Breaking News
Home / Bem-Estar / Treinamento Funcional

Treinamento Funcional

O que é

PUBLICIDADE

Treinamento Funcional é uma atividade que trabalha a musculatura global, trabalha com todo o corpo, vários músculos no mesmo dia. Alguns exemplos são: correr, pular, agachar, empurrar, puxar.

É um treinamento dinâmico e com grande variedade de exercicios. O praticante pode usar o peso do próprio corpo ou com aparelhos.

Na musculação trabalha-se a musculatura isolada, a perda calórica é bem inferior comparada ao funcional.

O treinamento funcional trabalha o equilibrio, a estrutura corporal e melhora o condicionamento físico. É indicado para todas as idades, porém cada um com suas limitações.

Esse treinamento tem o aquecimento, o alongamento dinâmico e o exercício em si.

Objetivo

Assegurar e melhorar as funções cognitvas, motoras e físicas do corpo humano, determinado pelas necessidades reais do ser humano, visando uma melhora de vida e estética.

Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento de músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural — a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos pela modalidade esportiva praticada.

Por exemplo, um jogador de futebol pode ganhar muita força nas pernas realizando o agachamento no aparelho, mas precisa desenvolver explosão e equilíbrio para melhorar a potência e precisão de seu chute.

Outro exemplo em que o Treinamento Funcional ajuda muito é na prevenção de quedas por parte dos idosos. Ele oferece, em comparação com os aparelhos de academias, um grande estímulo para aprimorar a coordenação, equilíbrio e agilidade nas pessoas de idade avançada.

O Treinamento Funcional, além da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma variação grande de exercícios, tornando o treinamento de força bastante estimulante.

Aliás, esse tipo de treinamento é uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto pessoas que se lesionaram e passam por processo de reabilitação, quantos atletas das mais variadas modalidades e idosos. Por outro lado, o Treinamento Funcional exige a supervisão constante de um profissional e, em alguns casos, o uso de alguns materiais específicos.

Sabendo de todas as vantagens do Treinamento Funcional, a musculação tradicional com pesos e aparelhos deve ser descartada? A resposta é um sonoro NÃO! Anilhas, halteres e aparelhos oferecem maior segurança aos praticantes por se tratar de movimentos mais simples e controlados.

Outro ponto a favor da musculação tem a ver com a sobrecarga, que pode ser mais facilmente quantificada e administrada, facilitando o controle do treinamento. E não podemos esquecer que a força geral e a massa muscular adquirida através dos aparelhos será a base para ser aprimorada posteriormente pelo Treinamento Funcional.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.kleberpersonal.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.