Breaking News
Home / Corpo Humano / Antropometria

Antropometria

PUBLICIDADE

Definição

antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano.

A antropometria foi desenvolvida pela primeira vez no século XIX como um método empregado por antropólogos físicos para o estudo da variação e evolução humana em populações vivas e extintas.

Em particular, tais medidas antropométricas têm sido usadas historicamente como um meio de associar atributos raciais, culturais e psicológicos a propriedades físicas.

Especificamente, as medições antropomórficas envolvem o tamanho (por exemplo, altura, peso, área de superfície e volume), estrutura (por exemplo, sentado versus altura em pé, largura do ombro e quadril, comprimento do braço/perna e circunferência do pescoço) e composição, percentagem de gordura corporal, teor de água e massa corporal magra) de humanos.

O que é

A palavra antropometria vem das palavras gregas anthropos, que significa “homem”, e metron, que significa “medida”.

A antropometria é um ramo da ciência social da antropologia que trata especificamente da medição do corpo humano. Tal estudo pode ser realizado para entender as proporções relativas do corpo sob várias condições, bem como para compreender o alcance que é possível para os seres humanos. O campo também é referido como “medição antropométrica “.

As medidas incluídas na antropometria variam desde a grande escala até a pequena e podem envolver medidas estáticas e dinâmicas.

Medidas padrão podem incluir peso; pé e sentado altura; o comprimento do braço e perna; a circunferência do braço, cintura, quadril e coxa; a largura do corpo em vários pontos e as medidas cutâneas.

Essas medições são feitas com o corpo em posições especificadas, para que possam ser comparadas ao longo do tempo e de pessoa para pessoa.

Dados de antropometria são coletados por uma variedade de razões. Pode ajudar no estudo da relação entre dieta, nutrição e saúde.

Pode auxiliar no entendimento da relação entre obesidade e doença e na previsão de quem pode estar em risco para certas doenças, como diabetes mellitus em adultos, artrite, câncer, doença cardiovascular, cálculos biliares e hipertensão. Os dados também são usados para revisar os gráficos de crescimento infantil que os pediatras usam para determinar se a altura e o peso das crianças estão dentro da faixa normal.

A antropometria também tem outras aplicações, como no design ergonômico do local de trabalho.

Utiliza medidas de antropometria estática ou estrutural e medidas dinâmicas ou funcionais de antropometria no projeto de equipamentos e móveis que podem ser usados pela maioria das pessoas e ajustáveis, se as características do usuário forem muito amplas ou não puderem ser facilmente especificadas.

As soluções ergonômicas também podem levar em conta informações como diferenças de gênero e morfologia do corpo, e combinar essas informações com as medidas antropométricas para criar desenhos.

Os efeitos da mudança de condições, como a hora do dia, a idade e a gravidez, também podem ser levados em consideração. A antropometria da cadeira de rodas é um subcampo especializado.

O que é antropométrico?

Antropométrico é um termo que se refere a medidas quantitativas do corpo humano. Várias medidas do corpo podem ser tomadas, variando de varreduras de densidade óssea a medidas de altura.

Há uma série de maneiras pelas quais a informação antropométrica pode ser utilizada e existem vários grandes bancos de dados de medições de milhares de pessoas que podem ser usados para fins de comparação e estudo.

A origem das medições de humanos é bastante antiga, embora o termo “antropométrico” não tenha sido inventado até o século XIX. Os primeiros anatomistas estavam muito interessados em medir e comparar diferentes corpos, estudando variações no tamanho e na forma do corpo como um todo, bem como em órgãos.

Além disso, os artistas estavam preocupados com as medições porque queriam que seu trabalho fosse preciso e estavam curiosos sobre as proporções.

Historicamente, as pessoas acreditavam que uma grande quantidade de informações poderia ser obtida a partir de dados antropométricos. Alguns médicos achavam que medir o corpo poderia fornecer informações sobre saúde, por exemplo, enquanto os psicólogos teorizavam que as dimensões da cabeça poderiam fornecer uma visão da natureza da mente.

Os primeiros antropólogos usaram medições físicas para argumentar que algumas raças eram superiores às outras.

Embora grande parte do estudo anterior da antropometria tenha sido desmascarado, ainda há uma ampla gama de aplicações para medições do corpo.

Pais com filhos em crescimento beneficiam-se de grandes estudos sobre o crescimento de crianças, por exemplo, que geraram gráficos de crescimento com os quais as crianças podem ser comparadas à medida que se desenvolvem.

Os antropólogos continuam a usar dados antropométricos para estudar as diferenças entre vários grupos de pessoas, embora não o façam mais com o objetivo de promover a superioridade racial.

Medir as pessoas também pode fornecer informações sobre como os seres humanos estão mudando, com tais medidas sendo usadas por pessoas que desenvolvem roupas, móveis e outros bens de consumo que dependem do tamanho médio do usuário. As medições podem incluir medidas de comprimento de vários aspectos do corpo, variando de altura total a dedos individuais, juntamente com pesos, medidas de gordura com pinças e medições que são tomadas para aprender mais sobre o interior do corpo, como medições de densidade e varreduras.

O estudo das medições humanas não se limita a seres humanos vivos. Os antropólogos físicos estudam os esqueletos e fazem várias medições antropométricas que têm aplicações de longo alcance, talvez mais notadamente na perícia, onde as pessoas às vezes podem identificar uma vítima com base em características esqueléticas únicas. Órgãos individuais também são extensivamente estudados.

O que são medidas antropométricas?

As medidas antropométricas são uma maneira de avaliar e conceituar a gordura corporal total de uma pessoa.

As medições são geralmente feitas em uma série e normalmente incluem coisas como peso e altura, bem como densidade de dobras e medidas tomadas em certos pontos precisos, em particular os quadris e o pulso.

Aqueles que tabulam os números, geralmente médicos, enfermeiros ou profissionais de fitness, usam os resultados para fazer avaliações sobre a saúde geral de uma pessoa. Particularmente em crianças, os números também podem ser uma indicação do progresso do crescimento.

Medições mais altas ou mais baixas que a média costumam indicar um problema no desenvolvimento normal.

É importante ter em mente, entretanto, que os resultados “médios” são apenas isso – algumas pessoas são naturalmente mais altas ou mais baixas enquanto ainda estão perfeitamente saudáveis.

As preocupações geralmente só são justificadas quando as medições ficam muito fora do intervalo normal.

Compreender a gordura corporal em geral

A gordura corporal pode ser difícil de medir, já que grande parte dela ocorre internamente. Os resultados podem ser vistos do lado de fora em muitos casos, mas ainda pode ser um desafio obter uma imagem precisa de quanto realmente existe à vista.

O principal objetivo das medições antropométricas é levar em conta uma série de fatores diferentes e usar medidas de diferentes partes do corpo para obter uma melhor percepção da situação total da gordura.

Os resultados não são infalíveis, mas geralmente podem dar aos médicos e aos provedores de serviços de saúde uma percepção aproximada de como uma pessoa está, o que geralmente leva a um plano de mudança positiva.

Técnicas de cálculo

Altura, peso e espessura da dobra da pele são geralmente os elementos centrais.

Circunferência corporal na cintura, quadril, tórax e fator de pulso também. Para medir o peso, o examinador pode usar uma escala de auto-zeramento, embora essas escalas precisem ser recalibradas com frequência.

Para medir a altura, o examinador pode usar um dispositivo que se parece com uma régua vertical; consiste de uma haste ou pá horizontal deslizante que se apoiará na cabeça da pessoa.

A pessoa ficará em pé contra o dispositivo com os pés juntos para fornecer uma medida precisa.

Para medir as dobras cutâneas, o examinador fará medições em várias áreas diferentes do corpo, como o braço, os quadris inferiores e as costelas inferiores do tórax.

Estes números são então calculados em média para obter uma leitura mais precisa. Na maioria dos casos, as medições são feitas no lado direito do corpo, a menos que haja uma razão médica para não fazê-lo.

Como preocupações bebês e crianças pequenas

Um dos usos mais comuns e rotineiros dessas medições é durante os check-ups de bebês.

O examinador normalmente medirá o comprimento e o peso do bebê, bem como a circunferência da cabeça da criança, para garantir que o crescimento esteja no caminho certo.

Os resultados podem indicar problemas com o desenvolvimento do cérebro e crescimento ósseo, e também podem destacar questões nutricionais que a criança pode estar enfrentando.

As medições também podem dizer ao examinador quais são as doenças que uma criança tem mais probabilidade de ter, como anemia por desnutrição. Embora os resultados não sejam de forma alguma definitivos, eles geralmente são um ponto de partida para identificar e diagnosticar outros problemas potencialmente mais sérios.

Para fins nutricionais

Em adultos, esses números são muito comuns quando se trata de identificar o peso “ideal” ou “saudável” de uma pessoa.

Normalmente, os médicos os recolhem durante as verificações de saúde de rotina e, quando possível, os comparam não apenas às médias nacionais ou regionais, mas também à história pessoal específica do paciente.

Mudanças significativas em curtos períodos de tempo podem indicar outros problemas, mesmo se as leituras ainda estiverem no intervalo normal.

Nutricionista também pode usar essas medidas para ajudar a decidir a melhor dieta e programa de exercícios para pacientes que desejam perder peso.

Saber onde está a gordura pode levar a programas de perda mais direcionados.

Requisitos esportivos e militares

Medidas antropométricas também são comumente usadas pelos militares para ver se os recrutas estão aptos para o trabalho. Se um recruta está perigosamente acima do peso ou tem um índice de gordura problemático, ele ou ela pode ter problemas durante o treinamento físico e ser suscetível a doenças e enfermidades, o que o tornaria impróprio para o serviço militar.

Medidas antropométricas também são usadas em testes de condicionamento físico para equipes esportivas.

Em geral, qualquer pessoa que pretenda ingressar em uma equipe esportiva ou realizar atividades esportivas ou físicas deve conhecer seu nível de condicionamento físico antes de começar.

Uma pessoa incapaz de começar um treinamento rigoroso pode causar sérios danos ao seu corpo.

As pessoas que conhecem suas medidas relevantes podem ajustar o programa de treinamento e a dieta para seu nível específico de condicionamento, e a probabilidade de lesões graves pode ser reduzida como resultado.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ureia

PUBLICIDADE Definição A ureia é uma substância (CH4N2O) que contém nitrogênio, normalmente removida do sangue pelo …

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Útero

PUBLICIDADE O que é O útero faz parte do sistema reprodutivo feminino que existe dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.