Breaking News
Home / Turismo / Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

PUBLICIDADE

O nome “Porto de Galinhas” vem de muito tempo atrás. Era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Há 350 anos, após a abolição da escravatura, os negros continuavam sendo escravizados clandestinamente.

Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam nesta praia escondidos em engradados de galinhas-d’angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha “Tem galinha nova no Porto!”. Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”.

Localizada no município de Ipojuca, a aproximadamente 53 km de Recife, Porto de Galinhas é um dos maiores pólos turísticos do litoral sul pernambucano.

São 18 km de coqueirais e baobás, piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários e mangues.

A Praia de Porto de Galinhas fica bem em frente à vila que conta com uma variedade de restaurantes, bares e lanchonetes onde você pode escolher o que desejar: frutos do mar, sushi japonês, massa italiana ou pratos preparados com molhos de frutas, raízes da região, etc e lojinhas de artesanato local. A galinha em cima do coqueiro é o símbolo da cidade.

À esquerda, começa a Praia do Cupe, o cenário escolhido pela maioria das pousadas e hotéis. Na outra direção aparece Maracaípe, reduto de surfistas, local onde, todos os anos, acontece o Circuito Brasileiro de Surf. Dê um pulo também até Muro Alto, onde o acesso é feito através de buggys.

É um daqueles lugares paradisíacos: uma grande piscina natural, com 3 km de extensão, areia branca e fina, além da água totalmente transparente. Em Muro Alto as águas calmas são protegidas por um paredão de corais e recheadas de coqueiros.

As mais variadas espécies de peixinhos coloridos são encontradas: xiras, caraúnas e saberês.

Uma palavra define Porto de Galinhas: badalação. E não apenas na alta temporada, mas em todos os fins-de-semana do ano. A praia mais famosa do litoral sul de Pernambuco tem 4 km de extensão e impressiona pelo contraste entre as águas azuis-esverdeadas e os recifes de corais. As piscinas naturais, onde na maré baixa é possível vislumbrar peixes de diversas espécies, também são um atrativo.

Para chegar até as piscinas (a pé por dentro d’água ou de jangada) é preciso observar os horários das marés: se for de manhã cedo, a pé, será preciso voltar antes da maré subir ou, então, voltar a nado.

Porto possui ampla infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além de um centrinho, com lojas de artesanato e moda praia. Nas vitrines, será possível ver vários objetos criados com a temática “galinha” (aliás, esculturas de galinhas em palha de coqueiro estão em toda a praia).

Sugestão de passeios:

1. Passeio até Pontal de Maracaípe, com visitação ao mangue, rio e observação de cavalos marinhos.
2. Passeio de jangada até as piscinas naturais.
3. Passeio de buggy.
4. Passeio de ultraleve.

O Balneário oferece passeios de jangadas às piscinas naturais e aos manguezais; passeios de barcos mais equipados ou de catamarã às praias vizinhas como, por exemplo, Carneiros (Tamandaré) ou mesmo à Ilha de Santo Aleixo.

Para quem curte o mundo submarino, Porto de Galinhas oferece pontos de mergulho que variam de 12 até 30 metros e onde é possível conhecer diversas espécies marinhas. Aqui você encontrará toda a infra-estrutura necessária para praticar esse esporte. Se você é o tipo de pessoa que gosta de estar perto da natureza está à sua disposição a meditação à beira-mar, calmos passeios entre coqueirais, trilhas, cavalgadas ecológicas, etc.

Uma curiosidade são os repentistas de praia, que sempre aparecem cantando em troca de algum trocado.

O charme da região também está nos passeios por alguns pontos turísticos, tais como: visita a Igreja de Santo Cristo e do Outeiro, que oferece uma vista cinematográfica do Cabo de Santo Agostinho até o Cabo de Santo Aleixo e conhecer o Convento de Santo Antônio.

Algumas dicas para conhecer melhor os costumes dos moradores da região são: passear pela vila de pescadores; visitar as lojas de artesanato; saborear a culinária local; experimentar os mais variados sucos ou coquetéis de frutas tropicais e uma visita ao Engenho Canoas, que fabrica, até hoje, a rapadura – tipo de doce em barra que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Quem chega a Porto de Galinhas, certamente, ouve comentários sobre o baobá gigante – uma árvore que se encontra no distrito de Nossa Senhora do Ó, a cerca de 9 quilômetros do balneário. A árvore foi plantada no local pelos escravos vindos da África, seu tronco é tão grosso que para abraçá-lo só com cerca de 20 pessoas.

Todos os anos, o balneário torna-se um verdadeiro berçário de tartarugas marinhas, pois vários exemplares vão ao local no período de desova que começa no mês de setembro e vai até março. Os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal de Maracaípe até a praia de Muro Alto.

Enfim, é conhecida por ser um verdadeiro cartão postal e de deixar qualquer turista encantado.

Porto de Galinhas, a aquarela do Brasil

Azul turquesa, tons de verde cristalino, cardumes coloridos em um branco translúcido.

Não, esta não é a descrição da aquarela de um artista plástico: é o retrato fiel da imensa tela em tamanho natural do grande aquário multicolorido, que se chama Porto de Galinhas. São quilômetros de areias finas que hospedam piscinas no mar de arrecifes e até pequenas colônias de corais.

Os nativos pescadores locais são visitados durante todo o ano por turistas famosos e curiosos anônimos que agitam a cidade. Apenas a uma hora de Recife, percorridos em 64 km pelo sul de Pernambuco, entre dunas, coqueiros e uma imensidão de céu e mar, chegamos ao paraíso das águas.

Dicas Quentes

Piscinas naturais, praias boas para surfe, uma boa estrutura de hotéis e agito noturno atraem turistas para a vila o ano todo. A praia mais central é o Pontal de Maracaípe têm trechos calmos para banho. Maracaípe e Cupe são mais procuradas pelos surfistas. Para conhecer a maior parte das praias faça um passeio de buggy.

Circulação: Restaurantes, lojas e algumas pousadas ficam na vila, onde é fácil de se locomover a pé. A praia vizinha, Cupe, tem hotéis entre a orla e a estrada que leva à vila. O acesso para Maracaípe é por 3 km de terra, menos movimentada, fica a 8 km de estrada de terra (evite em períodos chuvosos) ou 53 km pelo asfalto.

Saiba antes de ir: Congestionamento em Porto de Galinhas são comuns na temporada. As outras praias são mais tranquilas, mas exigem carro para locomoção até a vila. O passeio de jangada só é feito na maré baixa – pergunte os melhores horários nos hotéis.

Um convite: Não é à toa que fomos eleitos, pelo 5º ano consecutivo, como a melhor praia do Brasil. São 18 quilômetros de litoral, que reúnem praias desertas e urbanas com águas mornas e transparentes, onde o mar se transforma em piscinas.

Em cada canto desse paraíso, podemos descobrir e comprovar como a natureza nos foi generosa. Aqui tudo fica perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber aceno de alguém que nunca vimos.

De dia, podemos caminhar na areia, surfar, mergulhar, andar de bugre, jet ski, jangada, fazer trilha, bicicleta, cavalo, kite surfe ou simplesmente não fazer nada e “pegar” uma rede. De noite, nem pensar em dormir com as galinhas…Nada como uma caminhada para visitar as lojas de artesanato, que ficam abertas até altas horas, sentar num bar para tomar um chop gelado ou caipirinha de frutas, especialidade da região, e depois esticar nas festas locais. Reunindo o charme de uma vida de pescador, Porto de Galinhas é um estado de espírito. Sejam bem-vindos, estamos todos de braços abertos.

Localização

Localizada no município de Ipojuca, a 60 Km do Recife, é a praia mais badalada do Brasil e a mais visitada de todo o litoral nordestino. E não é para menos, pois além de ser um verdadeiro espetáculo para os olhos, ela possui uma excelente localização, ficando situada bem no centro da vila de pescadores. É neste local, que os turistas encontram as famosas piscinas naturais de águas mornas e claras, além de uma grande variedade de peixinhos coloridos.

É exatamente na praia de Porto de Galinhas que ocorrem os tradicionais passeios de jangada, onde os visitantes podem manter contato direto com a natureza e conhecer mangues em perfeito estado de conservação.

O local também conquistou muitos simpatizantes, graças aos bares e aos restaurantes que possuem uma gastronomia regional diferenciada e de ótima qualidade. É em Porto de Galinhas que também se localizam os pontos comerciais mais movimentados da região, onde são oferecidos os mais diversificados serviços.

O cenário perfeito

Imagine entrar em uma jangada com destino às piscinas naturais? O percurso até as piscinas é pequeno, são somente 200 metros. Você pode ir nadando, mas todos preferem a comodidade da jangada.

Os jangadeiros levam pequenos pedaços de pão para alimentar os famintos e sociáveis peixinhos coloridos que vêm até você. O passeio inclui máscaras e snorkel, para que você não perca nenhum detalhe.

As espécies são variadas: xiras, caraúnas e saberês, que podem lhe acompanhar pelas águas mornas em um nado livre.

Pela cor das águas destas praias você pensa que está no Caribe. São 18 km de imensos coqueiros e baobás (árvores africanas com mais de 350 anos, trazidas pelos escravos) que embriagam os sentidos de todos que passam por aqui. A Praia de Porto de Galinhas (onde estão as piscinas) fica bem em frente à vila (centro).

À esquerda, começa a Praia do Cupe, o cenário escolhido pela maioria das pousadas e hotéis. Na outra direção aparece Maracaípe, reduto de surfistas atraídos pelas ondas agitadas, local, onde todos os anos, acontece o Circuito Brasileiro de Surf. Se a intenção for relaxar e curtir a preguiça em uma praia deserta, dê um pulo até Muro Alto, onde o acesso é feito através de buggys.

Muro Alto é um daqueles lugares paradisíacos que nunca mais se esquece: uma grande piscina natural, com 3 km de extensão, areia branca e fina, além da água totalmente transparente.

Na praia, um único quiosque serve bebidas e aperitivos. Lá, podem ser alugados jet-skis, pois há uma raia apropriada para eles. Que tal ver tudo isto de cima?

Dê uma volta de ultraleve sobre os arrecifes. Imperdível.

A vila de Porto de Galinhas

A vila conta com vários restaurantes e lojinhas de artesanato local. O bom é andar à pé e curtir os ares do pequeno vilarejo.

Por ser uma vila de pescadores, a melhor pedida da cozinha de Porto de Galinhas são os frutos do mar. Delicie-se com a gula nos pratos do badalado restaurante Beijupirá, decorado pela artista plástica Adriana Didier. Quer uma dica? Que tal um Camarão Canavial (pitu com molho de mel de engenho e alecrim, arroz e aipim palha) ou Lagostanga (lagosta na manteiga com salsinha, fatias de manga grelhadas e arroz de aipo), seguido de uma suculenta Castanhola (banana flambada no conhaque com queijo coalho)? Deu água na boca? Isto se deve ao talento do cozinheiro Tadeu Lubambo.

Para um almoço bem caseiro após a praia, tente o Barcaxeira. Na praia, vários quiosques servem bebidas, peixes e camarões. Peça para ver o chamado cardápio ao vivo, onde o vendedor traz numa bandeja uma amostra do que há no cardápio. Outra curiosidade são os repentistas de praia, que sempre aparecem cantando em troca de algum trocado.

Retrato Histórico

O charme da região também está nos passeios por outros pontos turísticos: visite a Igreja de Santo Cristo e do Outeiro, que oferece uma vista cinematográfica do Cabo de Santo Agostinho até o Cabo de Santo Aleixo e conheça o Convento de Santo Antônio.

Outra parada obrigatória é o Engenho Canoas, que, mesmo construído há mais de 100 anos, continua produzindo mel de engenho e rapadura. Mais ao sul, vá a Tamandaré e Carneiros. Carneiros é tudo aquilo que a gente vê nas fotos e pensa que não existe. São milhares de coqueiros na beira da praia formando um visual paradisíaco. Para almoçar, Carneiros conta com apenas dois restaurantes na praia, que só abrem durante a baixa estação nos finais de semana.

Aqui não há espaço para a ira ou avareza, mas a luxúria te espera. Onde o mar e céu se encontram, o azul é muito mais azul. O orgulho de viver e desfrutar desta natureza está nítido no rosto de cada morador, tão nítido como a gama de cores que se mesclam no final de tarde desta aquarela do Brasil.

Principais praias do litoral:

Gamboa – Praia com piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de bugue ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.

Muro Alto – Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão (foto). Acesso de bugue ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupe – Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar.

Maracaípe – Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue.

Enseadinha – Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por condomínio.

Serrambi – Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça-tesouros. Após quase 300 anos, uma das maiores preciosidades portuguesas pode estar naufragada na região. Em 1726, a fragata Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Enquanto mergulhava, o empresário Homero Lacerda encontrou destroços da embarcação com características semelhantes às do navio português.

Cacimbas – Praia boa para banho nas marés baixas. Tem uma larga faixa de areia e formação rochosa de 1,5 km de extensão.

Toquinho – Praia de difícil acesso, ondas fortes e recifes.

Principais passeios com saida de Porto de Galinhas:

Porto de Galinhas – Buggy

Passeio de buggy em Porto de Galinhas – Praias da Gâmboa, Muro Alto e Porto de Galinhas (passeio às piscinas de jangada e almoço opcional), Maracaípe e Pontal de Maracaípe. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O bugueiro ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

Praias do Cabo de Santo Agostinho – Buggy

Passeio de buggy para o Cabo de Santo Agostinho, Calhetas,Paraíso, Pedra do Xaréu e Gaibu. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O bugueiro ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

City-tour Recife e Olinda – Taxi

Passeio de carro com ar para Recife e Olinda. Visitarão os Casarios antigos, Mercado de São José, Shopping Recife, Boa Viagem, Recife Antigo, Casa da Cultura. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista-guia ficará à sua disposição. Passeios para 04 pessoas.

Maragogi-AL – Taxi

Passeio de carro com ar para a praia de Maragogi – AL – Ponta do Mangue, Passeio às Piscinas (opcional) de Catamarã. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista-guia ficará à sua disposição. Para este passeio é necessário verificar o nível da maré, para sair no horário correto para fazer o passeio. Passeio para 04 pessoas.

Tamandaré – Praias dos Carneiros – Taxi

Passeio de carro com ar para a Praia de Tamandaré, Praia dos Carneiros , Cachoeira, Praia do Forte. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. (opcional com o Resort Maragogi) – Passeio para 04 pessoas.

Itamaracá – Taxi

Passeio de carro com ar para a Ilha de Itamaracá. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

Veneza Water Park – Praia de Maria Farinha – Taxi

Passeio de carro com ar para o Veneza Water Park. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. Ao chegar no park, terão que adquiri o ticket para ingresso. Passeio para 04 pessoas.

Caruaru – Taxi

Arte em barro, couro corda e todas belezas naturais e costumes do povo do agreste Pernambucano. Você vai ter um dia inteiro para conhecer Caruaru, a Capital do Forró, 130 km a oeste de Recife. Sua feira de artesanato, reconhecida pela UNESCO como o maior centro de artes figurativas das Américas, é um ponto que certamente vai tornar inesquecível seu passeio.

Os bonecos de barro – herança do grande mestre Vitalino – são ótimos souvenirs para sua viagem. Após Caruaru, visitaremos o teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, onde todos os anos durante a Semana Santá é encenada a peça da Paixão de Cristo.

Importante:

Todos os passeios são de dia inteiro (exceto o passeio de buggy ponta-a-ponta de duas horas) e não incluem refeições, ingressos em parques etc.

Opcionais saindo de pousadas e hotéis em Porto de Galinhas.

Opção de passeios com Dobló, Zafira, Vans, Micro e Ônibus.

Como chegar:

De carro – Para chegar às praias do município de Ipojuca, siga pela BR 101 – Sul e pegue a PE-60. Ipojuca fica a 47 Km do Recife.

De Táxi – Temos o serviço de transfer para Porto de Galinhas em veículos coma ar-condicionado, vans, micro e ônibus. Consulte-nos sobre valores.

Distâncias

Brasília (DF): 2197 Km
Belo Horizonte: 2134 Km
São Paulo: 2786 Km
Curitiba: 3104 Km
Rio de Janeiro: 2397 Km
Florianópolis: 3425 Km
Porto Alegre: 3814 Km
Montevideo: 4787 Km
Buenos Aires: 4856 Km
Recife: 65 Km
Salvador: 870 Km
Fortaleza: 799 Km
João Pessoa: 2410 Km

Fonte: www.turismodonordeste.com

Porto de Galinhas

Situada no litoral Sul de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas é conhecida pelas piscinas naturais próximas à faixa de areia, praticamente à beira-mar, devido aos arrecifes.

Nessas piscinas, num mar de águas transparentes e mornas (com temperatura em torno de 28ºC), o visitante tem o privilégio de nadar ao lado de cardumes de peixes coloridos – uma experiência especialmente encantadora, num cenário deslumbrante.

Com vida noturna agitada, Porto de Galinhas concentra excelente rede hoteleira, com pousadas charmosas, hotéis confortáveis e resorts de alto padrão. Distrito do município de Ipojuca, que soma ao todo 32 km de litoral, a vila é cercada por outras belas praias, com diferentes atrativos.

Camboa e Cacimbas exibem belos coqueirais. Muro Alto é privilegiada com uma piscina natural de 3 km de extensão. Maracaípe e Cupe têm ondas fortes, muito procuradas por surfistas.

A região é excelente para mergulho – especialmente o Pontal de Serrambi, onde ocorreram diversos naufrágios desde que o Brasil ainda pertencia a Portugal. Com 4,5 mil leitos, a rede de hospedagem mantém alta taxa de ocupação, já que o clima é quente ao longo de todo o ano.

O nome Porto de Galinhas se origina do tempo em que a região era rota de tráfico de escravos – muitas vezes eles chegaram clandestinamente em caixas destinadas a transportar galinhas d’Angola…

Outros lugares especiais do litoral Sul pernambucano são Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré, ambos com atrativos de interesse histórico e belíssimas paisagens naturais.

Área: 98.311km² (1,2% do território nacional)

Capital: Recife

Turismo

Ipojuca é o muncicípio do litoral sul de Pernambuco que apresenta o maior numero de praias.

No sentido norte/ sul apresenta a seguinte disposição:

Estuário do Rio Massangana (limite natural com o municipio do Cabo de Santo Agostinho)
Estuário do Rio Tatuoca e Ilha de Tatuoca (Praia de Tatuoca)
Ilha da Cocaia (Praia dos Franceses)
Porto de Suape
Estuário do Rio Ipojuca (e do Rio Merepe)
Praia de Camboa
Praia de Muro Alto
Praia do Cupe
Praia de Porto de Galinhas
Praia de Maracaípe
Pontal de Maracaípe
Estuário do Rio Maracaípe
Praia de Enseadinha
Ponta de Serrambi
Enseada (Praia) de Serrambi
Praia das cacimbas
Praia de Pau Alto (Toco Grande)
Praia de Toquinho
Estuário do Rio Serinhaém (limite natural com o município de Serinhaém)

Pontos turísticos

Piscinas naturais de Porto de Galinhas e Muro Alto
Praias (18 km de litoral)
Estuário dos rios Maracaípe, Ipojuca, Merepe e seus manguezais
10 Pontos de mergulho no litoral
Cachoeiras de Pedra e Crauassu
Convento Santo Antônio com a Igreja Santo Cristo (1606) (em Ipojuca-sede) e Igreja de N.Sa. do Ó
Baobás na praça de N.Sa. do Ó e no Engenho Mercês
Sítio de N. Sa. do Outeiro de Maracaípe com a antiga Capela (trilha pela mata atlântica, restinga e manguezal)
Usina Salgado (usina de açúcar onde existe também um neck de um vulcão extinto a 100 milhões de anos)
Engenhos Gaipió e Canoas (ainda produz mel e rapadura e trilha rural)

Este crescimento populacional de quase 3% ao ano (nos últimos 10 anos) é resultado do crescente interesse turístico que o destino despertou no mundo e no Brasil e também do acentuado ritmo de crescimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape que se situa no limite norte do município, a cerca de 35 km do Recife.

Fonte: www.roteirosdobrasil.tur.br

Porto de Galinhas

História

No século XV, em plena descoberta do Brasil, o lugar era habitado pelos índios Caetés, onde predominou o tráfico do pau-brasil. Daí em diante, até o final do século XVI, o lugar foi abandonado porque os índios não deixavam sair madeira nem açúcar do lugar, mas retornou no século XVIII com o desembarque clandestino de escravos.

Uma das primeiras áreas do Brasil ocupada pelos portugueses, Pernambuco tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos foi responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atraiu novos colonos europeus que construíram no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial.

Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha “Tem galinha nova no Porto!”. Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”. Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

Ao chegar a Porto de Galinhas, o visitante observador vai logo perceber que a galinha é a fonte de inspiração do artesanato nativo. Os artesãos expressam o símbolo da Vila em diferentes enfeites, que se tornaram as mais autênticas recordações de viagem.

Os sentimentos são impressos nas galinhas esculpidas em coqueiros, nos tecidos pintados à mão, nas esculturas que imortalizam os seres marinhos e nos trabalhos feitos em couro, concha do mar, coco, semente, folha seca, barro, pedra, madeira e escama de peixe. O visitante pode levar consigo detalhes da cultura local eternizados pela inspiração do artista.

Porto de Galinhas é a principal e mais movimentada das praias do litoral pernambucano, visitada o ano inteiro pelos turistas devido, à sua beleza natural e à excelente infra-estrutura hoteleira.

A praia de Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca, a 65Km ao sul do Recife. Em direção sul. Vindo do Recife, a seqüência de praias de Porto de Galinhas começa com Camboa (ao norte do Porto de Suape), Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. A temperatura média da água em Porto, arredores e piscinas naturais são de 28 graus centígrados. Da ponta de Maracaípe e Camboa são 18Km de coqueirais.

Em cada canto desse paraíso, podemos descobrir e comprovar como a natureza foi generosa. Aqui tudo fica perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber aceno de alguém que nunca vimos. De dia, podemos caminhar na areia, surfar, mergulhar andar de buggy, jet ski, jangada, fazer trilha, bicicleta, cavalo, kite surf ou simplesmente não fazer nada.

Piscinas Naturais

Quem visitar Porto de Galinhas e deixar de conhecer as piscinas naturais, precisa agendar uma nova viagem para o Litoral Sul de Pernambuco.

Este passeio é a marca registrada do lugar e fica no centro da Vila, onde os arrecifes represam as águas do mar e dezenas de peixes coloridos fazem companhia aos banhistas.

As piscinas naturais, próximas da feira de artesanato, formam-se durante a maré baixa, entre os arrecifes de corais, sendo um refúgio para diversas espécies de peixes, que podem ser vistos a olho nú, nadando e se alimentando bem perto do visitante, tornando-se um local perfeito para a prática do mergulho. As piscinas ficam a poucos metros da areia e podem ser exploradas a pé por cima dos corais (recomenda-se calçar uma sandália ou tênis por causa dos ouriços incrustados no coral), nadando através das próprias piscinas que se interligam, ou através de jangadas.

Como o paredão é grande, você se sente até um pouco perdido e indeciso sobre o que fazer. Siga as instruções dos jangadeiros ou o fluxo de pessoas para não perder nada.

Uma dica: para escolher o horário de visita às piscinas, informe-se sobre a tábua das marés, disponibilizada na maioria dos hotéis e pousadas. O recomendado é fazer o passeio no horário da maré mais baixa.

Artesanato

Ao chegar em Porto de Galinhas, o visitante observador vai logo perceber que a galinha é a fonte de inspiração do artesanato nativo. Os artesãos expressam o símbolo da Vila em diferentes enfeites, que se tornaram as mais autênticas recordações de viagem.

Porto de Galinhas
Artesanato de Porto de Galinhas

Os sentimentos são impressos nas galinhas esculpidas em coqueiros, nos tecidos pintados à mão, nas esculturas que imortalizam os seres marinhos e nos trabalhos feitos em couro, concha do mar, coco, semente, folha seca, barro, pedra, madeira e escama de peixe. O visitante pode levar consigo detalhes da cultura local eternizados pela inspiração do artista.

A maioria dos artigos vem de outras cidades do estado, como Caruaru, Recife e Olinda. Nas galerias do centro, perto da praia, as vitrines ficam mais caras, criativas e refinadas. Na baixa temporada (abril a junho e de agosto a setembro), alguns endereços encurtam o horário de expediente ou fecham um dia da semana, geralmente na segunda ou na terça-feira.

Passeios

Conheça Porto de Galinhas, o maior pólo turístico do litoral Pernambucano.

Neste passeio, você desfrutará de algumas das mais belas praias da região: Muro Alto, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

Além do magnífico visual, você ainda poderá fazer passeios de jangada (opcional) para conhecer as Piscinas Naturais, em Porto e o santuário dos cavalos marinhos, no Pontal de Maracaípe e praticar esportes náuticos na praia de Muro Alto.

Podemos incluir mais uma belíssima praia do nosso litoral (opcional), a praia de Serrambi para que sua diversão seja ainda mais completa!

Praias

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Cheias de charme e com muitos quilômetros de mar. Em pouco mais de uma hora você chega ao paraíso. Depois nem sente o tempo passar.

Pernambuco tem 187km de praias de águas mornas e cristalinas, paradisíacas ou superbadaladas, algumas ideais para prática de esportes náuticos, outras simplesmente para relaxar e curtir a paisagem.

As praias de Porto de Galinhas geralmente têm águas transparentes e calmas, coqueirais e areias finas e claras. A formação de piscinas naturais nas praias é a melhor opção para um banho de mar tranqüilo, principalmente para as crianças, que encontram nas águas diversas espécies de peixinhos coloridos.

Os amantes de esportes como surfe, windsurfe e mergulho também encontram lugares perfeitos por lá. As praias de Muro Alto, Cupe e Maracaípe e a Ilha de Santo Aleixo oferecem as melhores opções, com suas ondas mais fortes e altas.

Outra atração em Porto de Galinhas são os manguezais, que compõem quase 60km de vegetação nas praias do Pontal de Maracaípe e de Camboa. Os passeios pelo mangue podem ser feitos a pé ou em caiaques e jangadas dos guias locais.

Ali podem ser vistas espécies como siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamus. Quem chega à região logo ouve falar também do baobá gigante. Trata-se de uma árvore com mais de 400 anos, localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó. O baobá foi plantado por escravos e seu tronco é tão grosso que são necessárias 20 pessoas para conseguir abraçá-lo.

De setembro a março as estrelas de Porto de Galinhas são as tartarugas-marinhas. As espécies chegam à região para desova e os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal de Maracaípe e a praia de Muro Alto.

Em cada ninho são depositados aproximadamente 120 ovos e o nascimento dos filhotes acontece à noite. Além das atrações do dia, Porto de Galinhas é puro charme também à noite. Um dos lugares mais visitados é a Vila de Todos os Santos, importante pólo gastronômico localizado na praia de Maracaípe. Lá estão as melhores opções para quem não dispensa a boa culinária. Para dançar, a dica são as boates e os bares de Porto de Galinhas, que geralmente têm bandas tocando ao vivo.

Camboa

Praia com piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de buggy ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.

Muro Alto

Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão. Acesso de buggy ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupe

Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar.

Maracaípe

Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue.

Enseadinha

Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por condomínio.

Serrambi

Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça-tesouros.

Gastronomia

A arte de comer bem em Porto de Galinhas é hoje um exercício de liberdade de escolha e bom gosto. O lugar concentra uma diversidade de excelentes restaurantes e bares que primam por um serviço de qualidade, onde é possível saborear pratos da culinária regional, cozinha internacional, passando pelagastronomia contemporânea e nouvelle cuisine. Alguns desses locais possuem fama no Brasil e até no exterior.

Para o visitante, vale a pena conhecer o Domingos Restaurante. Alguns de seus pratos são exclusivos e premiados, sendo preparados pelo proprietário e chef que dá nome ao estabelecimento.

Outro lugar agradável é o Restaurante e Petisqueira Harmonia do Mar, local aconchegante, pratos criativos e deliciosos. Uma boa dica é ir até lá na “Quinta e Sexta Maluca do Camarão”, onde você encontrará pratos desse crustáceo a preços atrativos.

Para quem quer experimentar os sabores do interior Nordestino, seu lugar é o Restaurante Carne de Sol do Cunha. Restaurante de tradição comprovada em Recife, o Cunha possui um ótimo espaço. Não precisa nem dizer que o carro chefe da casa é a suculenta e saborosa carne de sol.

Diante do sucesso do estabelecimento, foi aberto o Restaurante Frutos do Mar do Cunha que oferece um ótimo cardápio para apreciar peixes, camarão e lagostas. Não perca o camarão no catupiry servido dentro do abacaxi, acompanhado com risoto de açafrão.

Quando tiver à beira-mar, vale a pena passar no Restaurante Tropical, lá a comida e drinques são apetitosos.

Quando estiver passando na Praia de Maracaípe, visite o tradicional Capitão dos Mares. Localizado à beira-mar, o lugar dispõe de piscina, dois ambientes e uma excelente cozinha. A fama da boa comida do Capitão dos Mares motivou a abertura de outro estabelecimento à beira mar de Porto de Galinhas, um restaurante com ótima ambientação e localização.

Não deixe de conhecer o Peixe na Telha em Porto de Galinhas e o Barracuda em Maracaípe.

Distâncias para as principais praias:

Camboa: 6km pela PE09 mais 5km por estrada de terra e areia fofa;
Muro Alto: 6km pela PE09 mais 3km de estrada de terra;
Cupe: 6km pela PE09 e 1km por uma estrada de terra e paralepípedos;
Maracaípe: 3km de terra e asfalto por uma via que sai da rua esperança;
Pontal de Maracaípe: 1km depois de Maracaípe;
Serrambi: 18km pela PE09 até o trevo da PE60, 13km até a PE51 e mais 13km;
Enseadinha: Pouco antes de chegar a Serrambi, pegue uma estradinha de terra;
Cacimbas: Vá até Serrambi e de lá siga por mais 3km de estrada de terra;
Toquinho: 2km de terra depois de Cacimbas, pela praia.

Fonte: www.destinoportodegalinhas.com.br

Porto de Galinhas

Principais Atrativos

Praias

Os arredores de Porto de Galinhas têm 12 praias de águas mornas e calmas e outras com mar agitado, próprio para surfistas e praticantes de esportes radicais. A praia que dá nome ao balneário está entre as mais tranqüilas, assim como Enseadinha, Cacimbas, Toquinho, Camboa, Serrambi e Enseada de Maracaípe. Nelas, um bom programa é embarcar em uma jangada e atravessar os corais das praias para apreciar os peixes. Já Muro Alto, Cupê, Maracaípe, Borete, Camarões e arrecifes de Serrambi são mais agitadas, indicadas para a prática do surfe, a ponto de sediarem competições internacionais do esporte.

Igreja Nossa Senhora do Ó

O município de Ipojuca, sede de Porto de Galinhas, foi construído em torno da capela de Nossa Senhora do Ó. A primeira capela ficou pronta em 1596, mas a atual construção é de 1895. Nela está uma imagem da santa vinda de Portugal no Século XIX. Praça Capitão Braz, s/ n°. Diariamente, das 8h às 12h.

Mirante do Outeiro

Abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro. O local é um mirante natural com altitude de 90 m, de onde se tem uma visão completa das praias de Serrambi, Toquinho e Maracaípe, da Vila de Porto de Galinhas e da Ilha de Santo Aleixo.

Roteiro dos engenhos

Ipojuca tem diversos engenhos históricos que produziam e vendiam açúcar para a Europa antes do surgimento das grandes usinas. É o caso do Engenho Gaipió, onde há um casarão colonial; do Engenho Canoas, que ainda produz mel e rapadura; e do Engenho Massangana, onde viveu Joaquim Nabuco, um dos grandes nomes da abolição dos escravos no Brasil.

Atividades

Passeio de jangada e caiaque

O passeio passa pelo mangue composto pelo rio Maracaípe, seu estuário e o canal que forma o Pontal de Maracaípe. Durante o passeio é possível ver cavalos-marinhos no habitat. O mesmo trajeto pode ser feito de caiaque, só que no sentido inverso.

Passeio de bugue

Uma das opções de lazer mais procuradas em Porto de Galinhas é o passeio de bugue. Os trajetos variam e alguns contemplam os arredores da cidade de Ipojuca. Os veículos são alugados na praia de Muro Alto ou no centrinho da Vila.

Mergulho

Porto de Galinhas conta com locais de mergulho de diversos níveis de dificuldade, sempre com a possibilidade de visualizar grande diversidade de espécies marinhas. Na praia de Serrambi há diversos navios naufragados.

Trilha histórico-ecológica

Trilhas abertas por escravos no Século XIX podem ser percorridas a pé ou a cavalo. A trilha Maracaípe- Outeiro passa por uma praia de mangue e pontos históricos como uma antiga casa de farinha, a igreja e o Mirante do Outeiro, passeio que dura 3h.

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

GASTRONOMIA

Porto de Galinhas tem cerca de 100 estabelecimentos gastronômicos. A especialidade são os frutos do mar, mas há também culinária japonesa, massas ou pratos preparados com molhos de frutas e raízes da região.

ARREDORES

CABO DE SANTO AGOSTINHO

Sede do moderno Porto de Suape, reúne vasto patrimônio cultural dos séculos XVI e XVII, com destaque para a Fortaleza Castelo do Mar, ruínas do Convento Carmelita e do antigo Quartel, Forte São Francisco Xavier de Gaibu, Igreja de Santo Amaro e antiga Casa do Faroleiro.

Com ondas fortes e um calçadão, a praia de Gaibu tem um centro urbano movimentado, com várias pousadas, restaurantes, bares e lojas. Calhetas possui os melhores restaurantes e Suape é a sede de um resort cinco estrelas. Há ainda as praias de Enseada dos Corais, Paraíso, Pedra do Xaréu, Itapuama e Paiva.

A caminho da Praia do Paiva, pode-se experimentar o banho de lama, com propriedades terapêuticas para a pele. Cabo de Santo Agostinho fica a 35 km ao Sul de Recife e 35 km ao Norte de Porto de Galinhas.

TAMANDARÉ

A orla de 16 km une construções históricas – como o Farol de Tamandaré, o Forte de Santo Inácio de Loyola e as igrejas de São José e de São Pedro – a cenários belíssimos, incluindo praias, arrecifes de corais, cachoeiras, coqueirais, rios e piscinas naturais.

Uma das praias mais conhecidas é a que dá nome à cidade, com calçadão repleto de quiosques. A poucos quilômetros do centro há redutos ainda selvagens, como a Praia dos Carneiros, com algumas casas de veraneio e muitos bancos de areia.

O município abriga a Reserva Biológica de Saltinho, área remanescente da Mata Atlântica, com 538 hectares habitados por importantes espécies da fauna brasileira, como o tatu, a cobra-coral e pássaros como pica-pau e tucano. Muito agitada durante o verão, Tamandaré fica a 114 km ao Sul de Recife.

Fonte: www.roteirosdobrasil.tur.br

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas está localizado no Litoral Sul de Pernambuco e costuma ser o destino ideal para quem busca um passeio diferenciado. Quem conhece o balneário, que fica a 70 km ao sul de Recife, se encanta com a bela paisagem paradisíaca que abriga vegetação tropical, bancos de areia e águas cristalinas.

A temperatura morna da água costuma ser um convite para um demorado banho de mar. As piscinas naturais que são formadas pelos arrecifes de corais e onde é possível nadar ao lado de peixes coloridos são um espetáculo e outra diversão à parte.

Porto de Galinhas
Praia de Camboa – Porto de Galinhas

Porto de Galinhas foi eleita dez vezes consecutivas a melhor praia do país pela maior revista nacional especializada em viagens. O lugar é perfeito para mergulhos, mas passeios de buggy proporcionam a oportunidade de conhecer as belas praias vizinhas. Maracaípe é o paraíso dos surfistas.

Com grandes ondas, a praia recebe as mais importantes competições do Nordeste e atrai praticantes de esportes como windsurf parapente. Cupe e Merepe também são bastante procuradas pelos fãs de esportes radicais. Já Muro Alto ganhou o apelido por conta de uma formação rochosa. A praia é tranquila e frequentada por dezenas de famílias durante todo o ano.

Porto de Galinhas tem uma excelente infraestrutura hoteleira, que inclui grandes resorts, hotéis e pousadas. Para quem vai em busca de agitação, Porto de Galinhas também é o lugar ideal. Com dezenas de restaurantes, bares, lojas e boates, a Vila de Porto tem opções para todos os gostos.

Gastronomia

O balneáriopossui uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes. Além de uma grande variedade de frutos do mar como lagosta, caranguejo, camarão e ostras, também é possível degustar outras opções de pratos como carnes, grelhados, pizzas, sopas, culinária internacional e sucos tropicais.

Artesanato

Quem visita Porto de Galinhas não pode deixar de conhecer a cultura regional produzida pelos artesãos da região a exemplo das galinhas esculpidas de coqueiros ou feitas em cerâmica, das talhas em madeira, das pinturas em tecidos ou em quadros. Há também uma grande variedade de redes, mantas, tapetes e bordados.

Economia

O turismo é um dos principais fatores econômicos. A rede hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica. O município de Ipojuca também é considerado um dos grandes polos industriais de Pernambuco, onde estão situadas algumas grandes empresas surgidas ao redor do Porto de Suape. Além disso, por estar localizada na Região Metropolitana do Recife, também tem o setor de serviços e a indústria de transformação bastante desenvolvida. Ainda existem algumas usinas de açúcar funcionando no município.

Acesso

Porto de Galinhas está localizado no litoral do Nordeste brasileiro, a 70 km ao sul de Recife, a capital do estado de Pernambuco. O aeroportomais próximo a Porto de Galinhas é o Gilberto Freyre em Recife. Pode-se chegar a Porto de Galinhas de avião, de transporte regular de ônibus, de carro ou através de veículos das agências de turismo.

Fonte: www.consad.org.br

Porto de Galinhas

Localizada a certa de 64km de Recife está Porto de Galinhas, uma cidade que com certeza te encantará pela beleza de suas praias: Águas em tons belíssimos de azul e verde, combinadas com o colorido dos peixes que nelas habitam contrastam com o branco das areias finas das praias da cidade. Piscinas naturais, dunas, coqueiros e recifes de corais completam a decoração, cá entre nós, deslumbrante.

Porto de Galinhas
Vista de Porto de Galinhas

Uma boa opção de passeio para se contemplar a beleza do local: Você é levado por jangadeiros a uma distância aproximada de 200 metros da praia para observar os lindos cardumes, que serão atraídos pelos próprios jangadeiros, que jogam pedaços de pão para os peixinhos. Com o snorkel e as máscaras que já estão inclusas no preço do passeio, você verá tudo isso bem de perto por aproximadamente 2 horas. Se a sua preferência são as praias desertas, não perca o passeio até a ilha de Santo Aleixo, que é cheia delas.

Porto de Galinhas
Paredão de corais que separam as águas na praia de Muro Alto

Outra ótima opção de praia deserta para se relaxar é a de Muro Alto, que só possui um quiosque para servir petiscos e bebidas, onde o acesso é feito por buggys. Nesta mesma praia há uma raia apropriada para jet-skis, portanto se você gosta de um pouquinho de emoção, vale a pena alugar um para dar uma voltinha.

Além dos jet-skis, ultraleves podem ser alugados, para que você aprecie a bela paisagem, lá de cima. Para os surfistas, Maracaípe é a praia certa, cheia de boas ondas onde todos os anos é disputado o Circuito Brasileiro de Surf. Um pouco mais de badalação é encontrada na Praia do Cupe, que foi a escolhida da maioria das pousadas e hotéis da cidade. A vila de Porto de Galinhas também merece uma visita. Lá você encontrará vários restaurantes e lojinhas de artesanato local.

Distâncias:

Recife – 62 km

Maceió – 178 km

Fonte: www.stw.tur.br

Porto de Galinhas

Na rota de Pernambuco

Ipojuca é um dos cartões postais de Pernambuco. Suas praias paradisíacas são conhecidas como um dos pontos mais bonitos do Nordeste, com destaque para Porto de Galinhas, considerada uma das mais belas praias do Brasil. Atualmente, com uma infra-estrutura completa para receber os turistas, Porto de Galinhas chama atenção de quem visita o Estado, ficando sempre dentro da rota do turismo.

O cenário é paradisíaco: areias brancas, águas cristalinas e quentes, corais, mangues e coqueirais margeando toda a extensão da orla.

A fauna marítima também é exuberante em Porto de Galinhas. Desde os cavalos-marinhos, que podem ser encontrados no Pontal de Maracaípe, até as tartarugas marinhas, que desovam nas areias do Pontal e de Muro Alto, a diversidade deslumbra até os menos impressionáveis.

O lugar oferece diversas atrações, como por exemplo a culinária especializada em frutos do mar. A dica é degustar um peixe na telha ao molho de pitanga. Mas, há comidas para todos os gostos em Porto de Galinhas, dos simples caldinhos e petiscos às mais refinadas iguarias culinárias.

Um passeio de bugre até a praia de Muro Alto também é imperdível. Uma volta de jangada pelas piscinas naturais não pode ficar de fora do roteiro. À noite o passeio de jangada até as piscinas naturais é imperdível.

O surf é o principal esporte praticado pelos turistas de aventura em Porto de Galinhas. Maracaípe e Cupe, que já sediaram diversas etapas do campeonato nacional do esporte, além de Muro Alto, são os pontos onde as melhores ondas esperam pelos surfistas. O Windsurf, o Kitesurf e a prática de mergulhos são outros esportes procurados por quem visita a praia de Porto de Galinhas.

Apesar do rápido crescimento urbano dos últimos tempos, a paisagem tropical ainda predomina em Porto de Galinhas. São 18 quilômetros de orla, coberta por um extenso coqueiral.

Localização

Localiza-se na Mesorregião Metropolitana do Recife, distante 70 Km da Capital

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pelas principais rodovias PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho).

Fonte: ecoviagem.uol.com.br

Porto de Galinhas

A Praia de Porto de Galinhas, o mais importante polo turístico do Litoral Sul, é a praia em Pernambuco mais famosa. Com a maré alta, é perfeita para a prática de surf, com maré baixa, propicia delicioso passeio de barco, jangada e bugre. Porto tem eficiente infra-estrutura de serviços turísticos. O roteiro é enriquecido com visitas a ruínas de velhos conventos e fortalezas históricas.

Tem fama de ser uma das mais belas praias em Pernambuco e no Nordeste brasileiro graças às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais e tantas outras. Muitos bares, pousadas e restaurantes dão apoio aos milhares de visitantes em quase todas as épocas do ano.

Alguns fatores diferenciam Porto de Galinhas de suas congêneres como Pipa ou Canoa Quebrada. Por exemplo, a topografia. Porto de Galinhas é plana, sem as dunas e falésias que caracterizam a costa mais ao norte. Isso facilita o acesso e torna a paisagem mais horizontal, propiciando aquelas vistas paradisíacas de longos trechos de praias com coqueiros.

Outra diferença são os arrecifes. Embora eles estejam presentes por toda a costa até as proximidades de Touros, em Pernambuco observa-se que eles são mais contínuos e mais próximos à costa, o que faz com que se observem trechos de água tranquila; na maré baixa, os recifes e ondas tranquilas propiciam a formação das famosas piscinas naturais.

Distância de Recife: 60 km

Como Chegar: Partindo de Recife via BR-101 SUL / PE-060 / PE-038 / PE-09.

Serrambi

Serrambi possui ondas perfeitas para manobras radicais dos surfistas. A praia tem cinco quilômetros e, na beira-mar, fica uma faixa de areia com largura de 15 metros. No trajeto à Serrambi é interessante visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro e do Mirante do Outeiro. E ainda fazer excursão a ilhas vizinhas, como a de santo Aleixo.

Distância de Recife: 67 km

Como Chegar: BR-101 sul e PE-60.

Maracaípe

Praia de mar aberto com ondas fortíssimas, chegando a sediar etapas do Circuito Brasileiro de Surfe. Muito freqüentada por surfistas. Vizinha à Porto de Galinhas. A praia possui pousadas e bares simples

Distância de Recife: 75 km

Como Chegar: Partindo de Recife via BR-101 SUL / PE-060 / PE-038 / PE-09.

Fonte: www.magnumlocadora.com.br

Porto de Galinhas

“Tem galinha nova no Porto!” era assim que os navios de contrabando de escravos eram anunciados quando chegavam no antigo Porto Rico, hoje Porto de Galinhas. No século XVIII, ali aportavam os navios aonde os escravos vinham escondidos embaixo de caixas de galinhas d’angola, o que deu origem ao nome atual.

Porto de Galinhas, em Pernambuco é um dos balneários mais badalados do país. Atrai turistas do Brasil e do mundo, pela beleza do local. As praias de águas mornas, represadas por recifes na maré baixa, formam piscinas naturais cristalinas, repletas de peixes coloridos.

Jangadas transportam os banhistas às piscinas naturais, a menos de 2 km da costa. Mais ao norte, as praias lindas de Santo Agostinho, merecem uma visita. Ao sul, em Maracaípe e Carneiros, maravilhosamente selvagem, pode-se alternar banhos de mar com banhos de água doce dos rios.

Há várias opções de lazer em Porto de Galinhas. Conhecer as praias; passear de jangada ou buggy; mergulhar nas piscinas naturais; conhecer o projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe; fazer trilhas; surfar nas praias de Cupe e Maracaípe; curtir os bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, ou simplesmente, caminhar à beira-mar.

COMO CHEGAR

De carro: Partindo de Recife via BR-101 SUL / PE-060 / PE-038 / PE-09 (65 km – 1hora)

De ônibus: Recife – Porto de Galinhas começando as 06h30, com saídas de hora em hora até às 17h.

PRAIAS

Com 4 km de extensão, Porto de Galinhas tem piscinas transparentes com acesso a pé, a nado ou de jangada. Em frente à praia, tem um ponto de buggy para passeios pela costa de Muro Alto.

Vale à pena visitar a praia de Cupe, selvagem apesar dos luxuosos resorts e a de Maracaípe que têm boas ondas para o surf. De lá, jangadas sobem o rio Maracaípe e seus manguezais, área de preservação de cavalos-marinhos.

A praia de Carneiros fica na foz do rio Formoso. Vá de buggy.

Passeio de Buggy

O melhor passeio é o da praia de Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. Boa parte do passeio de 3 horas é feita pela estrada para proteger as tartarugas marinhas que desovam na areia.

Passeio de jangada às piscinas naturais

É o mais pedido. Dura 1 hora. As jangadas levam às bancadas de recifes. As saídas acontecem no final do calçadão da praia , mas só na maré baixa.

Passeio de catamarã à ilha de Santo Aleixo e à praia dos Carneiros.

Com duração de 6 horas, o passeio leva às praias desertas da ilha de Santo Aleixo. O melhor é o mergulho na piscina natural. Em Carneiros o bom é caminhar pela bela praia cheia de coqueiros e, no retorno, ver os manguezais do rio Formoso, que terminam em Guadalupe, no encontro do rio com o mar.

Cabo de Stº Agostinho

40 km ao sul de Recife.

Vale à pena visitar este local com suas reservas ecológicas e belas praias como Calhetas, Pedra do Xaréu e Suape. Existem muitas opções para relaxar e praticar esportes aquáticos.

Fonte: www.michelin.com.br

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas localiza-se a 65 quilômetros de Recife, no litoral sul de Pernanbuco. A Praia ficou tão famosa que fez desaparecer o nome da cidade a qual pertence, Ipojuca.Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

E a outra versão que o nome teria sido de uma etnia africana chamada de Peuhl e que mal interpretada ao se pronunciar  acabou virando Poulet que em Françes é galinha.

Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, mangues, areia branca e coqueirais.

Na região de Porto de Galinhas existem as praias de: Camboa, praia de Muro Alto, praia do Cupe, praia da Vila de Porto de Galinhas, praia de Maracaípe, Pontal de Maracaípe Enseadinha e Toquinho.

Praia de Camboa

Quem chega à praia de Camboa logo escuta o som do mar, de tão silenciosa que é a praia. Um manguezal e paisagem de coqueiros complementam a praia, que é pouco procurada pelos turistas e moradores.Seu nome deriva do tupi e significa águas tranquilas. É exatamente isso que o visitante encontra ao longo dos seus 1500 metros de praia.

Além da areia clara e coqueiros em toda sua  extensão, os arrecifes formam uma grande piscina natural que proporciona um banho em águas calmas e pouco profundas, numa praia semi-deserta. Dela se avista o Porto de Suape e a foz do Rio Ipojuca.

O acesso deve ser feito de bugre ou a pé a partir da Praia de Muro Alto. Alguns guias turísticos também a denominam Praia da Gamboa (com a Letra “G”).No entanto os mais antigos moradores de Porto de Galinhas a chamam de Praia da Camboa (com a Letra “C”).

Muro alto

O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais faz de Muro Alto uma das mais belas praias da região.

 Praia do Cupe

Também conhecida como Merepe, a Praia do Cupe é ideal para quem deseja relaxar e curtir com a família. O mar de águas agitadas é ótimo para a prática de esportes radicais, que em certa época do ano torna-se ponto de encontro para surfistas do Brasil e do Exterior. Não esquecendo , a praia é própria para apenas na maré baixa, quando se formam belíssimas piscinas naturais.

 Praia da Vila de Porto Galinhas

A Praia foi eleita em muitas ocasiões, a mais bonita do país. E não é a toa.

Porto de Galinhas tem inúmeras atrações como: Visitar as piscinas naturais, passear de buggie ou de jangada, além é claro de tomar b anho de mar. Toda a extenção da praia é de areia branca e batida, coqueiros águas esverdeadas e mornas. Suas piscinas naturais são conhecidas como as mais fáceis de chegar em todo o nordeste.Vale apena lembar que o trajeto é melhor realizado  com maré baixa.

 Praia de maracaípe

Agraciada pelas suas areias brancas e repleta de coqueiros são visitadas por quem busca sossego, enquanto os surfistas são atraídos por suas ondas incríveis.

 Pontal de Maracaípe

Indicada para quem tem crianças ou pretente ir com elas. Pontal tem águas tranquilas prefeita para banho ou um belo passeio de caiaque ou jangada.Nos arredores há trilas para uma boa caminhada . Na praia existea sede do Progeto Hippocampos ,que tem objetivo a preservação do cavalo-marinho.

 Prainha de  Enseadinha

Localiza-se na barra do Rio Macaraípe.  Esta região possui em sua formação arrecifes de corais. Na praia da Enseadinha você irá encontrar águas mornas e  ondas fracas ,ideais para banhistas , além de uma rica vegetação de manguezais.

 Praia de Toquinho

A Praia de Toquinho é uma das opções de visita em Porto de Galinhas . O local possui muitos recifes como a Praia de Muro Alto, e o encontro das águas do Rio Sirinhaém com o mar é outro espetaculo a parte.  A praia é uma extenção em linha reta, ondas fortes, areia fina,um belíssimo coqueiral e mais um passeio até á Ilha de Santo Aleixo, um dos lugares mais procurados pelos mergulhadores da região.

Fonte: www.viajarpelomundo.com.br

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas, uma das praias mais badaladas do Brasil, fica a uma hora de carro de Recife

Nada de Recife ou Olinda.

A cidade pernambucana mais procurada por turistas tem um nome indígena, do qual talvez você nunca tenha ouvido falar: Ipojuca.

Não se preocupe: a maioria das pessoas nem imagina que é lá que fica Porto de Galinhas, uma das praias mais badaladas do Brasil, a uma hora de carro de Recife. Com piscinas naturais, agito o ano inteiro e praias vizinhas mais tranquilas, Porto de Gali­nhas é um destino que agrada todo tipo de visitante.

Se a sua onda não for mergulhar e explorar as belezas naturais, ou se você se contenta em fazer isso uma vez e depois procura atividades diferentes, certamente vai poder desfrutar de um dos vários bons resorts da região, conhecidos pelas piscinas majestosas (com bar molhado, cascatas, raias olímpicas…) e os caprichados times de monitores, que se esforçam para tornar a viagem ines­quecível até para os mais pequenos.

Para os mais tranquilos em Porto de Galinhas as muitas opções de hotel e passeios permitem que você escolha como quer levar a viagem: com privacidade e contemplação da natureza, ou com festas seguidas de mais festas.

O colorido da orla

Tonalidades de azul e verde se alternam nas águas clarinhas do mar, que muda de acordo com a maré e o clima. Combinado com a areia quase branca, o mar poderia formar aquela típica imagem de praia do Caribe. Mas em Porto de Galinhas a gama de cores é bem maior.

Em toda a orla, dezenas de jangadas coloridas aguardam os visitantes para levá-los à atração mais procurada: as piscinas naturais, decorrentes de altos bancos de areia e extensas formações de recifes, sempre repletos de peixes coloridos e outros animais, como siris e ouriços.

Durante a alta temporada, o número de turistas é tão grande que se forma até fila na praia para pegar as jangadinhas. Visitar as piscinas com a maré baixa é essencial para aproveitar bem o passeio. 

O passeio às piscinas é a grande atração de Porto, que tem o mar repleto de arrecifes assim como muitas praias da região, desde o sul de Pernambuco até Alagoas. Porto de Galinhas e Muro Alto são as que tem as formações mais belas e acessíveis. Mas a graça não fica só dentro do mar. Está também na extensa faixa de areia rodeada de mar turquesa e coqueiros. Por isso, não deixe de fazer um passeio de bugue para conhecer as proximidades. Em alguns trechos do litoral, a maré é tão baixa que é possível caminhar por dezenas de metros dentro do mar rasinho.

Porém, nem tudo é calmaria nas águas de Ipojuca. Democrática, a costa também oferece praias famosas pelas ondas, como a Maracaípe, que é tão especial que sedia anualmente uma das etapas do Campeonato Mundial de Surfe.

Vila de pescadores

Além das praias, é legal conhecer o simpático centro de Porto de Galinhas, que tem as principais características de uma vila de pescadores badalada: é pequeno, com ruas estreitas, reunindo restaurantes e lojinhas de artesanato. O souvenir mais típico é a galinha de cerâmica, mas há também bordados, redes e trabalhos artesanais mais preciosos que as usuais quinquilharias típicas de feirinha.

Na vila você descobre que, apesar de o dia começar cedo, ele não tem hora para acabar. Os bares e restaurantes mais badalados se concentram no triângulo formado pelas ruas Esperança e Beijupirá e a Avenida Beira-mar. Entre os mais recomendados estão o bar dançante Biroska e a boate Ponto X Club.

Os melhores resorts

Não é apenas pelos aquários naturais e belas praias que Porto de Galinhas é considerada um destino de luxo. Para a viagem ser mais especial, em particular para famílias com crianças, o bacana é se hospedar em um dos grandes resorts da região.

Poder alternar entre piscina e mar, sem se preocupar com bolsas e transporte, é o que atrai muitas famílias para os resorts pé na areia. As atividades de entreteni­mento para crianças é outra vantagem, pois elas passam o dia todo brincando com profissionais treinados, sem se entediar, enquanto os pais desfrutam do hotel.

No quesito estrutura para crianças, o Summerville é imbatível. O primeiro resort a se instalar lá, em 2000, é famoso por possuir uma das melhores equipes de recreação do Brasil – na alta temporada, são cerca de 30 funcionários que mantêm a criançada ocupada das 9h às 22h. A mordomia não é tão cara, já que duas crianças de até 12 anos instaladas no mesmo apartamento dos pais não pagam diária.

Outro ótimo resort é o mais recente Enotel, inaugurado em 2006. Trabalha em sistema all inclusive, no qual todas as refeições e bebidas já estão incluídas no preço da diária. As refeições podem ser feitas em um dos seis restaurantes do hotel. Assim,  o hóspede pode optar entre comida japonesa, cardápio de frutos do mar, pratos típicos nordestinos, entre outros.

Os resorts Nannai, Marulhos e Beach Class – também são boas pedidas, cada um com sua particularidade. O primeiro, em estilo polinésio, é mais ocupado por casais. O Marulhos possui quartos com geladeira e microondas, ideais para famílias com bebês. Já o Beach Class destaca-se pela imensa piscina de mais de 3.000 m³ que parece um lago.

Aqueles que oferecem as melhores tarifas sem abrir mão do conforto são a pousada Recife de Corais,  na vila, com piscina e bons quartos; a Recanto da Coruja,  próxima a boa praia do Cupe; e a Pousada do Frade, também na vila, em um lugar mais calmo.

Hotéis e praias calmas

Ir por conta própria pode sair mais econômico se você ficar em um desses hotéis, mas se pretende ficar em um resort, os pacotes das operadoras valem mais a pena. Os descontos são muito maiores do que um cliente sozinho poderia obter.

De qualquer forma, tenha uma reserva de dinheiro. Os gastos podem ir além de hospedagem e alimentação, já que próximo a Porto de Galinhas há outras belas praias, como a de Carneiros, a 65 km. Piscinas naturais mais preservadas e a tranquilidade da praia vazia, sem os onipresentes guarda-sóis e a muvuca, podem fazer com que você não resista a dar uma esticada no roteiro até Pernambuco.

Fonte: www.viaje.com.br

Porto de Galinhas

As praias de Porto de Galinhas estão entre as mais bonitas do Brasil e oferecem tudo aquilo que se vê nas fotos e mais um pouco. A região é conhecida pelas águas cristalinas, mornas, e por ser cheia de piscinas naturais formadas por arrecifes e coqueiros na orla, com a vantagem de ser atrativa para pessoas de diferentes idades e gostos – da criança e do adulto que querem curtir a natureza ao surfista que quer pegar ondas. 

Porto de Galinhas é o nome do distrito e de sua praia principal, também chamada de “Praia da Vila”. Ela é a praia mais concorrida da região, reconhecida como uma das melhores e mais bonitas praias do Brasil, além de ser ponto de partida das jangadas que vão até as piscinas naturais.

Mesmo para quem se hospeda nas praias mais distantes, fazer uma visita às piscinas naturais é imprescindível – são lindas e estão a poucos minutos da areia. Leve o snorkel e curta cada momento da paisagem nesse pedacinho do paraíso! 

Além de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, Macaraípe e Pontal de Macaraípe são bastante procuradas pelos turistas. Muro Alto, com seus resorts, é fantástica para crianças ou para quem gosta de um mar calminho – a praia está protegida por um longo arrecife e a impressão que se tem na maré baixa é de que a praia mais parece uma lagoa. Não deixe de incluir no seu roteiro!

A Praia do Cupe tem fama de traiçoeira e se destaca pela ondas fortes, porém tem também seu lado tranquilo: basta ir até o Pontal do Cupe, onde até piscinas naturais são formadas. Se quiser surfar, Macaraípe é o lugar certo; se preferir tranquilidade, Pontal do Macaraípe, com acesso mais restrito, é a sua praia. 

Cada uma das praias de Porto de Galinhas tem características diferentes e belezas distintas. Enquanto a Praia da Vila tem piscinas naturais com peixes, é cheia de estrutura e tem seu espaço na areia disputadíssimo, Muro Alto é quase uma piscina gigante, não tem tanta estrutura, mas tem mais tranquilidade. Uma boa ideia é fazer o passeio de ponta a ponta, onde se vê todas as praias, e, então, eleger suas preferidas. Independentemente da praia a que você vá, fique atento às cobranças de mesas e cadeiras na areia.

Camboa

Camboa é uma praia tranquila e pouco visitada, diferentemente da praia principal de Porto de Galinhas. É uma lugar quase deserto, com pouca estrutura e próximo do Porto de Suape.

Sua orla tem muitas árvores e águas tranquilas, que formam piscinas na maré baixa.

Cupe

Cupe tem ondas fortes e traiçoeiras, sem muita estrutura para quem a visita; em alguns pontos da areia há pessoas oferecendo aluguel de barracas de praia e cadeiras. 

É uma praia sem muito movimento, com visual bonito, mas que boa parte dos turistas não frequenta devido às ondas fortes.

Maracaípe

A Praia de Maracaípe é extensa, com areia fofa e fina. Não há muita estrutura nessa praia, mas ela é uma boa opção para quem busca sossego ou gosta de surfar. O “point” da praia é o Bar do Marcão, próximo ao palanque, onde muitos surfistas se reúnem para pegar ondas. 

Muro Alto

Muro Alto está protegida por um grande arrecife durante a maré baixa e a água fica retida, deixando-a parecida com uma piscina. Suas águas são cristalinas, praticamente sem ondas, ideais para iniciantes em esportes náuticos.

Pontal de Maracaípe

O Pontal de Maracaípe é uma região muito bonita, onde acontece o encontro das águas do rio e do mar. É um local a que atualmente não se pode chegar de carro – apenas caminhando -, e por isso não é tão cheio quanto as demais praias.

Pontal do Cupe

Pontal do Cupe é uma parte da Praia do Cupe que tem piscinas naturais e águas bem mais tranquilas que os outros trechos dessa mesma praia. 

É uma praia visitada por famílias com crianças devido à tranquilidade das ondas, e que conta com estrutura básica, oferecida por uma barraca de praia. 

Praia da Vila, ou Praia de Porto de Galinhas,

A Praia da Vila, ou Praia de Porto de Galinhas, é a principal praia do distrito – aquela não deve ficar de fora do seu roteiro. A praia fica cheia, especialmente no verão e nos finais de semana, e o espaço de sua areia é bastante concorrido. 

Serrambi

Serrambi é uma praia de águas esverdeadas, que fica a cerca de 12km de Porto de Galinhas e, pela distância, não tem todo o movimento da vila principal.

O lugar é tranquilo e vale a pena, especialmente para praticantes de esportes na água e amantes do mergulho, pois a praia tem arrecifes e piscinas naturais que são formadas pela maré baixa.

Fonte: guia.melhoresdestinos.com.br

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é, sem dúvida, uma das melhores praias do Brasil. As maravilhas naturais e os resorts de alto padrão presentes no local transformam esse paraíso em um grande protagonista dentre os destinos mais encantadores de todo o litoral brasileiro.

Além da areia branca e do mar transparente, Porto de Galinhas proporciona muita diversão. A propósito, que tal um passeio de jangada pelo mangue? Ou então andar de buggy pelas dunas? Parece bom? Mas pode ficar ainda melhor, afinal piscinas naturais se formam em pleno mar, bem no meio dos corais, e permitem aos viajantes nadar junto aos peixes.

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Tanta beleza é capaz de arrancar o fôlego e emocionar o mais racional dos mortais! Quando decidir visitar esse destino turístico, não perca tempo!

Fonte: www.cvc.com.br

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior. A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.

No balneário, a diversão é garantida. Lá, o visitante encontra várias opções de entretenimento:

Passear de bicicleta, jangada, jet ski ou buggy;

Mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, em companhia de peixes tropicais;

Conhecer o cavalo-marinho – animal ameaçado de extinção – no projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe;

Fazer trilhas;

Surfar nas praias de Cupe e Maracaípe;

Realizar manobras radicais sob quatro rodas no Porto Skatepark;

Curtir os agitos dos bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe;

Fazer compras na Vila dos Pescadores, no Centro de Porto de Galinhas.

Caminhar à beira-mar.

CAMBOA

A praia de Camboa é a mais próxima do Porto de Suape. O local é uma boa indicação para realizar um passeio em grupo.

Quando você for a Camboa vai encontrar:

Região deserta
Belo coqueiral
Águas mornas e calmas
Piscinas naturais na maré baixa

MURO ALTO

Porto de Galinhas
Muro Alto – Porto de Galinha

A praia de Muro Alto é preservada e uma ótima opção de passeio. Seu nome teve origem graças à presença de um paredão de areia com coqueiros, que existe na região. É em Muro Alto que estão localizados os resorts de Porto de Galinhas.

Aqui, o turista encontra diferenciais como:

Acesso feito por buggy
Praia formada por arrecifes
Local tranqüilo
Piscina natural de 2,5 quilômetros de extensão
Águas mornas e calmas para banhistas

PONTAL DO CUPE

Porto de Galinhas
Pontal do Cupe – Porto de Galinha

A maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas está em Cupe. Localizada na região Norte do balneário, essa praia é mais uma opção de lazer para quem visita a localidade. Alguns surfistas costumam pegar ondas no local, que sempre se torna palco de campeonatos.

Quem vai a Cupe acha:

Bom acesso
Local tranqüilo
Ondas fortes
Areia batida.

PORTO DE GALINHAS

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino.

Veja o que essa praia tem para lhe oferecer:

Ótima localização e infra-estrutura que inclui bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros
Piscinas naturais com peixinhos coloridos
Águas mornas e claras
Perfeita para banhistas e crianças
Passeios de jangada pelos mangues
Passeios de buggy.

MARACAÍPE

Porto de Galinhas
Maracaípe – Porto de Galinhas

Se você procura agitação, encontrou o local certo. A praia de Maracaípe tornou-se conhecida, na região, por ser point de encontro de surfistas amadores e profissionais. Nela são realizados vários campeonatos válidos para o ranking nacional e algumas competições já trouxeram atletas internacionais. O local também é carinhosamente chamado pelos freqüentadores de “Maraca”.

A praia oferece para como atrativo:

Pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos
Formação de uma baía natural que permite ondas de até dois metros
Belo coqueiral
Área com cajueiros
Areia branca e batida.

ENSEADINHA

Porto de Galinhas
Enseadinha – Porto de Galinhas

Localizada na barra do rio Maracaípe, o local possui em sua formação arrecifes de coral.

É aqui que você encontra:

Tranqüilidade
Águas mornas e ondas fracas, ideais para banhistas
Rica vegetação de manguezais
Passeio ideal para ser feito em grupo.

SERRAMBI

Porto de Galinhas
Serrambi – Porto de Galinhas

A praia de Pontal de Serrambi é muito procurada por quem gosta de praticar mergulho.

Quando você chegar aqui, vai encontrar os seguintes atrativos:

Tranqüilidade
Formação estreita e inclinada
Areia fina e batida
A 100 metros da praia existe uma grande formação de corais e as ondas são boas para a prática do surfe

Local muito procurado por mergulhadores, porque são realizadas saídas para mergulhos em águas mais profundas e claras, onde são encontradas embarcações naufragadas como, por exemplo, vapores, galeões, corvetas e cargueiros.

TOQUINHO

Porto de Galinhas
Toquinho – Porto de Galinhas

A praia de Toquinho é outra opção de lazer para quem visita Porto de Galinhas. O local possui uma barreira de recifes semelhante à da praia de Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaém com o mar.

Aqui você conta com:

Praia formada por uma extensão em linha reta
Ondas fortes
Areia fina e batida
Belo coqueiral;
Passeio à Ilha de Santo Aleixo -um dos locais mais procurados pelos mergulhadores da região.

Fonte: www2.uol.com.br

Porto de Galinhas

O nome curioso – Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d’angola.

Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores. O que os escravos e os contrabandistas não imaginavam era que, um século depois, o paradisíaco cenário de águas verdes, céu turquesa e areias brancas se transformaria em um dos mais badalados balneários do litoral pernambucano, com praias para todos os gostos.

Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf – não é à toa que a praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf, sediando as etapas do mês de outubro.

Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em point dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.

Apesar das ruas estreitas e da vida correr devagar em Porto de Galinhas, a vila ferve no verão, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil, além de estrangeiros dos quatro cantos do planeta. Todos chegam atraídos pelos aquários naturais, entretanto, surpreendem-se com a riqueza de atrativos e opções de lazer da região, como passeios de bugue, de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por coqueirais, areias brancas e um mar de nuances ora verdes, ora azuis.

“Praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf”

No centro da vila, andar a pé é melhor maneira para conferir de perto o artesanato produzido pelos nativos. São galinhas de cerâmica – o souvenir oficial -, bordados, redes, mantas… A gastronomia também ocupa lugar de destaque, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar e também da cozinha regional, como carne-de-sol e galinha cabidela.

E Porto de Galinhas ainda tem fôlego para o agito depois que o sol se põe. Nos bares e nas boates itinerantes, montadas na região nos meses de verão, a música rola solta até altas horas. Todos os estilos têm vez e, do forró ao eletrônico, a ordem é não deixar ninguém parado.

Passeio de jangada às piscinas naturais

Jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas formadas na maré baixa, que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem.

Para aproveitar ao máximo o mergulho em meio aos peixes coloridos é bom ter em mãos máscara e snorkel – normalmente, as jangadas já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os animais.

Os aquários naturais são cercados por bancadas de recifes, sendo aconselhável usar calçados que possam molhar durante o passeio – é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços.

Passeio de Catamarã até a Ilha de Santo Aleixo e Praia de Carneiros

O tour marítimo leva a dois interessantes pontos da costa de Pernambuco. A praia de Carneiros é considerada uma das mais bonitas e rústicas do estado, enquanto a ilha de Santo Aleixo é famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, atraindo mergulhadores de diversas origens.

A ilha oferece ainda piscinas naturais e praias desertas. O passeio dura seis horas.

AS PRAIAS DE PORTO DE GALINHAS

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região.

Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.

Maracaípe

Ponto de encontro da turma do surfe, Maracaípe é agitada, especialmente quando sedia etapas de importantes campeonatos.

As ondas, de até dois metros de altura, não afastam os visitantes que lá encontram areia branquinha, coqueiral e cajueiros, além dos bares e restaurantes do pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Muro Alto

O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais faz de Muro Alto uma das mais belas praias da região.

A maioria dos grandes hotéis e resorts estão instalados na área. As águas calmas atraem os adeptos dos esportes náuticos.

Porto de Galinhas

Badalada no verão, a praia da vila tem quatro quilômetros de extensão e é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam às imensas piscinas naturais, acessíveis em apenas cinco minutos de viagem.

As águas mornas, transparentes e calmas e a infra-estrutura de bares fazem da praia a mais indicada para quem viaja com a família.

Cupe

As ondas fortes atraem os surfistas, que encontram em Cupe uma praia quase deserta, repleta de coqueiros.

As boas formações – em especial no verão – fazem da área palco constante de campeonatos de surfe. No canto esquerdo o mar fica mais manso e forma piscinas.

Pontal de Maracaípe

Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas perfeitas para banhos e passeios de caiaque e de jangada.

Nos arredores há trilhas para caminhada e quiosques. Na praia funciona a sede do Projeto Hippocampus, que tem como objetivo preservar o cavalo-marinho.

Pontal de Serrambi

Surfistas e mergulhadores compartilham a praia do Serrambi, que oferece boas ondas em alguns trechos e formações de corais em outros.

De lá partem os barcos para a prática de mergulho profundo em meio a naufrágios.

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe

O passeio leva às áreas de mangue e de preservação do cavalo-marinho, um dos símbolos de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas

No acesso para a praia de Serrambi fica a sede do Projeto Hippocampus, de proteção da espécie. No local há exposição de aquários com cavalos-marinhos encontrados na região.

Passeio de jangada às piscinas naturais

Jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas formadas na maré baixa, que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem. Para aproveitar ao máximo o mergulho em meio aos peixes coloridos é bom ter em mãos máscara e snorkel – normalmente, as jangadas já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os animais.

Os aquários naturais são cercados por bancadas de recifes, sendo aconselhável usar calçados que possam molhar durante o passeio – é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços.

Passeio à cavalo

As paisagens de Maracaípe, emolduradas pela Mata Atlântica, manguezais e praia de águas azuis e areias brancas são perfeitas para passeios a cavalo. A atividade dura cerca de uma hora e meia e é feita com acompanhamento de guia.

Passeio de Jangada pelo Rio Maracaípe

O passeio leva às áreas de mangue e de preservação do cavalo-marinho, um dos símbolos de Porto de Galinhas. No acesso para a praia de Serrambi fica a sede do Projeto Hippocampus, de proteção da espécie. No local há exposição de aquários com cavalos-marinhos encontrados na região.

Passeio de bugue

Para desfrutar a paz e as belezas das praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe faça um passeio de bugue. É a maneira mais ágil, além de mais emocionante, de curtir os cenários mais tranqüilos de Porto de Galinhas.

Esportes e Ecoturismo

Os cenários paradisíacos de Porto de Galinhas não são apenas para contemplar. Os bons ventos, as piscinas naturais e os picos com boas ondas incentivam à prática de esportes como o surf e o kitesurf realizados na praia de Maracaípe; esqui aquático, wakeboard e jet-ski na praia de Muro Alto; e mergulho profundo na Ilha de Santo Aleixo, repleta de naufrágios. A região é generosa também com os amantes do ecoturismo, oferecendo atividades como trilhas, cavalgadas ecológicas e visita aos manguezais do Pontal de Maracaípe.

Mergulho: Operadoras locais oferecem mergulho em águas profundas para credenciados. Os melhores pontos são as piscinas com profundidade média de 33 metros e os arredores da Ilha de Santo Aleixo, com embarcações naufragadas. Os iniciantes fazem o batismo em piscinas mais rasas.

Surf: A praia de Maracaípe é o point do surf em Porto de Galinhas. Graças à formação de uma baía natural as ondas chegam a até dois metros de altura. No mês de outubro é comum ocorrer etapas de campeonatos nacionais e mundiais na área. Também a praia de Cupe, de fácil acesso e próxima aos hotéis, reúne surfistas.

Atrativos Culturais

O município de Ipojuca, a 20 quilômetros da vila, guarda construções históricas e religiosas do século XVII que merecem uma visita. Entre os atrativos estão a igreja e o convento de Santo Cristo e a igreja do Outeiro – que exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.

A cidade abriga também interessantes engenhos – o Canoas, construído há mais de duzentos anos, continua produzindo mel, rapadura e cachaça de maneira artesanal. Já o Engenho Gaipió deixou como herança um imponente casarão datado de 1863. Em perfeito estado de conservação e com exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais revela como viviam os fazendeiros da região.

Igreja do Outeiro: A 137 metros acima do nível do mar, exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.

Engenho Canoas: Único engenho da região a produzir mel e rapadura de maneira artesanal.

Engenho Gaipió: O casarão de 1863 apresenta exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais.

Igreja e Convento de Santo Cristo: Um dos mais antigos conventos do Brasil, o Convento de Santo Cristo foi fundado em 1606. Ao lado fica a Igreja de mesmo nome, erguida em 1663 e que guarda a imagem de Santo Cristo de Ipojuca.

Nas redondezas de Porto de Galinhas

A seqüência de belas praias continua nos arredores de Porto de Galinhas. No sentido Litoral Sul, o destaque é o município de Tamandaré, que abriga a selvagem praia dos Carneiros, uma das mais bonitas da costa pernambucana. Ao Norte, Cabo de Santo Agostinho reúne a badalação da praia de Gaibu com o sossego de Calhetas.

Cabo de Santo Agostinho: O local abriga as bonitas praias de Gaibu e de Calhetas. A primeira oferece piscinas naturais de águas verdes e mar aberto, atraindo adeptos dos esportes náuticos como mergulhadores e surfistas. As diversas barracas garantem petiscos e animação o dia inteiro. Já a pequena Calhetas está localizada entre coqueirais, rochas e morros. Bastante procurada para a prática de mergulho, pesca submarina e surfe, tem acesso precário por estrada de chão. O sacrifício vale a pena e é recompensado pelas águas transparentes, a rusticidade e o alto-astral do Bar do Artur, especializado em frutos do mar.

Tamandaré: O pequeno município tem 16 quilômetros de praias com mar azul e areia branca, normalmente menos cheias que as de Porto de Galinhas.

Imperdível é a praia de Carneiros, com cinco quilômetros em meio a um cenário selvagem formado por coqueirais e recifes que formam verdadeiros aquários cheios de peixes coloridos. Para passear pela região, barcos e saveiros partem da praia das Campas, com águas calmas e perfeitas para banhos.

Onde Comer

Os pratos à base de frutos do mar dominam os cardápios em Porto de Galinhas. Do simples peixe frito na beira da praia a uma sofisticada lagosta na manteiga, há opções para todos os gostos nos restaurantes locais. No concorrido Beijupirá, a combinação de pescados com frutas da região leva às mesas pratos como peixe ao molho de pitanga e camarão com manga grelhada. A cozinha regional também está presente – a galinha de cabidela do restaurante da Natália é considerada uma das mais saborosas do país.

Barcaxeira: O rústico e coloridíssimo restaurante é especializado em mandioca, que se faz presente nas entradas e nos pratos principais.

Beijipurá: Charmoso e badalado, com decoração caprichada, mesas na varanda e iluminação de velas.

Boca na Botija: Em estilo de barraca, fica na areia da praia, coberto com sapê e emoldurado por coqueiros

Cabidela da Natália

Carne de Sol do Cunha

Munganga Bistrô: De frente para as piscinas naturais, tem ambiente aconchegante, climatizado e com decoração suave.

Peixe na Telha: Sofisticado, mas mantém a informalidade praiana.

Tio Dadá

Vida Noturna

Nem só do dia vive Porto de Galinhas. A noite também é agitada e pode começar com um jantar no pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos, na praia de Maracaípe. Em seguida, deixe-se levar pela animação dos bares com música ao vivo e das boates itinerantes montadas no centro e que oferecem os mais variados estilos – de funk a música eletrônica, passando por MPB e jazz. Nos finais de semana, o tradicional forró do Palhoção reúne nativos e turistas.

Compras

Por toda a vila – em especial na Rua da Esperança – há lojinhas, barraquinhas e galerias que oferecem peças típicas confeccionadas pelos artesãos locais. Além das tradicionais galinhas de cerâmica há entalhes em madeira, pinturas em tecidos, quadros, cintos, bolsas, redes, mantas, tapetes e bordados. Instrumentos musicais, como tambores de maracatu, pandeiros artesanais e flautas de bambu, também estão à venda.

Tempo e quando ir

A alta temporada vai de se setembro a abril. Nos meses de verão, a oferta de passeios é maior, assim como o movimento nas praias, na vila e nas piscinas naturais. Já na baixa temporada, de maio a agosto, as chuvas são intensas, entretanto, as temperaturas continuam bem altas e é possível conseguir bons descontos na hospedagem e na alimentação.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Porto de Galinhas

FOTOS

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Pontal do Macaraípe

Porto de Galinhas
Praia de Macaraípe

Porto de Galinhas
Praia do Cupe

Porto de Galinhas
Praia de Enseadinha

Porto de Galinhas
Piscina Natural de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Praia de Comboa

Porto de Galinhas
Praia de Comboa

Porto de Galinhas
Praia do Muro Alto

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.