Breaking News
Home / História Geral / Revolução Industrial

Revolução Industrial

PUBLICIDADE

Durante o século XVIII, ocorreu uma das mais importantes mudanças históricas da humanidade: a Revolução Industrial. Em História, o termo “Revolução” é comumente utilizado para caracterizar um processo histórico de ruptura com o passado. Naquele século, a Europa passaria a desenvolver uma nova forma de produção de riquezas baseada na industrialização, onde fábricas cada vez mais modernas processariam matérias primas em seu estado natural transformando-as em produto final comercializável, com destaque para a indústria têxtil (tecidos).

Antes do advento da Revolução Industrial, a economia dos países era essencialmente agrícola e voltada para a troca simples de produtos voltados para as necessidades mais básicas das pessoas, como comida, roupas, etc., tendo sido pouco ou nada modificado antes da sua venda.

Revolução Industrial

Após a Revolução Industrial, as pequenas oficinas de artesanato foram sendo aos poucos substituídas pelas fábricas em um modelo bastante similar ao que conhecemos hoje. Durante esse processo, as ferramentas que outrora serviam aos pequenos manufatureiros passaram a se tornar obsoletas frente às novas demandas de consumo, tendo sido substituídas por máquinas recém-criadas.

Para que possamos entender bem como e porque o correu a Revolução Industrial, devemos olhar com atenção para o seu local de origem, e responder a seguinte pergunta:  Por que a Revolução Industrial ocorreu primeiro na Inglaterra?

Na verdade, foi uma série de acontecimentos históricos distintos que ocorreram naquele país que, ao serem somados, possibilitaram a ocorrência da transformação dos processos produtivos. Podemos elencar:

Aspecto econômico: Acúmulo de capitais:  Entre os séculos XV e XVI a Inglaterra adquiriu enormes lucros devido ao comércio ultramarino. Outro ponto importante para a economia inglesa foi a grande quantidade de minas de carvão e de ferro no país, elementos que se mostrariam essenciais para a obtenção de energia para as modernas máquinas industriais.

Revolução Industrial

Aspecto político: Implantação precoce de um governo burguês: A burguesia inglesa já havia realizado uma série de revoluções armadas e se estabelecido sócio e politicamente no país, o que lhe permitia participar das decisões políticas de maneira que lhes beneficiasse. Os dois maiores exemplos foram a Revolução Gloriosa (1688-1689),onde o rei católico foi retirado do governo e a Revolução Puritana (1642-1651) liderada por Oliver Cromwell que retirava grande parte do poder do rei e transferia para o parlamento.

Aspecto cultural: a religião protestante: a principal vertente protestante inglesa era o calvinismo, religião que entendia o crescimento material como um sinal divino, não condenando assim o lucro.

Além destes pontos, não podemos descartar a modernização da agricultura, que a partir do século XVI melhorou significativamente a melhoria na produção de grãos e, consequentemente, na qualidade e expectativa de vida da população inglesa. Porém, a mudança se baseou na política dos cercamentos,que consistia no confinamento de animais e áreas de plantio para a coroa inglesa em regiões que anteriormente pertenciam a pessoas comuns. Sem terras, moradias e perspectivas no campo, os camponeses começaram a migrar em massa para as cidades, tornando-se assim mão-de- obra barata nas fábricas.

Revolução Industrial

Todo esse processo histórico passou por mudanças internas, sendo a Revolução Industrial dividida em dois momentos:

 A primeira fase: entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX, caracterizada pela utilização do carvão e do vapor como fontes de energiae o minério de ferro como principal matéria prima.

A segunda fase:entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, momento no qual se desenvolveu principalmente a indústria química e as fontes de energia passaram a ser a energia elétrica e o petróleo.

Revolução Industrial

Enfim, ao implementar novas tecnologias para a fabricação de artigos o processo englobado pela Revolução Industrial alterou as formas de se produzir, comercializar e transportar mercadorias, inaugurando assim uma nova fase do capitalismo, o capitalismo industrial. Com ele, a própria sociedade passou a se transformar, na medida em que surgiu então uma nova classe social, o operariado ou proletariado, que  passaria a atuar de maneira impactante a fim de reagir contra a sua situação de exploração na sociedade.

Vinicius Carlos da Silva

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.