Breaking News
Home / Turismo / Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

PUBLICIDADE

Localização: Está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km de Vitória (ES)

Superfície: 1.240 hectares.

Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse a 1.822 metros de altura, unida à Pedra Azul, que pode ser vista na BR-262.

A unidade de Conservação se encontra inserida no Bioma da Mata Atlântica, um dos mais diversos e ameaçados.

Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os Campos Rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude).

A fauna e flora são muito diversas, inclusive com a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do Parque).

Parque Estadual da Pedra Azul
Pedra Azul – Parque Estadual da Pedra Azul

Acesso

O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR 262, entrando no Km 89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) por 2 km até a entrada.

Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES164), chegando até a localidade de São Paulinho de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do Parque.

Trilhas

As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais.

O parque possui duas trilhas:

Trilha da Pedra Azul (nível fácil): com distância de 480 m, onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Parque Estadual da Pedra Azul
A caminho do início da trilha – Parque Estadual da Pedra Azul

Trilha das Piscinas Naturais (nível médio / difícil): com 1400 m, onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97 m com auxílio de corda.

O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.

Parque Estadual da Pedra Azul
Trilha das Piscinas Naturais – Parque Estadual da Pedra Azul

Flora

O conjunto da vegetação existente na área do Parque inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre pedras) e floresta ombrófila altimontana.

As principais espécies encontradas são orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.

Fauna

Sua fauna é diversificada possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro e sabiá além de animais ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e barbado.

Localização

Localizado no município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul foi criado na década de 1990 com o intuito de proteger seu rico conjunto de belezas naturais.

O destaque fica por conta da Pedra Azul, que pode ser vista da BR-262, e da Pedra do Lagarto, formação de granito e gnaisse que fica a 1.882 metros de altura. Pedra Azul é um lugar para ser apreciado sem pressa. A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes.

.A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores.

Na fauna local, destacam-se espécies como o macaco-prego, o tatu, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, o tucano, a araponga, o veado-catingueiro, o mão-pelada, o trinca-ferro e o sabiá; além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora predominante na área do parque inclui a vegetação rupestre – que se desenvolve sobre as pedras –, e a Floresta Ombrófila Antimontana – matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude.

Destacam-se as orquídeas, as bromélias, os ingás, os cedros, as cássias, os ipês, as canjeranas, e vários tipos de canela.

O parque possui três trilhas abertas à visitação pública: Trilha do Lagarto, Trilha das Piscinas e Trilha da Pedra Azul. O acesso a ele é controlado pelo IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado do Espírito Santo. As visitas são feitas em grupos de pessoas, acompanhadas por guias e guardas florestais do próprio Parque. Conhecida como a cidade do verde, Domingos Martins é o município mais badalado da serra capixaba. A combinação entre as belezas do parque, a hospitalidade do povo e a arquitetura colonial confere charme especial à região, colonizada por imigrantes alemães e italianos.

Eventos

Sommerfest: É a Festa da Imigração Alemã, que acontece anualmente, sempre em fevereiro, atraindo grande número de visitantes.

Atrações

Trilhas

Do Lagarto

É uma caminhada de 480 metros; dali é possível contemplar o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande.

Das Piscinas

Possui 1.200 metros. De lá se observam nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas.

Da Pedra Azul

Percorre 945 metros, permitindo ao visitante contato direto com um paredão rochoso de 500 metros de altura durante o caminho.

Escalada da Pedra das Flores

Ali o visitante tem contato com as águas de belas piscinas naturais. O acesso é controlado pelo IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado, visando a máxima preservação local.

Fonte: br.viarural.com/guiabrasilturismo.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Um comentário

  1. Muito bom sua postagem, esse e o melhor site que ja vi, essa postagem e
    incrivel, continue com o bom trabalho vou baixar muita coisa aqui.
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.