Breaking News
Home / Biografias / Hugo Chávez

Hugo Chávez

Biografia

PUBLICIDADE

Hugo Chávez nasceu em 28 de julho de 1954 na cidade de Sabaneta, Estado de Barinas, seus pais formados professores, e Hugo se formou pela Academia Militar, no ano de 1975, e tem 4 filhos. O pára-quedista antigo exército começou a se destacar como um líder de um golpe fracassado em 1992.

Seis anos depois, ele causou um abalo sísmico na política venezuelana, uma onda de indignação popular na elite política tradicional para ganhar a presidência.

Desde então, Chávez ganhou uma série de eleições e referendos, incluindo um em mudar a Constituição para permitir um número ilimitado mandatos presidenciais.

Chávez argumenta que ele precisa de mais tempo para a revolução socialista da Venezuela a criar raízes.

Seus defensores dizem que ele fala para os pobres, seus críticos dizem que ele se tornou cada vez mais autocrático.

Em maio de 2012, Chávez disse que ele havia se recuperado de um câncer não especificado, após passar por cirurgia e quimioterapia em 2011 e uma nova operação em fevereiro de 2012.

No entanto, em 8 de dezembro, o presidente Chávez anunciou que precisava de uma nova cirurgia e nomeado seu vice-presidente, Nicolas Maduro, como sua escolha como sucessor em caso de necessidade.

Em fevereiro de 1992, Chávez liderou uma tentativa condenada a derrubar o governo do presidente Carlos Andrés Pérez, em meio a crescente raiva em medidas de austeridade econômica.

As bases para o que de golpe tinha sido estabelecido uma década antes, quando Chávez e um grupo de colegas militares fundou um movimento secreto nomeado após a independência do Sul-americano líder Simón Bolívar.

A revolta de 1992 por membros do Movimento Bolivariano Revolucionário causaram 18 mortes e deixaram 60 feridos antes de Chávez se entregou.

Ele estava definhando em uma prisão militar, quando seus associados tentou novamente tomar o poder, nove meses depois.

Essa segunda tentativa de golpe, em novembro de 1992, foi esmagada também.

Chávez passou dois anos na prisão antes de ser concedido um perdão. Ele, então, relançou seu partido como o Movimento da Quinta República e fez a transição de soldado para político.

No momento em que Chávez foi levado ao poder nas eleições de 1998, a antiga ordem venezuelano estava desmoronando.

Ao contrário da maioria de seus vizinhos, o país tinha desfrutado de um período contínuo de governo democrático desde 1958.

Mas os dois principais partidos que se alternaram no poder foi acusado de presidir um sistema corrupto e esbanjar a riqueza do país em petróleo.

Chávez prometeu “revolucionários” as políticas sociais, e “oligarcas predadores” constantemente abusaram do do estabelecimento como servos corruptos do capital internacional.

É um dos líderes mais visíveis, vocal e controverso da América Latina.

Olá Senhor Presidente

Nunca perdendo uma oportunidade de dirigir a nação, ele descreveu uma vez os executivos do petróleo como vivendo em “chalés de luxo onde se realizam orgias, beber uísque”.

Chávez também freqüentemente entrou em conflito com os líderes da igreja, a quem ele acusa de negligenciar o tapume, pobre com a oposição e defender os ricos.

“Eles não andam dentro .. o caminho de Cristo”, disse Chávez em um estágio.

As relações com Washington chegou a uma nova baixa, quando acusou a administração Bush de “combater o terror com o terror” durante a guerra no Afeganistão depois de 11 de setembro de 2001.

Chávez acusou os EUA de estar por trás de um golpe de curta duração que viu afastado do cargo por um par de dias, em 2002.

Ele sobreviveu a esse episódio e saiu fortalecido dois anos depois, em um referendo sobre sua liderança. Ele então passou para a vitória na eleição presidencial de 2006.

Governo de Chávez tem implementado uma série de “missões” ou programas sociais, incluindo educação e saúde para todos. Mas a pobreza eo desemprego são ainda muito difundida, apesar da riqueza petrolífera do país.

Chávez é conhecido por seu estilo extravagante de língua público, que ele colocou para usar em seu programa semanal de TV ao vivo, Alô Presidente (Olá Presidente), em que ele fala sobre suas idéias políticas, convidados entrevistas e canta e dança.

Hugo Chávez: Principais datas

Fev 1999: Toma posse após ter vencido a eleição 1998
Julho de 2000: Reeleito sob nova constituição para um mandato de seis anos
Abril de 2002: golpe abortado. Chávez retorna ao poder depois de dois dias
Agosto 2004: Vitórias referendo sobre se ele deveria servir para fora resto do seu mandato
Dezembro 2006: Ganha mais um mandato de seis anos com 63%
Dezembro 2007: Perde referendo constitucional que incluía a proposta para permitir que o presidente a funcionar indefinidamente para o cargo
Fev 2009: Ganha referendo que eleva os limites de mandato os candidatos eleitos
Setembro 2010: Chávez partido ganha maioria nas eleições para a Assembleia Nacional, mas a oposição fica cerca de 40% dos assentos
Junho de 2011: revela que ele está sendo tratado de câncer
Fevereiro de 2012: Passa por nova operação em Cuba
Outubro de 2012: Reeleito para o mandato de seis anos mais

Nascido em Sabaneta, Venezuela, em 28 de julho de 1954, Hugo Chávez frequentou a academia militar venezuelana e serviu como um oficial do exército antes de participar de um esforço para derrubar o governo, em 1992, para o qual ele foi sentenciado a dois anos de prisão.

Chávez se tornou presidente da Venezuela em 1999. Logo no início de sua presidência, ele criou uma nova Constituição para o país, que incluiu a mudar seu nome para República Bolivariana da Venezuela.

Mais tarde, ele concentrou seus esforços em obter o controle da companhia estatal de petróleo, que provocou polêmica e levou a protestos, relações tensas com os Estados Unidos e outras nações, e Chávez brevemente a ser removido do poder.

Suas ações incluíram a venda de petróleo para Cuba e resistir os esforços para impedir o tráfico de estupefacientes, na Colômbia. Em 2006, Chávez ajudou a criar a Alternativa Bolivariana para as Américas, uma organização de livre-comércio socialista.

Fracassada tentativa de golpe

Nascido Hugo Rafael Chávez Frías em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, Venezuela, Hugo Chávez é o filho de professores. Antes de tornar-se conhecido por seus esforços de reforma e opiniões fortes, como presidente da Venezuela (1999 -), Chávez frequentou a Academia de Ciências Militares da Venezuela, onde se graduou em 1975 com uma licenciatura em artes militares e ciência. Ele passou a servir como um oficial em uma unidade de pára-quedista do Exército.

Em 1992, Chávez, junto com outros membros desencantados dos militares, tentou derrubar o governo de Carlos Andrés Pérez. O golpe fracassou, e Chávez passou dois anos na prisão antes de ser perdoado. Ele, então, começou o Movimento da Quinta República, um partido político revolucionário. Chávez concorreu à presidência em 1998, fazendo campanha contra a corrupção do governo e prometendo reformas econômicas.

Presidente venezuelano

Após tomar posse, em 1999, Chávez propôs a mudar a Constituição venezuelana, mudando os poderes do Congresso e do sistema judicial. Como parte da nova Constituição, o nome do país foi mudado para República Bolivariana da Venezuela.

Como presidente, Chávez encontrou alguns desafios, tanto em casa ea bordo. Seus esforços para reforçar seu domínio sobre a companhia estatal de petróleo, em 2002, despertou controvérsia e levou a inúmeros protestos. Chávez se encontrou brevemente removido do poder em abril de 2002 por líderes militares.

Os protestos continuaram após o seu regresso ao poder, e levou a um referendo sobre se Chávez deve permanecer presidente. O referendo foi realizado em agosto de 2004, ea maioria dos eleitores decidiu deixar Chávez completar o seu mandato.

A hostilidade contra os EUA

Ao longo da sua presidência, Chávez tem sido franco e dogmático, recusando-se a segurar em qualquer de suas opiniões ou suas críticas. Ele insultou os executivos do petróleo, funcionários da igreja e outros líderes mundiais. Ele tem hostilidade particular para os Estados Unidos, que ele acredita que foi o responsável pela falha 2.002 golpe contra ele.

Chávez também se opôs à guerra no Iraque, afirmando que ele acredita que os Estados Unidos abusado dos seus poderes com o início do esforço militar. Ele também afirmou que ele considera o presidente George W. Bush de ser um imperialista mal.

As relações entre os Estados Unidos ea Venezuela têm sido tensas por algum tempo.

Desde que tomou posse, Chávez já vendeu petróleo para Cuba, um adversário de longa data dos Estados Unidos e resistiu planos dos EUA para parar o tráfico de drogas na Colômbia nas proximidades. Ele também ajudou a guerrilha nos países vizinhos.

Ao longo dos anos, Chávez ameaçou parar fornecimento de petróleo para os Estados Unidos se outra tentativa de tirá-lo do poder deve ocorrer. Ele, no entanto, doar óleo para aquecimento para ajudar as vítimas do furacão Katrina e Rita Furacão, que destruiu numerosas instalações de processamento de combustível.

Colaboração Internacional

Não importa o estado da relação da Venezuela com os Estados Unidos, Chávez tem alavancado os recursos de seu país do petróleo para formar conexões com outras nações, incluindo a China e Angola. Em 2006, ele ajudou a criar a Alternativa Bolivariana para as Américas, uma organização de livre comércio socialista acompanhado por Fidel Castro , presidente de Cuba, e Evo Morales , presidente da Bolívia. Chávez também é um membro ativo do Movimento dos Não-Alinhados, um grupo de mais de 100 países, incluindo Cuba, Irã e vários países africanos.

Nos últimos anos

Desde 2011, Chávez foi submetido a três cirurgias para remover tumores cancerosos, o presidente venezuelano teria descoberto que ele tinha câncer em junho de 2011, após uma cirurgia para remover um abcesso pélvico. Em preparação para sua terceira cirurgia em dezembro de 2012, Chávez reconheceu a gravidade da operação, bem como a possibilidade de não ser capaz de continuar seu serviço como presidente, e nomeado vice-presidente Nicolas Maduro como seu sucessor.

Longe da arena política, Chávez é fã de beisebol, tendo sido um excelente jogador crescendo. Ele e sua esposa, Maria Isabel Rodriguez, tem cinco filhos.

Hugo Chávez
Hugo Chávez

Hugo Chávez fez os estudos primários e secundários em Sabaneta e superiores na Academia Militar da Venezuela, onde ganhou a patente de segundo-tenente em 1975. Ele também é formado em Artes e Ciências Militares, ramo de Engenharia, menção Terrestre. No Armadas Nacional Forças Comandante ocupou vários cargos.

Em 1982, Hugo Chávez fundou o Movimento Bolivariano Revolucionário (MBR-2000). Ele foi o comandante da operação militar Ezequiel Zamora, que atuou na rebelião de 4 de fevereiro de 1992. Rebelião de prisioneiros na prisão militar Yare (1992-1994), após a sua libertação, ele fundou o Movimento V República, o chefe de que apresentou a sua candidatura para as eleições presidenciais de 6 de dezembro de 1998.

Hugo Chávez
Hugo Chávez

Eleito presidente da República, Hugo Chávez, pediu a eleição de uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição, que mais tarde foi aprovada por referendo. Chávez baseou sua política em denunciar a corrupção do Estado e os principais partidos políticos. Em julho de 2000 Chávez foi reeleito presidente da Venezuela por uma diferença grande sobre seus adversários.

Dois anos depois, em 11 de abril de 2002, foi objeto de um golpe civil-militar fracassada d’état. Prisioneiro por dois dias na ilha de Orchila, Hugo Chávez, foi restaurado para o escritório pela ação de frações do Exército Nacional e seus simpatizantes.

A oposição organizou manifestações posteriores, que levaram a uma greve geral entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003. Conflitos com a oposição deixou em agosto de 2004 e teve de enfrentar um referendo sobre seu mandato, que foi reforçada por ganhar 59% dos votos. Além disso, dois meses depois, o partido de Chávez obteve uma vitória retumbante nas eleições regionais e locais na Venezuela.

Biografia

Hugo Rafael Chávez Frías, nascido em Sabaneta, Edo. Barinas , em 28 de julho de 1954.

Hugo Chávez
Hugo Rafael Chávez Frías
Ilustração por Francisco Maduro

A partir do 2 de fevereiro de 1999 é o presidente da Venezuela 53. Filho de Hugo de los Reyes Chávez e Elena Frías de Chávez (professores). É o segundo de seis filhos, todos rapazes. Devido as dificuldades financeiras de sua família, Hugo Rafael e seu irmão mais velho, Adán Chávez, foram criados por sua avó paterna, Rosa Inés Chávez.

Agora como presidente, o próprio Chávez reconheceu a importância crucial desta mulher em sua vida. No ponto de batizar seu nome para a filha que teve com sua segunda esposa, Marisabel Rodriguez.

Além da referida Rosa Inés, Hugo Chávez Frías é o pai de três filhos, o produto de seu primeiro casamento: Rosa Virginia, María Gabriela e Hugo Rafael.

Estudos primários foram realizados no Grupo Escolar Julián Pino em Sabaneta. A escola no Liceu Daniel Florencio O’Leary, graduando Bacharel de Ciências. De Young jogado com Criollitos da Venezuela e era coroinha, levando-o a considerar uma carreira como um padre católico, tanto como atleta. Estudos avançados são realizados na Academia Militar da Venezuela, onde se graduou com a patente de alferes em 5 de julho de 1975. Ele também é formado em Artes e Ciências Militares, ramo de Engenharia, Menção Terrestre.

Ele realizou os seguintes cursos militares: Curso Básico de Comunicação da Escola de Comunicações e Eletrônica das Forças Armadas, 1975. Curso Médio Blindada do Exército, 1979. Armadura Curso Avançado de 1983. Curso de Comando e Estado Maior do Exército Colégio, 1991-1992. Ele também participou do Curso Internacional de guerras políticas na Guatemala, de 1988. Ele obteve seu mestrado em Ciência Política da Universidad Simón Bolívar, entre 1989-90, caindo para apresentar tese.

Ele deu seus primeiros passos na política, quando ele ainda estava ativo no serviço militar em segredo para estabelecer o Movimento Bolivariano Revolucionário (MBR200), inspirado pelas idéias de Simon Bolívar, Simón Rodríguez e Ezequiel Zamora.

Depois disso, o partido fundado em 17 de dezembro de 1982, tornou-se o Movimento V República, como leis exaustivamente eleitorais proíbem a utilização da figura de Simon Bolívar, em siglas e símbolos dos partidos políticos. Hugo Chávez saltou para o palco da política nacional 04 fevereiro de 1992, para assumir a responsabilidade pela fracassada rebelião militar contra o governo de Carlos Andrés Pérez.

O golpe foi o descontentamento justificado alegando que o país de medidas econômicas recomendadas pelo Fundo Monetário Internacional e implementado por Perez. No entanto, estudiosos como Agustín Blanco Muñoz Chávez e Alberto Garrido, este insurreição localizado dentro existentes movimentos conspiratórios dos anos 60, no coração das Forças Armadas venezuelanas.

Em qualquer caso, estas medidas neoliberais e aplicaram a Perez anunciou poucos dias após assumir o cargo, e contou com a privatização de empresas estatais, o corte de gastos públicos ea liberalização dos preços, incluindo o transporte público. Isso desencadeou uma onda de protestos e saques em 27 de fevereiro de 1989, em área de Caracas, que foi extinto com violência pelas forças de segurança matando milhares de civis.

Este episódio é conhecido como Caracazo. Governo de Pérez nunca se recuperou a partir deste incidente, e da rebelião militar que 04 de fevereiro de 1992 liderada Chávez foi o estopim para sua saída.

Depois de sua participação no golpe fracassado contra o governo legitimamente eleito de Carlos Andres Perez, Hugo Chávez, foi condenado à prisão na prisão de Yare, juntamente com outros líderes da rebelião, como Jesus Urdaneta Hernández, Yoel Acosta Chirinos e Francisco Arias Cárdenas.

No entanto, serviu apenas dois anos de sua pena, ele foi anistiado em 26 de Março de 1994, pelo então presidente Rafael Caldera. Importante, o líder social cristã tinha vindo para o seu segundo mandato em 1994, depois de liderar um importante discurso para o Congresso Nacional, então em que atacou Perez, de alguma forma, justificar o levantamento militar.

Após a sua libertação, Hugo Chávez, iniciou uma campanha de âmbito nacional, que o levou à presidência da República, em dezembro de 1998. Em fevereiro de 1999, assumiu a presidência e promete fazer uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova constituição que ele próprio é de acordo com estes tempos, e realmente foi colocado no comando do tribunal à ordem supra, em 9 de agosto daquele mesmo ano, o Assembléia Nacional Constituinte será novamente prestar juramento como o primeiro presidente da República da Venezuela.

Em dezembro do mesmo ano (1999), o 15, o povo venezuelano vai a um referendo para decidir se aprova a nova Constituição da Venezuela, as pessoas que votam a favor, sendo publicado no Diário Oficial em 30 de Dezembro 1999.

Em seguida, em 30 de julho de 2000, está retornando poderes relegitiman presidente Hugo Chávez para ganhar a presidência da República Bolivariana da Venezuela ea 19 de agosto de 2000 empossado novamente como presidente antes da nova Assembleia Nacional.

A partir deste momento seu governo começaria uma fase de conflito que levou a episódios como a greve em 10 de dezembro de 2001, o golpe de Estado de abril de 2002, o desemprego em dezembro de 2002, eo referendo revogatório de 2004. Em dezembro de 2006, Hugo Chávez, candidato derrotado da oposição, Manuel Rosales, dando início a esse mandato do novo governo.

Fonte: www.venezuelatuya.com

Fonte: news.bbc.co.uk/www.biography.com/www.biografiasyvidas.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Samuel Morse

Samuel Morse

PUBLICIDADE Samuel Morse – Vida/Biografia Samuel Morse foi um artista e inventor norte-americano mais lembrado por …

Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE Quem foi Jean-Antoine Nollet? Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez Morte: 25 de …

Vasco da Gama

Vasco da Gama

PUBLICIDADE Quem foi Vasco da Gama? Nascimento: 1469, Sines, Alentejo, Portugal Morte: 24 de dezembro de 1524, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.