Breaking News

Paracambi

1867

História

PUBLICIDADE

Tudo leva a crer que a freguesia de São Pedro e São Paulo do Ribeirão das Lages foi o primeiro povoado da Região, e está ligado historicamente à Fazenda Santa Cruz, colonizada por jesuítas em fins do século XVIII. A Vila de São Pedro e São Paulo surgiu após a expulsão dos inacianos da região, (Companhia do Padre Inácio de Loyola ) quando houve a recuperação econômica da Fazenda Santa Cruz. Ali, a agricultura e a pecuária tiveram grande progresso, destacando nesses setores as fazendas: dos Bravos, Anta Soares, Viúva Jorge e Macacos , onde se instalaria nesta última, em 19 de dezembro de 1901, pela Lei n 536, o 3º Distrito de Itaguaí, denominado Para-Camby, no então progressivo povoado de Ribeirão dos Macacos, que na época, era caminho obrigatório para Minas Gerais e São Paulo.

Em 1861, com a inauguração da estrada de Ferro Dom Pedro II., São Pedro e São Paulo, apresentou um acentuado crescimento nos setores da agricultura e pecuária, graças a presença de bravos escravos aqui existentes. Em 1867 a despovoada Fazenda dos Macacos, hospedou um grupo de ilustres ingleses que, admirados com a beleza da região, iniciaram o trabalho de instalação de uma fábrica de tecidos de algodão de acordo com o decreto n.º 3965 de 18 de setembro de 1867. O Alvará foi assinado pela Princesa Isabel em 13 de Setembro de 1871, que recebeu o nome de Cia Têxtil Brasil Industrial. A partir daí, a Fazenda dos Macacos aumentou visivelmente a sua população, com a chegada, a cada dia, das famílias dos operários das companhias, que já acostumadas com a região, foram beneficiados com a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 6 de maio de 1880.

Em julho do mesmo ano, Sua Majestade, o Imperador Dom Pedro II., visitou a fábrica, seção por seção, observando minuciosamente o seu funcionamento. Em 1888 foi instalada uma escola que atendia a 200 alunos de ambos os sexos, funcionando à noite. Finalmente em 1894 foi fundado o clube Brasil Industrial, conhecido carinhosamente por Cassino, que inicialmente atendia somente aos diretores para jogos de lazer, sendo posteriormente, cedido aos funcionários para realização de grandiosos bailes e festividades. Em 08 de agosto de 1963 foi sancionada a Lei n.º 4.426 de 8 de agosto de 1960 que criava o Município de Paracambi, resultado da grande atuação política de militantes. Algumas destas personalidades mantiveram sua participação permanecendo na luta política até hoje.

Fonte: www.valedocafe.com.br

 

Veja também

Presidentes da Câmara Municipal de Limeira

PUBLICIDADE A partir de 22 de julho de 1844 DATA(S) NOME(S) 1844/1845 Cap. Manoel José …

Personagens da História de Limeira

PUBLICIDADE Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos O fundador de Limeira nasceu em Portugal, na …

Hino da Cidade de Limeira

PUBLICIDADE Música: Prof.ª Dyrcéia Ricci Ciarrochi Letra: Dr. Guilherme Mallet Guimarães Harmonização: Mário Tintori Chão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.