Breaking News
Home / Corpo Humano / Nós musculares

Nós musculares

PUBLICIDADE

Nós musculares – O que são

O fenômeno dos nós musculares não é incomum.

Essencialmente, os nós musculares são seções dentro dos vários músculos do corpo que se contraíram e criaram uma dor consistente. A condição é comum o suficiente para merecer a aplicação de um nome científico, que é pontos-gatilho miofasciais. Embora não haja atualmente uma explicação médica definitiva sobre por que os nós musculares se formam, várias teorias estão sendo testadas.

Um nó muscular é um ponto dolorido ou sensível em um músculo. Parece tenso e dolorido, e geralmente acontece na parte superior das costas ou nas pernas. Geralmente não são prejudiciais, mas certamente podem ser desconfortáveis.

Em casos raros, os nós musculares são um sinal de uma condição de dor de longa duração (ou crônica).

A resposta geralmente aceita para a formação de nós musculares é que algo desencadeia uma reação em que o músculo nunca relaxa.

Na verdade, o músculo está sempre em um estado em que parece estar em uso ativo, em vez de passivamente. Isso é incomum, pois mesmo com atividades como levantamento de peso, corrida ou qualquer tipo de levantamento de peso, o músculo passa por uma série de ciclos intermitentes. A condição ativa constante do músculo leva a espasmos musculares, que por sua vez atua como a causa raiz do nó muscular.

A remoção cirúrgica de uma parte dos nós musculares levou à descoberta da presença de depósitos incomuns de proteína dentro do tecido.

Também existe a teoria de que uma quantidade excessiva de tecido conjuntivo ao redor do músculo também pode contribuir para o desenvolvimento de nós musculares. No entanto, muito pouca pesquisa foi feita sobre a questão do tecido conjuntivo, então a maioria dos médicos não reconhece isso como um fator que contribui para o desenvolvimento de um ponto-gatilho miofascial.

Existem vários tratamentos recomendados para nós musculares. Alguns envolvem a aplicação de

terapêutica para acalmar os nós. Embora massagear o nó possa ser um pouco doloroso durante o processo, há relatos de um abrandamento temporário do processo de espasmo muscular. Outros tratamentos envolvem a aplicação de compressas quentes ou frias nos nós musculares, como meio de ajudar o músculo a relaxar.

A estimulação elétrica, assim como os tratamentos de ultrassom, também são formas comuns de lidar com os nós musculares.

No momento, não parece haver nenhum meio eficaz de eliminar a presença de nós musculares, embora diferentes pessoas respondam a um ou mais desses tratamentos ao longo do tempo.

Embora seja raro, há relatos de nós musculares desaparecendo durante os tratamentos.

No entanto, na maioria dos casos, os tratamentos são mais focados em controlar a doença, em vez de eliminar a presença de nós musculares.

Nós musculares – Músculos

Nós musculares

Se você já sentiu dor nas costas, no pescoço ou embaixo da omoplata, provavelmente você teve um nó muscular. O nome faz parecer que o músculo está torcido ou dobrado, mas não é o caso.

Os nós geralmente são um tipo de espasmo que faz com que uma pequena parte de um músculo fique tensa. Muitas vezes, essa tensão pode ser dolorosa.

Nós musculares geralmente acontecem porque um músculo foi irritado por um movimento repetitivo. Os atletas notarão nós musculares após treinarem um grupo de músculos por um longo período de tempo.

Um músculo também pode se enrolar quando fica em uma posição estranha por muito tempo. Ficar sentado em uma mesa ou dirigir um carro por um longo tempo, especialmente sem pausas, pode irritar um músculo a ponto de “dar um nó”.

Os pesquisadores descobriram que os nós musculares não aparecem nas imagens, então eles não têm certeza do que o músculo está fazendo para causar dor.

Alguns médicos acham que os espasmos musculares podem afetar o fluxo sanguíneo, e é isso que faz com que a área com nós doa.

Outros médicos afirmam que a dor pode ser causada por nervos que são desencadeados pelos espasmos.

Não importa a causa, um nó muscular dói e essa dor pode durar dias ou semanas. O desconforto pode afetar seu trabalho ou dificultar as atividades de que você gosta.

Nós musculares

Os nós dos músculos são áreas duras e sensíveis dos músculos que se contraem e se contraem mesmo quando o músculo está em repouso.

Essas fibras musculares tensas podem causar dor em outras partes do corpo quando tocadas. Eles também são conhecidos como pontos de gatilho.

Os nós musculares podem ser causados por:

Um estilo de vida sedentário
Uso excessivo ou lesionando seus músculos
Postura pobre

Desidratação, hábitos alimentares pouco saudáveis, estresse e ansiedade também podem contribuir para os nós musculares.

Os nós musculares podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente são encontrados nas costas, ombros e pescoço. Freqüentemente, eles também aparecem nos músculos glúteos.

Os nós dos músculos podem causar sensações de dor e dor nos músculos e nas articulações. Quando você toca um nó muscular, ele pode ficar inchado, tenso ou irregular. Também pode parecer tenso e contraído, mesmo quando você está tentando relaxar, e eles costumam ser sensíveis ao toque. A área afetada pode até ficar inflamada ou inchada.

Os nós musculares podem causar sintomas em áreas fora dos músculos, incluindo:

Dores de cabeça
Dores de dente
Dores de ouvido

Você também pode sentir estresse, ansiedade e depressão, além de ter dificuldade para dormir.

Fonte: www.piedmont.org/www.webmd.com/www.wisegeek.com/www.athletico.com/www.healthline.com/chiropractic.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Sistema Nervoso Simpático

PUBLICIDADE Sistema Nervoso Simpático – Definição O sistema autônomo é composto de duas divisões, os …