Breaking News
Home / Corpo Humano / Nefrologia

Nefrologia

PUBLICIDADE

Etimologia

Em grego, a palavra “nefros” significa “rim” ou “renal”.

O sufixo –ologia significa “assunto de estudo”. Uma pessoa que estuda os rins, então, é chamada de nefrologista.

Definição

Nefrologia é o ramo da ciência médica que lida com o rim.

nefrologia diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças renais, incluindo distúrbios eletrolíticos e hipertensão, e aos cuidados que requerem terapia de substituição renal, incluindo pacientes em diálise e transplantados renais. Muitas doenças que afetam o rim são distúrbios sistêmicos não limitados ao próprio órgão e podem requerer tratamento especial. Os exemplos incluem condições adquiridas, como vasculites sistêmicas (por exemplo, vasculite ANCA) e doenças autoimunes (por exemplo, lúpus), bem como condições congênitas ou genéticas, como doença renal policística.

Nefrologia – Nefrologistas

Nefrologia é o estudo e tratamento da doença renal.

Nefrologistas tratam pacientes com distúrbios renais e gerenciam pacientes em diálise e aqueles que tiveram um transplante renal. Como outros especialistas, os nefrologistas servem uma residência adicional em seu campo, além do treinamento padrão para um clínico geral.

Como a doença renal afeta todo o corpo, um nefrologista também precisa ter uma boa compreensão de outros aspectos da medicina interna e de como a insuficiência renal pode afetar outros sistemas do corpo.

O que é Nefrologia?

Nefrologia é o estudo e tratamento da doença renal. Médicos, enfermeiros e técnicos especializados no tratamento de pacientes com distúrbios renais.

Nefrologistas tratam pacientes com distúrbios renais e gerenciam protocolos de transplante em hospitais e redes de transplantes. Eles também gerenciam centros e programas de diálise. Como outros especialistas, esses médicos servem uma residência adicional em seu campo, além do treinamento padrão para um clínico geral.

Como a doença renal afeta todo o corpo, um nefrologista também precisa ter uma boa compreensão de outros aspectos da medicina interna e de como a insuficiência renal pode causar falha em outros sistemas do corpo.

Os distúrbios renais podem ser causados por defeitos congênitos, por doença ou por estilo de vida. Nefrologia lida com todos esses transtornos, independentemente da sua origem. O campo ainda é especializado em nefrologia pediátrica, que lida exclusivamente com doença renal ou distúrbios em crianças.

Os médicos tentaram tratar doenças renais durante séculos, mas, como muitas outras condições médicas, foi apenas nos últimos 75-100 anos que qualquer avanço real foi feito no tratamento dessas doenças.

Novas tecnologias para diagnosticar doenças renais, novos tratamentos e medicamentos permitiram que o nefrologista tratasse seus pacientes com um maior grau de sucesso.

Joseph Murray realizou o primeiro transplante renal bem-sucedido em 1954 e mais tarde recebeu o Prêmio Nobel por sua conquista.

Nefrologia
Nefrologia envolve o estudo dos rins e o tratamento da doença renal

Enfermeiros e técnicos são parte integrante do campo da nefrologia. Esses profissionais médicos são frequentemente treinados na administração de hemodiálise e no ensino de pacientes como realizar a diálise peritoneal. Eles também podem ser uma equipe de linha de frente para ajudar a identificar complicações antes que elas se tornem fatais.

Nutricionistas e assistentes sociais até têm seus lugares no campo da nefrologia. Eles trabalham em estreita colaboração com médicos e enfermeiros, concentrando-se em ajudar os pacientes a viver vidas de qualidade, bem como ajudando as famílias a entenderem os problemas médicos de seus entes queridos.

nefrologia é um campo complicado e exige dedicação de todos os envolvidos para garantir o melhor atendimento ao paciente.

Fonte: www.kidneycarega.com/www.wisegeek.org/www.drdefabritus.com/www.topmastersinhealthcare.com

Veja também

Epigástrio

PUBLICIDADE Epigástrio – Anatomia A parte do abdome superior imediatamente sobre o estômago. Epigástrio é …

Mesentério

PUBLICIDADE Definição de Mesentério O mesentério é um conjunto contínuo de tecidos localizados no abdômen. …

Músculo esquelético

Músculo Esquelético

PUBLICIDADE O sistema muscular é responsável pelo movimento do corpo humano, postura, movimento de substâncias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.