ser um caos antes de 1992, quando os novos governantes do país decidiram fazer melhoras para os turistas porém, sobretudo para os nativos. Sem ser uma cidade acolhedora (nenhuma capital africana é), é uma cidade onde pode-se encontrar coisas para fazer e lugares para se ver.

Entre as atrações de Freetowm destaca-se o Cottom Tree (árvore do algodão), com seus mais de 500 anos de existência e alguns expoentes da arquitetura colonial britânica, como os Law Courts (julgados), o Museu Nacional (com uma grande coleção de máscaras) e o City Hotel (hoje convertido em um centro noturno).

Para misturar-se com os nativos, nada melhor que dar um passeio por dois dos mercados mais barulhentos e divertidos de Freetown: King Jimmy Market e Basket Market, onde pode-se encontrar desde imensas frigideiras a crânios de macacos.

Freetowm extende-se ao extremo norte de uma península montanhosa de 40 quilômetros de longitude onde encontram-se algumas das melhores praias da África. Entre elas destaca-se as de Luley, Lakka e Hamilton, relativamente tranquilas e inexploradas. Porém, a melhor de todas é River Beach, que apesar de ser a mais visitada pelos turistas, ainda oferece cabanas de praia por três dólares ao dia.

Kabala

Kabala é a maior cidade do norte do país: tranquila, devagar, amistosa e hospitaleira. As colinas próximas, cheias de torrentes e cascatas, proporcionam um marco idílico para caminhadas.

A melhor das colinas para este propósito é Gbawuria Hill.

PARQUES E RESERVAS NACIONAIS

MOUNT BINTUMANI

O Monte Bintumani encontra-se na reserva de Loma Mountains Forest, e com seus 1950 metros é o cume mais alto da África Ocidental. A paisagem é selvagem e é aconselhável ver chimpanzés.

As excursões a este monte costumam requerer a ajuda de um guia.

O SANTUÁRIO DE VIDA SELVAGEM MAMUNTA – MAIOSO

É uma pequena reserva (20 quilômetros quadrados) que, como seu nome indica, é refúgio natural de muitas espécies de aves, pequenos mamíferos e uma rara espécie de crocodilos de morro corto.

Possui um centro para visitantes e seu acesso é livre, embora os donativos dos turistas asseguram sua conservação.

PARQUE NACIONAL OUTAMBA-KILIMI

Situado ao noroeste de Serra Leona, este parque de difícil acesso (é difícil chegar a ele sem um veículo 4 x 4).

Pode-se encontrar nele diversas paisagens: extensas pradarias, planícies úmidas e selva, separados entre eles por vários rios.

Atrações Turísticas

Locais Turísticos de Serra LeoaSerra Leoa

Ilha Bunce

Você não pode visitar Serra Leoa e não ir à Ilha Bunce. Costumava ser um dos principais pontos de escravatura na África Ocidental, mas era uma espécie de ilha secreta. Os britânicos assumiram o controle em 1670 e fundaram a Royal African Company of England. Serra Leoa foi um ponto focal porque era fácil navegar a partir daí.

Dezenas de milhares de escravos foram enviados para a América do Norte (principalmente na Carolina do Sul e na Geórgia) e nas ilhas do Caribe. O Reino Unido aboliu a escravatura em 1808 e abandonou a ilha, razão pela qual parece um pouco abandonada. Além disso, ninguém mora lá, agora é propriedade do governo.

Santuário de Chimpanzés de Tacugama

Nos arredores de Freetown você encontrará o Santuário de Chimpanzés Tacugama. Foi inaugurado em novembro de 1995 e, para deixar claro, não é um zoológico.

O santuário proporciona um ambiente seguro para os chimpanzés, porque a população local muitas vezes os caça para se alimentar ou os mantém como animais de estimação quando são jovens, mas os abandona mais tarde, quando crescem.

115 chimpanzés vivem no santuário. Cada um deles tem seu próprio nome e responde a ele. A equipe realiza diversas caminhadas e visitas guiadas duas vezes ao dia, onde você pode observar os chimpanzés em seu ambiente. O santuário também desenvolveu programas educacionais com foco em sustentabilidade e ecoturismo. Se você ama o lugar, você pode até ficar em uma casa na árvore no local para ficar lá por alguns dias. Para sua informação, o chimpanzé é uma espécie de animal símbolo de Serra Leoa.

Ilhas Bananas

Banana Islands é composta por 3 ilhas: Dublin, Ricketts e Mes-Meheux (esta é desabitada). Você terá que pegar um barco da vila de Kent até Dublin, o maior dos três. Cerca de 800 pessoas vivem lá.

Basicamente você vai lá para relaxar, apreciar a paisagem e saborear os deliciosos frutos do mar fresquinhos no almoço ou jantar. Ficamos no Bafa Resort e nos divertimos muito lá. Equipe legal, boa comida e tendas confortáveis e espaçosas.

Árvore de algodão

Locais Turísticos de Serra LeoaSerra Leoa – Freetown

O Cotton Tree é o símbolo nacional da Serra Leoa. É um dos marcos mais importantes de Freetown. É aqui que as pessoas costumam marcar encontros. Esta árvore está aqui há cerca de 500 anos e é aqui que os ex-escravos que voltavam da Nova Escócia rezavam para começar uma nova vida como pessoas livres. Ainda hoje, os cariocas vão até lá para rezar e prestar homenagem aos seus antepassados.

Museu Nacional de Serra Leoa

Foi inaugurado em 1957. Fica muito perto do Cotton Tree. Não é grande, mas é muito interessante. Um guia irá mostrar-lhe o local, dando explicações claras e compartilhando histórias sobre a história de Serra Leoa enquanto você observa as peças de arte, fotos, documentos e roupas tribais. Você aprenderá sobre a cultura e as tribos do país, mas também sobre figuras históricas importantes, como Bai Bureh, que lutou contra os britânicos e sua guerra fiscal.

Monumento cultural e da paz em Serra Leoa

Na mesma área, você encontrará o monumento cultural e da paz de Serra Leoa. Foi inaugurado em 2011 em memória daqueles que morreram durante a guerra civil e também para preservar a verdade da história da Serra Leoa. É muito interessante, você verá pinturas nas paredes representando eventos que aconteceram durante a história de Serra Leoa. Você aprende mais sobre figuras históricas do país, como Madame Yoko ou Sengbeh Pieh.

Aproveite a comida

Serra Leoa não é conhecida pela sua gastronomia, mas a comida lá é boa! Tem que provar uma folha de mandioca, esse é o prato nacional. Basicamente é arroz cozido no vapor com molho e peixe ou frango.

Locais Turísticos de Serra LeoaSerra Leoa – Freetown

O ensopado de amendoim é um ensopado de frango ou carne com molho espesso de amendoim. Como há uma grande comunidade libanesa em Freetown, você pode facilmente encontrar homus e pão pita, mas também falafel, shawarma, etc. Você notará que arroz e banana acompanham a maioria das refeições.

Praia de Lumley

Esta é uma das inúmeras praias que você deve conhecer em Serra Leoa. Este fica em Freetown, muitos moradores e turistas passam por lá. É o lar de inúmeros bares, restaurantes, hotéis e também casas noturnas.

É relativamente calmo durante a semana, mas fica movimentado nos fins de semana e feriados. Roy’s é um local popular para assistir ao pôr do sol enquanto toma uma bebida ou janta.

Museu Ferroviário Nacional

O Museu Ferroviário Nacional fica em Freetown e foi inaugurado em março de 2005. Foi fundado pelo Coronel Steve Davies. É dedicado à história e às obras da Ferrovia Governamental de Serra Leoa, mas o último trem funcionou em 1975 em Serra Leoa. Querem-nos de volta agora para ajudar a desenvolver o país, além de países vizinhos como a Guiné terem comboios em funcionamento.

O museu alberga diversas locomotivas que sobreviveram à guerra civil graças aos esforços do falecido Mohamed Bangura, bem como bilhetes antigos, fotografias, mapas e horários.

Exibe até uma carruagem feita especialmente para a visita da Rainha Elizabeth II em 1961.

Faculdade da Baía de Fourah

Fourah Bay College é a primeira e mais antiga universidade da África Ocidental. Foi inaugurada em 1827 e era uma eminente instituição educacional chamada “Atenas da África Ocidental”.

O edifício deixou de ser utilizado em 1990 e pegou fogo em 1999, durante a guerra civil. Hoje, várias fábricas o reivindicaram, mas ainda é um lugar fascinante para se visitar.

Tokeh

Tokeh é uma longa praia de areia que abriga ótimos resorts, especialmente o Tokeh Beach Resort (passei uma noite lá e adorei!). Basta sentar, relaxar, saborear coquetéis, tomar sol e dar um mergulho.

Uma bela praia para descomprimir depois de passar alguns dias na agitação de Freetown.

Praia Fluvial Número 2

Este fica a cerca de 20 minutos a pé de Tokeh, do outro lado da lagoa. Tokeh tem um toque mais ocidental, mas o Rio Número 2 é para onde os moradores vão nos fins de semana e feriados para festejar.

É administrado pela comunidade local. Você encontrará alguns bares, restaurantes, uma pousada e um mercado turístico. Esta praia oferece areias brancas e comodidades limpas, como cadeiras de praia vermelhas e azuis.

Ilha Tasso

Siga para a Ilha Tasso para desfrutar de um delicioso almoço em frente ao mar no Tasso Resort.

E adivinha? Você pode até ficar em um chalé no local, uma ótima acomodação para uma escapadela.

Não quer descansar? Participe de uma atividade como fazer um passeio de canoa ou assistir a um baile de máscaras.

Praia de Bureh

Bureh Beach é o local de surf em Serra Leoa. Existe um clube de surf se você gosta ou quer fazer amigos, ou pode simplesmente curtir o clima descontraído da praia e curtir o som das ondas.

É o lar de algumas pousadas se você quiser se misturar com outros viajantes.

Pico de Leicester

É o pico mais alto de Freetown, cerca de 800 metros (2.600 pés) acima do nível do mar em Tower Hill. Lugar perfeito para desfrutar de vistas panorâmicas das alturas da cidade.

Turistas e cariocas adoram ir até lá principalmente para admirar o pôr do sol.

Catedral de São Jorge

Esta é uma igreja histórica em Freetown. Foi construído entre 1817 e 1828 para homenagear os marinheiros perdidos no mar. É uma das maiores e mais antigas igrejas da Serra Leoa.

A Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philipp vieram para cá em 1961. Eles assinaram o livro de visitas e até hoje você pode ver suas assinaturas.

Fonte: www.geomade.com.br/www.rumbo.com.br/www.beenaroundtheglobe.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.