Breaking News
Home / Biografias / Hermann Von Ihering

Hermann Von Ihering

PUBLICIDADE

Nascimento: 9 de outubro de 1850, Kiel, Alemanha.

Falecimento: 24 de fevereiro de 1930, Gießen, Alemanha.

Hermann Von Ihering
Hermann Von Ihering

Hermann Von Ihering foi mais envolvido com estudos sobre moluscos fósseis (embora ele também escreveu extensivamente sobre aves, mamíferos, etnologia, e vários outros assuntos), e a partir deste ponto de vista, ele se tornou um dos principais teóricos da virada do século a do na relação entre evolução e de paleogeografia.

Seu exame do registro fóssil molluscan na América do Sul e tentativas de compará-lo com os paleofaunas de outros continentes do sul levou a concluir que deve ter havido conexões Terciário – pontes de terra – ligando o último.

A teoria de Ihering foi baseada em pontos comuns reais que viria a ser entendidas via teoria das placas tectônicas, mas mesmo no momento em que seus argumentos foram enfraquecidas por desentendimentos taxonômicos e uma apreciação pobre das idades das unidades estratigráficas que ele estava lidando.

Vida Cronologia

Nascido em Kiel, na Alemanha, em 9 de outubro de 1850.

1868: Move-se para Viena; começa a estudar medicina
1870: Recruta no Regimento de 117 Mosqueteiros
1873: MD, Universidade de Göttingen
1876: Ph.D., Universidade de Göttingen
1876: Feito professor de zoologia na Universidade de Erlangen
1880: Move-se para o Brasil; funciona como médico
1883: Contratado como explorador pelo Museu Nacional, Rio De Janeiro
1887: Começa supervisionar a reconstrução do Museu Paulista, São Paulo
1893: Feito diretor do Museu Paulista, São Paulo
1907: Publica seu Archhelenis und Archinotis: Gesammelte Beiträge zur Geschichte der Neotropischen Região
1916: Demitido do Museu Paulista
1922: Publica seu der Phylogenie und Systeme Mollusken
1924: Retorna à Alemanha
1926: Feito professor honorário da zoologia e paleontologia da Universidade de Geissen
1927: Publica seu Die Geschichte des Atlantischen Ozeans.

Quem foi Ihering?

Hermann Von Ihering
Hermann Von Ihering

O médico, filósofo e naturalista Hermann von Ihering nasceu em Giessen, Alemanha, em 9 de outubro de 1850. Já desfrutando de sólida reputação como zoólogo, veio ao Brasil em 1880, onde radicou-se inicialmente em Taquara ( 1880 a 1883) e, mais tarde, em diversas outras localidades do Rio Grande do Sul.

Durante sua permanência no Estado, exerceu a dupla atividade de clínico e naturalista, tendo publicado numerosos artigos científicos que representam uma contribuição pioneira e inestimável às Ciências Naturais do Rio Grande do Sul. Ihering produziu as primeiras listas sistemáticas das árvores, mamíferos e aves do Estado, bem como deixou importantes contribuições ao conhecimento da biologia, ecologia e biogeografia da fauna e flora sul-rio-grandenses.

Em 1892, mudou-se para São Paulo, onde foi convidado a chefiar a seção de zoologia da Comissão Geográfica e Geológica e, em janeiro de 1894, assumiu a direção do então recém-criado Museu Paulista, cargo que exerceu por 22 anos. Ali fundou, em 1896, a Revista do Museu Paulista, que por muito tempo foi um dos principais periódicos nacionais de divulgação científica. Ao longo de sua profícua existência, Ihering dedicou-se principalmente ao estudo dos moluscos, aves, mamíferos, peixes, crustáceos e insetos. Também publicou diversos ensaios sobre zoogeografia, botânica, etnografia, antropologia, paleontologia e biologia aplicada, bem como tratou pioneiramente acerca da conservação da fauna e flora brasileiras. Ihering faleceu em Büdingen, Alemanha, em 26 de fevereiro de 1930, deixando um precioso legado científico de mais de 320 trabalhos publicados, versando em sua maioria sobre Zoologia. O conjunto de sua obra o distingue como um cientista à frente de sua época, que não só soube aplicar aqui a disciplina e os métodos científicos trazidos de sua Europa nativa, mas também cultivou o intercâmbio científico e contribuiu decisivamente para a consolidação e a modernização dos museus e coleções científicas no Brasil.

Morreu em Büdingen, Hesse, Alemanha, em 24 de fevereiro de 1930.

HERMANN E RODOLFO VON IHERING

Hermann Von Ihering
Hermann von Ihering com a segunda esposa, Meta Buff von Ihering, possivelmente na Reserva Florestal do Alto da Serra, São Paulo

Naturalistas de espírito pioneiro, os Ihering realizaram trabalhos importantes para o conhecimento da fauna, da flora e do passado brasileiros. Em 1917, pai e filho publicaram o Atlas da fauna do Brasil, base de tentativas subseqüentes de classificação.

Hermann von Ihering nasceu em Kiel, Alemanha, em 1850.

Formado em medicina e história natural, era professor de zoologia em Leipzig quando veio para o Brasil, em 1880, a fim de dedicar-se a pesquisas patrocinadas pelo governo imperial. Naturalizou-se em 1885 e, após a proclamação da república, tornou-se diretor do Museu Paulista. Afastado do cargo durante a primeira guerra mundial, por intolerância para com sua origem alemã, retirou-se para Blumenau SC e depois para a Argentina, onde lecionou zoologia na Universidade de Córdoba. Entre outros textos monográficos, escreveu A civilização pré-histórica do Brasil meridional e Os guaranis e caingangues de São Paulo. Morreu em Budingen, Alemanha, em 1930.

Seu filho Rodolfo Teodoro Gaspar Wilhelm von Ihering nasceu em 17 de julho de 1883 em Taquara do Mundo Novo RS. Foi redator da Diretoria de Publicidade Agrícola da Secretaria de Agricultura de São Paulo e diretor da Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste. Consagrou-se à zoologia e publicou várias obras de divulgação para estudantes. Durante mais de trinta anos percorreu o Brasil, anotando nomes populares de animais, bem como informações e lendas relacionadas à fauna. O resultado desse trabalho foi o Dicionário dos animais do Brasil, lançado em 1940 e ainda fonte indispensável de consulta. Morreu em São Paulo SP em 15 de novembro de 1939.

Fonte: people.wku.edu/Setor de Ornitologia/MCN, www.fzb.rs.gov.br

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.