Breaking News
Home / Biografias / Karl Von Frisch

Karl Von Frisch

PUBLICIDADE

Nascimento: 20 de novembro de 1886, Viena, Áustria.

Falecimento: 12 de junho de 1982, Munique, Alemanha.

Conhecido pela Etologia das abelhas.

Karl Von Frisch – Vida

Karl Von Frisch
Karl Von Frisch

Karl R. von Frisch ele estudou zoologia na Universidade de Munique.

Sua pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Zoologia da Universidade de Rostock eo Breslau.

É considerado um dos pais da etologia.

Ele era filho do professor Anton Ritter von Frisch, da Universidade de Munique e sua esposa Marie. Ele freqüentou a escola médica da Universidade de Viena.

Após os primeiros testes, mudou para a Faculdade de Filosofia e estudou zoologia em Munique e Viena.

Ele recebeu seu Ph.D. da Universidade de Viena, em 1910.

No mesmo ano, ele foi assistente de Richard Hertwig no Instituto Zoológico da Universidade de Munique. Ele obteve o certificado de ensino de zoologia e anatomia comparativa.

Em 1921 ele foi para a Universidade de Rostock como professor e presidente da zoologia na universidade, em 1923 mudou-se para Breslau, e em 1925 voltou para o seu ex-professor Richard Hertwig, em Munique. Com a ajuda da Fundação Rockefeller supervisionou o novo prédio da escola foi construído zoológico.

Após a destruição do Instituto durante a II Guerra Mundial, ele foi para a Universidade de Graz (Áustria) em 1946, mas regressou a Munique 1950 depois que a escola se abriu novamente. Ele era professor emérito desde 1958 e continuou seus estudos científicos.

Investigações

Em 1910 iniciou-se com estudos que comprovem que o peixe poderia distinguir cores e brilho. Ele também trabalhou na audição e a capacidade de distinguir os sons que mostram que nesta classe é superior à dos seres humanos.

Em 1919 ele começou a estudar insetos, especificamente abelhas, mostrando que ser treinado, pode diferenciar os vários sabores e cheiros ea sensação de cheiro é semelhante ao dos seres humanos, mas o sabor é diferente.

Poderia demonstrar que, através de certos movimentos que chamamos de dança das abelhas, e através das abelhas escoteiros vibração abdômen informar o resto da colmeia onde encontrar a fonte de alimento, indicando a direção e distância.

Em 1949, ele foi capaz de demonstrar, usando a luz polarizada, que as abelhas usam o sol como uma bússola para orientação, lembrando os padrões de polarização apresentadas no céu em diferentes momentos do dia e da localização dos sinais encontrados anteriormente. Sem dúvida, suas contribuições para a apicultura eram enormes, já que o conhecimento deles saiu como o raio de ação da espécie Apis mellifera.

Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1973, partilhado com Konrad Lorenz e Tinbergen Nikolaas.

Karl Von Frisch – Biografia

Karl Von Frisch
Karl Von Frisch

Estudando o comportamento das abelhas, o zoólogo Karl von Frisch efetuou importantes descobertas sobre os sentidos dos insetos e sua utilização pelos membros de uma sociedade para trocar informações.

Karl von Frisch nasceu em Viena, Áustria, em 20 de novembro de 1886.

Doutorou-se pela Universidade de Munique e em 1921 foi nomeado diretor do instituto de zoologia da Universidade de Rostock.

Dois anos mais tarde assumiu cargo semelhante em Breslau, cidade que mais tarde passou a pertencer à Polônia com o nome de Wroclaw.

Novamente estabelecido em Munique, Frisch ali permaneceu o resto da vida, à exceção de um breve período, durante a segunda guerra mundial, em que viveu em Graz, na Áustria.

Seus primeiros trabalhos de pesquisa versaram sobre as peculiaridades, então ainda desconhecidas, dos peixes.

Frisch provou, por exemplo, que eles distinguem variações de brilho e de cor e demonstrou que sua audição é mais aguda que a do homem.

Em 1919 passou a estudar as abelhas e confirmou que esses insetos, cujo olfato é semelhante ao humano, têm um paladar muito menos desenvolvido.

Também observou que as abelhas comunicam ao resto da colméia a localização de um foco de alimento mediante dois tipos de movimentos rítmicos: a dança circular, para indicar que a comida se encontra num raio de menos de 75m, e a agitação violenta do abdome, que assinala distâncias maiores.

Estudos posteriores detectaram sinais combinados, mais complexos.

Em 1949, Frisch constatou que as abelhas são capazes de utilizar a radiação solar como método de orientação, até mesmo quando o Sol não está visível. Pesquisou e descreveu, então, a anatomia do aparelho visual desses insetos e seus padrões de comportamento nos diferentes ambientes em que se desenvolvem. Suas pesquisas sobre insetos foram reunidas em Aus dem Leben der Bienen (1955; A vida das abelhas).

Em 1973, Frisch teve seu trabalho reconhecido pela atribuição do Prêmio Nobel de fisiologia e medicina, que dividiu com Konrad Lorenz e Nikolaas Tinbergen, também especialistas em comportamento animal.

Karl von Frisch morreu em Munique em 12 de junho de 1982.

Fonte: es.wikipedia.org/biomania.com

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.