Breaking News
Home / Corpo Humano / Cérebro e o Sistema Nervoso

Cérebro e o Sistema Nervoso

PUBLICIDADE

Cérebro e o Sistema Nervoso – Definição

Você está no meio de uma reunião de trabalho, mas a sua mente continua à deriva para a conferência de pais e professores que você tem hoje … e o carro que você tem que pegar na loja a caminho de casa … e como você queria que você não tinha pulado o almoço porque o surdo em seu estômago está deixando você louco. Então, de repente, você está de volta no momento, esperando que ninguém percebeu o seu breve “partida”.

Pode parecer como se seu cérebro está sempre em movimento. E é.

O cérebro não apenas controla o que você pensa e sente, como você aprender e lembrar, e do jeito que você se mover e falar, mas também muitas coisas que você está menos conscientes de – como o bater do seu coração, a digestão de seu alimento, e sim, até mesmo a quantidade de estresse que você sente. Assim como você, seu cérebro é bem o malabarista.

O cérebro é a parte mais complexa do corpo humano. É o centro da consciência e também controla todos os movimentos voluntários e involuntários e funções corporais.

Ele se comunica com cada parte do corpo por meio do sistema nervoso, uma rede de canais que transporta sinais eletroquímicos.

Cérebro e o Sistema Nervoso – O que é

Cérebro e o Sistema Nervoso

O elemento de base do sistema nervoso é o de células nervosas ou neurônios. Em combinação, os nervos, os neurônios formar fibras que transmitem os impulsos de todo o corpo. Uma cobertura protetora de mielina, uma substância gordurosa, isola as partes das fibras.

A ação das células nervosas é tanto elétrica e química. Nas extremidades de cada uma das células nervosas que são regiões especializadas chamadas terminais sinápticos, que contêm um grande número de pequenas bolhas de membranosas que possuem neurotransmissores químicos. Estes produtos químicos transmitir impulsos nervosos de uma célula nervosa para outra.

Depois de um impulso nervoso elétrico tem viajado ao longo de um neurônio, ele atinge o terminal e estimula a liberação de neurotransmissores a partir de seus sacos.

Os neurotransmissores viajam através da sinapse (a junção entre os neurônios vizinhos) e estimular a produção de uma carga elétrica, que leva o impulso nervoso para a frente.

Este processo é repetido várias vezes até que um músculo é movido ou relaxado ou uma impressão sensorial é anotado pelo cérebro. Estes eventos eletroquímicos pode ser considerada a “linguagem” do sistema nervoso, na qual a informação é transmitida a partir de uma parte do corpo para outra.

Existem duas grandes divisões do sistema nervoso: o sistema nervoso central eo sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro e da medula espinhal.

O cérebro está dentro do crânio e regula as funções corporais através do envio e recepção de mensagens através da medula espinal. Proteger o cérebro ea medula espinhal são ossos, camadas de tecido e líquido cefalorraquidiano.

Uma vez que mensagens de deixar o sistema nervoso central, que são transportados pelo sistema nervoso periférico. O sistema periférico inclui os nervos cranianos (nervos que se ramificam do cérebro) e os nervos da coluna vertebral (nervos ramificação da medula espinal). Estes nervos sensoriais transmitir mensagens a partir de células do receptor do corpo para o sistema nervoso central,.

Eles também transportam impulsos do motor a partir do sistema central para fora do corpo, onde os músculos e as glândulas pode responder aos impulsos.

O sistema nervoso autônomo, que é parte do sistema nervoso periférico, todos reg-ulates atividade que é involuntário, mas necessário para a vida, incluindo a atividade dos órgãos internos e glândulas.

Trabalhando em conjunto, essas divisões coordenar adaptação e reação do organismo às condições ambientais internas e externas.

Quais são as partes do sistema nervoso?

Cérebro e o Sistema Nervoso

O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central e pelo sistema nervoso periférico:

O cérebro e a medula espinhal são o sistema nervoso central.
Os nervos que percorrem todo o corpo constituem o sistema nervoso periférico.

cérebro humano é incrivelmente compacto, pesando apenas 3 libras. No entanto, tem muitas dobras e ranhuras.

Isso fornece a área de superfície adicional necessária para armazenar informações importantes do corpo.

A medula espinhal é um longo feixe de tecido nervoso com cerca de 18 polegadas de comprimento e 1/2 polegada de espessura. Ele se estende da parte inferior do cérebro até a coluna vertebral.

Ao longo do caminho, os nervos se espalham por todo o corpo.

Tanto o cérebro quanto a medula espinhal são protegidos por ossos: o cérebro pelos ossos do crânio e a medula espinhal por um conjunto de ossos em forma de anel chamados vértebras.

Ambos são amortecidos por camadas de membranas chamadas meninges e por um fluido especial denominado fluido cerebrospinal. Esse fluido ajuda a proteger o tecido nervoso, mantê-lo saudável e remover resíduos.

Anatomia do Sistema Nervoso


Cérebro e o Sistema Nervoso

Se você pensar no cérebro como um computador central que controla todas as funções corporais, o sistema nervoso é como uma rede que retransmite mensagens e para trás do cérebro para as diferentes partes do corpo. Ele faz isso através da medula espinhal, que vai do cérebro para baixo através das costas e contém nervos filiformes que se ramificam para todos os órgãos e parte do corpo.

Quando uma mensagem chega ao cérebro em qualquer parte do corpo, o cérebro diz ao corpo como reagir. Por exemplo, se você acidentalmente tocar um fogão quente, os nervos em sua pele disparar uma mensagem de dor para o cérebro. O cérebro, então, envia uma mensagem de volta dizendo os músculos em sua mão para afastar. Felizmente, esta corrida de revezamento neurológico leva muito menos tempo do que só teve de ler sobre isso.

Considerando tudo o que faz, o cérebro humano é incrivelmente compacto, pesando apenas 3 quilos. Suas muitas pregas e sulcos, no entanto, fornecer-lhe a área de superfície adicional necessária para o armazenamento de todas as informações importantes do corpo.

A medula espinhal, por outro lado, é um pacote de comprimento do tecido nervoso cerca de 18 centímetros de comprimento e ¾ de polegada de espessura.

Ele estende-se desde a parte inferior do cérebro para baixo através da coluna. Ao longo do caminho, vários nervos ramificar-se para todo o corpo. Estes formam o sistema nervoso periférico.

Tanto o cérebro ea medula espinal são protegidos por osso: o cérebro pelos ossos do crânio, e a medula espinal por um conjunto de pedras em forma de anel chamado vértebras.

Eles estão tanto amortecida por camadas de membranas chamadas meninges, assim como um líquido especial chamado líquido cefalorraquidiano. Este líquido ajuda a proteger o tecido nervoso, mantê-lo saudável, e remover os resíduos.

Quais são as partes do cérebro?

O cérebro é composto de três seções principais: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo.

O prosencéfalo

O prosencéfalo é a parte maior e mais complexa do cérebro. Consiste no cérebro – a área com todas as dobras e sulcos tipicamente vistos em imagens do cérebro – bem como algumas outras estruturas abaixo dele.

O cérebro contém a informação que essencialmente nos torna quem somos: nossa inteligência, memória, personalidade, emoção, fala e capacidade de sentir e mover.

Áreas específicas do cérebro são responsáveis pelo processamento desses diferentes tipos de informação.

Eles são chamados de lobos e existem quatro deles: os lobos frontal, parietal, temporal e occipital.

O cérebro tem metades direita e esquerda, chamadas hemisférios. Eles estão conectados no meio por uma faixa de fibras nervosas (o corpo caloso) que os permite se comunicar.

Essas metades podem parecer imagens espelhadas uma da outra, mas muitos cientistas acreditam que têm funções diferentes:

O lado esquerdo é considerado o lado lógico, analítico e objetivo.
O lado direito é considerado mais intuitivo, criativo e subjetivo.

Então, quando você está equilibrando seu talão de cheques, está usando o lado esquerdo. Quando você está ouvindo música, está usando o lado direito. Acredita-se que algumas pessoas têm mais “cérebro direito” ou “cérebro esquerdo”, enquanto outras são mais “cérebro inteiro”, o que significa que usam ambas as metades do cérebro no mesmo grau.

A camada externa do cérebro é chamada de córtex (também conhecida como “massa cinzenta”). As informações coletadas pelos cinco sentidos vão do cérebro para o córtex.

Essa informação é então direcionada a outras partes do sistema nervoso para processamento posterior. Por exemplo, quando você toca o fogão quente, não apenas uma mensagem sai para mover sua mão, mas também vai para outra parte do cérebro para ajudá-lo a se lembrar de não fazer isso novamente.

Na parte interna do prosencéfalo fica o tálamo, hipotálamo e glândula pituitária:

O tálamo transporta mensagens dos órgãos sensoriais como olhos, ouvidos, nariz e dedos para o córtex.
O hipotálamo controla o pulso, a sede, o apetite, os padrões de sono e outros processos em nosso corpo que acontecem automaticamente.
O hipotálamo também controla a glândula pituitária, que produz os hormônios que controlam o crescimento, o metabolismo, o equilíbrio hídrico e mineral, a maturidade sexual e a resposta ao estresse.

O mesencéfalo: O mesencéfalo, abaixo do meio do prosencéfalo, atua como um coordenador mestre para todas as mensagens que entram e saem do cérebro para a medula espinhal.

O Rombencéfalo

O cérebro posterior fica embaixo da extremidade posterior do cérebro. Consiste no cerebelo, ponte e medula. O cerebelo – também chamado de “pequeno cérebro” porque se parece com uma pequena versão do cérebro – é responsável pelo equilíbrio, movimento e coordenação.

A ponte e a medula, junto com o mesencéfalo, costumam ser chamadas de tronco cerebral. O tronco cerebral recebe, envia e coordena as mensagens do cérebro.

Ele também controla muitas das funções automáticas do corpo, como respiração, frequência cardíaca, pressão arterial, engolir, digestão e piscar.

O cérebro e o sistema nervoso na vida cotidiana

Se o cérebro é como um computador central que controla todas as funções do seu corpo, o sistema nervoso é como uma rede que envia mensagens do cérebro e para trás para diferentes partes do corpo.

Ele faz isso por meio da medula espinhal, que vai do cérebro às costas e contém nervos em forma de fio que se ramificam para todos os órgãos e partes do corpo.

Você sabe como reconhecer os sinais de alerta de uma concussão?

Quando uma mensagem chega ao cérebro de qualquer parte do corpo, o cérebro diz ao corpo como reagir. Por exemplo, se você acidentalmente tocar em um fogão quente, os nervos da sua pele enviam uma mensagem de dor ao seu cérebro.

O cérebro então envia uma mensagem dizendo aos músculos da sua mão para se afastarem. Felizmente, essa corrida de revezamento neurológica leva muito menos tempo do que levava para ler sobre ela!

O cérebro e o sistema nervoso – Corpo Humano

O cérebro é o órgão mais complicado do corpo humano. Ele nos dá nossa personalidade e nossos sentimentos, e é responsável pelas funções de consciência, autoconsciência, percepção do tempo e memória.

O sistema nervoso recebe e armazena informações, processa e interpreta informações sensoriais e controla as funções corporais.

O cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos de um ser humano contêm 100 bilhões de células nervosas, chamadas neurônios, de pelo menos 10.000 tipos diferentes.

Estudos dos mecanismos de energia molecular que controlam a especialização revelaram que os neurônios não são controlados por um único gene regulador, mas por um efeito sequencial combinado de muitos genes reguladores e sua interação única com as vias neurais do cérebro.

A pesquisa do sistema nervoso avançou muito nos últimos anos.

Está razoavelmente bem demonstrado hoje como os neurotransmissores em várias partes do cérebro contribuem para estimular ou impedir que os sinais sejam transmitidos posteriormente. A nova biologia molecular e as novas técnicas de imagem e métodos cirúrgicos aumentaram radicalmente as oportunidades de compreender e corrigir lesões e doenças no sistema nervoso.

Fonte: kidshealth.org/health.howstuffworks.com/us.geocities.com/noba.to/www.rchsd.org/liu.se

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Sistema Nervoso Simpático

PUBLICIDADE Sistema Nervoso Simpático – Definição O sistema autônomo é composto de duas divisões, os …

Neuroanatomia

PUBLICIDADE Neuroanatomia – Definição A neuroanatomia trata da estrutura do sistema nervoso. Todos os sistemas nervosos consistem …

Sistema Nervoso Parassimpático

PUBLICIDADE Sistema Nervoso Parassimpático – Definição O sistema nervoso parassimpático é uma divisão anatomicamente definida do sistema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.