Breaking News
Home / Biografias / Kublai Khan

Kublai Khan

PUBLICIDADE

O neto de Genghis Khan, o fundador do Império Mongol, Kublai Khan foi o quinto Grande Khan do Império Mongol (1260-1294) e fundador da dinastia Yuan na China.

Ele assumiu o imperador título da China, e sua conquista da Dinastia do Sul da China Canção foi o último passo no mongóis esforços para governar a China totalmente.

Com essa conquista para trás, ele tornou-se o senhor de todos os domínios Mongol (Horda Dourada, no sul da Rússia, o Il-Canato da Pérsia e regiões habitadas por príncipes tradicionalmente nômade mongol), bem como o governante de seu próprio território da China.

Kublai Khan
Kublai Khan

Kublai Khan
Este quadro de Kublai Khan foi elaborado por volta de 1260 dC.
Retrato de Kublai Khan, o Grande Khan do Império Mongol e fundador da dinastia Yuan da China, que sediou Marco Polo

Antes da época de Genghis Khan , o fundador do Império Mongol, os mongóis tinham sido um grupo de semibárbaras tribos nômades, essencialmente movendo através da história despercebido. Suas tradições culturais eram primitivas e que tinha pouca experiência com a atividade econômica para salvar algumas expedições de caça e pastoreio organizadas. Até poucos anos antes do nascimento de Kublai Khan, de fato, os mongóis eram analfabetos e deu pouca atenção às idéias da arte de governar ou construir a nação.

Com poucas exceções, como Kublai Khan se (conhecido por mongóis como Setsen Khan, ou “Khan Sábio”), os governantes mongóis parecem ter visto o poder como uma possessão pessoal a ser explorado para ganho pessoal, nunca dando pensado para estender sua influência ou a criação de um império de grande alcance, e assim eles nunca conseguiu organizar um estado de longa duração. Somando-se a este problema foi que os mongóis haviam chegado ao poder na China, uma vez que tinha em outros lugares, pela força bruta, nunca incorporando habilidade política na equação. (Como um dos conselheiros de Kublai mais tarde disse ao imperador:“Ouvi dizer que se pode conquistar o império a cavalo, mas não se pode governá-lo a cavalo,” um axioma que Kublai absorvido e atendido como khan.) Previsivelmente, esta política incompetência muito contribuíram para o colapso relativamente rápida do Império Mongol.

Início da vida e ascensão ao poder

Kublai era o quarto filho de tule, por sua esposa favorita, e neto de Genghis Khan (c. 1165-1227), fundador do Império Mongol. Forte, destemido e inteligente, Kublai acompanhou seu pai na batalha como uma criança. Por 12 anos, ele era um cavaleiro experiente, e sua reputação como um guerreiro foi crescendo a cada ano que passa. Kublai tinha 17 anos quando seu pai morreu, mas ele não começou a desempenhar um papel importante na ampliação e desenvolvimento do Império Mongol até por volta de 1251, quando ele estava na casa dos 30 anos. Naquele ano, seu irmão se tornou Mngke Grande Khan do Império Mongol, e Kublai foi dado o controle sobre territórios chineses na parte oriental do império.

Uma vez segurando as rédeas do império, Mngke resolvido para completar a conquista da Canção a China e para subjugar a Pérsia. Por sua parte, Kublai foi encarregado de expedições com o objetivo de unificar a China sob o novo imperador mongol. Tendo uma valorização do pensamento chinês, ele organizou um grupo de assessores de Confúcio chineses para introduzir reformas em seus territórios. Sua posição sobre o papel e a estrutura de governo foi moldada pela sabedoria esses assessores comunicado. Eles o convenceram da necessidade de interdependência entre o governante e os. Governado, reforçando tendência instintiva Kublai para com a humanidade e generosidade de espírito Esta abordagem, o avanço de uma filosofia de comportamento civilizado, foi uma grande partida do pensamento na linha de Mongol dos métodos empregados por Genghis Khan e contemporâneos de Kublai, onde a captura de uma cidade ou território, por exemplo, era esperado para incluir completo devastação seguido de um massacre da população. Ajudaria aumento Kublai ao poder continuar além dos estágios iniciais típicas.

Em 1257, descontente com a forma como a guerra contra a dinastia Song chinês foi progredindo, Mngke liderou uma expedição no oeste da China. Ele foi morto pela defesa chinesa em agosto de 1259, no entanto, e seu irmão mais novo Arigbge imediatamente fez planos para ter-se chamado khan. Quando Kublai, que sitiava a cidade chinesa com seu exército, ouviu falar de planos de Arigbge, ele e seus companheiros realizaram uma assembléia, durante o qual foi eleito por unanimidade Kublai Khan, em sucessão ao Mngke. Dez dias depois, ele anunciou a sua sucessão em um anúncio elaborado em chinês clássico. No entanto, devido primogenitura não era um princípio reconhecido na época (Kublai era mais velho), Arigbge mesmo tinha declarado khan, ignorando pronunciamento de Kublai.

Em 1264, Kublai derrotado Arigbge em batalha, dois anos mais tarde, Arigbge morreu. No entanto, a natureza disputada do reinado de Kublai não morreu com Arigbge, como as facções familiares certos que repetidamente reivindicar o trono. Kublai, no entanto, jamais abandonar o seu poder, e nenhum esforço destinado contra ele seria bem sucedido.

Início da vida

Apesar de Kublai Khan é o neto mais famoso de Genghis Khan, uma história de grandes conquistadores , muito pouco se sabe sobre sua infância. ós sabemos que Kublai nasceu em 23 de setembro de 1215, a Tolui (filho mais novo de Genghis) e sua esposa Sorkhotani, uma cristã nestoriana princesa da Confederação Kereyid. Kublai era o quarto filho do casal.

Sorkhotani foi famosamente ambicioso para seus filhos, e os criou para serem líderes do Império Mongol , apesar de seu pai alcoólatra e bastante ineficaz.

Habilidade política Sorkhotani era lendária; Rashid al-Din de Pérsia notou que ela era “extremamente inteligente e capaz e torres acima de todas as mulheres do mundo.”

Com o apoio de sua mãe e influência, Kublai e seus irmãos passaria a assumir o controle do mundo mongol de seus tios e primos. Irmãos de Kublai incluído Mongke, Khan mais tarde também Grande do Império Mongol, e Hulagu, Khan da Ilkhanate no Oriente Médio, que esmagou os assassinos , mas foi travada a um impasse em Ayn Jalut pelos egípcios mamelucos.

Desde cedo, Kublai provou ser capaz de atividades tradicionais mongóis. Aos nove anos, ele teve seu primeiro registro sucesso da caça, derrubando um antílope e um coelho. Ele iria saborear a caça para o resto de sua vida – e também se destacam em conquista, o esporte mongol outro do dia.

Recolha de energia

Em 1236, o tio de Kublai Khan Ogedei concedido ao jovem um feudo de 10.000 famílias na província de Hebei, norte da China. Kublai não administrar a região diretamente, permitindo que seus agentes mongóis uma mão livre. Eles impuseram tais elevados impostos sobre os camponeses chineses que muitos fugiram de suas terras, talvez as autoridades mongóis estavam planejando converter as fazendas em pasto. No último, Kublai levou um interesse direto e abusos interrompidos, para que a população cresceu mais uma vez.

Quando o irmão de Kublai Khan Mongke tornou-se grande, em 1251, ele nomeou Kublai vice-rei do Norte da China. Dois anos depois, Kublai ordu atingiu profundamente sudoeste da China, no que seria uma campanha de três anos de duração para pacificar Yunnan, a região de Sichuan, e o Reino de Dali.

Em um sinal de seu apego crescente para a China e os costumes chineses, Kublai ordenou a seus assessores para selecionar um local para a nova capital com base no feng shui . Eles escolheram um lugar na fronteira entre terras agrícolas da China e da estepe mongol; “. Xanadu” nova capital de Kublai norte foi chamado Shang-tu (Capital Superior), que os europeus mais tarde interpretada como Kublai estava em guerra na província de Sichuan, mais uma vez em 1259, quando soube que seu irmão havia morrido Mongke. Kublai não retirar imediatamente de Sichuan após a morte Mongke Khan, deixando seu irmão mais novo Arik tempo Boke para reunir as tropas e convocar uma kuriltai em Karakhoram, a capital mongol. O kuriltai chamado Arik Boke como o novo Grande Khan, Kublai mas e seu irmão Hulagu disputado o resultado e segurou sua kuriltai própria, que nomeou Kublai Khan Grande. Esta disputa desencadeou uma guerra civil.

Kublai, o Grande Khan

Tropas de Kublai destruiu a capital mongol na Karakhoram, mas o exército Arik Boke continuou lutando. Não era até 21 de agosto de 1264 que Arik Boke finalmente se rendeu ao seu irmão mais velho no Shang-tu.

Como o Grande Khan, Kublai Khan tinha controle direto sobre a pátria mongol e posses mongóis na China. Ele era também o chefe do Império Mongol maior, com uma medida de autoridade sobre os líderes da Horda Dourada, na Rússia, o Ilkhanates no Oriente Médio, e as hordas outros.

Apesar de Kublai exercido poder sobre grande parte da Eurásia, opositores ao domínio mongol ainda tinha em seu quintal, como se fosse. Ele precisava conquistar sul da China uma vez por todas, e unir-se a terra.

Conquista da Canção China

Em um programa para ganhar os corações e mentes chinesas, Kublai Khan convertido para o budismo , mudou o seu principal capital de Shang-du para Dadu (atual Pequim), e nomeou sua dinastia Yuan na China Dai em 1271. Naturalmente, o que levou as acusações de que ele estava abandonando a sua herança mongol, e motins desencadeados em Karakhoram.

No entanto, esta tática foi bem sucedida. Em 1276, a maior parte da família Canção imperial formalmente entregue a Kublai Khan, produzindo seu selo real para ele, mas isso não foi o fim da resistência. Liderada pelo Imperatriz, partidários continuaram a lutar até 1279, quando a Batalha de Yamen marcou a conquista final da canção China . Como Mongol força cercaram o palácio, um oficial Canção saltou para o mar levando o imperador oito anos de idade, chinês – ambos se afogaram.

Kublai Khan como Yuan Imperador

Kublai Khan chegou ao poder através da força das armas, mas seu reinado também contou com avanços na organização política, bem como as artes e as ciências. O primeiro imperador Yuan organizou sua burocracia baseada no sistema tradicional ordu mongol, mas também adotaram muitos aspectos da prática administrativa chinesa. Afinal, ele tinha apenas dezenas de milhares de mongóis com ele, e eles tiveram que descartar milhões de chineses. Kublai Khan também empregou um grande número de autoridades chinesas e assessores.

Novos estilos artísticos floresceram como Kublai Khan patrocinou uma fusão de budismo chinês e tibetano. Ele também emitiu papel-moeda que era bom em toda a China, e foi apoiada por reservas de ouro. O imperador patrocinou astrônomos e relógio-makers, e contratou um monge para criar uma linguagem escrita para alguns dos não-alfabetizados ocidental da China línguas.

Visita de Marco Polo

A partir de uma perspectiva ocidental, um dos eventos mais importantes no reinado de Kublai Khan foi a visita de comprimento por Marco Polo, junto com seu pai e seu tio. Para os mongóis, no entanto, essa interação foi simplesmente uma nota divertida.

Pai de Marco e tio já havia visitado Kublai Khan, e estavam retornando em 1271 para entregar uma carta do Papa e um pouco de óleo de Jerusalém para o governante mongol. Os mercadores venezianos trouxeram o Marco de 16 anos de idade, que foi dotado de línguas.

Depois de uma viagem por terra de 3 1/2 anos, os Polos chegou Shang-du. Marco provavelmente serviu como um funcionário do tribunal de algum tipo, embora a família pediu permissão para voltar para Veneza várias vezes ao longo dos anos, Kublai Khan negou seus pedidos.

Finalmente, em 1292, eles foram autorizados a voltar junto com o cortejo de casamento de uma princesa mongol, enviou para a Pérsia se casar com um dos Ilkhans. A festa de casamento navegou as rotas comerciais do Oceano Índico, uma viagem que levou dois anos e introduziu Marco Polo ao que é hoje o Vietnã, Malásia , Indonésia e Índia.

Vívidas descrições de Marco Polo de suas viagens e experiências asiáticas, como disse a um amigo, inspiraram muitos outros europeus para buscar riqueza e do exótico no Extremo Oriente. No entanto, é importante não exagerar a sua influência, afinal, o comércio ao longo da Rota da Seda foi em pleno fluxo muito antes de seu diário de viagem foi publicado.

Invasões de Kublai Khan e erros

Embora ele governou mais rico império do mundo em Yuan da China, bem como o império da terra segundo maior de sempre, Kublai Khan não estava contente.

Ele cresceu obcecado com a conquista ainda mais no leste e sudeste da Ásia.

Em terra de Kublai ataques a Birmânia , Annam (norte do Vietnã ), Sakhalin e Champa (sul do Vietnã) foram todos nominalmente sucesso. Cada um destes países se tornaram estados tributários de Yuan China, mas o tributo que apresentou nem mesmo começar a pagar o custo de conquistá-los.

Ainda mais imprudente eram marítimos Kublai Khan invasões do Japão em 1274 e 1281, bem como a invasão 1293 de Java (agora na Indonésia ). As derrotas destes armadas parecia alguns dos assuntos de Kublai Khan como um sinal de que ele tenha perdido o mandato do céu.

A morte do Grande Khan

Em 1281, a esposa favorita de Kublai Khan e perto companheiro Chabi morreu. Este triste acontecimento foi seguido em 1285 pela morte de Zhenjin, filho mais velho do Khan e herdeiro aparente. Com essas perdas, o Grande Khan começou a retirar da administração de seu império.

Kublai Khan tentou afogar sua tristeza com o álcool e de alimentos de luxo. Ele cresceu bastante obeso e desenvolvida a gota , uma doença inflamatória dolorosa. Depois de um longo declínio, Kublai Khan morreu em 18 de fevereiro 1294. Ele foi enterrado no khans ‘cemitérios secretos na Mongólia.

Legado de Kublai Khan

O Grande Khan foi sucedido por seu neto, Temur Khan, filho de Zhenjin. Filha de Kublai Khutugh-Beki casou com o rei Chungnyeol de Goryeo e tornou-se rainha da Coréia, também.

Kublai Khan reuniu a China depois de séculos de divisão e conflito. Embora a Dinastia Yuan durou apenas até 1368, também serviu como um precedente para a tarde étnico-Manchu da dinastia Qing.

Referência Bibliográfica

Polo, Marco, Hugh Murray & Giovanni Battista Baldelli Boni As Viagens de Marco Polo, New York:. Harper & Brothers, 1845.
Rossabi, Morris Khubilai Khan:. Sua Vida e Times, Berkeley: University of California Press, 1988.

Biografia

Kublai Khan nasceu em 1215, filho de Toluia, ele próprio filho de Genghis Khan , e Sorghaghtani Beki. Depois de sua Mongke irmão morreu em batalha em 1260 ele foi eleito e governou Khan do império que seu avô Genghis Khan tinha criado.

O império foi dividido em quatro canatos, cada um governado por um khan separado e supervisionado pela Grande Khan. O Canato Kipchak governou a Rússia, a Ilkhanate governou o Oriente Médio, o Canato Chagatai governou o oeste da Ásia, e do Canato Grande controlado Mongólia e eventualmente China.

O império alcançou sua maior extensão sob Kublai com a sua conquista da China, concluída com a derrota final da dinastia Song em 1279, quando Kublai tornou-se imperador da China, o primeiro estrangeiro de sempre a governar a China e fundador da dinastia Yuan.

Um príncipe enérgico e brilhante, ele foi capaz de governar um vasto império, adaptando as tradições chinesas ao seu governo, ele suprimiu seus rivais, promoveu o crescimento econômico com a reconstrução do Grande Canal, estradas extensas, reparadas edifícios públicos introduzidas papel-moeda, os homens encorajados das letras e da arte chinesa, demonstrou tolerância religiosa, a não ser para o taoísmo, budismo e fez a religião do Estado.

Ele se estabeleceu em sua capital Cambaluc (agora chamado de Pequim), e seu império foi visitado por vários europeus, nomeadamente Marco Polo em 1271, que pode ter visto a capital de verão em Shangdu (Xanadu?).

Sob pressão de seu mongol Kublai assessores tentaram conquistar a Coréia, Mianmar e Japão. Todas as tentativas falharam e os custos destas expedições e papel-moeda, causaram muita inflação.

Kublai Khan morreu em 1294.

Kublai Khan – Vida

Kublai Khan, filho de Ogedei e neto de Genghis Khan, foi o conquistador mongol responsável pela dominação total e reunificação da China, fundando a Dinastia Yuan. Criado por um tutor confucionista, Kublai mostrou-se um administrador capaz para os padrões mongóis, mas ineficiente para os padrões chineses. Tentou invadir o Japão, mas foi repelido pela frota japonesa e pelo tufão, conhecido mais tarde pelos japoneses como Kamikaze, ou “Vento Divino”.

Kublai Khani nasceu durante a campanha de Genghis Khan à China, em 1215, na época dividida entre as dinastias Jin ao norte, e Song ao sul. Seu pai, Tolui, continuou a seguir Genghis em suas campanhas no Oriente Médio e na Ásia Central. Desde a juventude, fôra treinado nas artes da guerra, como era usual entre os mongóis, mas também cresceu acessorado por conselheiros chineses, em especial um intelectual confucionista chamado Yao Ji. Kublai cresceu, adquirindo modos e gostos tipicamente chineses. Ao contrário dos tradicionais líderes tribais mongóis, Kublai era culto, alfabetizado, e moldava-se com facilidade aos métodos estrangeiros, o que o tornou um político tão hábil quanto guerreiro.

Kublai Khan permaneceu na China, participou da conquista do domínio Jin do norte, e comandou a campanha contra os Song. Como neto de Genghis Khan e principal conquistador do oriente, recebeu para si o título de Grande Cã em 1264, após a morte de seu irmão Mongke durante uma campanha contra os turcos mamelucos do Egito.

Mas naquele tempo, o Império Mongol, dividido já desde a época de Genghis Khan em quatro canatos menores subordinados ao Grande Cã, também econtrava-se seriamente dividido por rixas políticas e religiosas. Os canatos do Il-Khan e da Horda Dourada opunham-se firmemente a Kublai (a partir de então, conhecido como Kublai Khan). O novo soberano praticamente abdicou de sua autoridade sobre o Império Mongol para concentrar-se em construir um novo e mais sofisticado império na própria China.

Em 1271, Kublai Khan, com os Jin sob seu controle e os Song confinados a uma pequena área rebelde no sudeste, declarou-se Imperador da China e fundou a dinastia Yuan.

Fonte: www.biography.com/asianhistory.about.com/goofy313g.free.fr

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Samuel Morse

Samuel Morse

PUBLICIDADE Samuel Morse – Vida/Biografia Samuel Morse foi um artista e inventor norte-americano mais lembrado por …

Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE Quem foi Jean-Antoine Nollet? Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez Morte: 25 de …

Vasco da Gama

Vasco da Gama

PUBLICIDADE Quem foi Vasco da Gama? Nascimento: 1469, Sines, Alentejo, Portugal Morte: 24 de dezembro de 1524, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.