Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

PUBLICIDADE

Sistema Circulatório – O que é

sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é uma vasta rede de órgãos e vasos sanguíneos que atua como um sistema de entrega e remoção de resíduos para o corpo.

sistema circulatório não apenas mantém nossas células saudáveis, mas também nos mantém vivos.

sistema circulatório  é a estrutura anatômica composta pelo sistema cardiovascular que conduz e circula sangue e o sistema linfático que conduz a linfa de forma unidirecional para o coração.

Nos seres humanos, o sistema cardiovascular consiste no coração, vasos sanguíneos ( artérias, veias e capilares ) e sangue.

O sistema linfático que é composto de vasos linfáticos, gânglios, órgãos linfáticos (o baço e o timo ), medula óssea, tecidos linfáticos (como amígdala e placas de Peyer ) e linfa.

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo fluido especializado, com uma matriz coloidal líquido, um complexo e uma constituição característica cor vermelha. Tem uma fase sólida ( elementos de forma ), que inclui leucócitos (ou glóbulos brancos ), eritrócitos (ou glóbulos vermelhos ), plaquetas e uma fase líquida, representada pelo plasma sanguíneo.

A linfa é um líquido transparente que viaja através dos vasos linfáticos e geralmente é desprovido de pigmento.

Ocorre após o excesso de fluido que deixa os capilares sanguíneos no espaço intersticial ou intercelular e é coletado pelos capilares linfáticos, que drenam vasos linfáticos mais espessos para convergir para dutos que se descarregam nas veias subclávias.

A principal função do sistema circulatório é passar nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, células sanguíneas, entre outros, para as células do corpo, coletar os resíduos metabólicos que são então removidos pelos rins, na urina e pelo ar expirado nos pulmões, rico em dióxido de carbono – CO2

Conceito

sistema circulatório é controlado pelo coração que bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos.

O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.

Combinado com o sistema cardiovascular, o sistema circulatório ajuda a combater doenças, ajuda o corpo a manter uma temperatura corporal normal e fornece o equilíbrio químico correto para fornecer a homeostase do corpo, ou estado de equilíbrio entre todos os seus sistemas.

Enfim, a cada batimento cardíaco, o sangue é enviado por todo o nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para todas as células. Todos os dias, aproximadamente 10 pintas (5 litros) de sangue em seu corpo viajam muitas vezes por cerca de 60.000 milhas (96.560 quilômetros) de vasos sanguíneos que se ramificam e se cruzam, ligando as células de nossos órgãos e partes do corpo

Divisão

Sistema sanguíneo: são representados pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o coração.
Sistema linfático: 
formado pelos vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides (linfonodos e tonsilas).
Órgãos hemopoiéticos: 
representados pela medula óssea e pelos órgãos linfóides (baço e timo).

Tipos de sistemas circulatório:

Existem dois tipos de sistemas circulatórios:

Sistema circulatório fechado: neste tipo de sistema circulatório, o sangue viaja dentro de uma rede de vasos sanguíneos, sem deixá-los. O material transportado pelo sangue atinge os tecidos através da difusão. É característico de anelídeos, cefalópodes e todos os vertebrados, incluindo humanos.
Sistema circulatório aberto:
 neste tipo de sistema circulatório, o sangue não está sempre contido em uma rede de vasos sanguíneos. O sangue bombeado pelo coração viaja através dos vasos sanguíneos e irriga diretamente as células, retornando mais tarde por diferentes mecanismos. Este tipo de sistema ocorre em muitos invertebrados, incluindo artrópodes, que incluem crustáceos, aranhas e insetos; e moluscos não cefalópodes, como caracóis e moluscos. Esses animais têm um ou mais corações, uma rede de vasos sanguíneos e um grande espaço aberto no corpo chamado hemocele.

A circulação de sangue ou circulação sanguínea descreve o caminho que o sangue faz desde que ele sai até retornar ao coração.

A circulação pode ser simples ou dupla:

Circulação simples: ocorre quando o sangue forma um único ciclo e, no seu curso, passa apenas uma vez pelo coração. O sangue passa uma vez pelo coração em cada curva.

Circulação dupla do sangue, o sangue passa duas vezes pelo coração em cada curva.

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório tem a função de transporta e distribuir substâncias pelo o organismo.

Qual é a importância do sistema circulatório?

importância do sistema circulatório dificilmente pode ser subestimada; sem ele, o corpo cessaria muitas de suas funções primárias, levando a uma morte muito rápida.

Algumas das funções críticas que o sistema circulatório desempenha incluem ajudar na luta contra infecções, manter a temperatura corporal estável e garantir que todas as partes do corpo recebam oxigênio e nutrientes.

Aprender sobre os processos únicos realizados durante a circulação pode ajudar a esclarecer o papel vital do sistema circulatório.

Dois vasos sanguíneos com capilares entre eles

sistema circulatório atua como uma enorme via expressa no corpo, fornecendo as rotas e o impulso para obter diferentes substâncias pelo corpo.

Um dos principais objetivos dessa estrada é ajudar os glóbulos brancos que lutam contra doenças a se aproximarem de invasores estranhos, como bactérias e vírus.

Quando um corpo detecta que está sendo atacado por uma infecção, os glóbulos brancos começam a correr para o local do ataque, usando as vias de circulação para atingir seu objetivo.

Se o sistema circulatório não estiver funcionando adequadamente, os glóbulos brancos podem ficar mais lentos, dando tempo para que a infecção cresça e se fortaleça.

Outro fator chave para a importância do sistema circulatório é sua capacidade de ajudar a regular a temperatura corporal.

Humanos e animais só podem sobreviver dentro de uma certa faixa de temperatura; subir muito alto ou cair muito baixo e a morte pode seguir rapidamente. Quando um corpo fica muito quente, pequenos vasos sanguíneos chamados capilares incham perto da pele, permitindo que parte do excesso de calor atravesse a pele e evapore. Da mesma forma, quando frios, os capilares se contraem, mantendo o calor no centro do corpo como um meio de manter os órgãos essenciais aquecidos e funcionando. Como todos os vasos sanguíneos, os capilares reguladores de temperatura fazem parte da grande autoestrada do sistema circulatório.

Talvez a maior importância do sistema circulatório possa ser encontrada em sua capacidade de alimentar e oxigenar órgãos por todo o corpo. Quando os pulmões absorvem oxigênio, o coração bombeia o oxigênio para as células do sangue esgotadas, enriquecendo-as e enviando-as em seu caminho por todo o corpo.

As células sanguíneas também absorvem nutrientes e vitaminas que são distribuídos aos órgãos do circuito circulatório do corpo. Sem um sistema circulatório funcionando adequadamente, os órgãos podem sofrer de desnutrição e falta de oxigênio, perdendo a capacidade de continuar seu trabalho vital.

A importância do sistema circulatório é tão crucial que muitos especialistas médicos incentivam uma rotina regular de manutenção para ajudá-lo a continuar funcionando conforme necessário.

O exercício cardiovascular é frequentemente recomendado, pois mantém o músculo cardíaco vital tonificado e saudável.

Manter um peso saudável e uma boa dieta alimentar também podem ajudar o sistema circulatório, mantendo as artérias livres de acúmulo de gordura e evitando que o excesso de peso exerça pressão extra sobre o coração.

Como funciona o sistema circulatório

Sistema Circulatório

coração fica no centro do sistema circulatório e bombeia o sangue pelo resto da rede.

Este músculo oco é composto por quatro câmaras: os átrios esquerdo e direito formam as duas câmaras na parte superior e os ventrículos esquerdo e direito formam as duas câmaras na parte inferior.

As câmaras são separadas por válvulas unilaterais para garantir que o sangue flua na direção correta.

O resto do sistema circulatório é composto por duas redes independentes que atuam juntas: o sistema pulmonar e o sistema sistêmico.

O sistema pulmonar é responsável por fornecer oxigênio fresco ao sangue e remover o dióxido de carbono.

O sangue pobre em oxigênio chega das veias que levam ao átrio direito do coração. O sangue é então bombeado pelo ventrículo direito e, em seguida, pela artéria pulmonar, que se divide em duas e se divide em artérias e capilares cada vez menores antes de entrar nos pulmões.

Os minúsculos capilares formam uma rede dentro dos pulmões que facilita a troca de dióxido de carbono e oxigênio. Dos pulmões, o sangue rico em oxigênio flui de volta para o coração.

Em seguida, o sistema sistêmico de artérias, veias e capilares assume. Artérias e veias não são iguais, embora sejam os dois tipos de vasos sanguíneos.

As artérias transportam sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todas as partes do corpo, de acordo com o National Cancer Institute.

As veias transportam o sangue pobre em oxigênio e nutrientes de volta ao coração. Os capilares são o menor tipo de vaso sanguíneo e fornecem a ponte entre as artérias e as veias.

Conforme o sangue rico em oxigênio chega dos pulmões, ele entra no átrio esquerdo e, em seguida, viaja para o ventrículo esquerdo antes de ser bombeado por todo o corpo.

O sangue é bombeado através da artéria aorta (a maior artéria do corpo) antes de entrar nas artérias menores que transportam o sangue para todas as partes do corpo.

À medida que o sangue distribui nutrientes e oxigênio para cada célula, o dióxido de carbono e outros produtos residuais são coletados à medida que o sangue flui pelos capilares e para as veias.

A contração e o relaxamento do coração – os batimentos cardíacos – são controlados pelo nó sinusal, que é um aglomerado de células situado no topo do átrio direito.

O nó sinusal envia sinais elétricos através do sistema de condução elétrica do coração que direciona o músculo a se contrair ou relaxar.

O batimento cardíaco é dividido em duas fases: as fases de sístole e diástole. No primeiro, os ventrículos se contraem e empurram o sangue para a artéria pulmonar ou aorta. Ao mesmo tempo, as válvulas que separam os átrios e os ventrículos se fecham para evitar que o sangue flua para trás. Na fase de diástole, as válvulas que se conectam ao átrio se abrem e os ventrículos relaxam e se enchem de sangue.

O nó sinusal controla o ritmo dessas duas fases.

TIPOS DE CIRCULAÇÃO

Circulação pulmonar ou pequena circulação: O sangue que entra no AD passa para o VD de onde é bombeado através das artérias pulmonares e daí para os capilares pulmonares. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao AE através das veias pulmonares. É uma circulação coração-pulmão-coração.
Circulação sistêmica ou grande circulação: 
Do AE, o sangue oxigenado flui para o VE, de onde é bombeado através da artéria aorta e seus vários ramos, e daí aos capilares de todas as regiões do corpo, retornando ao coração (pelo AD) com sangue venoso através das veias cavas superior e inferior. É uma circulação coração-tecido-coração.
OBS. Volume do sangue corporal: 
cerca de 5 litros.
Capacidade de cada câmara cardíaca:
 60 a 70 ml.
Circulação colateral: 
São comunicações denominadas anastomoses existente entre artérias ou veias entre si. É um mecanismo de defesa do organismo, para irrigar ou drenar determinado território quando há obstrução de artérias ou veias de relativo calibre.
Circulação portal: 
É quando uma veia se interpõe entre duas redes de capilares. Ex. Circulação portal-hepática, provida de uma rede capilar no intestino e outra rede de capilares sinusóides no fígado, ficando a veia porta interposta entre as duas redes.

Fonte: www.rchsd.org/www.corpohumano.hpg.ig.com.br/www.livescience.com/br.geocities.com/es.wikipedia.com/bvsms.saude.gov.br/www.healthline.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nós musculares

PUBLICIDADE Nós musculares – O que são O fenômeno dos nós musculares não é incomum. Essencialmente, os nós …

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.