Cristãos Independentes

PUBLICIDADE

Cristãos Independentes – O que são

Cristãos independentes são definidos como cristãos que não se identificam com as outras grandes tradições: ortodoxa, protestante ou católica. Eles são independentes do cristianismo histórico, organizado, institucionalizado e denominacionalista. Alguns grupos independentes se formaram como movimentos separatistas de denominações existentes; outros foram fundados inteiramente independentes do cristianismo ocidental.

No início do século 20 havia relativamente poucos cristãos independentes, com exceção da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e o início do movimento Africano Independente.

Hoje, os independentes somam quase 400 milhões em todo o mundo, em grande parte o resultado de iniciativas indígenas. Por exemplo, cristãos indígenas estabeleceram e lideraram denominações muito grandes, como movimentos de igrejas domésticas na China (55 milhões), Kimbanguistas na República Democrática do Congo (12 milhões) e a Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil (7,5 milhões ).

Muito do tremendo crescimento do cristianismo na África no século 20 foi devido ao desenvolvimento de numerosos movimentos independentes. Alguns dos maiores grupos independentes na África são a Zion Christian Church (África do Sul), a Celestial Church of Christ and Church of the Lord Prayer Fellowship (Nigéria) e a African Independent Pentecostal Church (Quênia). Migrantes da África trouxeram essas novas tradições cristãs para países da Europa, EUA e outros lugares. Por exemplo, a Itália – um país predominantemente católico – abriga centenas de congregações pentecostais africanas da Nigéria e Gana. A mudança mais significativa no cristianismo britânico contemporâneo é o crescimento do número de cristãos negros e de outras minorias étnicas, especialmente em Londres. As principais áreas urbanas em toda a Europa são agora extremamente diversificadas e abrigam igrejas novas e vibrantes. A maioria dos movimentos independentes originários da África, Europa e América Latina também são pentecostais/carismáticos em crença e prática.

Grande parte do crescimento das igrejas cristãs independentes no século 20 foi em resposta à natureza opressiva das maiorias brancas e do colonialismo europeu.

Essas igrejas mais novas se esforçaram para encontrar expressões cultural e linguisticamente autênticas do cristianismo em meio à discriminação e intolerância da história, práticas e religiões indígenas.

Outro aspecto da Independência está relacionado às igrejas clandestinas em lugares onde é ilegal ou perigoso se identificar abertamente como cristão. Por exemplo, as conversões entre Kabyles na Argélia começaram na década de 1980, com encontros em pequenas comunidades indígenas, carismáticas e subterrâneas. O Irã abriga uma grande, mas difícil de enumerar, comunidade de cristãos de origem muçulmana. Há alegações de que milhares – até centenas de milhares – de cidadãos iranianos se converteram ao cristianismo desde 2002 e estão sendo batizados em grandes cerimônias privadas, algumas fora do país.

teologia da prosperidade tornou-se uma questão importante para algumas igrejas independentes. Em muitos lugares, surgiram igrejas e ministérios que enfatizam saúde, riqueza e sucesso monetário para seus membros.

Muitos deles arrecadam grandes somas de dinheiro para suas lideranças, que muitas vezes entram em conflito com as autoridades civis. Além disso, os membros da igreja são roubados de grandes somas em dinheiro e outros bens.

À medida que o cristianismo continua a encontrar novos contextos, é provável que surjam igrejas indígenas independentes, destacando a diversidade cultural, linguística e étnica do mundo.

Essas igrejas são normalmente as primeiras a capturar a imaginação de pessoas não expostas anteriormente ao cristianismo. Grande parte do crescimento futuro do cristianismo na África, Ásia, América Latina e Oceania provavelmente será de natureza independente.

Teologia da prosperidade

Evangelho de Jesus é muito longe de saúde e riqueza

Os cristãos que têm uma forte crença em um Jesus divino pode se sentir razoavelmente seguro das distorções, caricaturas humilhante daquele que vemos entre os artistas e estudiosos pós-modernas.

Mas há armadilhas mais sutis dentro da própria Igreja e muitas cilada, porque eles são definidos por pregadores e professores que muitos de confiança.

Você não precisa ir muito longe através da televisão ou na Internet, ou talvez em sua própria comunidade, para encontrar um pregador cristão que irá dizer-lhe que Jesus quer que você viva bem e rico.

Esta versão não-ortodoxo do evangelho de Jesus é referido como “teologia da prosperidade” ou o evangelho “saúde e riqueza”. Não há nada de intrinsecamente errado com o estar bem e rico. Mas, como uma base para a teologia, está longe de ser a boa notícia do evangelho que Jesus pregou.

Os pregadores da prosperidade geralmente não têm problemas em atrair um grande número de seguidores, uma vez que apelar para o mais vil dos instintos humanos: o desejo de evitar o sofrimento (ser saudável) e o desejo de gratificação (ser rico).

A vida de Jesus na terra está longe de ser um exemplo do evangelho da saúde e da riqueza. É verdade que não há nenhum registro de que ele nunca esteve doente. E, como o Filho de Deus pode-se argumentar que ele tinha a riqueza do céu à sua disposição.

Mas quando ele veio para a terra, ele se esvaziou de suas prerrogativas divinas e tomou sobre si “a forma de servo, e [veio] à semelhança de homens” ( Filipenses 2: 7 ). Ele veio como um humilde servo, identificando-se com a fraqueza e fadiga da condição humana ( Marcos 10:45 ; Filipenses 2: 8 ; Hebreus 2: 17-18 ; 04:15 ; 5: 8 ).

Quanto à riqueza, Jesus disse de si mesmo: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” ( Mateus 8:20 ).

Jesus veio à terra como um servo e viveu como um servo, sem se preocupar com o conforto material. E seus apóstolos viveram da mesma maneira.

O apóstolo Paulo interrompeu seu trabalho missionário para fazer tendas para sustentar sua própria subsistência ( Atos 18: 3 ). Parece que se evangelho de Jesus tinha incluído riqueza, teria demonstrado esse fato em sua vida e as vidas de seus apóstolos.

Quanto à saúde, Jesus certamente reverteu os efeitos da doença. Mas ele não o fez, principalmente para aliviar o sofrimento, mas para demonstrar o poder do reino de Deus sobre o reino das trevas ( Atos 10:38 ).

Jesus não curou todos que estavam sofrendo. De fato, em um “hospital”, o tanque de Betesda em Jerusalém, ele curou apenas uma pessoa de muitos doentes que ali estavam reunidos ( João 5: 1-9 ).

A imagem de Jesus pintado por pregadores da prosperidade tem pouca semelhança com o Jesus do Novo Testamento. Eu poderia citar outros exemplos de como Jesus está sendo deturpado em nossa cultura.

Cristão Independente

É verdade que vários ensinamentos da Igreja se desviaram da Escritura por dois mil anos. Mas nunca em minha vida tenho observado que eles sejam tão sutil e difundida como são hoje.

O desafio para cada cristão é saber a verdade das Escrituras tão bem que os erros são imediatamente aparentes.

Estamos todos familiarizados com Muzak, ou “música de elevador” O fundo musical onipresente que joga em elevadores, shoppings, lojas de departamento, aeroportos e outros locais.

Muzak pode ser a razão de uma canção, por vezes, aparece espontaneamente em sua consciência. Porque música de elevador está sempre lá, prestamos pouca atenção consciente a ela, ainda que nossas mentes subconscientes estão levando tudo.

Mensagens culturais pode ser como este pano de fundo a música sempre ligado, sempre serem absorvidos pelo cérebro, de forma consciente ou não. E incluindo mensagens religiosas mensagens sobre Jesus Cristo, fazem parte desse ruído de fundo cultural.

Cristãos Independentes – O que são

São grupos religiosos independentes do catolicismo e do Protestantismo, que atribuem suas doutrinas a uma especial revelação Divina.

As principais igrejas dessa corrente no Brasil são Adventista, Mórmon e Testemunhas de Jeová.

Você sabia que:

Cristianismo Independente

As igrejas dessa corrente pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, e rejeitam os tradicionais usos e costumes pentecostais.

Também são mais liberais em questões morais. As principais igrejas são as neopentecostais, que se instalam no país na segunda metade da década de 70.

Fundada por brasileiros, a Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Goiás e Distrito Federal, 1976) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) estão entre as principais. Encabeçado pela Igreja Universal, o neopentecostalismo constitui a vertente cristã que mais cresce

Atualmente, segundo o sociólogo Ricardo Mariano, autor do livro Neopentecostais, Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil (Editora Loyola), o neopentecostalismo expande-se principalmente entre os mais pobres e os menos escolarizados da população.

No Brasil, o crescimento vertiginoso dos cristãos independentes está associado ao uso intensivo da mídia eletrônica e ao método empresarial de funcionamento.

Por causa de sua grande ascensão em todo o mundo no século XIX, o fenômeno já é considerado por alguns como “a maior revolução do cristianismo depois de Lutero”.

Igreja Universal do Reino de Deus

Igreja Universal do Reino de Deus  Fundada pelo bispo Edir Macedo em 1977, é a principal igreja neopentecostal brasileira e a que mais cresce no país.

Após as reuniões, caracterizadas por muito canto, os obreiros ouvem as queixas dos fiéis.

Em 1995, segundo a World Christian Encyclopedia, são 4 milhões de adeptos no Brasil.

Quatro anos antes, o Censo de 1991 regista um número bem inferior: 268 mil membros.

Igreja Renascer em Cristo

Fundada em 1986 pelo casal Estevam e Sonia Hernandes, começou numa pizzaria na Zona Sul de São Paulo e hoje tem mais de 200 templos, inclusive no exterior.

Foi a responsável pela moda da música gospel no país. Tem milhares de jovens entre seus adeptos e é a igreja neopentecostal que mais agrega pessoas da classe média, cerca de 20%, entre seus membros.

Você sabia que em 2000, segundo a World Christian Encyclopedia, existem cerca de 2 mil templos da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil o maior fica em São Paulo e abriga 25 mil pessoas.

Cristãos independente no mundo

Características

Vertente do cristianismo formada por grupos autônomos que extrapolam as tradições pentecostais clássicas. Abrange o vasto mundo neopentecostal e carismático, este último também presente no interior das correntes cristãs históricas.

Por registrar um crescimento vertiginoso no século XX, o cristianismo independente é visto por muitos estudiosos como uma nova revolução no cristianismo, depois da Reforma de Lutero (século XVI).

As igrejas possuem organização e vida própria, sem vínculos institucionais com qualquer autoridade central. Algumas estão restritas a uma comunidade local e as lideranças se impõem de forma espontânea, em geral pelo carisma. Outras integram uma rede de alcance nacional e até internacional. Nessas igrejas, a estrutura é mais rígida e as autoridades precisam ascender na hierarquia.

O princípio de autonomia remonta às igrejas da Reforma, que construíram ao longo da história as próprias tradições (teológicas, litúrgicas e de organização), dentro das quais as diversas fundações se alocaram.

As igrejas do cristianismo independente radicalizam a tendência.

Características – As igrejas têm origem no movimento pentecostal e, por isso, incorporam concepções e práticas típicas dessa vertente, com destaque para a vivência íntima dos fiéis com o Espírito Santo e o forte tom emotivo dos cultos.

Outras características são exclusivas do neopentecostalismo. Uma delas é a presença marcante na mídia, que cria uma relação individualizada dos adeptos com a propaganda da fé e confere um ar light à igreja.

Também há uma acentuação dos ritos de exorcismo e cura, quase sempre o marco da conversão do fiel a uma determinada igreja. A expulsão do demônio é a garantia de uma vida bem-sucedida e feliz.

Por fim, o eixo que articula todas essas práticas é a Teologia da Prosperidade. Desenvolvida nos Estados Unidos, na década de 1970, assegura que o sucesso e a felicidade devem ser alcançados nesta vida por meio da fé. Esta se confirma pelas doações de bens e dinheiro à igreja.

Teologia da Prosperidade: tentativa de barganha com Deus

A imprensa noticiou nos últimos dias que os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o apóstolo Estevam Hernandes e sua esposa, Sonia Hernandes, fizeram um acordo com a Justiça norte-americana.

O problema começou no dia 9 de janeiro, quando os religiosos brasileiros foram detidos por agentes da FBI no aeroporto de Miami. E o motivo da prisão é que o casal tentou entrar nos Estados Unidos com US$ 56 mil não declarados, além de mais R$ 120 mil em dinheiro vivo.

Como notícias que articulam escândalo e religião sempre são de grande interesse, o episódio chamou a atenção da opinião pública.

Mas para compreender melhor esse fato é preciso lembrar que ele está inserido em um contexto maior, de caráter teológico, pois a Renascer é uma das instituições religiosas brasileiras que fundamenta seu discurso e sua prática nas propostas da Teologia da Prosperidade.

Os estudiosos da Teologia da Prosperidade apontam seu surgimento nos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60 do século passado. De acordo com o professor Leonildo Silveira Campos, trata-se de um conjunto de crenças que afirma ser legítimo ao crente buscar resultados, ter fortuna favorável, enriquecer, obter o favorecimento divino para a sua vida material ou simplesmente progredir.

Paul Freston, por outro lado, afirma que nessa proposta teológica o princípio básico da prosperidade é a doação financeira, entendida não como um ato de gratidão ou devolução a Deus (como na teologia tradicional), mas como um investimento. Devemos dar a Deus para que ele nos devolva com lucro.

Nesse sentido, um olhar mais atento sobre as propostas da Teologia da Prosperidade pode levantar algumas preocupações.

A primeira é que o discurso de prometer a felicidade terrena encontra um solo fértil em um país em que há um grande nível de exclusão social, o que possibilita a manipulação de mentes e de corações em nome da fé.

A segunda é que com isso a religião assume a lógica do consumo e do mercado, para quem a dignidade do ser humano depende daquilo que ele tem, e não daquilo que ele é.

Isso leva à idéia de que ter mais dinheiro significa ser mais amado por Deus, o que está na contra mão da proposta e da prática de Jesus.

Uma terceira preocupação é que na onda da Teologia da Prosperidade a própria religião se transforma em apenas mais um item da cultura do consumo.

Um quarto problema é que a Teologia da Prosperidade leva a uma fé individualista e egoísta, em que a felicidade pessoal é absoluta e o bem da coletividade fica em segundo plano.

A lógica da Teologia da Prosperidade, portanto, fundamenta-se nas promessas de sucesso material e financeiro para quem é fiel a Deus. Como consequência, o nível de sucesso depende do valor da contribuição financeira.

Assim, seu discurso apresenta uma proposta de troca, de barganha entre o fiel e Deus. Mas como Deus não vem pessoalmente receber as doações, elas devem ser entregues àqueles que se colocam como representantes do divino.

Diante das preocupações levantadas, fica aos cristãos a tarefa de substituir a Teologia da Prosperidade por uma Teologia da Gratuidade. Vale a pena, então, refletir sobre um fato atribuído à Madre Teresa de Calcutá.

Conta-se que um homem a viu cuidando das feridas de um doente e, com a intenção de ser simpático, afirmou que não teria coragem de fazer o mesmo nem que fosse para ganhar um milhão de dólares.

Diante disso, a afirmação da Madre Teresa foi a seguinte: Por um milhão de dólares eu também não faria. Faço por amor.

Sim, só pela gratuidade do amor vale a pena amar a Deus e consumir a vida por Ele. Só por amor faz sentido entregar-se a Deus com generosidade e confiança, sem ficar fazendo contas de ganhos e perdas com mentalidade bancária e financeira.

E só por amor é possível abraçar o seguimento a Jesus Cristo de maneira completa, com suas consequências e desafios. E entre os desafios está a tarefa de preocupar-se não apenas com a felicidade individual, mas comprometer-se com a transformação da sociedade para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude (Jo 10,10).

Fonte: www.christianitytoday.com/www.geocities.com/ftp-acd.puc-campinas.edu.br(Lindolfo Alexandre de Souza)/www.gordonconwell.edu

Veja também

Questão Christie

Questão Christie

PUBLICIDADE O que foi a Questão Christie? Em dezembro de 1861 o navio príncipe de Wales, …

Revolta dos Malês

Revolta dos Malês

PUBLICIDADE Revolta dos Malês – O que foi Esta revolta ocorreu em Salvador na Bahia, …

Guerra dos Farrapos

Guerra dos Farrapos

PUBLICIDADE O que foi a Guerra dos Farrapos? O Rio Grande do Sul vivia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.