Breaking News
Home / Turismo / Penedo

Penedo

A Pequena Finlândia

PUBLICIDADE

Penedo é um distrito pertencente a Itatiaia, que nasceu com típica colonização Finlandesa. Lá encontramos a casa oficial do Papai Noel.

Óbvio que sendo período de Carnaval, mesmo se não estivesse tudo lotado, o preço certamente seria alto, e então me hospedei em Resende, local que aconselho, pois fica extremamente fácil a locomoção para cidades ao redor, como Penedo , Visconde de Mauá, Maringa (RJ e MG), Maromba e Itatiaia.

Penedo é um vilarejo indiscutivelmente lindo. Bem estruturado no comércio, sua principal característica é viver do artesanato e do turismo, possuindo muitos restaurantes, bares e churrascarias.

Penedo
Penedo

Penedo possui uma das maiores redes hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, com opções de turismo que atendem a todos os gostos: hotéis, pousadas, chalés rústicos e campings, localizados no vale, próximo ao Rio das Pedras, ou no pé da Serra da Índia, junto à exuberante Mata Atlântica que reveste os contrafortes do Maciço do Itatiaia.

A diversidade gastronômica também é destaque, incluindo desde a já tradicional truta, proveniente de criadouros da própria região, até comidas típicas suecas, japonesas, mineiras, baianas e outras, além de massas e uma pizza no forno a lenha… simplesmente maravilhosa.

Para sobremesa é difícil escolher entre variados sorvetes artesanais, chocolates caseiros, doces e geléias tradicionais. A noite é longa em Penedo e o comércio noturno e restaurantes com serviço de qualidade atraem gente de toda a região, além do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

Mas o principal encanto é dádiva da natureza, com seu perfume das plantas ornamentais e frutíferas – parte da tradição da Colônia Finlandesa – somadas às essências naturais da Mata Atlântica, que fazem de qualquer hora em Penedo uma sempre renovada oportunidade de paz, saúde e alegria.

Localização

Penedo esta no estado do Rio de Janeiro, faz parte do município de Itatiaia, distante 12 Km. Esta a 170 Km da capital do estado e 269 Km de São Paulo.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo seguir a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), onde uma placa indica a entrada da Rodovia Rubens Mader (RJ 163). Mais 5 Km até Penedo.

Fonte:  ecoviagem.uol.com.br

Penedo

A charmosa colônia Filandesa de Penedo está localizada no município carioca de Itatiaia e fica ao lado do Parque Nacional de Itatiaia “primeiro parque nacional do Brasil”.

Chegando á colônia já podemos notara influencia filandesa na arquitetura e costumes.

Um dos principáis atrativos fica no centro da colônia, uma simpática galeria toda em madeira e estilo alpino (Pequena Finlândia), parece até que estamos em ima cidade cenográfica, no memo local encontramos a casa do Papai Noel que funciona durante todo o ano. O passeio é ideal para família e casais apaixonados.

Os atrativos naturais também merecem destaque, pois nas proximidades encontramos inumeras cachoeiras, mirantes, trilhas e bosques.

Para as crianças uma boa pedida é o passeio de Onibus Trêm, que faz um city tour pela colônia e atrações próximas.

Atrações

Museu Finlandês: Possui vários objetos da história da Colônia Finlandesa de Penedo.

Pequena Finlândia / Casa de Papai Noel: O parque temático-cultural também é um centro comercial com muitas lojinhas, uma atração para toda família.

Casa de Pedra: Uma das primeiras construções de Penedo. A construção iniciou em 1932 e levou cerca de 14 anos para terminar.

Pico do Penedinho: Possui a vista mais bonita de Penedo. De lá podemos ver as serras da Mantiqueira e do Mar, os municípios de Resende, Itatiaia e Penedo.

Três Cachoeiras: É a mais visitada de Penedo está localizada no Rio das Pedras, de fácil acesso está ao lado da estrada. Possui bons pontos para banhos devido a existência de vários poços.

Cachoeira de Deus: Muito bonita também está localizada no Rio das Pedras na parte alta de Penedo. É a maior de Penedo. Possui ótimo poço para banho.

Poço das Esmeraldas: Com águas cristalinas é ótimo para banho, está localizado bem abaixo das três bacias.

Três Bacias: É a cachoeira mais distante do centro de Penedo (localizada na parte alta da Fazendinha), o acesso é dificil pois a estrada até a cachoeira não é boaPrincipais pontos e atrações turísticas

Clima

Verão: as temperaturas ficam próximas dos 30° durante o dia e a noite ficam bem mais agradáveis. As chuvas também são frequentes nessa época do ano.

Inverno: clima seco e temperaturas agradáveis durante o dia, geralmente com céu sem nuvens. Friu de noite, com temperaturas baixas.

Fonte:  franz7.com

Penedo

A história de Penedo se confunde com a imigração finlandesa no Brasil. Em 1929 eles se instalaram na fazenda Penedo. Buscavam um lugar onde pudessem plantar e colher o ano inteiro, viver em contato com a natureza e se alimentar com produtos orgânicos.

Hoje, podemos observar a herança deixada por eles, como a preservação da natureza e hábitos saudáveis de alimentação e a sauna, costume trazido da Finlândia.

Seja bem-vindo e aproveite o tempo para viver e respirar um pouco da cultura de pessoas que buscaram realizar seus sonhos e… faça aqui a sua própria história, formada de excelentes passeios, gastronomia internacional e hotéis e pousadas de qualidade.

GASTRONOMIA

Em Penedo o que não falta são opções para comer. Desde a comida finlandesa, japonesa, espanhola, alemã ou aquela comida baiana ou mineira, todos encontrarão algo que agrade ao paladar. É roteiro obrigatório depois de curtir o clima gostoso de montanha nos passeios pelas cachoeiras e trilhas, quando aquela fome chega pelos aromas gostosos que viajam pelo ar das tranquilas rua locais.

A culinária incorporou nas expressões do dia-a-dia, palavras como: raclets, smorgasbord, trutas com alcaparras, fondue, sushi, vatapá e outras delícias. A gastronomia é de nível internacional em Penedo. Aproveite e viaje pelo mundo pela culinária.

Depois do prazer de comer com qualidade, é só tomar um café gostoso, encorpado, se deliciar com chocolates ou com o legítimo sorvete finlandês.

ATELIER

A vocação artística de Penedo é uma herança dos imigrantes europeus. Como na Finlândia o sol não aparece no inverno (que dura de dezembro a maio) os antigos habitantes ocupavam-se com a prática do artesanato.

Um bom exemplo desse talento é a tapeçaria da Eila, uma artesã finlandesa já falecida. Sua obra é mantida pela sua filha Laura e o trabalho de sua mãe é recohecido em todo o Brasil. Os tapetes são confeccionados com fibras sintéticas, resultando num impressionante trabalho de cores e design.

Outros artistas que vivem em Penedo destaque para: Ribaldi (mosaicos) e os tecelões de Javeh e Jare.

A REGIÃO

Pesca de Trutas: Trutas da Serrinha (10 km de Penedo) sábados, domingos e feriados das 9 às 17 horas. Criação em rea de preservação ambiental. Truta Viva, pesqueiro no Alto do Penedo que funciona também como restaurante.

Capelinha: Alambique centenário, produtos da roça, queijos. Restaurante e Pesqueiro. Estrada Resende-Mauá km 15. Aberto todos os dias.

Parque Nacional do Itatiaia: (11 km do Penedo) É a primeira reserva ecológica do Brasil. Cachoeiras, paisagens e Museu da Flora e Fauna.

PASSEIOS

Cachoeiras: Três Bacias, Poço das Esmeraldas, Cachoeira de Deus e Três Cachoeiras. Boa pedida para relaxar e deixar o tempo passar.

Passeio a cavalo: Cavalgada pelas matas e trilhas, passando por riachos, recantos e paisagens.

Pico do Penedinho: Mirante com visão panorâmica de Penedo. Trilha com acesso gratuito, mas somente com autorização retirada na Casa do Chocolate.

Sauna: Tradição legada pelos finlandeses. Usada como terapia relaxante e desintoxicante.

Museu Finlandes da Dona Eva: Documentos, objetos e fotos que preservam a história e cultura dos imigrantes.

Clube Finlândia: Você poderá ver e participar das danças típicas aos sábados. À partir das 21:00 horas.

Casa do Papai Noel: Fica dentro do parque temático Pequena Finlândia que possui lojas, restaurantes e outras atrações fantásticas.

Fonte:  www.hotelbritannia.com.br

Penedo

Compreende a região das serras do Rio de Janeiro. Está localizada a 270 quilômetros de São Paulo e a 170 quilômetros do Rio de Janeiro.

Foi habitada por colonizadores finlandeses que chegaram em 1929, e é a única colônia desta nacionalidade no Brasil.

A cidade mantém sua arquitetura européia. No centro da cidade, se destaca o valor histórico das suas ruas e construções.

Os finlandeses que colonizaram o lugar introduziram a arte da sauna no Brasil, e só substituiram a bétula, que perfuma a tradicional sauna finlandesa, pelo eucalipto sul americano.

A cultura finlandesa se caracteriza por uma vida saudável baseada na agricultura e na alimentação natural.

A cozinha finlandesa está presente nos restaurantes da cidade de Penedo. Destaca-se o ¨smorgasbord¨ou café colonial.

É interessante visitar:

Parque Nacional de Itatiaia

Pico das Agulhas Negras

O cume das Agulhas Negras está situado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Penedo
Penedo

O pico localizado no Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, fundado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas. O parque possui montanhas acima de dois quilômetros de altura e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido a altitude e ao clima que variam.

No Pico as Temperaturas chegam a até -10°C. Nos meses de junho a agosto (no inverno austral), a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade, também, deixando o clima seco e muito frio, garantido ao visitante, num país com praticamente 93% de área localizada na zona tropical, a observação de fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve nos dias mais frios do local, ocorrência rara nos últimos anos. Em junho de 1985, ocorreu uma intensa e memorável precipitação de neve, de proporções incomuns para a região, sendo a 3ª maior precipitação de neve do Brasil.

Pode ser acessado pela estrada federal mais alta do Brasil, a BR-354, que chega a uma altitude de 1.670 m na entrada do parque nacional e faz divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, num ponto chamado de Garganta do Registro. Essa estrada liga o distrito de Engenheiro Passos, localizado no município de Resende, ao município de Itamonte (Minas Gerais).

É visível ao noroeste de Resende ao se viajar pela Via Dutra.

De seu cume é possível avistar vários pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba, onde estão localizadas as cidades do eixo mais populoso do Brasil, o eixo Rio-São Paulo, e o Rio Paraíba, do qual origina o nome do vale. A região é muito procurada por turistas que procuram se hospedar nos hotéis-fazenda próximo ao parque nos meses de inverno e por aventureiros que se instalam em acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel, naquilo que é conhecido como turismo de aventura.

Fonte:  www.brasilcontact.com

Penedo

Serrinha do Alambari e Capelinha

A Área de Proteção Ambiental da Serrinha é um vale protegido pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. É um lugarejo de vegetação exuberante desenhado por córregos de água limpa tributários dos rios Pirapitinga e Alambari, onde se encontram recantos pitorescos..

Visitação à piscicultura Trutas da Serrinha (conhecendo o processo de criação desde a desova até o abate e tendo a oportunidade de pescar a sua própria truta, como opcional) ida ao camping com banho de cachoeira.

Região de Visconde Mauá

A região é dividida pelo Rio Preto, sendo um lado do Rio de Janeiro e o outro de Minas Gerais. A temperatura no verão raramente ultrapassa os 28o C e no inverno, pode chegar a alguns negativos. A paisagem deslumbrante encanta a todos.

São rios e riachos, cachoeiras, vales, montanhas e muito ar puro, fazendo do lugar um verdadeiro santuário ecológico. A infra-estrutura é composta de uma rica rede hoteleira e os restaurantes oferecem um cardápio que varia da comidinha caseira à cozinha internacional. O artesanato e objetos de arte fazem a alegria dos turistas, que têm uma variedade de lojas aconchegantes e encantadoras. Para completar, o lugarejo está localizado dentro de uma Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira.

VISCONDE DE MAUÁ

Roteiro Tradicional: Cachoeiras do Escorrega (Tobogã Natural), Santa Clara, Poção da Maromba e Véu da Noiva, Visitas a Vilas de Maringá, Mauá e Maromba.

Vale do Alcantilado: Propriedade particular, cobra taxa de visitação por pax, 09 quedas dentro da mata, caminhada média/pesada.

Vale das Flores: Cachoeiras das antas e saudade – propriedade particular, cobra taxa de visitação, 12 quedas, caminhada média.

Mirante do Pico do Penedinho: Depois de pedir autorização na Casa do Chocolate e após meia hora de caminhada até o topo do morro chega-se no seu Mirante, com vista panorâmica de toda a Região das Agulhas Negras. Lá em cima existe uma cruz de cimento, que substituiu a que foi colocada pelos escravos da antiga Fazenda Penedo.

Colônia Finlandesa do Penedo

Em 1929, Penedo foi escolhido por um grupo de naturalistas finlandeses, para fundar a primeira colônia finlandesa do Brasil – a única da América Latina – trazendo a tradição da sauna, culinária, música e danças tradicionais daquele país. A sua cultura é principalmente preservada no museu da D. Eva e no baile finlandês que acontece aos sábados, com apresentação do grupo folclórico.

O Parque Turístico ecológico de Penedo, inserido na Mata Atlântica e cuja área soma 3.014 hectares, foi criado pela Prefeitura de Itatiaia há 8 anos, para preservar a sua diversidade de fauna e flora e manter o belo refúgio com a sua exuberante beleza natural.

Atualmente, o destino conta com a maior concentração de equipamento turístico por metro quadrado do Estado do Rio de Janeiro e oferece uma grande variedade na gastronomia internacional, além de várias opções de artesanato e muitos lugares pitorescos a visitar.

Passeio pelas CACHOEIRAS DO ALTO DE PENEDO

O passeio leva o turista a conhecer as cachoeiras com visitação aberta ao público.

São elas:

Três Cachoeiras
Cachoeira de Deus
Cachoeira das Três Bacias

Passeio HISTÓRICO-CULTURAL PELO BAIXO PENEDO

O passeio começa com parada no Largo Finlândia para fotos no monumento do 50º Aniversário da Colônia Finlandesa do Penedo “Metso – Aves Migratórias”, e visita ao Museu Finlandês da D.Eva, Pequena Finlândia e Casa do Papai Noel, Restaurante e Artesanato escandinavo Vikings, Artesanato Artemanhas, Shopping Azul, Galeria de Arte da Eila (tapeçarias feitas por uma das únicas finlandesas remanescentes) e Casa de Pedra (a primeira casa construída pelos finlandeses)

Região de Penedo

Colonizado por finlandeses na década de 20, Penedo é um lugar pitoresco que até hoje preserva a cultura escandinava. Com clima agradável, localizado entre Rio e São Paulo, aos pés das Agulhas Negras, nos limites do Parque Nacional de Itatiaia, Penedo tem atrativos o ano inteiro.

Uma atração à parte é a Pequena Finlândia, onde crianças de todas as idades vão poder se divertir e visitar Papai Noel em sua casa…

Fonte:  www.hotelempenedo.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.