Breaking News
Home / Corpo Humano / Veia Renal

Veia Renal

PUBLICIDADE

Definição

Uma grande veia que drena o sangue do rim e deságua na veia cava inferior; as veias renais situam-se no topo (anterior) das artérias renais. Para atingir a veia cava, a veia renal esquerda passa pela aorta e é três vezes mais longa que a veia renal direita. As tributárias da veia renal esquerda incluem a veia testicular ou ovariana esquerda e a veia adrenal esquerda.

Veias renais

Existem duas veias renais, a esquerda e uma direita. Eles se ramificam da veia cava inferior e drenam o sangue depletado de oxigênio dos rins.

Quando entram nos rins, cada veia separa-se em duas partes. As veias posteriores auxiliam na drenagem da parte posterior de cada rim, enquanto as veias anteriores auxiliam a parte frontal. Essas veias também são responsáveis pela drenagem do sangue do ureter, que transporta a urina para longe dos rins para a bexiga urinária.

Essas veias não devem ser confundidas com a aorta renal. Ao contrário das veias, a aorta renal fornece sangue oxigenado para os rins. Para simplificar, a aorta transporta sangue para os rins enquanto as veias afastam o sangue.

Existem duas doenças notáveis que envolvem as veias renais. Se um coágulo (ou trombo) se desenvolver, isso pode causar trombose venosa renal. Os sintomas incluem um fluxo diminuído de urina, juntamente com sangue na urina. O tratamento exigiria anticoagulantes e/ou cirurgia de remoção de coágulos. Outra questão é a síndrome do quebra-nozes, que ocorre quando uma das veias renais é comprimida entre a aorta abdominal e a artéria mesentérica superior.

Qual é a função da artéria renal e da veia renal?

A artéria renal transporta sangue oxigenado rico em minerais do coração para os rins, para nutrição e respiração celular.

As veias renais carregam sangue desoxigenado após os produtos residuais terem sido removidos via filtração glomerular dos rins para o coração.

O que é a Veia Renal?

Veias renais são vasos sanguíneos que transportam sangue desoxigenado do rim para a veia cava inferior. Elas se situam anteriormente às artérias renais correspondentes e se unem à veia cava inferior em ângulos próximos de noventa graus. A veia cava inferior é uma importante veia que transporta sangue para o átrio direito, onde o sangue é expelido para se tornar reoxigenado.

O corpo humano normal tem dois rins, cada um equipado com uma veia renal diferenciada “esquerda” e “direita”, de acordo com a qual a veia renal emerge.

Os rins são órgãos localizados na cavidade abdominal posterior que servem a funções de absorção, equilibrando o nível de água do corpo e filtrando os resíduos a serem excretados na forma de urina. Os rins recebem oxigênio e nutrientes através do sangue rico em oxigênio que entra nos rins pelas artérias renais.

O sangue arterial é então aliviado de minerais e metabólitos indesejáveis em pequenas unidades de filtração e reabsorção no rim chamadas néfrons, após o que é excretado. O sangue é então passado através de pequenas vênulas, que se conectam e se esvaziam nas veias interlobares.

Veia renal
Veias renais são vasos sanguíneos que transportam sangue desoxigenado do rim para a veia cava inferior

Veia renal
Os rins desempenham um papel crucial no sistema urinário e na
manutenção do equilíbrio eletrolítico e da pressão arterial

Dois ramos de veias, o ramo anterior e o ramo posterior, combinam-se para criar a veia renal singular que surge de cada rim. O ramo anterior recolhe o sangue da região anterior, ou anterior, do rim e o ramo posterior é retirado da região posterior ou posterior. Essas veias frequentemente têm um ramo que extrai sangue do ureter, um órgão semelhante a um tubo que surge a partir do meio de cada rim e transporta a urina do rim para a bexiga urinária.

A veia renal direita aceita sangue somente dessas fontes, enquanto a esquerda também recebe sangue de várias outras veias para alimentar a veia cava inferior.

Isto é devido à localização assimétrica da veia cava inferior no lado direito do corpo. A veia frênica inferior esquerda, a veia supra-renal esquerda, a veia lombar esquerda e a veia gonadal esquerda. Nos homens, a veia gonadal é a veia testicular esquerda e nas mulheres é a veia ovariana esquerda.

A síndrome do Quebra-Nozes, também conhecida como síndrome do encarceramento da veia renal e compressão meso-aórtica da veia renal esquerda, ocorre quando a aorta abdominal e a artéria mesentérica superior pressionam a veia renal esquerda. Isso obstrui o fluxo de sangue e apresenta sintomas de dor abdominal, náusea e dor testicular esquerda nos homens.

A síndrome de Nutcracker também se apresenta com hematúria, ou glóbulos vermelhos na urina, e variocele, ou veias anormalmente aumentadas no escroto.

Esta condição é geralmente tratada com um reimplante de stent ou veia renal.

Outra doença que pode afetar esses vasos sanguíneos é a trombose venosa renal, em que um coágulo sanguíneo se forma na veia, obstruindo assim o fluxo de sangue do rim. Este distúrbio geralmente apresenta hematúria e diminuição da excreção de urina. O paciente geralmente recebe medicação anticoagulante e, em raras ocasiões, o coágulo pode ser removido cirurgicamente

Fonte: www.healthline.com/www.wisegeek.org/socratic.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

próstata

Próstata

PUBLICIDADE Definição A Próstata é uma glândula dentro do sistema reprodutor masculino que fica logo …

Peritônio

Peritônio

PUBLICIDADE Definição O peritônio é a fina membrana serosa que reveste as paredes das cavidades …

Caixa Torácica

PUBLICIDADE Definição A Caixa torácica é uma estrutura formada pelas vértebras torácicas e costelas, o esterno (esterno) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.