Kwanza Sul

PUBLICIDADE

Capital: Sumbe, situa-se a 492km a sul de Luanda.

Municípios: Porto Amboim, Sumbe, Seles, Conda, Amboim, Quilenda, Libolo, Mussende, Quibala, Ebo, Wako-Kungo, Cassongue, Cela. 12 Municípios e 36 comunas.

Clima: Tropical, seco no litoral e húmido no interior.

Superfície: 58 698 Km2, (4,7% do território nacional), tem o Atlântico a oeste e 6 províncias à sua volta.

Língua: Kimbundu, Ubundu

Kwanza Sul – História

província do Kwanza Sul é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região centro do país.

Sumbe é a capital da província. Dom Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho fundou a província em 1769 como Novo Redondo. Devido às lutas entre as diferentes tribos, o território existente.

Sumbe, palavra de origem quimbundo, “kusumba”, tem um significado comercial, prática que se tornou comum entre os nativos e comerciantes portugueses e ingleses na costa do Kwanza Sul, quando estes chegaram.

Equivalente a comprar/vender. Foi esta designação que deu origem ao nome do local conhecido durante muito tempo como Sumbe, hoje cidade costeira capital da província do Kwanza Sul.

O povoamento desta província iniciou-se na foz do rio Cambongo-Negunza, em 1769, por decreto de Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, governador-geral de Angola, que ordenou a construção de um forte denominado Novo Redondo. O rio Cambongo-Negunza recebeu o nome do então cacique local Negunza Cabolo.

Ora sob a influência administrativa do distrito de Benguela (atual província), ora sob a responsabilidade administrativa dos distritos de Luanda e do Cuanza, o Cuanza Sul ficou à margem do desenvolvimento da colónia até ao início do século XX.

Em 15 de Setembro de 1917, o governo colonial decidiu dividir o distrito do Cuanza em distrito do Kwanza Norte (sede no Golungo Alto) e distrito do Kwanza Sul (sede em Porto Amboim).

Em 1955 a sede distrital foi transferida de Porto Amboim para a cidade do Sumbe.

Os grupos étnicos não são homogéneos, especialmente em termos da sua língua.

Existem 5 grupos étnicos principais: os Kibalas, os N’Goias, os Musseles, os Mussumbas e os Bailundos.

A província foi gravemente afetada durante a Guerra Civil Angolana (1975–2002). Um grande número de civis foi morto nos confrontos entre a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e as Forças Armadas Angolanas (FAA). As plantações e campos de café foram destruídos. Os ataques frequentes obrigaram as pessoas a abandonar os seus municípios.

A UNITA abriu a sua frente central na província Cerca de 116 mil pessoas deslocadas viviam em campos. A maioria deles era proveniente de áreas rurais e de regiões de planalto densamente povoadas.

No dia 17 de Dezembro de 2000, os combatentes da UNITA mataram 31 soldados das FAA e saquearam veículos, armas e cerca de 20.000 litros de gasóleo na Quibala.

Em Abril de 2001 atacaram postos avançados das FAA e capturaram armas de fogo.

As minas terrestres colocadas durante a guerra civil ainda estão presentes e os contratos para a sua eliminação foram entregues a diferentes organizações. Eles ainda estão presentes em diversas áreas.

A província tem uma alta densidade de minas terrestres.

Em 2008, Maria Restino Manuel da província foi declarada a vencedora da Internet do Miss Landmine 2008. Ela obteve 29% dos votos online.

Kwanza SulMapa de Kwanza sul

Kwanza Sul – Clima

Possui clima tropical seco no litoral e interior úmido. A temperatura média anual é de 26ºC.

Kwanza Sul – Principal Produção

Palmeira Dendém, Algodão, Sisal, Café Arábica e Robusta, Bananas, Ananas, Milho, Arroz, Amendoim, Batata Doce, Citrinos, Ervilha, Feijão, Feijão Cutelinho, Feijão Macunde, gergelim, Plamar, Girassol, Goiabeira, Mamoeiro, Mandioca, Mangueira, Maracujá, Massambala, Plantas Aromáticas, Produtos Hortícolas, Rícino, Soja, Tabaco, Eucalipto, Pinheiro. Fomenta-se a cultura do algodão, do girassol e da soja.

Kwanza Sul – Minérios

Quartzo, Ferro, Mica, Gesso, Caulino, Asfalto, Calcário-Dolomite, Cobre e Cianite, Diamantes, Petróleo, Mica e Níquel. Águas gaseificadas e águas subterrâneas (termais).

Pecuária: Bonivicultura de Carne, Bonivicultura Leiteira, Caprinos.

Kwanza Sul – Indústria

Materiais de Construção, Têxtil, Confecções, Couro e Calçado, Alimentar, bebidas e Tabaco, outros: pesca;

A empresa de maior expressão é a BEBA que se dedica à produção de bebidas espirituosas, sumos, enchimento de água de esa e torrefação de café.

Existe uma moagueira e está sendo concluída uma fábrica de rações.

Brve uma linha de enchimento de refrigerantes. está em construção uma fábrica de álcool. Metriais de construção, existe uma britadeira (do INEA), algumas serrações e carpintarias, umas fábricas de cal a trabalharem em moldes artesanais e uma fábrica de mosaicos, em curso uma instalação de cerâmica.

Visível a atividade no setor de construção civil, hoje aumentada a atuacção de empreiteiras e melhorias nos vínculos empregatícios.

Transporte aéreo é assegurado por três empresas: Angola Air Services(com sede no Sumbe), SAL e INTERTRANSIT. Não existe nenhuma empresa de transporte marítimo.

O transporte rodoviário é garantido por 62 veículos pesados de passageiros, 221 pesados de mercadorias, 200 ligeiros de passageiros e 184 ligeiros de mercadorias.

Comércio, com a livre circulação de pessoas e bens, regista-se revitalização geral da rede comercial, incluindo a rural que durante muito tempo esteve desarticulada e dependente de vendedores ambulantes.

Aprovíncia do Kwanza-Sul possui cerca de 178 km lineares de orla marítima, é rica em recursos piscatórios, tanto pelágicos como demersais, sendo igualmente conhecida por um potencial natural de crustáceos, com particular destaque para a lagosta, caranguejo, camarão e gamba.

Salienta-se ainda que os rios Longa, Cuvo ou Queve, Cussoi (afluente do Cuvo) e Nhia são ricos em “cacusso e bagre”. Por sua vez, o Longa e o Cuvo é rico em “ostras” de elevada qualidade comercial.

Kwanza SulKwanza sul

Ensino pré universitário presente em 6 municípios, instalações próprias no Sumbe e Porto Amboim.

Kwanza Sul – Estradas e pontes

A Província é atravessada por dois eixos principais de estradas asfaltadas, um na parte litoral e outro na parte central. Este dois eixos estão ligados por uma transversal, numa extensão de 847 km.

Ainda possui uma rede de estradas terraplanadas principais numa extensão de 2.044 km. A estrada entre a Quibala e Mussende aguardam restaurações.

Kwanza Sul – Caminho de Ferro

Com 123 km de linha e uma bitola de 0,60m, ligava a cidade portuária de Porto Amboim à Gabela. Além de servir como transporte de passageiros, é importante para o escoamento de mercadorias provenientes das potenciais zonas agrícolas e cafeícolas do interior da região, faz parte dos projetos de restaurações.

Kwanza Sul – Portos e Aeroportos

Em Porto Amboim duas pontes cais, uma pesqueira, pertence à empresa PESKWANZA que presta serviços a outros, e outra comercial. Além destas existe uma ponte pesqueira a concluir, no Sumbe-Kicombo.

As cidades de Sumbe, Porto Amboim e Waku Kungo possuem aeródromos. Todos os outros municípios têm pistas de aviação.

Kwanza Sul – Extração de Diamantes

Ajudada pela Natureza com um solo de grande fertilidade e facilitada por uma localização favorável, entre Luanda e Benguela e por considerável extensão de costa atlântica e boa rede hidrográfica, é uma das províncias com maior atividade agrícola.

Grande produtor de milho e mandioca, destaca-se também nas produções de: café arábica e robusta, algodão, amendoim, batata e batata-doce, abacate, ananás, ervilhas, citrinos, feijão, girassol, goiaba, maracujá, mangueira, massambala, palmeira de dendém, soja, tabaco, sisal, hortícolas, pinheiro e eucalipto. As criações de gado bovino e suíno desenvolvem-se, sobretudo, na zona de Amboim e a de ovinos é mais notória no Sumbe.

A pesca é uma atividade convenientemente explorada nesta Província, com importante infra-estrutura em Porto Amboim. O comércio de crustáceos é importante. No capítulo dos recursos minerais, saliência para o gesso, a mica e a cianite, o cobre e calcário (Sumbe) e o quartzo e asfalto (Gabela). A costa têm boas praias e a zona das Cachoeiras oferece cascatas de grande beleza.

Kwanza Sul – Natureza

Sua vegetação é composta predominantemente por savanas com árvores, arbustos e florestas tropicais secas.

A sua flora é rica e constitui o esteio do país com a sua grande variedade de madeiras.

A fauna é variada, com animais silvestres como o veado, veado, pacaça, entre outros.

As praias de Kicombo, Carimba, Chiculcua e do rio Tapado no Sumbe e a Praia da Marginal em Porto Amboim são ideais para banhos.

As cascatas das Cachoeiras do Binga do Rio Keve localizam-se no concelho de Conda, onde também existem as águas termais e medicinais de Tokota e no concelho estão as quedas de água mais altas da província (mais de 150 metros). de Kilenda.

Outras atrações naturais para visitar são:

Foz do rio Keve
Floresta Sassá
Cavernas Sassa
Cavernas de Kikombo
Águas medicinais de Waco
Águas medicinais de Catanda, município de Seles.

Existem algumas entidades que promovem espetáculos e diversão pública com vários centros de diversão pública, como centros recreativos e culturais, discotecas, cinemas. Existem também várias bibliotecas.

Tem vindo a aumentar o número de artistas plásticos, bem como de músicos, grupos musicais, teatro e coros, dança tradicional e moderna.

As principais festividades da província são as Festas do Mar nas cidades do Sumbe e Porto Amboim. As festas do Kwanza Sul realizam-se no dia 15 de Setembro.

Kwanza Sul – Turismo

Existem 6 entidades promotoras de espetáculos e divertimentos públicos com 66 centros de diversão pública, sendo 8 centros recreativos e culturais, 3 boites, 6 discotecas, 3 dancings, 8 cinemas, 5 salões de farra e 33 vídeo-games.

Possui 14 bibliotecas com freqüência de mais de 1000 leitores por ano, 37 artístas plásticos, 9 grupos musicais,7 grupos teatrais, 20 de danças tradicionais e 37 de dança moderna, 16 grupos corais e 137 músicos.

A Cachoeiras da Binga (cascata ou quedas de água no rio Cuvo) na Conda; a foz do Rio Queve na Chicucula (uma atracção para a pesca desportiva); as pinturas rupestres no Quicombo; a Tokota (águas térmicas-sauna) no Nhime – Conda; a foz do rio Longa (fendas ou cascatas nos morros) em Hogiwa – Porto amboim; e a Lagoa Chinga/Bumba na Kilenda; além das lindas Praias, são potencialidades turísticas.

Monumentos e Locais a Visitar

Gravuras Rupestres de Ndalambiri, que se encontram no município da Kibala a 170 km do Sumbe.
Gravuras Rupestres de Quingunba
Fortaleza do Libolo, onde existe a Pedra Escrita que faz referência à revolta do Libolo em 1917, entre a população e as forças coloniais.
Muralha de Kariango
Fortaleza de Amboim
Ruínas do Fortim do Kicombo
Ruínas da Fortaleza Kibala
Ruínas da antiga Fortaleza do Novo Redondo, do antigo cemitério de Novo Redondo e do antigo Quartel Militar de Novo Redondo
Fortaleza de Seles
Pedreiras do Sumbe e Porto Amboim
Ruínas do Fortim do Kicombo, no concelho do Sumbe.

Fonte: www.consuladodeangola.org/www.governo.gov.ao/joinangola.com/welcometoangola.co.ao

Veja também

Pontos Turísticos de Omã

PUBLICIDADE Omã não é um país que muitas pessoas pensem em visitar, o que é uma …

Pontos Turísticos do Nepal

PUBLICIDADE O Nepal é mais conhecido pelas poderosas montanhas do Himalaia. O alpinismo no Nepal costuma estar …

Pontos Turísticos de Myanmar

PUBLICIDADE Viajar para Mianmar há algumas décadas era proibido para a maioria dos estrangeiros. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.