Breaking News
Home / Biografias / Vasco da Gama

Vasco da Gama

PUBLICIDADE

Quem foi Vasco da Gama?

Nascimento: 1469, Sines, Alentejo, Portugal

Morte: 24 de dezembro de 1524, Kochi, Índia

Vasco da Gama foi um explorador português, um dos mais bem sucedidos na Era Européia dos Descobrimentos, e a primeira pessoa a navegar diretamente da Europa para a Índia.

Encomendado pelo rei Manuel I de Portugal para encontrar terras cristãs no Oriente (o rei, como muitos europeus, tinha a impressão de que a Índia era o lendário reino cristão de Preste João), e para ganhar acesso Português aos mercados comerciais do Oriente, Vasco da Gama ampliou a exploração da rota marítima de seu antecessor, Bartolomeu Dias, que havia inicialmente percorrido o Cabo da Boa Esperança em 1488, culminando com uma geração de exploração marítima portuguesa fomentada pela escola náutica de Henrique, o Navegador. Ele foi condecorado como conde de Vidigueira por seus serviços à coroa.

A viagem de Vasco da Gama foi bem-sucedida ao estabelecer uma rota marítima da Europa para a Índia, que permitiria o comércio com o Extremo Oriente, sem o uso das onerosas e inseguras rotas das caravanas da Silk Road no Oriente Médio e na Ásia Central.

No entanto, a viagem também foi prejudicada por sua incapacidade de trazer quaisquer bens comerciais de interesse para as nações da Ásia Menor e da Índia.

A rota estava cheia de perigos: apenas 54 dos seus 170 viajantes e dois dos quatro navios regressaram a Portugal em 1499.

No entanto, a viagem inicial de Vasco da Gama conduziu diretamente a uma era de vários anos de dominação europeia através do poder marítimo e do comércio, e durante 450 anos de colonialismo português na Índia trouxeram riqueza e poder ao trono português.

Sua história tem elementos de mito, devido a um brilho eurocêntrico que subestima o papel desempenhado pelos navegantes árabes em suas viagens, por exemplo.

O épico nacional português, os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, celebra largamente as suas viagens.

No entanto, com Cristóvão Colombo, Vasco da Gama é merecidamente um dos mais famosos exploradores europeus, já que suas viagens mudam a face do globo, aproximando os dois continentes para o bem ou para o mal.

Vasco da Gama – Biografia

Explorador (1460-1524)

Vasco da Gama
Vasco da Gama

Explorador Vasco da Gama nasceu em Sines, Portugal, por volta de 1460.

Em 1497, foi comissionado pelo rei português para encontrar uma rota marítima a leste.

Seu sucesso em fazê-lo provou ser um dos momentos mais instrumentais da história da navegação.

Posteriormente, ele fez outras duas viagens à Índia e foi nomeado vice-rei da Índia em 1524.

Primeiros anos

Explorador Vasco da Gama nasceu numa família nobre por volta de 1460 em Sines, Portugal.

Pouco se sabe sobre sua criação, exceto que ele era o terceiro filho de Estêvão de Vasco da Gama, que era comandante da fortaleza em Sines, no sudoeste de Portugal.

Quando tinha idade suficiente, o jovem Vasco da Gama juntou-se à marinha, onde aprendeu a navegar.

Conhecido como um navegador destemido e destemido, Vasco da Gama solidificou a sua reputação como um marinheiro respeitável quando, em 1492, o rei João II de Portugal o enviou para o sul de Lisboa e depois para a região algarvia do país, para apreender navios franceses como ato de vingança contra o governo francês por perturbar a navegação portuguesa.

Após a conclusão das ordens do rei João II da da Gama, em 1495, o rei Manuel assumiu o trono, e o país reviveu sua missão anterior de encontrar uma rota comercial direta para a Índia.

Por esta altura, Portugal estabeleceu-se como um dos países marítimos mais poderosos da Europa.

Muito disso foi devido ao Infante D. Henrique, que, em sua base na região sul do país, reuniu uma equipe de cartógrafos, geógrafos e navegadores experientes.

Ele enviou navios para explorar a costa ocidental da África para expandir a influência comercial de Portugal. Ele também acreditava que poderia encontrar e formar uma aliança com o Preste João, que governou um império cristão em algum lugar da África.

O infante D. Henrique nunca localizou Preste João, mas seu impacto no comércio português ao longo da costa leste da África durante seus 40 anos de trabalho exploratório foi inegável. Ainda assim, apesar de todo o seu trabalho, a parte sul da África – o que ficava a leste – permanecia envolta em mistério.

Em 1487, um importante avanço foi feito quando Bartolomeu Dias descobriu a ponta sul da África e contornou o Cabo da Boa Esperança.

Esta jornada foi significativa; provou, pela primeira vez, que os oceanos Atlântico e Índico estavam conectados. A viagem, por sua vez, despertou um interesse renovado em procurar uma rota comercial para a Índia.

No final da década de 1490, no entanto, o rei Manuel não estava apenas pensando em oportunidades comerciais enquanto se concentrava no Oriente.

De fato, seu ímpeto por encontrar uma rota foi menos motivado pelo desejo de obter um mercado comercial mais lucrativo para seu país, e mais pela busca de conquistar o Islã e se estabelecer como o rei de Jerusalém.

Vasco da Gama – Vida

Vasco da Gama
Vasco da Gama

Vasco da Gama foi um marinheiro e explorador português de grande sucesso durante a Era da Exploração.

Ele foi a primeira pessoa a navegar diretamente da Europa para a Índia, ao redor do Cabo da Boa Esperança. Sua descoberta foi monumental na história da navegação e instrumental em estabelecer Portugal como um grande império colonial.

Vasco da Gama era o terceiro filho de Estêvão da Gama, um nobre provincial menor que era comandante da fortaleza de Sines, na costa da província do Alentejo, no sudoeste de Portugal.

Pouco se sabe de sua vida precoce.

Em 1492, o rei João II de Portugal enviou-o ao porto de Setúbal, ao sul de Lisboa, e ao Algarve, a província mais meridional de Portugal, para capturar navios franceses em retaliação às depredações francesas em tempo de paz contra os navios portugueses – tarefa que Vasco da Gama executou.

Em 1495, o rei Manuel subiu ao trono. O equilíbrio de poder entre facções na corte portuguesa mudou em favor de amigos e patronos da família de Vasco da Gama.

Simultaneamente, um projeto negligenciado foi revivido: enviar uma frota portuguesa à Índia para abrir a rota marítima para a Ásia e flanquear os muçulmanos, que até então desfrutavam do monopólio do comércio com a Índia e outros estados do leste.

Por razões desconhecidas, Vasco da Gama, que tinha pouca experiência relevante, foi nomeado para liderar a expedição.

Vasco da Gamastrong>
Monumento a Vasco da Gama em Lagos, Portugal.

Fonte: www.newworldencyclopedia.org/www.biography.com/www.bbc.co.uk/www.britannica.com/www.livescience.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Samuel Morse

Samuel Morse

PUBLICIDADE Samuel Morse – Vida/Biografia Samuel Morse foi um artista e inventor norte-americano mais lembrado por …

Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE Quem foi Jean-Antoine Nollet? Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez Morte: 25 de …

Untitled-1

Maquiavel

PUBLICIDADE Biografia de Nicolau Maquiavel Escritor, Diplomata (1469–1527) Nome: Nicolau Maquiavel Ocupação: Escritor, Diplomata, Político …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.