Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Tegumentar

Sistema Tegumentar

PUBLICIDADE

Sistema Tegumentar – Definição

sistema tegumentar é um sistema de órgãos que consiste na pele, cabelos, unhas e glândulas exócrinas.

A pele é de apenas alguns milímetros de espessura, mas é de longe o maior órgão do corpo.

A pele da pessoa média pesa 10 quilos e tem uma superfície de cerca de 20 metros quadrados.

A Pele forma o revestimento externo do corpo e uma barreira para proteger o corpo de produtos químicos, doença, luz UV e danos físicos.

O Cabelo e as unhas estender a partir da pele para reforçar a pele e protegê-la contra dano ambiental. As glândulas exócrinas do sistema tegumentar produzem suor, óleo e cera para esfriar, proteger e hidratar a superfície da pele.

O que é o sistema tegumentar?

sistema tegumentar, mais conhecido pelos leigos como “a pele”, é o maior dos sistemas orgânicos do corpo e um dos mais importantes.

Longe de ser apenas uma cobertura para garantir que os tecidos subjacentes do corpo não sejam expostos, a pele desempenha uma série de funções, que vão desde ajudar o corpo a eliminar resíduos até proteger o corpo de traumas físicos.

Em seres humanos, o sistema tegumentar pode representar até 15% do peso corporal total e tem uma grande área de superfície que se encontra com várias membranas mucosas, como as que revestem a boca, o orifício no final do intestino grosso e as órbitas oculares.

Sistema Tegumentar

Pele Humana

pele inclui três camadas de tecido, juntamente com estruturas relacionadas, como cabelo, unhas, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Juntos, os componentes do sistema tegumentar mantêm o corpo protegido e isolado do mundo exterior.

Uma das funções do sistema tegumentar é a eliminação de resíduos. Os resíduos podem ser secretados através da pele para acelerar a eliminação, o que explica por que às vezes as pessoas têm suor com um cheiro incomum, pois seus corpos expressam resíduos. A pele também fornece uma camada de impermeabilização e protege o corpo de insetos, bactérias, vírus e várias outras ameaças potenciais do mundo exterior. As glândulas sebáceas mantêm o sistema tegumentar oleoso para que permaneça flexível e durável.

sistema tegumentar também ajuda a regular a temperatura corporal e pode conservar e liberar calor conforme necessário. A pele também regula a perda e retenção de água.

A regulação da temperatura e da perda de água é crítica para a homeostase, razão pela qual as vítimas de queimaduras graves correm o risco de morte, porque seus corpos não são capazes de regular sua temperatura e conteúdo de água. Em humanos, a pele também sintetiza vitamina D para uso pelo corpo.

A epiderme, derme e subderme do sistema tegumentar também atuam como uma almofada literal para proteger o corpo de impactos e para absorver golpes, cortes e outras formas de trauma físico.

A camada de gordura na subderme é uma parte importante dessa almofada de impacto e também ajuda a isolar o corpo para manter a temperatura interna estável.

Muitos humanos notaram que a cor da pele de alguém pode variar radicalmente, de muito pálida a bastante escura. Isso se deve aos vários níveis de pigmentos caroteno e melanina, que são projetados para proteger o sistema tegumentar e o corpo em geral da radiação ultravioleta.

Indivíduos com ancestrais que viveram nos trópicos tendem a ter pele mais escura porque seus ancestrais estavam mais expostos aos raios solares.

Sistema Tegumentar – A Pele

Sistema Tegumentar
Sistema Tegumentar

pele é o maior órgão do corpo, com uma área de superfície de 18 pés quadrados. Suas duas camadas principais são a epiderme (camada externa) e derme (camada interna).

O pele é dividida em 2 camadas: Epiderme, Derme.

A epiderme é dividida em:

Extrato córneo (superfície da pele)
Extrato Granuloso
Extrato Espinhoso
Extrato Germinativo

A epiderme começa com o extrato germinativo, tendo formatos diferentes, pois se tivessem formatos iguais, elas se juntariam fazendo com que a mesmas não se renovassem.

Com a renovação do extrato germinativo, as células irão subir transformando-se no extrato espinhoso, seguindo o mesmo processo, as células irão subir transformando-se no extrato granuloso, seguindo a seqüência transforma-se no extrato córneo (sem núcleo). Por isso que a pele escama ( renovação da pele ), pois a célula não vive muito tempo sem núcleo.

As células da pele são labeis ( tempo de vida curto, se reproduzem rapidamente).

Sistema Tegumentar

A Derme é dividida em:

Vasos Sangüíneos
Glândulas Sudoríparas
Glândulas Sebáceas
Folículo Espinhoso
Vasos Linfáticos
Melanócito

A derme possui muito colágeno e elastina que suporta a epiderme

A pele tem várias funções como:

Permeabilidade seletiva bO
Proteção dos raios UVB e UVA
Impacto mecânico
Sensorial
Sistema imonológico
Órgão excretor
Sistema Endócrino

Permeabilidade Seletiva

pele e o rins são responsável pela regulação do líquido corporal. A queratina que se encontra no extrato córneo impede parcialmente que a água penetre na pele ( absorvendo normalmente poucas quantidades de água, ou através de produtos químicos ).

A pele realiza seleção de substâncias que são absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absorção de produtos através da Eletroterapia.

Proteção de Raios UVB E UVA

Temos em nosso corpo células chamadas de Melanócitos que produz melanina.

A pele ao receber raios solares UVB e UVA estimulam os Melanócitos que produzem a melanina que é um protetor natural ( filtro ) da pele, possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiação solar.

Impacto mecânicao: Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo.

Sensorial

Parte sensorial da pele recebe os sinais externos através dos sensores corporal que transformam este estímulo em P.A que irá pela medula espinhal até o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estímulo; Adaptando-se.

Os sinais podem ser: Tato, Pressão, Vibração, Sensações Sexuais, Cócegas, Prurido (coceira), Dor, Frio, Calor, Cinestesia.

Sistema Imunológico

A pele conforme as demais partes do corpo também possui seu sistema de defesa, tendo a função de combater os agentes patogênicos (micoses, alergias e etc).

Para combater seus agentes patogênicos a pele recebe do sistema circulatório oxigênio e nutrientes para as células de defesa; podendo no local haver vasodilatação e rubor.

Células de Langehans

São células especiais na defesa que captam o agente patogênico na superfície da pele, enviando-o para a derme, que contém vasos linfáticos captando o agente patogênico que foi pré-transformado por fagocitose, este será encaminhado pelos canais linfáticos até os linfonócitos que destroem o agressor.

Tanto a derme como a epiderme possuem as células de langehans

Qual é a função do sistema tegumentar?

Sistema Tegumentar

Sistema Tegumentar

A principal função do sistema tegumentar é fornecer uma cobertura protetora para o corpo. Este sistema inclui a pele e estruturas relacionadas, como cabelo, glândulas sudoríparas e sebáceas e unhas.

Ele forma uma barreira contra temperaturas quentes e frias, produtos químicos nocivos e radiação solar, bem como microorganismos. Além disso, desempenha um papel importante no sentido do tato e ajuda a manter a temperatura corporal. Da mesma forma, o sistema tegumentar é importante para a produção de vitamina D e desempenha um pequeno papel na excreção de resíduos.

Este sistema é a primeira defesa do corpo contra danos ou lesões. A pele protege os órgãos internos e outras estruturas de lesões causadas por fricção, como arranhões ou cortes.

Também impede a entrada de microorganismos, como bactérias. O cabelo isola o corpo, protege-o da luz solar e mantém os irritantes longe dos olhos, entre outras coisas.

As unhas evitam lesões nas pontas dos dedos das mãos e dos pés.

A pele também é importante para manter a temperatura interna do corpo. A evaporação do suor da pele requer calor, que ajuda a resfriar o corpo. Isso pode chegar a 2 galões (7,5 litros) ou mais em condições extremas. Quando a temperatura corporal aumenta, o fluxo sanguíneo também aumenta para a pele, onde o excesso de calor é perdido por convecção. Em ambientes mais frios, o fluxo sanguíneo para a pele diminui, o que reduz a perda de calor.

Fornecer informações sobre o ambiente de um organismo também é uma função importante do sistema tegumentar. As terminações nervosas da pele permitem que o corpo sinta as mudanças de temperatura, pressão e toque. A camada superior contém os receptores responsáveis pela sensação do tato, enquanto aqueles na camada inferior da pele podem sentir o calor e o frio, a pressão e a dor. Os folículos capilares, mas não o próprio cabelo, também respondem ao toque.

Ajudar o corpo a produzir vitamina D é um papel importante da pele. Parte do processo ocorre quando a luz ultravioleta do sol atinge as moléculas precursoras da pele.

As moléculas alteradas são posteriormente convertidas na forma ativa de vitamina D nos rins e no fígado. O corpo pode produzir toda a vitamina D necessária dessa forma, desde que haja luz solar suficiente.

Uma função menor do sistema é excretar resíduos. O suor é quase todo composto de água, mas contém pequenas quantidades de resíduos, como uréia, ácido úrico e amônia. Outros órgãos, como os rins, desempenham um papel muito maior na eliminação de resíduos do corpo.

Funções do Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar tem muitas funções, a maioria dos quais estão envolvidos em proteger e regular as funções internas do seu corpo em uma variedade de formas:

Protege os tecidos vivos internos do corpo e órgãos
Protege contra a invasão por organismos infecciosos
Protege o organismo da desidratação
Protege o organismo contra mudanças bruscas de temperatura
Ajuda a eliminar os resíduos
Atua como um receptor para o toque, pressão, dor, calor, frio.

Quais são os componentes do sistema tegumentar?

Quando as pessoas pensam em sistemas de órgãos vitais, pensam nos sistemas internos, como os sistemas circulatório, respiratório ou digestivo.

O sistema imunológico também pode vir à mente, mas há outro componente do corpo: o sistema tegumentar.

Este sistema corporal consiste nas partes que cobrem a parte externa do corpo e atua como a primeira linha de defesa contra microorganismos estranhos.

Os componentes do sistema tegumentar são: a pele, o cabelo e as unhas.

Em outros animais, esse sistema inclui partes como escamas ou pelos, mas os humanos geralmente têm apenas uma leve camada de pelos corporais.

A pele é o maior órgão do corpo e atua como a linha externa de defesa contra bactérias e outros organismos estranhos. Ele também protege o núcleo do corpo contra mudanças repentinas de temperatura.

A pele contém terminações nervosas que alertam o cérebro de sensações como calor, frio, dor e pressão. Essas terminações nervosas estão mais ou menos concentradas em áreas diferentes, o que faz com que algumas partes do corpo sejam mais sensíveis ao toque do que outras. Devido às suas funções adicionais de manutenção da temperatura, a pele é um dos componentes mais importantes do sistema tegumentar.

A maioria dos pêlos em humanos cresce no couro cabeludo, embora dependendo do sexo da pessoa, várias outras áreas tendem a ter pêlos, como a região púbica ou axilas, peito, braços e pernas.

O principal objetivo dos cabelos do couro cabeludo é fornecer isolamento para a cabeça contra o calor e o frio. As sobrancelhas captam o suor e o desviam dos olhos; isso foi vital para a sobrevivência nos dias de caçadores-coletores da humanidade. Pêlos menores, como os das narinas e orelhas, pegam poeira e outras partículas para prevenir infecções.

O cabelo dos membros serve principalmente para mantê-los aquecidos, mesmo que haja uma pequena quantidade de cabelo; os chamados “arrepios” ocorrem quando o membro fica frio.

As unhas são os menores componentes do sistema tegumentar e têm menos utilidade do que cabelo e pele. Eles crescem nas pontas dos dedos das mãos e dos pés; sua principal função é fornecer suporte e um método para agarrar pequenos objetos que os dedos não conseguem segurar. Além disso, as unhas contêm terminações nervosas sensoriais que complementam a sensação das pontas dos dedos; as unhas dos pés têm a mesma função para as pontas dos dedos dos pés.

Como a maioria das pessoas agora usa sapatos na maior parte do tempo, no entanto, essa função geralmente não é considerada tão importante.

Outros componentes do sistema tegumentar incluem glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. Eles criam lubrificação para a pele e o cabelo. As glândulas sudoríparas, em particular, removem o calor do interior do corpo por meio da evaporação; a água tem um alto calor específico e carrega consigo o excesso de calor corporal.

Fonte: br.geocities.com/www.michigan.gov/www.biologia-ar.hpg.ig.com.br/www.wisegeek.org/www.innerbody.com/www.cancerindex.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nós musculares

PUBLICIDADE Nós musculares – O que são O fenômeno dos nós musculares não é incomum. Essencialmente, os nós …

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.