Breaking News
Home / Corpo Humano / Próstata

Próstata

PUBLICIDADE

Definição

A Próstata é uma glândula dentro do sistema reprodutor masculino que fica logo abaixo da bexiga. Em forma de castanha, a próstata envolve o início da uretra, o canal que esvazia a bexiga.

A próstata não é realmente uma, mas muitas glândulas, 30-50 em número, entre as quais é abundante tecido contendo muitos feixes de músculo liso.

A secreção da próstata é um fluido leitoso que é descarregado na uretra no momento da ejaculação do sêmen.

A origem do nome “próstata” é bastante curiosa.

A palavra é do grego “próstatas”, para ficar antes.

O anatomista Herófilo chamou-a de próstata porque, como ele via, fica diante dos testículos.

Próstata aumentada

A próstata geralmente cresce quando os homens envelhecem. Isso é chamado de hiperplasia prostática benigna.

Um aumento da próstata pode causar problemas de urinar.

A próstata é uma glândula masculina. Ajuda a fazer sêmen, o fluido que contém espermatozóides.

A próstata envolve o tubo que leva a urina para longe da bexiga e para fora do corpo.

A próstata de um homem jovem é do tamanho de uma noz. Ele cresce lentamente com a idade. Se ficar muito grande, pode causar problemas. Isso é muito comum depois dos 50 anos. Quanto mais os homens mais velhos ficam, maior a probabilidade de sofrerem de problemas na próstata.

O que é a Próstata?

A próstata é uma parte importante da anatomia masculina em humanos, assim como a maioria dos outros mamíferos.

Em humanos, normalmente é do tamanho de uma noz e envolve a uretra, profundamente dentro do trato reprodutivo.

Tem vários propósitos importantes, mas ajudar a produzir, fortalecer e expelir esperma é um dos mais significativos.

Também desempenha um papel fundamental na prevenção do vazamento de urina durante a ejaculação.

A glândula é geralmente bastante sensível, tanto às pressões externas quanto às mudanças químicas no corpo.

É mais suscetível que a maioria dos outros à inflamação e ao alargamento, o que pode levar a muitos problemas no domínio da função reprodutiva.

Sua conexão com tecidos linfáticos e fluidos também torna mais provável o desenvolvimento de tumores e lesões cancerosas, que podem ser fatais se não forem capturados rapidamente. A maioria dos médicos especialistas recomenda que a glândula seja verificada em tamanho e inchaço uma vez por ano.

Próstata
Os distúrbios da próstata tipicamente produzem sintomas comumente associados a
distúrbios do trato urinário, como um fluxo fraco de urina e dor ao urinar

Fundamentos Anatômicos

Como a maioria das glândulas, a próstata é muito difícil, se não impossível, de detectar externamente. Ele fica bem entre a bexiga e o topo do órgão reprodutor masculino e a uretra tubária passa através dele, conectando efetivamente todos os três.

A glândula também conecta vários dutos que auxiliam na produção do fluido seminal e, muitas vezes, atua como uma espécie de intermediário quando se trata dos fluidos que são e não são permitidos fluir no órgão reprodutor masculino em um determinado momento. É controlado pelo cérebro em resposta a vários estímulos e sinais de excitação do sistema nervoso.

Papel na produção de esperma

Um dos papéis mais significativos da glândula é contribuir para o volume e alcalinização do sêmen. O sémen é constituído principalmente por espermatozóides, ou espermatozóides, mas cerca de 25% é constituído por uma solução branca leitosa ligeiramente alcalina conhecida como fluido de vesícula seminal. Esse fluido ajuda a neutralizar a vagina levemente ácida, ajudando os espermatozóides a viver mais e ter uma maior chance de fertilizar um óvulo, causando uma gravidez e, finalmente, passando material genético para a próxima geração.

A glândula também produz seu próprio fluido, conhecido como fluido prostático. Ao contrário do sêmen, que é mais ou menos consistente entre os mamíferos, o fluido prostático varia muito na composição entre as espécies. Geralmente é feito de açúcares simples. O fluido prostático humano contém menos de 1% de proteína e tem altos níveis de zinco. Acredita-se que sua principal função seja lubrificar a glândula e ajudar no movimento de outras substâncias mais significativas.

Eliminação de Fluidos

Na maioria dos mamíferos, a uretra – o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo – passa pela próstata. Esta parte da uretra é conhecida como a uretra prostática. Quando a próstata é apertada durante a ejaculação, ela se expande para espremer a uretra prostática, impedindo assim a micção. Essa contração muscular também ajuda a expelir o sêmen durante a ejaculação.

Inflamação e Alargamento

A próstata é suscetível a vários problemas de saúde únicos, vários dos quais são bastante comuns.

A prostatite é a inflamação da próstata. Pode ser causada por uma variedade de coisas, desde infecções bacterianas até leucocitose.

Próstata
Um aumento da próstata não-cancerosa é chamado de hiperplasia benigna da próstata

A hiperplasia benigna da próstata, ou um aumento da próstata, geralmente ocorre em homens mais velhos, onde a próstata aumenta o suficiente para interferir com a função uretral.

De certo modo, a próstata expande e aperta a uretra nesses casos. Isso pode resultar em micção hesitante e/ou frequente, mas incompleta.

Os tratamentos vão desde tomar bloqueadores alfa até cirurgias, incluindo a ressecção transuretral da próstata.

Cânceres e crescimentos incomuns

Um aumento da próstata também está ocasionalmente associado ao câncer de próstata.

Este tipo de câncer é um dos cânceres mais comuns sofridos por homens em países desenvolvidos. Felizmente para a maioria, também é muito fácil detectar precocemente através de exames retais regulares e testes direcionados de níveis de Antígeno Específico da Próstata no sangue e no sêmen.

Equivalentes Femininos

A glândula de Skene, também conhecida como glândula parauretral, é a versão feminina da próstata. É muito menor e, obviamente, não está envolvido na produção de espermatozóides, uma vez que o sistema reprodutivo feminino se concentra em ovos, em vez de espermatozóides e ovos são alojados nos ovários.

A glândula parauretral está igualmente envolvida no fechamento da bexiga e no controle da produção de urina, e em algumas mulheres ela também expele o fluido durante o orgasmo. Este fluido, ou ejaculação feminina, é tipicamente bastante semelhante ao fluido prostático produzido pela próstata masculina.

Quais são os problemas mais comuns de próstata?

Próstata

Embora os problemas de próstata freqüentemente afetem homens e homens de meia-idade em seus últimos anos, problemas com a próstata podem realmente afetar homens de qualquer idade.

Entre os problemas de próstata mais comuns estão prostatite, câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata.

A detecção precoce desses sintomas é o fator mais importante no trabalho para curar qualquer uma dessas doenças.

A próstata é uma glândula que envolve a uretra e está localizada no sistema reprodutor masculino.

Sua principal função é produzir o fluido que está presente no sêmen. Às vezes, essa glândula é infectada, o que pode levar a problemas de próstata, como irritação ou inflamação, também conhecida como prostatite.

A prostatite pode ser: aguda ou crônica.

A prostatite aguda começa de repente e apresenta sintomas como dor lombar, dor na região da virilha, febre e calafrios. Um homem com prostatite aguda também pode sentir dor ao urinar. Quando adequadamente tratados com antibióticos, os sintomas da prostatite aguda diminuem à medida que a infecção se cura.

A prostatite crônica, por outro lado, é o resultado de uma infecção recorrente. Prostatite crônica é freqüentemente difícil de tratar com antibióticos e pode, portanto, requerer múltiplos esforços de tratamento. Ambas as formas aguda e crônica de prostatite estão entre os problemas de próstata mais propensos a afetar os homens mais jovens.

Enquanto a maioria dos problemas de próstata não leva ao câncer, o câncer de próstata ainda é uma forma bastante comum, mas tratável de câncer.

No seu desenvolvimento mais adiantado, o câncer de próstata pode estar presente sem nenhum sintoma identificável. Eventualmente, sintomas como micção freqüente, sangue na urina e dor durante a ejaculação podem ser percebidos. O câncer está entre os problemas mais graves da próstata, mas se for detectado e tratado antes de poder se espalhar para outros órgãos, a maioria dos homens se recuperará totalmente do câncer de próstata.

Uma próstata aumentada, mas não cancerosa é referida como hiperplasia benigna da próstata. Este é um dos problemas mais comuns da próstata que afeta homens com mais de 50 anos. Homens com hiperplasia benigna da próstata muitas vezes experimentam sintomas urinários, como micção freqüente, especialmente à noite, bem como dificuldade para urinar ou vazar urina após a micção. Os sintomas podem ser tratados com medicação ou cirurgia.

Problemas de próstata às vezes são evitáveis por consumir uma dieta rica em alimentos à base de plantas e beber muita água.

No entanto, a causa do câncer de próstata ainda não é conhecida e, portanto, não é facilmente evitada. Exames de rotina, particularmente para homens com mais de 50 anos e homens com história familiar de câncer de próstata, bem como atenção aos possíveis sintomas, são as melhores maneiras de evitar que o câncer de próstata se espalhe para outras partes do corpo.

O que é inflamação da próstata?

Próstata

A inflamação da próstata, também conhecida como prostatite, é a irritação e inchaço da próstata nos homens.

A próstata é uma parte importante do sistema reprodutor masculino, fazendo a maior parte do fluido que transporta o esperma para fora do corpo durante a ejaculação. Micção freqüente e infecções do trato urinário repetidas são sintomas comuns da inflamação da próstata.

Existem vários tipos diferentes de inflamação da próstata, por isso as opções de tratamento variam de acordo com o tipo de inflamação, bem como os sintomas específicos. Opções comuns de tratamento incluem o uso de medicamentos vendidos sem prescrição médica e prescrição, ou nos casos mais graves, cirurgia.

A prostatite bacteriana aguda é a causa menos comum de inflamação da próstata. Os sintomas desenvolvem-se rapidamente como resultado de uma infecção bacteriana e podem incluir dor pélvica e genital, bem como uma sensação de urgência urinária. O paciente também pode sentir febre, calafrios, náusea e sensação de queimação ao urinar. O fluxo de urina pode ficar bloqueado se esta condição não for tratada, levando a complicações potencialmente fatais. O paciente com essa condição geralmente é hospitalizado por um período de tempo para garantir que não haja complicações sérias.

A prostatite bacteriana crônica é outra causa potencial de inflamação da próstata. Os sintomas dessa condição são semelhantes aos da prostatite bacteriana aguda, embora esses sintomas sejam frequentemente muito menos graves. Antibióticos são geralmente prescritos para essa condição e podem precisar ser tomados por várias semanas. Dor ou medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos juntamente com os antibióticos.

A prostatite crônica não bacteriana, também conhecida como síndrome pélvica crônica, é a causa mais comum de inflamação da próstata. Esta condição causa dor urinária e dor genital que dura pelo menos três meses. Em muitos casos, nenhuma bactéria é encontrada na urina, fazendo com que o médico procure sinais adicionais de inflamação.

Já se acreditou que a maioria dos casos de inflamação da próstata era causada por relações sexuais, mas sabe-se agora que esta é, na verdade, uma das causas menos comuns de prostatite.

Existe um risco maior de desenvolver uma próstata inflamada se houver um procedimento cirúrgico recente realizado nessa área, como o uso de um cateter para drenar a urina da bexiga.

Homens que tiveram uma infecção recente do trato urinário também podem ter um risco aumentado de desenvolver uma próstata inflamada.

Em alguns casos, verifica-se que um homem pode ter um trato urinário anormal, tornando-o mais propenso a desenvolver infecções que podem levar a complicações, como a inflamação da próstata.

Fonte: medlineplus.gov/www.wisegeek.org/naturalhealthplace.com.ng/metro.co.uk/www.webmd.com/www.emedicinehealth.com/prostatecanceruk.org

Veja também

Epigástrio

PUBLICIDADE Epigástrio – Anatomia A parte do abdome superior imediatamente sobre o estômago. Epigástrio é …

Mesentério

PUBLICIDADE Definição de Mesentério O mesentério é um conjunto contínuo de tecidos localizados no abdômen. …

Músculo esquelético

Músculo Esquelético

PUBLICIDADE O sistema muscular é responsável pelo movimento do corpo humano, postura, movimento de substâncias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.