Corpo ciliar

PUBLICIDADE

Corpo ciliar – Definição

corpo ciliar, atrás da íris, faz parte de um grupo de partes oculares que compõem a úvea.

Os trabalhos do corpo ciliar incluem produzir fluido aquoso e controlar o músculo que permite que sua lente mude de forma para focar no que você está vendo.

O corpo ciliar é a faixa circular de tecido que envolve e sustenta a lente do olho dos vertebrados. Ele contém os músculos ciliares, que provocam mudanças na forma do cristalino.

O corpo ciliar é uma estrutura interna do olho composta pelo músculo ciliar, processos ciliares, vasos ciliares e epitélio ciliar

Corpo ciliar – O que é

O corpo ciliar é uma estrutura circular que é uma extensão da íris, a parte colorida do olho.

O corpo ciliar produz o fluido no olho chamado humor aquoso. Ele também contém o músculo ciliar, que muda a forma da lente quando seus olhos focalizam um objeto próximo. Este processo é chamado de acomodação.

O corpo ciliar está localizado atrás da íris do olho. Sua íris é a parte colorida de cada um de seus olhos. Sua íris tem músculos que controlam sua pupila.

íris, o corpo ciliar e a coroide estão conectados e formam uma área do olho chamada úvea. A coroide é uma rede de vasos sanguíneos e está localizada na parte posterior do olho, entre a esclera (a parte branca do olho) e a retina.

O corpo ciliar é a parte do olho que conecta a coroide com a íris.

Consiste em três zonas: o anel ciliar, que se une à coroide; os processos ciliares, uma série de cerca de 70 cristas radiais atrás da íris à qual o ligamento suspensor da lente está ligado; e o músculo ciliar, cuja contração altera a curvatura da lente

O corpo ciliar é uma estrutura interna do olho, localizada na fronteira entre a coroide e a íris.

É composto por várias estruturas únicas que dão ao corpo ciliar sua forma e função únicas.

Corpo ciliar
Corpo ciliar

Essas estruturas incluem o músculo ciliar, processos ciliares, vasos ciliares e epitélio ciliar. O músculo ciliar é responsável por alterar a forma da lente, enquanto os processos ciliares participam da produção do fluido no olho também conhecido como humor aquoso.

O corpo ciliar está ligado à lente pela coleção de pequenos cordões fibrosos conhecidos como fibras zonulares. Essa fixação é crucial para mudar o foco do olho, alterando o formato da lente, um processo conhecido como acomodação. Para prover essas funções, o corpo ciliar precisa ter rica vascularização e inervação; a vascularização é fornecida pelos ramos da artéria oftálmica, enquanto o suprimento nervoso vem do gânglio ciliar.

O corpo ciliar controla o formato do cristalino.

O corpo ciliar é composto principalmente de músculo liso e está conectado ao cristalino por ligamentos suspensores.

A contração do músculo liso no corpo ciliar torna o cristalino mais redondo, focando a visão em objetos que estão mais próximos do olho. O relaxamento do músculo liso faz com que o cristalino se achate, permitindo imagens de objetos mais distantes.

Corpo ciliar – Função

Corpo ciliar
Corpo ciliar

O corpo ciliar tem duas funções principais: produzir fluido aquoso e alterar a forma da lente enquanto o olho está focando.

O fluido aquoso, também chamado de humor aquoso, é claro e ocupa o espaço entre a córnea e a íris. Ele fornece pressurização ao seu olho da mesma forma que o ar enche uma bola.

Ele também traz nutrientes para sua lente e córnea. Sua córnea é uma camada de proteção para o seu olho.

O corpo ciliar contém músculos que fazem sua lente mudar de forma enquanto você foca no que está vendo. Quando você está olhando para algo mais próximo, sua lente fica arredondada.

Quando você está olhando para algo mais distante, sua lente achata. Isso acontece por causa das fibras zonulares que se estendem do corpo ciliar para apoiar sua lente.

Muitos pesquisadores acreditam que a função do corpo ciliar está relacionada à presbiopia. Esta é a palavra que explica por que as pessoas com mais de 40 anos têm dificuldade em se concentrar em objetos próximos.

Corpo ciliar – Localização

Corpo ciliar
Corpo ciliar

O corpo ciliar é um componente da úvea em seu olho. Sua úvea contém sua íris (a parte colorida do olho), junto com o corpo ciliar e a coroide.

A íris, o corpo ciliar e a coroide fluem um para o outro como uma rua curva que muda de nome algumas vezes. Junto com a mudança de nome, a função do tecido muda.

Sua íris controla o movimento de sua pupila e quanta luz entra em seu olho. O corpo ciliar se conecta em cada lado de sua íris para controlar o movimento de sua lente.

Sua lente e córnea trabalham juntas para levar a luz ao ponto certo em sua retina.

Seu oftalmologista pode usar colírios que paralisam o corpo ciliar para testar erros de refração (miopia ou hipermetropia).

A coróide é uma rede de vasos sanguíneos localizada entre a retina e a esclera (a parte branca do olho). Os vasos sanguíneos da coróide fornecem nutrição aos fotorreceptores em sua retina.

Os fotorreceptores são as células que transformam a luz em sinais elétricos. Os sinais vão para o seu cérebro através do nervo óptico e se tornam imagens.

Você não pode ver o corpo ciliar porque está atrás da sua íris. O corpo ciliar tem a forma de um anel. Tem pregas ou sulcos que se abrem chamados de processos ciliares.

Esses processos ciliares secretam fluido aquoso e apontam para sua íris. As fibras zonulares do corpo ciliar fornecem suporte para a lente em seu olho.

O epitélio externo do corpo ciliar, ou camada protetora de tecido, é de cor escura. A camada interna é transparente.

Corpo ciliar – Distúrbios

Existem várias condições que podem afetar o corpo ciliar do olho. Estes incluem inflamação e infecções, tumores e massas, juntamente com outras doenças. Infecções graves podem causar inflamação e, em seguida, causar o desligamento do corpo ciliar.

Inflamação e infecções

“Uveíte” é um termo para inflamação e possível infecção da sua úvea. Isso pode afetar o corpo ciliar, pois o corpo ciliar é uma das partes da sua úvea. A uveíte não tratada pode levar à perda da visão.

Outro tipo é a iridociclite, que é uma inflamação que afeta a íris e o corpo ciliar. Pode ser causada por uma infecção ou por outra condição, como artrite, ou pode não ter uma causa conhecida.

Muitos casos desaparecem após um breve período, mas alguns podem afetar sua visão permanentemente.

Tumores e massas

Tumores, massas e cistos podem afetar seus olhos, incluindo o corpo ciliar. Existem adenomas ou pequenos tumores não cancerosos que têm o potencial de se tornar cancerosos.

O melanoma intraocular é cancerígeno e geralmente começa na úvea, geralmente na coroide. O melanoma intraocular é o tipo mais comum de câncer ocular em adultos, mas ainda acontece raramente.

Pode progredir para o corpo ciliar.

Os cistos podem se formar em qualquer parte do corpo. Cistos no corpo ciliar podem levar a casos repetidos de inflamação que podem causar uveíte.

Outras condições

corpo ciliar pode ser danificado e adoecido por muitos outros fatores.

Alguns deles incluem:

Atrofia óptica: esta condição, que envolve danos ao nervo óptico, pode indicar que algo mais está acontecendo com seu olho.
Glaucoma: O acúmulo de líquido aquoso causa alta pressão ocular no glaucoma. O corpo ciliar é responsável pela produção desse fluido.
Lesões oculares: Traumas contusos como os que acontecem em acidentes de carro ou são causados por fogo ou produtos químicos podem causar descolamento do corpo ciliar.
Coloboma: Este termo refere-se a uma área de tecido ausente em seu olho. Colobomas estão presentes no nascimento.

Corpo ciliar – Sintomas

Se você tem uma condição médica que afeta o corpo ciliar, pode notar estes sinais e sintomas:

Visão embaçada.
Olhos vermelhos.
Olhos inchados.
Olhos marejados.
Perda de visão.
Dor nos olhos.
Dores de cabeça.
Hifema (uma poça de sangue na parte frontal do olho).

Corpo ciliar – Tratamentos

Os tratamentos para problemas oculares dependem do tipo de problema que você tem.

As terapias podem incluir:

Medicamentos, administrados como loções, colírios, comprimidos ou injeções.
Procedimentos com laser ou frio extremo (crioterapia).
Procedimentos cirúrgicos, que podem remover coisas dos olhos ou adicionar coisas (como lentes para tratar catarata).

Fonte: www.oxfordreference/www.mountsinai.org/my.clevelandclinic.org/medlineplus.gov/www.kenhub.com/www.aao.org/medcell.org/webeye.ophth.uiowa.edu/www.clinicabaviera.com

Veja também

Trompas de Eustáquio

Trompas de Eustáquio

PUBLICIDADE Trompas de Eustáquio – Definição As trompas de Eustáquio conectam os ouvidos médios à parte posterior …

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …