Breaking News
Home / Biografias / Olaüs Römer

Olaüs Römer

PUBLICIDADE

 

Nascimento: 25 de setembro de 1644, Aarhus, Dinamarca.

Falecimento: 19 de setembro de 1710, Copenhague, Dinamarca.

Olaüs Römer – Vida

Olaüs Römer
Olaüs Römer

Olaüs Röemer (ou Römer como adotado pela maioria das traduções em português) nasceu em 25 de Setembro de 1644 em Aarhus, Dinamarca.

Ele foi o pupilo e assistente de BartholinusBartholinus (1625-1692) foi quem descobriu a dupla refração da Iceland spar, (a Calcita que também é conhecida . por Cristal da Islândia).

Ainda Jovem, ficou encarregado de classificar os manuscritos de Tycho Brahe. Romer foi para Paris em 1672 onde foi escolhido membro da Academia de Ciências e, durante nove anos aproximadamente, realizou pesquisas e observações no recém construído observatório real daquela cidade, em Versailles e Marly-la-Machine.

Enquanto estava em Paris, suas observações sobre os eclipses dos satélites de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, o levou a descobrir que a luz não se propagava instantaneamente. Isto foi anunciado em Setembro de 1976, à Academia de Ciências.

Embora alguns autores de livros admitam que Römer foi o primeiro a calcular a velocidade da luz, descobrindo que era cerca de 200 000 000 m/s, cerca de dois terços do valor moderno, isso não é verdade. Para que ele calculasse a velocidade da luz, numericamente, era preciso conhecer a distância entre a terra e o sol.

Como Römer sabia a distância percorrida pela terra na sua órbita em torno do sol?

Aparentemente não conhecia. Mais ou menos na mesma época em que Römer determinava o tempo que a luz demorava a percorrer o diâmetro da órbita da terra, Richer e Cassini, dois astrônomos franceses, realizaram uma observação que podia ser utilizada para calcular o comprimento desse diâmetro.

Parece que o passo crucial de dividir a distância de Richer e Cassini pelo tempo de Römer foi empreendido em primeiro lugar por Christian Huygens em 1678.

De qualquer forma, foi ele quem divulgou o valor pela primeira vez de 200 000 000 m/s para velocidade da luz, e não Römer, mais tarde atribuído quase que universalmente.

Em 1679, em missão científica, visitou a Inglaterra, entrando em contato com Isaac Newton e o astrônomo Edmond Halley.

Além da descoberta da constância da velocidade da luz, Römer construiu numerosos equipamentos científicos, como o “círculo meridiano” que o permitiu determinar a longitude e a altitude de qualquer estrela, planeta ou cometa escolhido com grande precisão.

Römer passou o resto de sua vida em Copenhague onde também exerceu cargos públicos até sua morte em 19 de Setembro de 1710.

Boa parte de seus manuscritos e memórias foram perdidos no grande incêndio de 1728, em Copenhague.

Olaüs Römer – Biografia

Olaüs Römer
Olaüs Römer

Olaüs Römer, astrônomo dinamarquês, foi o que fez as primeiras medições quantitativas da velocidade da luz em 1676 e cujas técnicas de observação e invenções foram um grande avanço para a astronomia.

Ele se formou na escola Catedral de Aarhus em 1662 e, em seguida, estudou na Universidade de Copenhagen e viajou para Paris, onde encontrou sua vocação na observação dos movimentos dos maiores satélites de Júpiter..

Ele foi feito o segundo chefe da Polícia de Copenhaga em 1705 e permaneceu no cargo até sua morte em 1710.

Em grafias alternativas na literatura científica como: “Roemer”, “Römer”, ou “Romer” são comuns.

Roemer morreu com a idade de 65 anos em 1710.

Depois de estudar na Universidade de Copenhagen, ele passou nove anos no Observatório Real de Paris (França).

Ele descobriu que os eclipses dos satélites de Júpiter pareceu ter lugar em momentos diferentes, dependendo da época do ano quando as observações foram feitas.

Concluiu-se que estas discrepâncias foram devido à luz de distância teve que viajar de Júpiter foi diferente, quando a Terra estava no ponto mais próximo do planeta ou na extremidade, seis meses depois.

Provavelmente, a descoberta da velocidade finita da luz na segunda importância científica só para a lei da gravitação universal.

Roemer inventado o instrumento de trânsito, Altazimuth (a montagem para telescópios astronômicos que permite tanto a rotação horizontal e vertical) eo telescópio equatorial. Montou suas invenções em seu observatório em torno de Copenhagen.

Fonte: www.conviteafisica.com.br/www.fisicanet.com.ar

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Samuel Morse

Samuel Morse

PUBLICIDADE Samuel Morse – Vida/Biografia Samuel Morse foi um artista e inventor norte-americano mais lembrado por …

Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE Quem foi Jean-Antoine Nollet? Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez Morte: 25 de …

Vasco da Gama

Vasco da Gama

PUBLICIDADE Quem foi Vasco da Gama? Nascimento: 1469, Sines, Alentejo, Portugal Morte: 24 de dezembro de 1524, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.