Breaking News

Piraí

1770

História

PUBLICIDADE

O povoamento na região do Vale do Paraíba reflete o processo de interiorização da economia cafeeira e redefinição da cidade do Rio de Janeiro como espaço da Corte de Portugal.

Em 15 de outubro de 1811, Piraí é elevada à categoria de freguesia curada. Em 1817, por força do Alvará de 17 de outubro torna-se freguesia perpétua. É elevada à categoria de Vila pela Lei nº 96, de 6 de dezembro de 1837.

Para dar suporte às atividades do novo município, a mesma lei determinou a criação de uma Câmara Municipal e de todas as autoridades judiciárias e empregados, conforme ocorria nos demais municípios.

Com o cultivo e exploração do café – fonte de riqueza – o desenvolvimento continuou, obtendo Piraí, em 1874, foro de cidade.

Após a abolição da escravatura, a economia cafeeira sofreu forte decadência. Data deste período também as transformações urbanas no Rio de Janeiro, cujo o processo de modernização e ampliação de infra-estrutura tiveram impacto sobre o município.

Em 19 de abril de 1907, a empresa canadense Light and Power obteve concessão para desviar as águas do Rio Piraí e jogá-las no Vale do Ribeirão das Lajes, comprometendo-se a empresa em deixar correr sem interrupção um volume d´água nunca inferior a três mil litros por segundo a jusante da barragem.

O município passou a se constituir, desse modo, num espaço estratégico para o Rio de Janeiro visto que a represa de Ribeirão das Lajes fornecia, e fornece, água e energia elétrica para a cidade.

Fonte: www.valedocafe.com.br

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Semana de Arte Moderna

PUBLICIDADE O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922? Nas primeiras décadas do …

República da Espada

PUBLICIDADE O que foi a República da Espada? O Governo do Mal. Deodoro da Fonseca …

Questão Christie

Questão Christie

PUBLICIDADE O que foi a Questão Christie? Em dezembro de 1861 o navio príncipe de Wales, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.