Fêmur

PUBLICIDADE

Fêmur – Definição

Fêmur é o osso da coxa ou membro posterior superior, articulando-se no quadril até o joelho.

Fêmur é o osso da coxa dos vertebrados terrestres. Articula-se em uma extremidade com a cintura pélvica na articulação do quadril e na outra (através de dois côndilos) com a tíbia.

Fêmur – O que é

fêmur é o osso da coxa. É o osso mais longo e mais forte do seu corpo. É uma parte crítica de sua capacidade de ficar de pé e se mover. O fêmur também suporta muitos músculos, tendões, ligamentos e partes importantes do seu sistema circulatório.

Por ser tão forte, geralmente é necessário um trauma grave, como uma queda ou acidente de carro, para quebrar o fêmur. Se você sofrer uma fratura, provavelmente precisará de cirurgia para reparar seu osso e fisioterapia para ajudá-lo a recuperar sua força e capacidade de se mover.

Ele desempenha um papel importante em como você se posiciona, se move e mantém o equilíbrio. Os fêmures geralmente só quebram em traumas graves, como acidentes de carro.

Mas se seus ossos estão enfraquecidos pela osteoporose, você corre um risco maior de fraturas que talvez nem saiba.

O fêmur, como todos os ossos, pode ser afetado pela osteoporose.

O fêmur tem vários trabalhos importantes, incluindo:

Segurando o peso do seu corpo quando você se levanta e se move.
Estabilizando você enquanto você se move.
Conectando músculos, tendões e ligamentos nos quadris e joelhos ao resto do corpo.

Fêmur – Como é

Fêmur
Fêmur

fêmur tem duas extremidades arredondadas e uma haste longa no meio.

É a forma clássica usada para ossos em desenhos animados: um cilindro com duas protuberâncias redondas em cada extremidade.

Mesmo sendo um osso longo, seu fêmur é composto de várias partes.

Esses incluem:

Aspecto proximal do fêmur

A extremidade superior (proximal) do fêmur se conecta à articulação do quadril.

A extremidade proximal (aspecto) contém:

Cabeça.
Pescoço.
Trocânter maior.
trocânter menor.
Linha e crista intertrocantérica.

Eixo do fêmur

O eixo é a porção longa do fêmur que suporta seu peso e forma a estrutura de sua coxa. Ele se inclina ligeiramente em direção ao centro do seu corpo.

O eixo do seu fêmur inclui:

Linha áspera.
Tuberosidade glútea.
Linha pectínea.
Fossa poplítea.

Aspecto distal do fêmur

A extremidade inferior (distal) do fêmur forma a parte superior da articulação do joelho. Encontra sua tíbia (canela) e patela (rótula).

Inclui o:

Côndilos medial e lateral.
Epicôndilos medial e lateral.
Fossa intercondilar.

Todas essas peças e rótulos geralmente são mais para o seu médico usar, pois descrevem onde você está sentindo dor ou problemas. Se você quebrar seu fêmur – uma fratura femoral – seu médico pode usar alguns desses termos para descrever onde seu osso foi danificado.

Fêmur – Tamanho

Seu fêmur é o maior osso do seu corpo. A maioria dos fêmures adultos tem cerca de 45 centímetros de comprimento.

fêmur também é o osso mais forte do corpo. Pode suportar até 30 vezes o peso do seu corpo.

Fêmur – Anatomia

Fêmur
Fêmur

Existem quatro tipos de ossos em seu corpo: ossos longos, ossos curtos, ossos chatos e ossos irregulares. O fêmur – o único osso da parte superior da perna – é um osso longo. Mais comprido do que largo, esse tipo de osso tem tecido ósseo esponjoso em ambas as extremidades e uma cavidade preenchida com medula óssea na haste.

Fêmur é latim para coxa, e o osso é comumente chamado de “osso da coxa”. A extremidade do osso da coxa mais próxima do coração (extremidade proximal) é chamada de cabeça femoral.

Esta é a parte esférica da articulação esférica do quadril.

Abaixo da cabeça do fêmur está o colo e o trocânter maior.

O trocânter maior se liga aos tendões que se conectam aos músculos glúteo mínimo e glúteo médio. Esses músculos puxam a perna para ajudar na caminhada e na corrida.

Abaixo do trocânter maior está o trocânter menor, situado na base do colo do fêmur. O trocânter menor é a parte do fêmur ligada a um par de músculos que ajudam a flexionar a coxa para levantar a perna para a frente.

Abaixo do trocânter menor está a tuberosidade glútea, que é onde o glúteo máximo está inserido.

eixo principal do fêmur é conhecido como o corpo. A extremidade distal do fêmur (a extremidade mais distante do coração) é onde ele se conecta com a patela (rótula) e os ossos da perna (tíbia e fíbula).

Esta extremidade do fêmur tem uma sela que repousa no topo da tíbia. Possui bordas arredondadas em ambos os lados da articulação do joelho, conhecidas como côndilos.

A depressão entre os côndilos é chamada de sulco patelar.

Dentro do corpo do fêmur está a cavidade medular, que contém a medula óssea. Nas extremidades do fêmur há áreas de osso compacto, que é sólido e não contém medula.

Ao redor do osso compacto está o osso esponjoso, que possui muitas pequenas cavidades espalhadas por ele. O colo e a cabeça do fêmur são feitos de osso esponjoso.

Fêmur – Função

Fêmur
Fêmur

fêmur suporta o peso do corpo na perna. Todos os outros ossos da perna estão ligados à parte inferior do fêmur.

Mas o fêmur não serve apenas para movimentar o corpo.

Há medula óssea amarela e vermelha no eixo do fêmur e elas desempenham um papel crítico na produção de células sanguíneas e no armazenamento de gordura.

O fluxo sanguíneo no fêmur é difícil de medir. É uma quantidade significativa, tanto que uma agulha inserida no osso esponjoso pode ser usada para infundir líquido suficiente na corrente sanguínea para compensar o choque ou a desidratação.

Fêmur – Distúrbios comuns

Os problemas mais comuns que afetam os fêmures são fraturas, osteoporose e síndrome da dor femoropatelar.

fraturas de fêmur

Uma fratura óssea é o termo médico para quebrar um osso. Como os fêmures são muito fortes, geralmente são quebrados apenas por ferimentos graves, como acidentes de carro, quedas ou outros traumas.

Os sintomas de uma fratura incluem:

Dor.
Inchaço.
Ternura.
Incapacidade de mover sua perna como você normalmente pode.
Hematomas ou descoloração.
Uma deformidade ou inchaço que geralmente não está em seu corpo.

Vá para a sala de emergência imediatamente se você sofreu um trauma ou acha que tem uma fratura.

Osteoporose

A osteoporose enfraquece os ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas repentinas e inesperadas. Muitas pessoas não sabem que têm osteoporose até que ela quebre um osso. Geralmente não há sintomas óbvios.

Mulheres, pessoas designadas como mulheres no nascimento e adultos com mais de 50 anos têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose.

Converse com seu médico sobre uma triagem de densidade óssea que pode detectar a osteoporose antes que ela cause uma fratura.

Síndrome da dor femoropatelar

síndrome da dor femoropatelar (SDPF) é a dor ao redor e sob a rótula (patela). Às vezes é chamado de joelho do corredor ou do saltador. A SDPF pode ser causada por tudo, desde o uso excessivo dos joelhos até a compra de sapatos novos.

Os sintomas da síndrome da dor femoropatelar (SDPF) incluem:

Dor ao dobrar o joelho, incluindo agachar ou subir escadas.
Dor depois de sentar com os joelhos dobrados.
Sons de crepitação ou estalo no joelho ao se levantar ou subir escadas.
Dor que aumenta com mudanças na sua superfície de jogo habitual, equipamento esportivo ou intensidade da atividade.

Converse com seu médico se estiver sentindo uma nova dor no joelho.

Fêmur – Tratamento

Fêmur
Fêmur

Normalmente, o fêmur não precisará de tratamento, a menos que você tenha sofrido uma fratura ou tenha sido diagnosticado com osteoporose.

Tratamento de fratura de fêmur

Como sua fratura é tratada depende de qual tipo é e o que a causou. Você precisará de alguma forma de imobilização, como uma tala ou gesso, e provavelmente precisará de cirurgia para realinhar (colocar) seu osso na posição correta e prendê-lo no lugar para que possa cicatrizar.

Tratamento de osteoporose

Os tratamentos para a osteoporose podem incluir exercícios, suplementos vitamínicos e minerais e medicamentos.

Exercício e ingestão de suplementos geralmente são tudo o que você precisa para prevenir a osteoporose. Seu médico irá ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento personalizado para você e sua saúde óssea.

Fonte: www.oxfordlearnersdictionaries.com/www.encyclopedia.com/my.clevelandclinic.org/www.verywellhealth.com/teachmeanatomy.info/www.kenhub.com/urlscan.io

Veja também

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …

Glândulas exócrinas

Glândulas exócrinas

PUBLICIDADE Glândulas exócrinas – Definição As glândulas exócrinas secretam substâncias através de dutos em suas superfícies corporais. …