Breaking News
Home / História do Brasil / Ciclo do Pau-Brasil

Ciclo do Pau-Brasil

PUBLICIDADE

O que foi o Ciclo do Pau-Brasil

Portugal mostrou pouco interesse no Brasil nas três décadas seguintes a chegada de Pedro Álvares Cabral, pois o comércio de especiarias nas Índias Orientais (Ásia) era muito mais lucrativo. A colônia na América mostrou-se como fornecedora de pau-brasil e animais ornamentais. O pau-brasil era uma árvore já conhecida dos portugueses, sua madeira impermeável era ótima para a construção de embarcações e das lascas se extraia uma tinta vermelha usada nas manufaturas têxteis.

A extração da madeira era de monopólio real, só o rei poderia dar autorização para que pudesse ser retirada, eram cobradas taxas para tal procedimento. Mas era o índio que derrubava a árvore e estocava a madeira em barracões feitos pelos portugueses no litoral, estes eram chamados de feitorias. O comércio com os nativos era feito pelo escambo, trocando a madeira por panelas, machados, facas e enfeites de vidro.

Neste período Portugal teve que enviar expedições guarda-costas, a fim de expulsar piratas que aportavam no Brasil para roubar a madeira tinteira. Aliás, entre 1500 a 1531, encontravam-se mais franceses do que portugueses extraindo pau-brasil. Logo a madeira vermelha foi rareando, visto que não fora feito o replantio da mesma, tornando-se raro nos dias de hoje encontrar alguma árvore nativa na floresta tropical.

Por Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Semana de Arte Moderna

PUBLICIDADE O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922? Nas primeiras décadas do …

República da Espada

PUBLICIDADE O que foi a República da Espada? O Governo do Mal. Deodoro da Fonseca …

Questão Christie

Questão Christie

PUBLICIDADE O que foi a Questão Christie? Em dezembro de 1861 o navio príncipe de Wales, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.