Músculos deltóides

PUBLICIDADE

Músculos deltóides – Definição

Seus músculos deltóides cobrem a parte superior do ombro. Eles ajudam você a levantar o braço para frente, para o lado e para trás. A dor no músculo deltóide pode afetar nadadores, arremessadores ou qualquer pessoa que realize movimentos repetitivos do braço acima da cabeça.

músculo deltóide é uma massa muscular tripartida que conecta o osso úmero do braço aos ossos da escápula e da clavícula. Quando você levanta os braços acima da cabeça, o músculo deltóide está em ação.

Músculos deltóides – O que são

Seus músculos deltóides estão no ombro, que é a articulação esférica que conecta o braço ao tronco do corpo. Os músculos deltóides ajudam a mover os braços em diferentes direções.

Eles também protegem e estabilizam a articulação do ombro.

Como a maioria dos outros músculos do corpo, os deltóides são músculos esqueléticos. Os tendões os prendem aos ossos. Os músculos esqueléticos são músculos voluntários, o que significa que você escolhe movê-los. Os músculos esqueléticos são diferentes dos músculos lisos ou involuntários (como o coração) que funcionam sem que você precise pensar nisso.

músculo deltóide é um grande músculo de forma triangular que se encontra superficialmente a outros músculos do ombro e é responsável por formar o contorno arredondado do ombro.

A articulação do ombro é formada pela articulação da cabeça do úmero com a cavidade glenoidal rasa da escápula, dando origem ao nome alternativo para a articulação do ombro, que é articulação glenoumeral.

músculo deltóide é um dos principais abdutores do ombro, o que significa que ajuda a levantar o braço ao alcançar objetos ou pentear o cabelo. Também é ativo ao carregar pesos pesados, como uma mala ou sacolas de supermercado, a fim de evitar o deslocamento da articulação glenoumeral.

Músculos deltóides – Função


Músculos deltóides

Os músculos deltóides trabalham junto com os outros músculos do ombro, como os músculos do manguito rotador, para ajudá-lo a realizar uma variedade de movimentos.

As funções do músculo deltóide incluem:

Abdução do braço, o que significa levantar o braço para o lado do corpo.
Compensação pela perda de força do braço se você tiver uma lesão, como uma ruptura do manguito rotador.
Flexão (mover o braço para a frente, em direção a uma posição acima da cabeça) e extensão (mover o braço para trás, atrás do corpo).
Estabilização da articulação do ombro para evitar deslocamentos ao levantar o braço ou enquanto carrega peso com os braços ao lado do corpo.

Músculos deltóides – Localização


Músculos deltóides

Os músculos deltóides coroam seu ombro, cobrindo a frente, o lado e a parte de trás da articulação. Eles são superficiais, o que significa que estão próximos à superfície da sua pele.

deltóide parece um triângulo invertido. Os tendões conectam cada um dos três lados aos ossos.

A base dos deltóides se conecta à parte superior da escápula (omoplata) e ao lado da clavícula (clavícula). A ponta dos deltóides se liga ao lado do úmero (o osso do braço entre o ombro e o cotovelo).

músculo deltóide recebeu o nome da letra grega Delta devido à forma semelhante que ambos compartilham.

Essas fibras são conectadas por um tendão muito grosso e ancoradas em um canal em forma de V. Este canal alojado no eixo do osso úmero no braço.

músculo deltóide é responsável pelo peso de toda a rotação do braço e permite que uma pessoa mantenha os objetos carregados a uma distância mais segura do corpo.

Também é encarregado de interromper o deslocamento e lesões do úmero ao carregar cargas pesadas. Uma das lesões mais comuns no músculo deltóide é uma distensão do deltóide.

A tensão deltóide é caracterizada por dor súbita e aguda onde ferido, dor intensa e dor ao levantar o braço para fora do lado do corpo, e sensibilidade e inchaço causados por (e localizados no) músculo deltóide.

Músculos deltóides – Estrutura


Músculos deltóides

O deltóide é um músculo triangular. Sua base (ou origem) se liga à espinha da escápula e ao terço lateral da clavícula. Este ponto de origem em forma de U espelha o ponto de inserção do músculo trapézio. Seu ápice (ou inserção) se liga ao lado lateral do corpo do úmero, em um ponto conhecido como tuberosidade deltóide.

Os músculos deltóides têm três partes, ou cabeças:

Deltoides anteriores: Os deltóides frontais que ajudam a mover o braço para a frente. Eles se conectam à sua clavícula. Você usa seus deltóides frontais se alcançar um objeto em uma prateleira.
Deltoides laterais: deltóides laterais que ajudam a mover o braço para o lado, bem como para cima e para baixo. Eles se conectam ao acrômio, uma protuberância óssea na omoplata. Você usa seus deltóides laterais se fizer polichinelos.
Deltoides posteriores: deltóides posteriores que ajudam a mover o braço para trás. Eles se conectam à superfície plana da omoplata. Você usa seus deltóides traseiros se lançar uma bola de beisebol.

De que são feitos os músculos deltóides?

Como outros músculos do corpo, os músculos deltóides do ombro contêm fibras elásticas. Essas fibras tornam os músculos flexíveis, para que possam realizar muitos movimentos.

Os músculos esqueléticos são vermelhos e brancos, fazendo com que pareçam estriados (listrados ou listrados).

Músculos deltóides – Distúrbios


Músculos deltóides

As condições que podem afetar os músculos deltóides incluem:

Capsulite adesiva: Essa condição ocorre quando a cápsula ao redor da articulação do ombro fica espessa e rígida. Pode causar dor no ombro, espasmos musculares e rigidez. Outro nome para capsulite adesiva é ombro congelado.
Paralisia do nervo axilar: O nervo axilar fornece sensação ao músculo deltóide. A compressão ou dano ao nervo pode ocorrer durante a cirurgia ou devido a uma lesão traumática ou uso excessivo de uma muleta. Esses problemas podem levar a fraqueza ou dormência no ombro, especialmente ao redor do músculo deltóide.
Bursite: A bursite do ombro é a inflamação da bursa (pequenos sacos cheios de líquido) nos ombros. A inflamação pode dificultar a movimentação da articulação do ombro. Também pode causar irritação muscular.
Fibrose deltóide: injeções repetidas no músculo do ombro podem levar à fibrose. Essa condição faz com que o músculo pare de se reparar. Você pode sentir dor no músculo deltóide ou perda de força muscular e mobilidade.
Rupturas do manguito rotador: Às vezes, rupturas graves do manguito rotador danificam ou deslocam o músculo deltóide.
Síndrome do impacto do ombro: os músculos ou tendões do ombro esfregam contra os ossos. Essa fricção, chamada de síndrome do impacto no ombro, causa dor e inflamação nas articulações.
Separação do ombro: Um ombro separado acontece quando os ligamentos se rompem entre a clavícula e a omoplata. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.
Distensões e lesões por uso excessivo: Uma distensão no ombro é o resultado de fibras musculares sobrecarregadas. As tensões podem acontecer repentinamente ou podem se desenvolver lentamente ao longo do tempo devido a movimentos repetitivos do braço acima da cabeça.
Tendinite: A tendinite do ombro ocorre quando os tendões do ombro ficam inflamados. A tendinite pode causar dor no deltóide ou dificultar o uso dos músculos do ombro ou a movimentação da articulação.

Músculos deltóides – Lesões

As condições musculares do ombro são comuns. Um estudo sugere que 18 a 26% dos adultos experimentam dor no ombro em algum momento de suas vidas.

Mas os problemas que afetam os músculos deltóides não são tão comuns quanto outras condições do ombro, como lesões do manguito rotador.

Quem recebe lesões no músculo deltóide?

Qualquer pessoa pode ter problemas com os músculos deltóides.

Mas são mais comuns em atletas que realizam muitos movimentos de braço acima da cabeça, como:

Arremessadores de beisebol.
Nadadores.
Jogadores de tênis.
Levantadores de peso.

Seu risco de problemas nos músculos do ombro aumenta se você:

Têm entre 40 e 60 anos.
São do sexo feminino.
Ter uma ocupação que exija movimentos repetitivos dos braços acima da cabeça, como trabalho automotivo ou linha de montagem.
Tem certas condições de saúde, como diabetes, doença arterial coronariana, doença vascular cerebral, artrite reumatóide ou doença da tireóide.

Músculos deltóides – Sintomas

As condições do músculo deltóide podem causar:

Dificuldade em movimentar o braço em diferentes direções, especialmente levantando-o acima da cabeça.
Inflamação ou inchaço.
Rigidez ou instabilidade articular.
Dormência ou formigamento.
Dor em repouso ou com certos movimentos.
Espasmos.
Problemas para levantar peso.
Fraqueza.

Como as condições do músculo deltóide são diagnosticadas?

Seu médico analisa seus sintomas e realiza um exame físico. Eles podem pedir que você levante o braço para a frente, para o lado e para trás, possivelmente contra alguma resistência.

Se seus músculos deltóides estiverem funcionando corretamente, seu médico deve ser capaz de sentir o músculo se contrair quando você levantar o braço.

Se você não consegue levantar o braço, nem sempre significa que você tem uma lesão no músculo deltóide.

A fraqueza muscular do braço também pode ser o resultado de:

Caquexia, ou perda muscular extrema devido a doença ou dieta pobre.
Distúrbios neuromusculares ou miopatias (distúrbios musculares).
Efeitos colaterais de uma vacina.
Seu médico também pode recomendar exames de imagem. Você pode fazer um raio-X, ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadorizada se suspeitar de fraturas ósseas, luxações ou rupturas de tecido em seu ombro. Um eletromiograma (EMG) estuda o quão bem seus músculos e nervos estão funcionando.

Músculos deltóides – Tratamento

A maioria das condições do músculo deltóide é curada com tratamentos não cirúrgicos, incluindo:

Gelo ou compressas frias para reduzir a inflamação.
Analgésicos ou relaxantes musculares.
Fisioterapia.
Exercícios de ombro para melhorar a força e a mobilidade.
Tipoia ou outra roupa de apoio para imobilizar o ombro.
Injeções de esteróides para aliviar a dor e o inchaço.
Compressas quentes para relaxar os músculos.

Lesões graves do músculo deltóide, como uma ruptura muscular, podem exigir cirurgia. Seu médico pode recomendar cirurgia aberta ou cirurgia artroscópica do ombro minimamente invasiva, dependendo da sua lesão.

Fonte: www.osmosis.org/my.clevelandclinic.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.healthline.com/teachmeanatomy.info/www.shutterstock.com/www.gettyimagesbank.com/www.researchgate.net

Veja também

Trompas de Eustáquio

Trompas de Eustáquio

PUBLICIDADE Trompas de Eustáquio – Definição As trompas de Eustáquio conectam os ouvidos médios à parte posterior …

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …