Breaking News
Home / Biografias / Sir William Ramsay

Sir William Ramsay

PUBLICIDADE

Nascimento: 02 de outubro de 1852 Glasgow , Escócia.

Falecimento: 23 de julho de 1916, High Wycombe, Reino Unido.

Nacionalidade: Escocesa.

Campos: Química.

Conhecido por: Os gases raros.

Sir William Ramsay – Biografia

Sir William Ramsay
Sir William Ramsay

Primeiros anos

William Ramsay nasceu em Glasgow em 02 de outubro de 1852, filho de engenheiro civil William Ramsay e Catherine, née Robertson.

Ele era um sobrinho do geólogo Sir Andrew Ramsay .

Frequentou a Academia de Glasgow e, em seguida, continuou seus estudos na Universidade de Glasgow com Thomas Anderson e depois foi estudar na Alemanha na Universidade de Tübingen com Wilhelm Rudolph Fittig onde sua tese de doutorado foi intitulada Investigações nas toluico e Nitrotoluic ácidos.

William Ramsay voltou para Glasgow como assistente de Anderson no Colégio Anderson.

Ele foi nomeado professor de Química na University College de Bristol em 1879 e se casou com Margaret Buchanan em 1881.

No mesmo ano, ele se tornou o diretor do University College, em Bristol, e de alguma forma conseguiu combinar que com a pesquisa ativa, tanto em química orgânica e em gases.

Carreira

Sir William Ramsay
A placa azul em 12 Arundel Jardins comemora o trabalho de William Ramsay.

Em 1887 ele conseguiu Alexander Williamson para a cadeira de Química na University College London (UCL). Foi aqui na UCL que suas descobertas mais célebres foram feitas. Já em 1885-1890, ele publicou vários trabalhos notáveis sobre os óxidos de nitrogênio , desenvolvendo as habilidades que ele precisa para o seu trabalho posterior.

Na noite de 19 de abril de 1894 Ramsay assistiram a uma palestra dada por Lord Rayleigh. Rayleigh notaram uma discrepância entre a densidade de azoto feito por síntese química e azoto, isolado a partir do ar através da remoção de outros componentes conhecidos.

Depois de uma breve discussão, ele e Ramsay decidiu seguir isso.

Em agosto, Ramsay poderia escrever para Rayleigh para anunciar que ele havia isolado um componente forte de ar, até então desconhecido, o que não parece ter qualquer óbvio reatividade química.

Ele nomeou o gás ” argônio “.

Nos anos que se seguiram, trabalhando com Morris Travers, ele descobriu néon, criptônio e xenônio.

Ele também tinha isolado o hélio, que tinha sido observada no espectro do sol, mas não foi encontrado em terra.

Em 1910, ele também fez e caracterizada radon.

Em 1904 Ramsay recebeu o Prêmio Nobel de Química. Alto nível de Ramsay no meio científico o levou a ser um consultor na criação do Instituto Indiano de Ciência. Ele sugeriu Bangalore como o local mais adequado para o instituto.

Alto nível de Ramsay nos círculos científicos levou à sua infeliz aprovação em 1905 da Engenharia Industrial e de Trust Ltd, uma empresa com um suposto processo secreto para extrair ouro da água do mar. A empresa comprou a propriedade ao longo da costa Inglês para implementar o processo de ouro de-água do mar, mas a empresa rapidamente desapareceu da vista do público, e nunca produziu qualquer ouro.

Vida pessoal

Sir William Ramsay foi casado com Margaret Johnstone Marshall (née Buchanan, filha de George Stenenson Buchanan) e teve uma filha, Catherine Elizabeth (Elska) e um filho, William George, que morreu aos 40 anos.

Sir William Ramsay viveu em Hazlemere, Buckinghamshire até sua morte.

Ele morreu em High Wycombe, Buckinghamshire, em 23 de julho de 1916 de câncer nasal, com a idade de 63 e foi sepultado em Hazlemere Igreja Paroquial.

Sir William Ramsay – Vida

Sir William Ramsay
Sir William Ramsay

Sir William Ramsay era um físico-químico britânico eminente que é creditado com a descoberta de argônio, criptônio, neon e xenônio.

Ele também demonstrou que estes gases, juntamente com Hélio e Radon, faz com que os gases nobres; uma família de novos elementos.

Ramsay ganhou o Prêmio Nobel 1904 em Química por seus esforços extraordinários.

Infância e educação

Nascido em Glasgow, Escócia, em 2 de Outubro de 1852, o pai de William Ramsay era um engenheiro civil, enquanto seu tio, Sir Andrew Ramsay, era o famoso geólogo.

Depois de receber a educação precoce na Academia Glasgow, Ramsay freqüentou a Universidade de Glasgow sob Thomas Anderson, o químico proeminente.

Ele obteve seu doutorado na Universidade de Tübingen. Ramsay, em seguida, tornou-se assistente de Anderson no Anderson College.

Ele foi nomeado professor de Química na University College de Bristol em 1879.

Contribuições e realizações

Depois de assumir a cadeira de Química na University College London, William Ramsay fez várias descobertas importantes e escreveu muitos artigos científicos sobre os óxidos de azoto.

Inspirando de 1892 a descoberta de Lord Rayleigh que o peso atômico de nitrogênio encontrado na atmosfera foi maior do que a de nitrogênio encontrado na atmosfera, Ramsay descobriu um gás pesado em nitrogênio atmosférico, e nomeou-argônio.

Um ano mais tarde, ele libertou o hélio a partir de um mineral chamado cleveíta.

Enquanto trabalhava com o químico Morris W. Travers em 1898, Ramsay isolado mais três elementos de ar líquido a baixa temperatura e alta pressão, e denominou-los como neon, criptônio e xenônio.

Em colaboração com outro químico, Frederick Soddy, em 1903, Ramsay mostrou que o hélio, juntamente com uma emanação gasosa chamado radônio, é consistentemente gerado durante o decaimento radioativo do rádio.

Esta descoberta teve uma profunda influência sobre o campo da radioquímica.

Morte

William Ramsay foi feito um companheiro da Royal Society, em 1888, e foi nomeado cavaleiro três anos depois, em 1902.

Ele também trabalhou como presidente da Sociedade Química e da Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

William Ramsay morreu de câncer nasal em 23 de Julho, 1916, em Buckinghamshire, Inglaterra. Ele tinha 63 anos de idade.

Sir William Ramsay – Químico escocês

Sir William Ramsay
Sir William Ramsay

O químico escocês William Ramsay é conhecido pelo trabalho que estabeleceu um novo grupo na tabela periódica, diversamente chamado ao longo do tempo os gases inertes, raros, ou nobres.

Na última década do século 19, ele e o famoso físico Lord Rayleigh (John William Strutt, 1842-1919) -já conhecida por seu trabalho em som, luz e outras radiações eletromagnéticas-realizadas investigações separadas, pelos quais receberam Prêmios Nobel em 1904,Ramsay em química e Lord Rayleigh em física.

Ramsay começou seus estudos em sua cidade natal, Glasgow e completou um doutorado em química na Tübingen, com foco em química orgânica.

Em seu retorno à Grã-Bretanha e sua nomeação para cargos acadêmicos na Universidade de Bristol e, em seguida, na University College, em Londres, ele se tornou conhecido pela inventividade e escrúpulo de suas técnicas experimentais, especialmente para os métodos de determinação dos pesos moleculares de substâncias em o estado líquido.

Em 1892 a curiosidade de Ramsay foi despertado pela observação de Lord Rayleigh que a densidade de azoto extraído do ar era sempre maior do que o azoto libertado a partir de vários compostos químicos.

Ramsay, em seguida, definir sobre a procura de um gás desconhecido no ar de maior densidade, que, quando o encontrou, ele chamado de argônio. Ao investigar a presença de argônio em um mineral de urânio-rolamento, em vez disso ele descobriu hélio, que desde 1868 tinha sido conhecida a existir, mas apenas no sol.

Esta segunda descoberta levou a sugerir a existência de um novo grupo de elementos da tabela periódica.

Ele e seus colegas de trabalho isolado rapidamente neon, criptônio e xenônio da atmosfera da Terra.

A inércia notável destes elementos resultou na sua utilização para fins especiais, por exemplo, o hélio em vez do hidrogênio altamente inflamável para mais leve que o ar da barca e argônio para conservar os filamentos em lâmpadas.

Sua inércia também contribuiu para a “regra do octeto” na teoria da ligação química.

Mas em 1933 Pauling sugerido que os compostos de os gases nobres deve ser possível.

De fato, em 1962 Neil Bartlett, trabalhando na Universidade de British Columbia e mais tarde na Universidade de Princeton, preparou o primeiro gás nobre hexafluoroplatinato composto xenon, XePtF 6.

Os compostos com a maior parte dos gases nobres foram agora encontrados.

Fonte: www.famousscientists.org/es.wikipedia.com/www.chemheritage.org

 

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.