Trompas de Eustáquio

PUBLICIDADE

Trompas de Eustáquio – Definição

As trompas de Eustáquio conectam os ouvidos médios à parte posterior da garganta. Eles ajudam a drenar o fluido e equalizar a pressão do ar dentro dos ouvidos. Às vezes, suas trompas de Eustáquio podem ficar bloqueadas devido a resfriados, alergias ou infecções.

Trompa de Eustáquio normalmente está fechado, mas durante a deglutição abre-se para permitir a entrada de ar no ouvido médio, o que equaliza a pressão em cada lado do tímpano (tímpano).

Trompas de Eustáquio entupidas podem resolver por conta própria ou com o uso de descongestionantes, antibióticos ou outros medicamentos.

Recebeu o nome do anatomista italiano Bartolomeo Eustachio (?1520–1574).

Trompas de Eustáquio – O que é

As trompas de Eustáquio vão do ouvido médio até a parte de trás do nariz e da garganta. Eles estão localizados em cada lado do seu rosto. Na maioria das vezes, suas trompas de Eustáquio permanecem fechadas.

Mas quando você boceja, mastiga ou engole, eles se abrem. A trompa de Eustáquio recebeu o nome de Bartolomeo Eustachi, o médico italiano que descobriu que a trompa ligava o ouvido médio ao nariz e à garganta.

A trompa de Eustáquio é uma abertura que conecta o ouvido médio com a cavidade nasal-sinusal.

Este tubo ajuda a:

Pressão de equilíbrio no ouvido médio (comumente sentida como os ouvidos estourando)
Drenar fluido do ouvido médio
Proteja o ouvido dos sons auditivos que seu corpo causa e da drenagem nasal

Este tubo contém uma válvula que abre e fecha. A abertura inadequada deste tubo pode causar acúmulo de líquido nos ouvidos, o que pode levar a uma sensação de dor e pressão no ouvido.

Um tubo muito aberto também pode causar uma sensação persistente de pressão, além de ouvir sons incomuns, como sua própria respiração ou sua própria voz muito alta.

Os distúrbios da trompa de Eustáquio são comuns e uma das principais causas de infecções de ouvido (otite média).

Os distúrbios comuns da trompa de Eustáquio incluem:

Disfunção Patulosa da Trompa de Eustáquio
Disfunção obstrutiva da trompa de Eustáquio
Disfunção da trompa de Eustáquio induzida por Baro-desafio (disfunção obstrutiva da trompa de Eustáquio quando em aviões ou quando mergulhando)

O que as trompas de Eustáquio fazem?

As trompas de Eustáquio têm três funções principais.

Drena o excesso de fluidos e secreções do ouvido médio.
Ventila o ouvido médio e equalize a pressão do ar em ambos os lados do tímpano.
Proteje seu ouvido médio de patógenos (microorganismos que causam doenças).

O funcionamento adequado da trompa de Eustáquio ajuda a manter a saúde geral do ouvido, incluindo o sentido da audição.

O que realmente está acontecendo quando meus ouvidos “estalam”?

Se seus ouvidos “estalam” quando você boceja, na verdade você está ouvindo as trompas de Eustáquio se abrirem. Eles fazem isso para equalizar a pressão no ouvido médio com a pressão do ar externo.

Onde estão localizadas as trompas de Eustáquio?

As trompas de Eustáquio se estendem do ouvido médio até a parte superior da garganta, logo atrás do nariz.

Como é a trompa de Eustáquio?

trompa de Eustáquio é um canal oco com cerca de 36 milímetros (mm) de comprimento. Os primeiros 12 mm, mais próximos do ouvido médio, são feitos de osso. Os 24 mm restantes, mais próximos do nariz e da garganta, são feitos de fibrocartilagem elástica (cartilagem resistente e flexível).

Trompas de Eustáquio – Sintomas

Trompas de Eustáquio
Trompas de Eustáquio

Se você tem disfunção da trompa de Eustáquio, pode desenvolver uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo:

Uma sensação de plenitude nos ouvidos.
Sons abafados ou audição distorcida.
Sensações de estalo ou clique.
Dor de ouvido em um ou ambos os lados.
Zumbido nos ouvidos (zumbido).
Problemas de equilíbrio ou tonturas.

O que é a disfunção da trompa de Eustáquio?

Trompas de Eustáquio
Trompas de Eustáquio

trompa de Eustáquio é uma pequena passagem que liga a garganta ao ouvido médio. Quando você espirra, engole ou boceja, suas trompas de Eustáquio se abrem.

Isso evita que a pressão do ar e o fluido se acumulem dentro do ouvido. Mas às vezes uma trompa de Eustáquio pode ficar obstruída. Isso é chamado de disfunção da trompa de Eustáquio. Quando isso acontece, os sons podem ser abafados e seu ouvido pode parecer cheio. Você também pode ter dor de ouvido.

Trompas de Eustáquio – Tratamento

Em muitos casos, a disfunção da trompa de Eustáquio desaparece sozinha. Tratamentos conservadores, como tomar medicamentos e evitar gatilhos, geralmente são úteis.

A disfunção grave ou crônica da trompa de Eustáquio pode exigir cirurgia.

Lembre-se de que, embora os anti-histamínicos e descongestionantes possam funcionar para algumas pessoas, eles podem piorar a disfunção da trompa de Eustáquio em alguns casos.

Se você tiver sintomas por mais de uma semana, ligue para o seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar o curso de ação apropriado.

Trompas de Eustáquio – Resumo

Trompas de Eustáquio
Trompas de Eustáquio

Trompa de Eustáquio está situado além do tímpano está o ouvido médio, uma pequena cavidade cheia de ar no osso temporal do crânio, que é conectada à parte posterior da garganta pela trompa de Eustáquio.

Nos humanos adultos, a trompa de Eustáquio, descrita pela primeira vez por Bartholomeo Eustachio no século XVI, tem pouco menos de 4 cm de comprimento e forma um ângulo de 45° em relação ao plano horizontal. A extremidade inferior da trompa de Eustáquio, que se abre na nasofaringe, é composta de membrana e cartilagem e normalmente é fechada. No entanto, é essencial para a condução adequada do som pelo ouvido que a trompa de Eustáquio se abra periodicamente, de modo que a pressão do ar dentro de cada ouvido médio possa corresponder à da atmosfera circundante. Isso ocorre como resultado da contração dos músculos que envolvem a trompa de Eustáquio durante o espirro, assoar o nariz com força, bocejar e engolir (tanto ao comer ou beber quanto durante o dia e a noite, pois o acúmulo de saliva e muco estimula o reflexo de deglutição ).

A abertura da trompa de Eustáquio também serve para drenar qualquer líquido que se acumule no ouvido médio para a nasofaringe.

O desconforto nos ouvidos que às vezes se segue a mudanças marcantes na pressão atmosférica – causadas, por exemplo, por uma descida rápida em um avião ou compressão em um traje de mergulho – é devido a diferenças de pressão em ambos os lados do tímpano. A sensação desagradável geralmente pode ser superada com um bocejo ou algum outro meio de abrir as trompas de Eustáquio.

É por isso que os mergulhadores são ensinados a segurar o nariz e assoar enquanto descem, e a mesma técnica ajuda quando uma aeronave está pousando.

A cavidade do ouvido médio, a trompa de Eustáquio e o trato respiratório superior são revestidos por uma camada contínua de membrana mucosa. Portanto, não é surpreendente que as infecções da nasofaringe – incluindo o resfriado comum – atinjam prontamente o ouvido médio através da trompa de Eustáquio. Lactentes e crianças pequenas são particularmente suscetíveis a essas infecções agudas, que geralmente causam dor de ouvido e febre, possivelmente porque a trompa de Eustáquio é mais larga, mais curta e mais horizontal do que nos adultos.

Isso pode levar ao acúmulo de líquido no ouvido médio em uma condição conhecida como otite média com efusão ou “ouvido de cola”.

O acúmulo de muco na trompa de Eustáquio, associado à inflamação do ouvido médio, impede o fluxo de ar ao longo do tubo e resulta em pressão negativa dentro da cavidade do ouvido médio.

Isso faz com que o tímpano seja empurrado para dentro pela maior pressão da atmosfera. A oclusão da trompa de Eustáquio produz uma sensação de plenitude no ouvido afetado e uma leve perda auditiva condutiva, que pode ser aumentada se houver líquido no ouvido médio. A sensação de estalo nos ouvidos que ocorre quando o nariz é assoado vigorosamente durante um resfriado é devido ao ar sendo forçado a subir por uma trompa de Eustáquio bloqueada. Devido à maior dificuldade em equalizar a pressão do ouvido médio, as pessoas com infecções do trato respiratório superior são mais propensas a sofrer de desconforto no ouvido ao voar.

Fonte: www.oxfordreference.com/my.clevelandclinic.org/www.encyclopedia.com/www.worldhistory.org/www.hopkinsmedicine.org/familydoctor.org/www.ent-sd.com/www.hzimut.pt

Veja também

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …

Glândulas exócrinas

Glândulas exócrinas

PUBLICIDADE Glândulas exócrinas – Definição As glândulas exócrinas secretam substâncias através de dutos em suas superfícies corporais. …